A América antes dos europeus
O ano de 1492 representa um marco na História. Por quê? Porque ocorreu um encontro inusitado de culturas. Tudo isso no Novo Mundo. De um lado, os europeus católicos, de outro os povos nativos da América. Portanto, tivemos um choque cultural de diferentes civilizações. Ou seja, diferentes povos em diferentes estágios culturais, tanto de organização e desenvolvimento.
Na América espanhola (América Central, Parte das Antilhas, e parte da América do Sul, exceto o Brasil), havia os astecas, os maias, os incas. Culturalmente, eram povos adiantados. Eles se organizavam em Estados Monárquicos. No Brasil, inúmeras tribos se dividiam entre o interior (tupis) e o litoral (Tapuias). Esses nomes - tupis e tapuias - foram dados pelos portugueses que não os conheciam.
OS POVOS DO BRASIL
À época da invasão portuguesa, calcula-se que havia cerca de 7 milhões de povos nativos no Brasil, que viviam em aldeias. Alguns deles conheciam a agricultura, a navegação, os metais. Outros não eram agricultores. Produziam instrumentos para caça ou guerra como o tacape, o arco e a flecha e a zarabatana. Alguns povos eram antropófagos. Existia uma divisão de trabalho entre homens e mulheres. A terra era propriedade coletiva. Praticavam a caça, coleta e pesca. Eram nômades. De um modo geral, os povos da floresta fixavam-se em áreas próximas de rios.
OS POVOS DA AMÉRICA ESPANHOLA
Os astecas viviam no México. Povo guerreiro, que construiu pirâmides, tinham escolas e uma religião que adorava o Sol, a Lua, os elementos da natureza e as plantas. A religião era parte fundamental de suas vidas. O milho era a cultura mais importante, usavam também feijão, pimenta. Tenochtitlán, construída sobre as águas rasas do lago Texcoco, era a capital do Império asteca. Eles não possuíam um alfabeto, mas desenvolveram uma espécie de escrita a partir do uso de imagens e símbolos.
No Peru, os espanhóis ficaram fascinados com a arquitetura inca. Eles conheciam o ouro, a prata e os metais preciosos. Esse império era teocrático, logo, não havia separação entre religião e o poder político. Na alimentação usavam, principalmente, o milho e a batata. Adoravam o deus Sol (Inti). Atualmente, os descendentes dos incas vivem nas montanhas do Equador, do Peru e da Bolívia.
Os maias se concentravam na América Central. Local que hoje corresponde a: Guatemala, Honduras, Belize, El Salvador e as regiões sul de sudeste do México (Yucatán). Eram bons artesãos (usavam a cerâmica e madeira), construíram templos e palácios e possuíam um calendário desenvolvido. Com a cabeça de seus inimigos vencidos em batalhas, eles jogavam futebol em praças. É bom lembrar que a cultura maia tem mais de 4 mil anos.
O DESAPARECIMENTO DE CULTURAS
Na verdade, o encontro com os colonizadores no século 15, resultou no fim e quase desaparecimento dos povos da região. Um a um, eles foram conquistados sem muita dificuldade e escravizados. Seus valores culturais e religiosos foram destruídos quase que por completo. Apesar de serem em maior número os espanhóis, os astecas desapareceram do México, os incas já estavam em decadência e os maias não tiveram um destino diferente. Aliás, esses povos foram submetidos a trabalhos forçados como: mita e encomienda. Os povos brasileiros resistiram aos invasores portugueses, mas foram exterminados e seus descendentes não passam de 200 mil. Nos EUA, os indígenas foram massacrados e os sobreviventes confinados em reservas. (RS - texto adaptado)
SAIBA MAIS!
Antes dos astecas, o México foi ocupado pelos olmecas, toltecas e zapotecas. Além disso, eles apreciavam muito o chocolate e usavam a semente de cacau como dinheiro. O espanhol Hernán Cortés derrotou os astecas em 1521. Os incas (Peru) foram derrotados pelo espanhol Francisco Pizarro, em 1532. Através dos quipos, que consistia em nós, eles registravam os números. Construíram cidades maravilhosas como Cuzco e Machupicchu. Os maias foram vencidos no século 16. Pedro de Alvarado invadiu a Guatemala, em 1523. Francisco de Montejo e seu filho conquistaram Yucatán em 1540. Sua escrita era avançada e se constituía numa espécie de escrita hieroglífica.
O TRIUNFO DAS DOENÇAS
Vários fatores explicam o triunfo dos europeus (em especial, espanhóis e portugueses) sobre esses povos. São eles: a superioridade bélica das armas usadas contra os indígenas, entre elas: a pólvora, o cavalo, que os nativos desconheciam e temiam, as armas de combate (espadas, lanças, escudos, mosquetes e canhões) e doenças como o tifo, a varíola, a gripe e a malária contra as quais os nativos não tinham defesas imunológicas. De acordo com historiadores a rivalidade interna entre as populações locais, que se uniram aos espanhóis, facilitou o seu domínio sobre os nativos. Na América portuguesa (Brasil), as divergências entre as tribos indígenas foram fundamentais para o domínio lusitano, que se aproveitou dessas cisões para impor o seu domínio. Tanto na América portuguesa e espanhola, a proibição de práticas culturais levou a extinção cultural desses povos. Por último, os conquistadores trouxeram uma nova religião (Católica Romana) que substituiu a dos povos nativos, isso levou a uma profunda desagregação de seus valores religiosos, ou seja, destruiu o sistema de crenças milenares dessas culturas. (Ricardo Santos é prof. de História - texto adaptado)
A ESPADA, A CRUZ E A CONSTRUÇÃO DO NOVO MUNDO
Para os homens da Antiguidade clássica, "civilizar" era construir cidades. Para os europeus da época moderna, "civilizar" implicava expandir a fé cristã. Para a igreja, a propagação do cristianismo no Novo Mundo era decisiva, pois, assim, ela esperava compensar a perda de influência na Europa em virtude da reforma religiosa do século 16. Atendia também aos interesses dos Estados nacionais, pois o ensinamento dos valores cristãos era uma forma eficaz de controle dos corações e das mentes das populações nativas.
A tarefa árdua e arriscada de divulgação da fé na América espanhola e portuguesa coube à Ordem dos Jesuítas, estes conhecidos como os "soldados de Cristo" devido à disciplina e à rígida hierarquia a que eram submetidos.
No Brasil, a ação missionária dos jesuítas teve início com os padres Anchieta e Manoel da Nóbrega, que chegaram a Salvador em 1549 junto com o primeiro governador-geral, Tomé de Souza.
Os primeiros resultados da atuação da Ordem vieram no plano educacional, com a fundação dos seus colégios em Vitória, São Paulo, Salvador e São Vicente.
No plano religioso, a atuação dos jesuítas visava basicamente proporcionar serviços religiosos aos colonos (missas, confissões, casamentos) e catequizar os nativos. A catequese realizava-se por meio de ações isoladas dos padres nas aldeias, da educação dos meninos índios nos colégios ou, em grande escala, nas missões.
As missões eram comunidades indígenas reagrupadas pelos jesuítas, cuja organização se baseava no trabalho coletivo, na exploração agrícola e na pecuária. As mais importantes surgiram nas regiões do atual Estado do Mato Grosso do Sul e das atuais fronteiras do Brasil com o Paraguai, com a Argentina e com o Uruguai.
Além de catequizar os índios, as missões visavam gerar recursos para que a Ordem ampliasse seu poder e sua capacidade de evangelização. A exploração do trabalho dos nativos nas missões gerou conflitos violentos, pois os colonos mais pobres, sem recursos para comprar africanos, chegaram a invadi-las para escravizar os índios. Apesar disso, o poder da Ordem não parou de crescer na colônia, na estrutura da igreja e no Estado imperial português a tal ponto que o marquês de Pombal, em 1759, expulsou os jesuítas do Brasil e de Portugal para retomar pleno poder sobre o Estado.
Ao fim, os jesuítas cumpriram o papel de lançar os alicerces da evangelização no Brasil, contribuindo para transformá-lo no maior país católico do mundo. (Por Roberson de Oliveira)
MARQUE UM X NAS QUESTÕES OBJETIVAS
1.Para a conquista da América, por portugueses e espanhóis, vários fatores foram de capital importância nessa empreitada, exceto:
(a) cruz.
(b) violência.
(c) doenças.
(d) armas de combate.
(e) inferioridade cultural dos povos da América.
2.Coloque V ou F
___os conquistadores trouxeram a religião Católica Romana, que levou a uma profunda desagregação de valores religiosos e culturais dos povos nativos.
___os povos da América foram dominados porque numericamente eram inferiores aos invasores.
___de acordo com historiadores, a rivalidade interna entre as populações locais que se uniram aos espanhóis facilitou o seu domínio sobre os nativos.
___doenças como o tifo, a malária, a gripe e a peste negra levaram a dizimação dos povos da América.
___na América portuguesa (Brasil), as desavenças entre as tribos indígenas facilitou em muito a dominação lusitana, que se aproveitou dessas cisões para impor o seu domínio.
Na seqüência, a resposta correta é:
(a) V, V, F, F, F.
(b) V, F, V, V, F.
(c) F, V, F, V, V.
(d) F, F, V, F, V.
(e) V, F, V, F, V.
3.Podemos dar conta boa e certa que em quarenta anos, pela tirania e ações diabólicas dos espanhóis morreram injustamente mais de 12 milhões de pessoas. Bartolomé de Las Casas, 1474-1566.
A espada, a cruz, e a fome iam dizimando a família selvagem. Pablo Neruda, 1904-1973.
As duas frases anteriores colocam como causa da dizimando das populações indígenas a ação violenta dos espanhóis durante a Conquista da América. Pesquisas históricas recentes apontam outra causa, além da já indicada, que foi:
(a) a incapacidade das populações indígenas em se adaptarem aos padrões culturais do colonizador.
(b) o conflito entre populações indígenas rivais, estimulado pelos colonizadores.
(c) a passividade completa das populações indígenas, decorrentes de suas crenças religiosas.
(d) a ausência de técnicas agrícolas por parte das populações indígenas, diante de novos problemas ambientais.
(e) a série de doenças trazidas pelos espanhóis (varíola, tifo e gripe), para as quais as populações indígenas não possuíam anticorpos.
4.Povo que vivia na América Central. Eram bons artesãos (usavam a cerâmica e madeira), construíram templos e palácios e possuíam um calendário desenvolvido. Com a cabeça de seus inimigos vencidos em batalhas, eles jogavam futebol em praças.
(a) Incas.
(b) Maias.
(c) Astecas.
(d) Tupis.
(e) Tapuias.
5.(1) Incas.
(2) Maias.
(3) Astecas.
(4) Tupis.
(5) Tapuias.
___Povos do interior brasileiro.
___Viviam na América Central.
___Povo guerreiro, construtores de pirâmides e cuja capital era Tenochtitlán.
___Império teocrático, conheciam o ouro, a prata e metais preciosos.
___Habitavam o litoral brasileiro.
Na seqüência, a resposta correta é:
(a) 1, 2, 3, 4, 5.
(b) 5, 4, 3, 2, 1.
(c) 5, 2, 3, 1, 4.
(d) 2, 4, 3, 1, 5.
(e) NDA.
6.O ano de 1492 representa um marco na História. Por quê? Porque ocorreu um encontro inusitado de culturas no Novo Mundo. De um lado, os europeus católicos, de outro os povos nativos da América. Portanto, tivemos o que chamamos de choque cultural entre diferentes civilizações. Ou seja, diferentes povos em diferentes estágios culturais, tanto de organização e desenvolvimento. O trecho em destaque se refere aos:
(a) Incas.
(b) Maias.
(c) Astecas.
(d) Tupis e tapuias.
(e) TSV.
7."Os sacerdotes tinham controle total sobre a educação. Escolas especiais, as calmecaes, treinavam os meninos e as meninas mais capazes para as tarefas religiosas oficiais. As escolas para as outras crianças eram chamadas telpuchcalli, ou casas da juventude, onde se ensinavam história, tradições, artesanato e normas religiosas. Eles não possuíam um alfabeto. Criaram uma espécie de escrita em logogrifo, usando imagens e caracteres simbólicos". O trecho em destaque se refere aos:
(a) Incas.
(b) Maias.
(c) Astecas.
(d) Tupis e tapuias.
(e) NDA.
8.Povo guerreiro que usava sementes de cacau como dinheiro. Calcula-se que sua população fosse de 100 mil pessoas. Tenochtitlán, construída sobre as águas rasas do lago Texcoco, era a capital. As ruas eram de terra batida e as casas, de tijolos de adobe. Bons construtores, fizeram estradas elevadas com pontes levadiças ligavam Tenochtitlán às terras do norte, do oeste e do sul. Além disso, aquedutos levavam água potável para a cidade, trazida de fontes que ficavam numa montanha próxima. Conclui-se, então, que nos referimos aos:
(a) Incas.
(b) Maias.
(c) Astecas.
(d) Tupis e tapuias.
(e) NDA.
9."Maior tronco linguístico indígena do Brasil. Eles habitavam quase todo o litoral brasileiro, pela época do descobrimento, e foram os primeiros a estabelecer contato com os colonizadores europeus. Também, por essa época, ocupavam grandes extensões de terra na Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador e Guianas. Hoje a língua ainda é falada em várias regiões do Brasil e em alguns países próximos, como Paraguai, Argentina, Peru e Colômbia". Este trecho se refere aos:
(a) Incas.
(b) Maias.
(c) Astecas.
(d) Tupis.
(e) Tapuias.
10."Tamoios, nome dado pelos cronistas portugueses do séc. XVI aos índios de língua tupi que habitavam o litoral do atual estado do Rio de Janeiro. Após uma fase inicial de relações amistosas, esses índios do litoral sentiram-se ameaçados pelas tentativas de povoamento e de exploração econômica dos brancos, e foram compelidos à guerra, tentando expulsar os invasores. Por volta de 1560, várias tribos se uniram, formando uma aliança que se tornou conhecida como a Confederação dos Tamoios. Depois do armistício que pôs fim à luta, os tamoios e muitos de seus vizinhos pouco a pouco se extinguiram".Este trecho em destaque se refere aos:
(a) Incas.
(b) Maias.
(c) Astecas.
(d) Tupis.
(e) Tapuias.
11.Rotas de imigração para a América, exceto:
(a) Arquipélago das Ilhas Aleutas.
(b) Austrália.
(c) Melanésia.
(d) Austrolinésia – nordeste da Austrália.
(e) TSV.
12.O encontro entre o Velho e o Novo Mundo, que a descoberta de Colombo tornou possível, é de um tipo muito particular: é uma guerra, ou melhor, como se dizia então, a Conquista. Um mistério continua ligado à conquista; trata-se do resultado do combate. Por que esta vitória fulgurante, se os habitantes da América são tão superiores a seus adversários, e lutam em seu próprio solo? Se nos limitarmos à conquista do México, a mais espetacular, já que a civilização mexicana é a mais brilhante do mundo pré-colombiano: como explicar que Cortez, liderando apenas centenas de homens, tenha conseguido tomar o reino de Montezuma, que dispunha de várias centenas de milhares de guerreiros? (Tzevetan Todorov. A Conquista da América – A questão do outro.) Consultando os relatórios de Cortez, crônicas espanholas e relatos dos indígenas, o autor responde às indagações com:
(a)os esquemas mítico-religiosos astecas e o sucesso da ação catequética dos missionários.
(b)a falta de resistência dos astecas e a oposição interna no reino, disputado por dois irmãos.
(c)as doenças trazidas pelos espanhóis e o apoio incondicional de Montezuma a Cortez.
(d)a aceitação dos espanhóis como libertadores e o desejo de submissão a um povo culto.
(e)as rivalidades internas entre as populações locais e a superioridade bélica dos espanhóis.
13."As grandes civilizações dos maias, astecas e incas foram implacavelmente destruídas e os seus povos massacrados ou escravizados. Quando não reduzidos à escravidão plena eram submetidos ao trabalho forçado nos sistemas de encomienda e da mita. Na encomienda o conquistador recebia terra e um certo número de índios, dos quais podia exigir trabalho e tributo de diversas maneiras,embora permitindo que, de alguma forma, os índios permanecessem em suas terras. Na mita, mais usada no Peru, cada comunidade devia fornecer um terço ou um quarto de seus habitantes para trabalhos públicos, agrícolas, mas sobretudo mineiros. É o caso da mina de Potosi, que consumia anualmente milhares de vidas na extração de prata e mercúrio''. Desta forma, entende-se que:
(a)Submetidos aos trabalhos forçados, as grandes civilizações foram terrivelmente aniquiladas. Somem-se a isso: as doenças trazidas pelos espanhóis, a proibição de práticas culturais e religiosas, a ganância desmedida pelo ouro e prata e a violações de todos os seus direitos desses povos.
(b)Os povos da América submeteram-se pacificamente aos espanhóis, afinal, eles eram superiores a eles.
(c)A passividade dos povos da América diante dos espanhóis, pode ser entendida por causa da religião.
(d)Tanto na mita como na encomienda, os povos nativos recebiam parte dos lucros.
(e)É falso afirmar que a passividade dos povos da América frente aos conquistadores foi por causa da religião. Na verdade, eles viam os espanhóis como superiores (deuses) e por isso aceitaram o processo de dominação.
14.Após os descobrimentos, a base dos interesses econômicos portugueses, no Brasil Colonial, foi essencialmente a agricultura de exportação. Quanto ao domínio espanhol, nas América, sua opção econômica foi estimulada pela:
(a) atividade agropecuária.
(b) busca e exploração das jazidas de prata.
(c) comercialização de produtos fabricados pelos nativos.
(d) construção de grandes empórios nas regiões litorâneas.
(e) plantação de milho e tabaco.
15.A chegada de Cristóvão Colombo ao continente americano, em 1492, representou o encontro de dois mundos distintos: o do branco europeu e o do indígena americano. No geral, esse encontro trouxe os seguintes resultados, para o europeu e o indígena, respectivamente:
a) aculturação e miséria; poder e aumento populacional.
b) aumento demográfico e dinheiro; derrota e genocídio.
c) pilhagem e domínio; civilidade e status social.
d) conquista e riqueza; destruição física e cultural.
16.No estudo da América pré-colombiana é importante
(A) reconhecer a diversidade e a riqueza culturais de povos que se desenvolveram de forma independente da europeia.
(B) concentrar a atenção apenas nas chamadas altas culturas, uma vez que as demais estavam num estágio muito primitivo.
(C) destacar e valorizar a ausência de conflitos na História desses povos que eram incapazes de agredir a natureza.
(D) reconhecer a incrível uniformidade presente nos rituais religiosos e demais práticas culturais dos povos pré-colombianos.
(E) condenar a prática de sacrifícios humanos nos rituais religiosos por serem anticristãs.
17.Com a descoberta de novas terras – a América – europeus ampliaram, não só seus domínios, mas também a fonte de matéria-prima para comercialização obtendo com isso muito lucro. Podemos afirmar que a descoberta da América:
[A] Provoca a falência total do sistema montado pelas cidades italianas.
[B] Acaba confirmando a existência de um grande mercado consumidor.
[C] Alterou profundamente os hábitos alimentares do Velho Mundo.
[D] Leva os mercadores europeus a transferirem suas rotas para o Ocidente.
18.Sobre a colonização do continente americano pelos ingleses, franceses, portugueses e espanhóis, é correto afirmar:
A) Estimulou a prática do trabalho assalariado, atendendo aos objetivos da política mercantilista.
B) Garantiu a formação de impérios coloniais, excluindo a possibilidade de ações bélicas entre as metrópoles europeias.
C) Assegurou o caráter monopolista da expansão ultramarina a partir da desobediência às imposições do Pacto Colonial.
D) Ampliou o caráter autônomo das atividades produtivas nas colônias de exploração e o caráter dependente nas colônias de ocupação.
E) Originou dois tipos básicos de ocupação territorial e aproveitamento econômico: as colônias de povoamento e as colônias de exploração.
19.No estudo da América pré-colombiana é importante
(A) reconhecer a diversidade e a riqueza culturais de povos que se desenvolveram de forma independente da europeia.
(B) concentrar a atenção apenas nas chamadas altas culturas, uma vez que as demais estavam num estágio muito primitivo.
(C) destacar e valorizar a ausência de conflitos na História desses povos que eram incapazes de agredir a natureza.
(D) reconhecer a incrível uniformidade presente nos rituais religiosos e demais práticas culturais dos povos pré-colombianos.
(E) condenar a prática de sacrifícios humanos nos rituais religiosos por serem anticristãs.
ATENÇÃO! AS QUESTÕES ACIMA SÃO DE IMPORTANTES UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, ENEM, ETEC, CURSINHOS E CONCURSOS PÚBLICOS.