MANTER DISTÂNCIA/ AFASTAR-SE

Uma característica essencial da Filosofia é o afastamento de uma realidade para poder compreendê-la. Explico! Imaginemos uma pessoa muito perto de uma parede, com o rosto quase atingindo essa parede. Agora, imagine outra pessoa. Esta se encontra afastada de tal parede. Agora, eu pergunto: quem tem mais possibilidade de olhar essa parede? Quem está muito próximo ou quem se encontra um pouco afastado dela?

Um exemplo de um caso vivenciado por mim: certa vez, numa cidade do Piauí, quando eu me dirigia a uma escola no interior desse município piauiense, eu ia atrás de uma carreta. Em certo momento, eu me encontrava tão próximo desse caminhão que eu não conseguia enxergar algum provável perigo que houvesse na frente. Além disso, eu me encontrava numa curva atrás daquela carreta. Eu, então, reduzi a velocidade da motocicleta e me afastei mais daquele caminhão. Nesse momento, eu conseguia ver qualquer coisa que viesse. Eu ainda me lembrei dessa característica essencial da Filosofia e da Sociologia, que é a capacidade que a pessoa tem de se afastar de certa realidade para poder enxergá-la melhor; a capacidade de manter certa distância.

Eu não sou o dono da verdade. Eu, também, poderei errar. Eu erro. No entanto, eu convido cada eleitor a analisar bem a política brasileira, sem partidarismo e sem paixão. A racionalidade poderá nos livrar de um voto que nos trará problemas e nos levará a exercer bem a nossa democracia.

Muitas vezes, as pessoas se preocupam mais em defender certos políticos e/ou partidos do que com o exercício consciente do ato de votar.

Um forte abraço!

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 04/10/2014
Reeditado em 04/10/2014
Código do texto: T4987578
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.