A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONJECTURA ATUAL: A INTERDISCIPLINARIDADE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONJECTURA ATUAL (2ª PARTE): A INTERDISCIPLINARIDADE.

Bem, continuemos com a nossa reflexão sobre a prática pedagógica na Educação atual. No artigo anterior, falamos um pouco sobre a universalidade e do pensamento de alguns filósofos e educadores de séculos passados, porém, não poderíamos falar da universalidade isolada, pois, a interdisciplinaridade também faz parte do pensamento deles.

Na prática pedagógica atual, nós educadores não podemos dispensar de forma alguma a interdisciplinaridade, que é sem dúvida na Educação atual o marco divisório para o desenvolvimento educacional e até mesmo cultural e social. Porque as escolas e principalmente seus profissionais educadores precisam reavivar a credibilidade que está em baixa na sociedade atual. Claro, não por culpa deles e das instituições em que trabalham, mas, pela situação atual tanto por parte de nossos governantes e legisladores e, principalmente pela morosidade em se modificar o que precisa ser modificado em tempo hábil. E podemos agradecer isso à burocracia, os poucos investimentos nas próprias instituições escolares, etc, etc, etc...

Já dizia o filósofo ARISTÓTELES que comparou a alma humana a uma tábua rasa, onde nada está escrito e onde se pode escrever tudo:

“...Podemos comparar também o nosso cérebro, oficina dos pensamentos à cera, onde ou se imprime um selo, ou de que se fazem estatuetas [...] o cérebro, prestando-se a receber as imagens de todas as coisas, recebe em si tudo o que o universo contém".

Portanto, se trouxermos para os dias atuais e fazermos uma reflexão sobre a interdisciplinaridade, pode-se concluir que nossos alunos interagirem sempre com a participação de seus professores em todas as disciplinas escolares e, desenvolverem seus aprendizados e conhecimentos nas regiões em que as comunidades estão inseridas, certamente se estará dando um grande passo para o desenvolvimento educacional. Claro, que nós educadores precisamos ter consciência e formação constante para que a aceitação do trabalho coletivo seja positiva.

A interdisciplinaridade na prática educativa estimula não só os alunos, mas, principalmente a competência do educador, pois, ela se apresenta como uma possibilidade de reorganização do saber para a produção de um novo conhecimento, incentivando então a busca por meio do qual a construção desse conhecimento passa a ser priorizada. E com isso, as disciplinas harmonicamente se interagindo possibilita o desenvolvimento de uma postura investigativa no processo de ensinar e aprender. O educador e psicólogo HILTON JAPIASSU nos diz que:

“A interdisciplinaridade exige uma reflexão profunda e inovadora sobre o conhecimento, demonstrando uma insatisfação com o saber fragmentado [...] a prática interdisciplinar é algo a ser vivido, enquanto atitude de espírito. Essa atitude é feita de curiosidade, de ruptura com o senso comum e de estabelecimento de relações com outras disciplinas, reconhecendo a necessidade de aprender e relacionar-se com outras áreas do conhecimento”.

Finalizando esta parte, então não podemos deixar à margem de nossas atividades de educadores, a interdisciplinaridade, porque ela é em nossa sociedade atual o marco decisivo para a nossa formação contínua e a consequente transformação para uma Educação escolar nos moldes dos países mais desenvolvidos, claro, que somado a maiores investimentos inclusive nas instituições públicas.

Retorno em outra ocasião para continuarmos esta reflexão sobre a Educação brasileira atual.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

Ailton José Ferreira

Membro da Academia de Letras de Pará de Minas – Cadeira nº 07

Policial civil aposentado, Bel. Direito, Pedagogo, Escritor e Educador.

ailtonferreira_assepam@yahoo.com.br

inspetorailton@gmail.com

BLOG: www.literaturaparademinas.webnode.com

Ailton Inspetor
Enviado por Ailton Inspetor em 26/09/2014
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