Como Compreender o Ser e o Tempo em Martim Heidegger.
Como Compreender o Ser e o Tempo em Martim Heidegger.
O Pensamento de Heidegger.
1889-1976.
Quem foi Martim Heidegger, filósofo alemão, considerado pela historiografia como o filósofo mais importante do século vinte, o que acho até certo ponto exagero, em razão de existirem outros filósofos de igual importância em outros campos da Filosofia.
O pensamento irrivalizável de Heidegger divide em dois momentos fundamentais. Analisarei nesse artigo, apenas o primeiro momento, o que se trata especificamente do conteúdo materializado na sua grande obra: O Ser e o Tempo. A importância de entender esse livro, para compreender a era Contemporânea.
O livro é marcante na Filosofia lexicológica existencialista possibilitando a partir da reflexão de o Ser e o Tempo, outras elaborações fundamentais: para o mundo Contemporâneo, entre elas, a grande obra de Sartre, O Ser e o Nada.
Ainda redefiniu de algum modo o materialismo historicista e a dialética, a nova forma de entendimento, não apenas da História, também da Psicanálise e a redefinição da Hermenêutica como método da interpretação aplicada as diversas Ciências.
Em um primeiro momento em Heidegger, sua epistemologia é determinada pela analítica da existência, ou seja, o homem é compreendido tão somente pelo seu tempo localizado no Dasein.
Expressão em alemão, cujo significado etimológico, heuristicamente, entende-se pelo ser aqui e agora no mundo, dentro da história de cada pessoa.
O ser está no mundo, em um determinado tempo, dessa forma determina a existência de acordo com as concepções dele mesmo, que podem ser diversas.
Nenhum ser para Heidegger está além do seu tempo histórico, mesmo sendo superior a sociedade, porém, não poderá apoditicamente determinar-se sobre a história, mesmo que tenha tal aparência, a fortiori, apenas uma ficção.
Então o ser dentro do Dasein, é um ser finito, aberto as possibilidades que se evoluíram no tempo histórico, que são por natureza indeterminadas. Tudo acontece numa relação dialética, compreendida entre os entes.
O ser no Dasein é para Heidegger, a existência do mundo e das pessoas nesse mundo existente, assertórico, cujo fundamento essencial é a compreensão do próprio ser e sua forma de se comunicar efetivando sua realização essencial.
O Dasein comporta para consigo mesmo, do mesmo modo com os demais entes existentes no mundo, sendo que determina também com outros Dasein e todas as coisas que estão neles.
A partir obviamente da compreensão apofântica do ser como tal em seu todo, não é possível entender tão somente o significado das partes.
Entre as constituições essências do Dasein, reflete epistemologicamente Heidegger, encontra se o ser, cujo caminho é a morte, sendo que o mesmo é apenas o seu tempo.
Nega com essa compreensão qualquer possibilidade da metafísica, ou seja, um ser que não transcende a realidade do tempo, qualquer intuição fora dessa axiologia é imaginação ilusória.
Com essa análise profunda Heidegger, formula uma compreensão do universo e do tempo voltada para a perspectiva da pessoa na sua realidade concreta, dentro da própria História, o homem é apenas a produção do tempo, da existencialidade do mesmo em seu antropocentrismo.
No seu livro O Ser e o Tempo, na primeira fase da constituição do seu pensamento epistemológico, Heidegger, expõe sua concepção própria da fenomenologia e da hermenêutica com o seguinte propósito.
Heidegger explora as contribuições de ambos os métodos com objetivo de cessar procedimentos místicos, apesar de ter sido seminarista, naquele momento não acreditava mais em Deus.
Seu grande desejo era exatamente destruir a metafísica tradicional, como instrumento filosófico de sustentação da Filosofia aplicada aos fundamentos da Teologia clássica tomista.
A defesa do mundo na acepção contemporanea e os limites das contruções dos entendimentos diversos, a progressão dos fatos que se efetivariam ao longo dos anos.
Edjar Dias de Vasconcelos.