Vamos falar um Pouquinho Educação -- Respeito
Eu sou positivista até a gota, portanto, um ensino que envolve uma boa análise e como resultado dessa análise, um desenvolvimento do senso crítico é o necessário.
Mas exatamente por ser positivista que "eu olho o que me cerca". A escola é reprodução da sociedade -- e não o contrário. Para chegarmos a um bom nível de educação (tanto efetiva, quanto para a "construção" cidadã da pessoa) é preciso, ao meu ver, incutir valores éticos. Uma sociedade não é um "emaranhado de pessoas", mas um todo.
É preciso, sim, o desenvolvimento da capacidade intelectual (mesmo que para isso, se use do artifício da vontade, ou do "conhecer fazendo", como na educação escolanovista) mas dentro dessa pequena reprodução da sociedade, é preciso que ela se "diferencie" da primeira, transmitindo o Respeito.
Respeito à tradição: Que o seja o conhecimento do próprio povo que constitui a sociedade, a sua Cultura, quanto o conhecimento cientifico passado durante todo os anos de desenvolvimento da sociedade como um todo. Assim como também o respeito da individualidade do outro, do seu próximo.
Sem ambos os respeitos (ao conhecimento provindo da cultura e da tradição "acadêmica") e sem o respeito pela pessoa humana (e do professor que é a representação individual deste que repassa ALGUNS destes conhecimentos) vamos estar somente perpetrando a continuação de nossa sociedade. Uma sociedade do "jeitim", do "abuso", da "permissividade", e do "malandro que se dá bem sem muito esforço".
Isso claro ao meu ver. Mas eu não sou um pedagogo, diga-se. Se qualquer tipo de educação conseguir passar conhecimento intelectivo e valores éticos àquele que apreende (educa-se) então, para mim, ela é realizada.