Escola Veridiana primeiro F (GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 1a série – Volume 2)

GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 1a série – Volume 2

SITUATED LEARNING 1

ENTERTAINMENT – HOROSCOPES

Página 6 - 7

1.

a) Trata-se de horóscopos, geralmente encontrados em revistas ou jornais. No caso

dos jornais, não é comum encontrarmos descrições do perfil dos signos, mas as

previsões são no geral encontradas no caderno de entretenimento.

b) Os leitores em potencial desses textos são pessoas que acreditam em previsões

ou, ao menos, têm curiosidade sobre o tema.

2.

a) B / D

b) A / C

c) B / D

d) A / C

e) B / D

f) A / C

Página 8 - 9

3. WILL have; WILL be /WI‘LL be; WILL need; WON’T achieve; WON’T represent;

WON’T come; WILL give; WON’T help.

To make predictions for the future in the affirmative form we use WILL + the verb.

To make predictions for the future in the negative form we use WON’T + the verb.

4. Respostas pessoais. Os alunos devem criar suas próprias previsões, e a utilização das

expressões no quadro é opcional.

5. Respostas pessoais. É importante lembrar que essas produções serão retomadas na Situação de Aprendizagem 4 para revisão e edição.

Páginas 9 – 11

HOMEWORK: FOCUS ON LANGUAGE

1.

a) will be

b) won’t go

c) will pass

d) will help

e) won’t talk

2.

a) is

b) was

c) is

d) will be

e) was

f) was

3. As respostas variam de acordo com as pessoas entrevistadas.

4.

a) intuitive

b) determined

c) shy

d) competitive

e) egocentric

3

SITUATED LEARNING 2

ENTERTAINMENT – CROSSWORD PUZZLES

Páginas 12 – 14

1. A sequência é (d), (c), (b) e (a).

2. Em qual seção do jornal que vamos encontrar quebra-cabeças? Quais são os quebra-cabeças mais comuns nos jornais? Como podemos reconhecer um quebra-cabeça? O que o torna diferente de uma história? Você gosta de resolver quebra-cabeças e por quê? Por que não? (responda com suas palavras)

ACROSS / DOWN – horizontal / vertical) to help solve them.

3 - O significado de uma palavra pode ser expressado de maneiras diferentes. Estude as palavras na coluna da esquerda e identifique qual é a estratégia usada para expressar o significado delas

Translation/ definition/ antonym /synonym

NIGHT ≠ day x (antonym)

NIGHT = the part of each period of (Definition)

twenty-four hours when it is dark

outside

NIGHT = evening x (synonym)

NIGHT = “noite” x(translation)

DESTROY = “destruir” x(translation)

DESTROY = demolish, dismantle x (synonym)

DESTROY ≠ build, construct x (antonym)

DESTROY = cause so much damage ( definition)

to something that it is completely

ruined or does not exist anymore

4 - A sequência correta é: (b), (d), (a) e (c).

5. DOWN: (1) inclined, (2) regret, (3) easy, (4) advice.

ACROSS: (5) achieve, (6) success, (7) intuitive, (8) reserved, (9) pressure, (10)

however.

6. Respostas pessoais. É importante lembrar que essas produções serão retomadas na Situação de Aprendizagem 4 para revisão e edição

GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 1a série – Volume 2

SITUATED LEARNING 3

ENTERTAINMENT – LEISURE AND CULTURE

Páginas

1.

a) Entertainment – what to do / where to go / cultural guide.

b) As respostas são pessoais, mas os alunos devem perceber que se trata do sumário

do Guia da Folha, do jornal Folha de S.Paulo, com principal circulação em uma

cidade onde há variadas opções de lazer. Aqui você pode aproveitar a situação para

discutir com a turma como são divulgados eventos em cidades menores e em cidades

turísticas (em alguns lugares, há faixas ou pôsteres/cartazes na cidade; em outros, há

a distribuição de folhetos em estabelecimentos comerciais; em polos turísticos, há

guias que incluem as opções de lazer e os principais locais que merecem visitação).

Você também pode abrir a discussão para possíveis explicações sobre as diferenças

existentes entre a oferta de lazer e a efetiva participação dos moradores, já que não é

raro encontrar pessoas que, por exemplo, jamais visitaram determinado museu ou

parque existente em sua cidade.

c) Respostas pessoais. Cuide apenas para que os alunos percebam que nos guias

pode haver opções de lazer para diferentes faixas etárias e que vários eventos

costumam ser gratuitos.

2.

a) The names of events or places (os nomes dos eventos e lugares).

b) The last one is a restaurant, so it is always available. All the others are events

that occur in specific periods (they all end someday): a theater play, a dance

performance, a music concert and a movie. (O último é um restaurante, então está

sempre disponível. Todos os outros ocorrem até um momento específico: peça de

teatro, apresentação de dança, show de música e filme.)

3.

a) Brian Swift é o nome do autor da peça (a play by Brian Swift) intitulada Around

the Bend.

b) Thai Scent é um restaurante de comida experimental (experimental cuisine) para

quem gosta de correr riscos (risk takers).

GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 1a série – Volume 3

7

c) The Geobody é uma companhia de dança moderna (modern dance).

d) E&F é uma banda de rap (rap lovers can’t miss it! – quem adora rap não pode

perder!).

e) O filme The Killing Effect passa apenas em sessões depois da meia-noite (after

midnight sessions).

4. Respostas pessoais. É importante lembrar que essas produções serão retomadas na

Situação de Aprendizagem 4 para revisão e edição.

Páginas

1.

a) (2), (3), (1) e (4).

b) (2), (1), (4) e (3).

c) (4), (1), (3) e (2).

2.

b) Eu recomendo assistir à peça de teatro Around the Bend. Sally quer ser atriz e o

crítico afirma que normalmente vale a pena assistir a uma peça de Brian Swift.

c) Eu recomendo ir ao restaurante Thai Scent. Ted gosta de experimentar novas

receitas e, segundo o crítico, o Thai Scent é um restaurante para quem gosta de se

arriscar.

d) Eu recomendo uma das três opções: a peça de teatro, o espetáculo de dança ou o

restaurante. Os outros dois não são recomendáveis por causa do horário (o filme só

tem sessões após a meia-noite) e por conta do número de pessoas (o show

provavelmente deve ser lotado).

e) Eu recomendo assistir ao filme The Killing Effect, pois Ian é um fã de cinema e

gosta de qualquer tipo de filme.

f) Eu recomendo o espetáculo de dança The Geobody, pois Kate adora tudo que se

relaciona com movimento e com o corpo.

3.

a) call

b) hang

c) go

GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 1a série – Volume 2

8

d) play

e) read

f) ride

g) watch

h) see/ watch

i) listen

j) stay

4. Respostas pessoais. É importante observar o uso do tempo verbal simple present para

falar da rotina.

GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 1a série – Volume

9

SITUATED LEARNING 4

SCHOOL PAPER – ENTERTAINMENT SECTION

Página 20

Os alunos trabalharão em grupos para coletar, revisar e organizar os textos

elaborados nas Situações de Aprendizagem anteriores, a fim de produzir o caderno de

entretenimento de um jornal de escola ou de classe. Para circular entre os estudantes,

esse caderno de entretenimento pode ser digitado e distribuído, se houver facilidade

para fazer fotocópias; ou as diferentes seções podem ser agrupadas em uma pasta com

plásticos para facilitar o manuseio e a circulação; ou pode-se montar um jornal-mural,

usando-se, para tanto, uma folha grande de papel kraft. Para realizar essa produção, é

importante observar as seguintes orientações:

• ler com cuidado as etapas sugeridas no Caderno;

• retomar o material estudado e produzido até este momento;

• organizar o trabalho dos diferentes grupos, já que produzirão distintas seções

do caderno;

• ter atenção para a organização dos diferentes gêneros: horóscopo, palavras

cruzadas e dicas de entretenimento e lazer;

• desenvolver os processos de escrita do rascunho, de reescrita com base na

correção (dos colegas e/ou do professor) e de edição da versão final.

Páginas 23 - 24

1. Respostas pessoais para as questões (a), (b) e (c).

2. Na primeira parte, as respostas são:

a) campo associativo

b) campo lexical

c) campo semântico

GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 1a série – Volume

10

Na segunda parte, as respostas são pessoais, mas é importante notar que tanto a

semelhança quanto a diferença ocorrem em função de os alunos partilharem ou não

experiências e vivências.

3.

a) campo lexical

b) campo semântico

c) campo associativo

4. Respostas pessoais.

Página 26

Exemplo de preenchimento do Vocabulary Log com base na palavra “choices”, que

aparece no texto da Situação de Aprendizagem 1.

Situação de Aprendizagem 1

Sentence You will have to make tricky choices.

from the text

choices

Difficult choices

“Love is my

choice”

Association, example or

picture 

- escolhas

Definition or translation



