Renascimento comercial

O renascimento comercial na Idade Média beneficiou, em especial, as cidades italianas de Gênova e Veneza. Causas principais: localização geográfica favorável, o Mar Mediterrâneo, o fortalecimento das relações comerciais com o Oriente, as feiras, que eram os locais de compra e venda de produtos dos negociantes e o uso da moeda nas transações comerciais. Não se pode esquecer que a terra deixa de ser a única fonte de riqueza. Por último, surgiu um novo grupo social surge: os comerciantes.

Quatro fatores foram decisivos para o renascimento comercial: o esgotamento das terras, as cruzadas, o contato do Ocidente com o Oriente e o enriquecimento dos nobres que participaram das cruzadas.

RENASCIMENTO DAS CIDADES

A maioria das cidades era cercada por muralhas de defesas. Nelas e seu entorno, têm início um núcleo urbano, de nome burgo. Com o aumento populacional a cidade expande-se além das muralhas. Os habitantes dos burgos passam a ser chamados de comerciantes e artesãos, ou burgueses. Além disso, o progresso do comércio e do artesanato acentua e põe em evidência o crescimento social da burguesia. Até porque eram homens livres de laços com senhores feudais. Por volta do século 11 as coisas mudam nas cidades. Elas começam a crescer e se desenvolver economicamente. Tornam-se polo de atração de gente e comércio.

Essa independência das cidades ao feudo é nominada movimento comunal. Assim, as cidades passam a receber cada vez mais imigrantes de vários lugares, principalmente do campo. Para eles, as cidades ofereciam mais segurança e liberdade para quem não quisesse permanecer à mercê do senhor feudal. É claro que a vida dos camponeses e servos que migraram para as cidades não era fácil. Afinal, eles eram considerados trabalhadores desqualificados para as novas atividades desenvolvidas nas cidades.

AS FEIRAS

Eram locais de compra e venda de produtos dos comerciantes. Elas contribuíram decisivamente para aumentar a oferta de produtos para o consumo pela população. Nesses locais, a circulação de dinheiro era grande. As principais feiras localizavam-se em Champagne, na França e em Bruges, atual Bélgica. As cidades principais de comércio foram Bruges e Antuérpia, Bélgica.

LIGAS OU HANSAS

Eram associações que defendiam interesses dos comerciantes de várias cidades. As primeiras foram formadas no século 12. A liga de maior destaque foi a Liga Hanseática. Com cerca de 80 cidades alemãs, entre elas Hamburgo e Dantzig. (Ricardo Santos é prof. de História)

MARQUE UM X NAS QUESTÕES ABAIXO

1. O florescimento das cidades na Europa Medieval se deu em um processo estreitamente relacionado ao desenvolvimento comercial. Sobre esse assunto, analise as proposições abaixo.

1) As feiras, organizadas no interior dos feudos, comercializavam os produtos locais, obtendo um papel preponderante na fundação dos burgos.

2) As Cruzadas, embora tenham contribuído para a circulação das mercadorias, por força das proibições da Igreja Católica, não estimularam o desenvolvimento de atividades relacionadas ao crédito financeiro.

3) Para proteger-se e garantir maiores lucros, os mercadores reuniram-se em associações, como a Liga Hanseática, que chegou a reunir cerca de 150 cidades.

4) A intensificação das atividades mercantis possibilitou o surgimento de feiras regulares nos cruzamentos das rotas dos mercadores, como

as de Champanhe e Flandres.

5) Os empréstimos a juros, ainda que proibidos pela Igreja Católica, tornaram-se frequentes, favorecendo o surgimento de instituições

financeiras de vários portes.

Estão corretas apenas:

A) 1, 2 e 3

B) 1, 3 e 4

C) 2, 3 e 5

D) 3, 4 e 5

E) 1, 3 e 5

2. Associe as duas colunas

1. Oficial.

2. Burgos.

3. Corporações de Ofício.

4. Feiras.

( ) Reuniam mercadores de várias partes do mundo e duravam de quinze dias a dois meses, acontecendo uma ou duas vezes por ano.

( ) Bairros situados fora dos muros do antigo núcleo urbano, onde viviam

mercadores e artesãos, como sapateiros, oleiros, ferreiros e tintureiros.

( ) Nas cidades medievais, agrupavam-se pessoas de um determinado ramo de trabalho.

( ) Era considerado um trabalhador especializado e recebia pagamento em

dinheiro pelo seu serviço.

A sequência correta dessa associação é:

(A) (1), (2), (3), (4).

(B) (2), (3), (4), (1).

(C) (4), (2), (3), (1).

(D) (4), (2), (1), (3).

(E) (3), (4), (2), (1).

3. Na Idade Média, castelo, ou casa nobre, ou mosteiro, etc., e suas cercanias, rodeados por muralha de defesa, muitos dos quais vieram a transformar-se em cidades. O trecho se refere:

(a) Oficial.

(b) Feiras.

(c) Corporações de Ofício.

(d) Burgos.

(e) Artesãos.

4. Quatro fatores foram decisivos para o renascimento comercial. Exceto

(a) o esgotamento das terras

(b) o enriquecimento dos nobres que participaram das cruzadas.

(c) o contato do Ocidente com o Oriente

(d) localização geográfica favorável

(e) TSV.

5. "Em Paris, só pode ser ourives quem fizer o juramento e trabalhar segundo os usos e costumes dessa profissão. Nenhum ourives pode trabalhar o ouro se não for com a melhor técnica, e o produto deve exceder em qualidade a todos os ouros trabalhados em outras terras. Nenhum ourives pode ter mais que um aprendiz estrangeiro, que deverá ser parente seu ou de sua mulher, próximo ou distante, desde que lhe apraza." O texto acima refere-se às:

a) corporações de ofício na Baixa Idade Média

b) organizações sindicais dos Tempos Modernos

c) guildas de mercadores da Europa Oriental

d) empresas familiares da Época Contemporânea

e) ligas de comerciantes de Novgorod, na Rússia

6. A partir do século XII, em muitas cidades europeias, foram criadas associações que faziam parte de um sistema particular para organizar a produção e as profissões, bem como regulamentar e tutelar as atividades de pessoas pertencentes a uma mesma categoria profissional. Esse sistema recebeu o nome de

A) Unidades de Produção Artesanal.

B) União de Construtores e Artesãos.

C) Corporações de Ofícios.

D) Mestres, Oficiais e Aprendizes.

7. Nos finais da Idade Média, iniciou-se um movimento liderado por homens de sólida formação intelectual, os humanistas, que objetivavam

A) promover mudanças na cultura dominante monopolizada pela Igreja Católica, valorizando o ser humano em sua individualidade, força e criatividade, contrapondo-se ao teocentrismo presente na civilização ocidental.

B) estimular o estudo dos autores orientais e romanos, pois desejavam o retorno dos valores centrados no homem, num processo de imitação a uma época de ouro existente na Antiguidade Clássica.

C) manter métodos de ensino em vigor na Alta Idade Média e acrescentar mudanças propostas pelo clero renovado que identificava a necessidade de reformas nos valores clericais para acompanhar as mudanças trazidas pela invenção da imprensa.

D) mesclar os valores teocêntricos dominantes na Idade Média com o antropocêntrico que surgia com o renascimento comercial, principalmente em sua criatividade, daí porque incentivaram as artes plásticas e as construções palacianas.

Filosofiaehistoriafacil
Enviado por Filosofiaehistoriafacil em 05/05/2014
Reeditado em 14/11/2023
Código do texto: T4795187
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.