Leitores Digitais

LEITORES DIGITAIS

Denise Larangeira

Graduada em Letras

Pós-graduada em Língua Inglesa

Especialista em Teaching English for Students of Other Languages (TESOL)

Criadora do blog baletslearn.blogspot.com.br

Coordenadora do Laboratório de Inglês do SEAN

Professora de Inglês no CMB

Resumo: Resumo: Este é um artigo bilíngue; foi originalmente escrito em português e em inglês. A versão em inglês foi escrita com o intuito de divulgar o projeto de leitura nos países de língua inglesa e está disponível no site recantodasletras.com.br. O projeto de leitura foi desenvolvido pela professora Denise Larangeira para suas turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental do curso de inglês do SEAN, nível básico, no Colégio Militar de Brasília. O projeto teve por objetivo mostrar os resultados obtidos pelos alunos, assim como o interesse dos mesmos em ler livros em inglês disponíveis gratuitamente na Internet. O presente trabalho é também uma breve reflexão sobre as formas e opções de leitura na era digital, assim como o futuro do livro impresso ante o surgimento concomitante de novas tecnologias que propiciam novos formatos de leitura e a formação de novos leitores.

Palavras-chave: Livro impresso. Livro digital. Leitores. Hipertexto.

Abstrac: This is a bilingual article. It was originally written in Portuguese and in English in order to release the reading project also in the English-speaking countries. The English version is available in the website recantodasletras.com.br. The reading project was developed by Denise Larangeira for her classes of 8th and 9th grades of Elementary School at the SEAN English course at the Military School of Brasília . The project aims at showing the results obtained by her students, as well as their interest in reading books in easy English (readers) available for free on the Internet. The work also aims at reflecting briefly on the ways and options for reading in the digital age as well as the future of the printed book versus the concomitant emergence of new technologies which provide new forms of reading and the formation of new readers.

Keywords: Printed book. Digital book. Readers. Hypertext.

INTRODUÇÃO

Com o advento da Internet, o computador deixou de ser apenas um editor de texto para se transformar em uma fonte inesgotável de informação e leituras que antes só poderiam ser realizadas em bibliotecas ou através da compra em livrarias. A Internet veio propiciar a transmissão de conhecimentos através de diferentes formatos de leitura, quer sejam em pdf, livros eletrônicos (e-books), websites, blogs entre outros. O incessante surgimento de novas tecnologias tem como consequência o surgimento de novos tipos de leitores: os leitores digitais. A facilidade de leitura de textos em formatos variados está agora ao alcance de todos através de um simples clique.

LIVRO E LEITURA NA ERA DIGITAL

O surgimento de novas tecnologias nos propõe novos desafios e constantes substituições impostas pelas novas mídias com que somos bombardeados incessantemente. Nos dias atuais as mudanças metodológicas no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira estão diretamente associadas a essas novas mídias que, no contexto atual, exercem o papel tanto de facilitadoras do aprendizado quanto de motivadoras do ensino e aprendizado de forma leve, agradável e financeiramente acessível a toda pessoa que delas resolver se beneficiar.

OS LEITORES DE OUTRORA

O leitor da era “pré-digital” tinha por instrumento de leitura apenas o livro impresso, porém, mesmo com as novas tecnologias inserindo novos formatos de leitura, o livro impresso continua fascinando leitores de diferentes faixas etárias. O prazer de ir à uma biblioteca ou livraria, manusear alguns livros e folhear suas páginas ainda permanece vivo em nossa emergente cultura digital. As feiras de livros, os festivais de literatura nacionais e internacionais que acontecem anualmente em algumas capitais do país e que contam sempre com um número cada vez maior de leitores, são provas de que o livro impresso ainda está e continuará presente em nossas vidas; e, contrariando algumas profecias apocalípticas que pregam o fim do livro impresso, a chegada de uma nova era de comunicação não determina a total extinção da anterior. O livro digital pode ser considerado como uma continuidade do livro impresso em outro suporte material que além de disponibilizar diferentes formas de leitura, também favorece a interatividade entre os leitores e o próprio livro. Além do mais, o advento da cultura digital oferece aos leitores de outrora, um prático e eficiente recurso para a aquisição de novos livros impressos: a compra pela Internet.

OS LEITORES DIGITAIS

O acelerado avanço das tecnologias midiáticas mudou radicalmente a forma de coletar dados e arquivar conhecimentos. No que diz respeito à leitura, novos formatos estão acessíveis a todos os leitores através de livros eletrônicos (e-books), textos em pdf, hipertextos com seus inúmeros links que nos redirecionam a outras páginas sobre o mesmo assunto e os sites de redes sociais como por exemplo o Facebook e o Twitter.

Os novos leitores da era digital tem mais autonomia e independem de deslocamento físico para ter acesso à leitura. Os leitores digitais simplesmente baixam arquivos, manuais e livros na versão completa para seus dispositivos eletrônicos como o celular, o tablet, o notebook ou o kindle.

O PROJETO

A professora Denise Larangeira criou um blog de estudos para seus alunos do 80 e 90 anos do Ensino Fundamental do nível BA (básico) do SEAN no Colégio Militar de Brasília, onde a professora publica explicações gramaticais com exercícios, testes e vídeos relacionados aos assuntos estudados nos livros texto e de exercício em sala de aula. Porém, ao verificar a dificuldade e o desinteresse de seus alunos em relação aos exercícios de interpretação de texto, a professora começou a pensar em uma maneira de estimular o nos alunos o gosto pela leitura.

O OBJETIVO

O gosto pela leitura pode e deve ser estimulado. O hábito da leitura quando cultivado desde a infância, propicia uma maior e mais fácil compreensão dos fatos e a análise dos mesmos.

No projeto de leitura de livros em inglês a professora Denise Larangeira usou como ferramenta a tecnologia das mídias móveis. Os alunos baixaram os livros em pdf para seus aparelhos celulares, tablets, netbooks ou notebooks. Há ainda alguns alunos que simplesmente optaram por inserir o link do referido livro na lista de favoritos de seus celulares e fizeram a leitura dos textos online.

O objetivo do projeto foi e é continuar a inserir no cotidiano dos seus alunos o gosto pela leitura com o intuito principal de enriquecer o vocabulário, sedimentar as estruturas gramaticais e promover um contato mais frequente com o idioma inglês de maneira gradual e compatível com o nível de conhecimento de inglês dos alunos, fora da sala de aula.

A ESCOLHA DO MATERIAL

A professora pesquisou na Internet livros em inglês disponíveis gratuitamente em formato pdf. Esses livros, também chamados readers no contexto de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira, são livros de histórias resumidas, com vocabulário simplificado e cujo grau de dificuldade aumenta gradativamente de acordo com o nível de conhecimento de inglês de leitor. O primeiro livro selecionado foi “Blue Fins” (“Nadadeiras Azuis”, em português) de autora Sarah Axten. O livro foi selecionado por ser de fácil compreensão, pois, apresenta um vocabulário de nível iniciante (starter) e a gramática é toda apresentada no tempo presente (present simple and present continuous). O livro contém apenas dezesseis páginas lindamente ilustradas e com frases curtas que narram a aventura de dois adolescentes em férias na Austrália que se envolvem no salvamento de um golfinho capturado em uma rede de pesca. O livro “Blue Fins” apresenta um vocabulário de aproximadamente trezentas palavras básicas e um glossário com as palavras supostamente mais difíceis, incomuns e importantes para que o leitor de nível básico possa ter um bom entendimento da história. Os significados de algumas palavras é também explicitado através das ilustrações coloridas e atraentes contidas em cada página do livro. A estrutura gramatical e o vocabulário são cuidadosamente trabalhados para atender a habilidade de cada leitor pertencente ao nível iniciante.

A METODOLOGIA

No primeiro bimestre, a professora disponibilizou em seu blog (baletslearn.blogspot.com.br) um link para que os alunos pudessem baixar o livro “Blue Fins” em pdf para seus aparelhos celulares, tablets ou notebooks. Pediu também, que os alunos se organizassem em grupos de três (trios). A professora elaborou duas páginas com exercícios online de resumo e interpretação de texto do livro indicado (book report) que foi compartilhado com os alunos através de um link em seu blog. Cada aluno, então, após acessar o blog e clicar no respectivo link, teve à sua disposição duas páginas com exercícios de perguntas e respostas, preenchimento de lacunas, frases com opções de verdadeiro ou falso e começos de frases tiradas do livro que deveriam ser completadas corretamente durante a leitura. Cada trio teve a tarefa de imprimir as páginas dos referidos exercícios e entregá-las à professora no prazo estipulado, que foi de aproximadamente vinte e dois dias. Durante as aulas de inglês, a professora pode notar que alguns alunos conversavam entre si sobre a história que estavam lendo, e alguns não conseguiam disfarçar um certo orgulho positivo por estar pela primeira vez, lendo um livro de história em inglês.

A AVALIAÇÃO

Terminado o prazo determinado para a leitura do livro, os trabalhos foram entregues à professora, corrigidos e receberam um nota de VI. Para a satisfação da professora e principalmente dos alunos, a menor nota de alguns trios foi 9,5. A professora pode observar que a maioria dos alunos sentiu-se estimulada a ler livros em inglês e, não se surpreendeu quando alguns alunos lhe perguntaram qual seriam os livros indicados para os próximos bimestres.

A professora concluiu que os três principais fatores que contribuíram para o sucesso do projeto de leitura foram:

1) A portabilidade, pois a maioria dos alunos optou por baixar o livro “Blue Fins” em seus aparelhos celulares.

2) A fácil compreensão dos textos do livro, uma vez que estes estão contidos em páginas ricamente ilustradas com a apresentação de um glossário na última página.

3) A livre possibilidade de escolha do “onde” e “quando”. Os exercícios online de interpretação dos textos (book report), desde que obedecido o prazo estipulado, poderiam ser feitos a qualquer hora e em qualquer lugar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A era da edição digital em que estamos vivendo, tornou realidade o sonho de uma biblioteca universal online. Qual será então o destino do bom e velho livro de papel?

É surpreendente constatar que mesmo em um mundo globalizado, onde tudo se desenvolve em ritmo frenético, o livro impresso permanece igual desde quando foi inventado, cerca de seiscentos anos atrás.

A leitura exerce um papel primordial para o aprimoramento do indivíduo quer seja no seu contexto social (escola, entretenimento, trabalho), quer seja no seu universo particular intelectual.

Independentemente da forma de leitura, a realidade virtual é mais um passo na história da escrita e não, como antes profetizaram alguns leitores menos otimistas, a passagem de uma forma de leitura em detrimento da outra. Tanto para os leitores digitais quanto para os fãs do livro impresso, novos formatos de leitura apenas contribuem para incentivar um maior número de leitores a transitar nesse universo fascinante da leitura nos seus diversos formatos.

A leitura pode e deve ser uma atividade não apenas educativa, mas, principalmente prazerosa a ser despertada e continuamente estimulada nas crianças e nos adolescentes.

O escritor brasileiro Monteiro Lobato, que até hoje nos encanta com seus livros de história, afirmou muito sabiamente que: “Quem mal lê, mal fala, mal ouve, mal vê.”

GLOSSÁRIO

Blog - Espaço virtual cuja estrutura permite, de uma forma simples e direta, o registro cronológico, frequente e imediato de opiniões.

Download - O download (“baixar”, em uma tradução simples) é um termo que corresponde à ação de transferir dados de um computador remoto para um computador local.

Hipertexto - textos online com links para outros textos que tratam do mesmo assunto.

Kindle - Leitor de livros digitais desenvolvido pela subsidiária da Amazon, a Lab126, que permite aos usuários comprar, baixar, pesquisar e, principalmente, ler livros digitais, jornais, revistas, e outras mídias digitais via rede sem fio.

Link - “Endereço” de um documento (ou um recurso) na web.

Pdf - Formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los.

Reader - Livros de histórias resumidas e simplificadas, de vocabulário e estrutura gramatical compatível com o nível de conhecimento (básico, intermediário ou avançado) do leitor.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Livros (Readers) lidos online ou baixados nos aparelhos celulares dos alunos:

Primeiro bimestre: “Blue Fins” da autora Sarah Axten.

Segundo bimestre: “The Well” da autora Clare Harris.

Terceiro bimestre: “L. A. Detectives” do autor Philip Prowse.

Quarto bimestre: “Shooting Stars” da autora Polly Sweetnam

BIBLIOGRAFIA

BELLEI, Sergio Luiz Prado. O livro, a literatura e o computador. São Paulo: EDUC.

Florianópolis: UFSC, 2002.

COSCARELLI, Carla Viana. (Org.). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora UNESP, Imprensa Oficial do Estado, 1999.

RAMAL, Andrea Cecil a. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

LARANGEIRA, Denise. baletslearn.blogspot.com.br. Blog desenvolvido em 2014, para os alunos de inglês do 8º e do 9º anos, nível BA, do SEAN no CMB.

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Denise Larangeira
Enviado por Denise Larangeira em 08/08/2014
Reeditado em 08/08/2014
Código do texto: T4915210
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