O professor, o coordenador e a importância da formação continuada.

O professor, o coordenador e a importância da formação continuada

Aprender e ensinar são práticas constantes na vida de um verdadeiro educador e devem ser levados a sério com audácia, desempenho e determinação. Ser educador nos move e nos faz ver a arte de ensinar como tarefa suprema, porque através dela, somos agentes capazes de provocar mudanças e transformações na vida dos todos os envolvidos. Como bem disse FREIRE (1999): “Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente”. Esse mover em nós deve ser encarado como uma chave para as portas do universo da aprendizagem para uma boa educação.

Uma coisa é certa: todos os dias nos deparamos com novas situações no cotidiano escolar, exigindo assim, maiores intervenções. A capacitação do professor, precisa ser contínua, prática, específica e direcionada.

O coordenador pedagógico, como um dos responsáveis por uma boa qualidade na educação, deve sempre estar em busca de novos mecanismos, boas práticas e boas ações que possibilitem a todos uma aprendizagem adequada. A troca de experiência no “Sala do Educador” ( Momento de formação específica em serviço na escola) como também em cursos e formações direcionadas pelo CEFAPRO (“Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica”.

Momento este, onde todos os coordenadores e profissionais da educação trocam e vivenciam experiências conjuntas e sobre a orientação do formador, procuram soluções plausíveis através dos textos e das formas que a formação se dá para as dificuldades presente na vida escolar) precisam ser valorizados e revistos para que não se caia na mesmice da palavra apenas falada, mas sim, praticada.

A Universidade Federal do Mato Grosso também se faz presente em tais formações e diga-se que é sempre bem vinda com propostas pedagógicas inovadoras que enriquecem a vida docente.

Tanto professores quanto pais e alunos precisam de um referencial positivo. Assim, se o coordenador pedagógico, enquanto sujeito de formação for bem preparado, com certeza obterá resultados bem positivos. É necessário, portanto, que o mesmo saiba traçar os objetivos que norteiam seu fazer pedagógico e assim poderá planejar e elaborar com bom desempenho toda a sua metodologia de trabalho.

Assim, a busca constante do aprender nos faz caminhar rumo a uma aprendizagem que possa valorizar o trabalho pedagógico, pois as ações do dia a dia necessitam de um bom referencial.

O conhecimento das políticas públicas, a história da educação, a pesquisa em educação, as teorias da pedagogia e as concepções pedagógicas, são elementos de grande importância para qualquer educador que deseja ver seu trabalho produzindo resultados positivos.

Não basta apenas estudá-las, é preciso conhecê-las e praticá-las em todas as ações pedagógicas que exijam intervenções na busca de uma aprendizagem positiva. Com certeza, um dos objetivos das Políticas Públicas Educacionais é justamente tentar organizar o ensino e a aprendizagem com empenho, eficácia e muita competência para que os resultados sejam alcançados.

Sabe-se que um dos pontos altos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96) é o reconhecimento da importância dos valores na educação escolar.

De um lado temos o aluno que precisa constantemente de direcionamentos para que não somente decore ou memorize, mas aprenda na sua íntegra os elementos essenciais de formação da sua vida educacional. Por outro, vemos o professor buscando incessantemente novas formas e métodos de transmitir com empenho e sabedoria todo o seu conteúdo.

E por fim, gestores /coordenadores que precisam constantemente de uma boa capacitação para desempenhar com eficácia sua função pedagógica. “A formação deve estimular uma perspectiva crítico-reflexiva, que forneça aos professores os meios de um pensamento autónomo e que facilite as dinâmicas de auto-formação participada. Estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projectos próprios, com vista à construção de uma identidade, que é também uma identidade profissional. ( NÓVOA, 2009, p.16)”

De forma geral, a formação do professor, tanto inicial, quanto contínua, deve ser tratada como elemento prioritário na unidade escolar para que o mesmo consiga realizar e desempenhar um trabalho docente eficaz.

Com certeza, professores e coordenadores com mais preparo, terão novas visões, e poderão conduzir as práticas do fazer pedagógico com muito mais empenho. Poderão criar também novas possibilidades e parâmetros para a transmissão dos conteúdos programáticos e com isso alcançar os objetivos propostos com mais empenho até porque ensinar o aluno a ver, pensar, formar um senso crítico e agir na tomada de decisões e intervir em dificuldades e problemas presentes é um desafio a ser alcançado por todos e de forma conjunta

Portanto, quero frisar ainda que a capacitação desse profissional da educação é primordial, pois através dela, as práticas educativas pedagógicas serão ressignificadas com novas concepções e pensamentos. É de suma importância também que no ambiente escolar seja sempre promovido a integração dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, estabelecendo relações interpessoais de forma saudável. Precisamos investir mais na valorização da formação do professor, pois ele desenvolve a cada dia certas habilidades capazes de lidar com as diferenças ocorridas em sala de aula, tendo como objetivo ajudar efetivamente na construção de uma educação de qualidade.

Por fim, os homens se fazem e se constroem nas trocas de experiências, compartilhando ações positivas e repensando as negativas com vista a crescer em prática e teoria. Assim, a palavra/leitura é base de aprendizagem, o diálogo é crescimento conjunto, o trabalho é a execução das práticas pedagógicas bem sucedidas e a ação-reflexão deve ser baseada numa filosofia de vida educacional positiva. “Não é no silêncio e no isolamento que os homens se fazem, mas na palavra, no diálogo, no trabalho e na ação-reflexão. FREIFE (2000)”.

(*) Raimundo Soares de Andrade, coordenador Pedagógico da Escola Est. Prof.ª Eunice Souza dos Santos – prrsoares@hotamail.com