AS TRANSFORMAÇÕES ATUAIS QUE IMPACTAM A ESCOLA E A DOCÊNCIA.
Ocorreram várias transformações em nossa vida cotidiana. Estamos diante de uma nova sociedade,uma nova realidade que nos envolve e nos desafia.
O profissional de ensino tem a necessidade de estar instrumentado a desenvolver a sua práxis em conformidade com as exigências sociais, ou seja, ele deve estar apto a acionar um ensino que corresponda á formação do educando, de modo que esteja compatível com os avanços que se descortinam nas múltiplas atuações atuais.
Para isso o educador deve estar atento, aberto e participar a todas e a quaisquer oportunidades que o levem a ascender tanto no plano pessoal, profissional, cognitivo e quanto humano de sua atuação. E em especial a formação continuada deste profissional; pois “a profissão do docente é uma profissão em construção”, (Ferreira, s/d, p.55).
As instituições escolares vêm sendo pressionadas a repensar seu papel diante das transformações; dentre os aspectos mais visíveis destacam-se os avanços tecnológicos, a globalização da sociedade, a difusão da informação, o agravamento da exclusão social entre outros fatores.
É preciso uma formação mais intensa ao professor e um envolvimento mais amplo de toda a instituição escolar; para assegurar uma qualidade na prática educacional; conseguindo, assim, uma aprendizagem condizente com a atualidade.