Globalização: um mundo sem fronteiras

Em dezembro de 1991, a URSS (União Soviética) chegou ao seu fim. O bloco socialista se desintegrou e a China promoveu sua abertura econômica. É o final da Guerra Fria. Ainda em 1989, o Muro de Berlim caiu. O ano de 1989 marcou, também, a queda da Cortina de Ferro e a influência da União Soviética sobre os países do Leste Europeu, bem como o término das ditaduras na Polônia, Romênia, Hungria e a divisão da Tchecoslováquia. A partir dessas transformações, surgiu uma nova ordem mundial, que se caracteriza pela hegemonia e triunfo do capitalismo. É a consolidação da globalização.

Segundo a ''Britânica'' a globalização é um processo resultante de interligação econômica e cultural, em nível planetário, que ganhou intensidade na década de 80. O fenômeno decorre basicamente da expansão dos sistemas de comunicação por satélites, da revolução da telefonia e da presença da informática na maior parte dos setores de produção e de serviços, inclusive por meio de redes planetárias como a Internet. Economicamente, a globalização pressupõe maior abertura no comércio externo, maior velocidade na movimentação de capitais, o que permite aos investidores colocarem dinheiro num país e retirá-lo em instantes para investir em outro, que oferece mais lucro e menor risco. Além disso, componentes de um mesmo produto são fabricados em diferentes países. Multinacionais como a Coca-Cola, a Nike e o Mcdonald's adotam essa estratégia. Desde 1995 o número de fusões de empresas aumentou em todo o mundo.

No Brasil, a realidade não é diferente. Cada vez mais as empresas vão se fundir e converter-se-ão em gigantescos conglomerados transnacionais. É o caso de companhias áreas, bancos (Itaú e Unibanco), cervejarias, empresas de telefonia, por exemplo. Isso é uma questão de sobrevivência. Competitividade. De outro lado, é fato que a globalização produz mais desigualdade, desemprego, pobreza, fome e insegurança, principalmente, entre as nações pobres. Vale lembrar, finalmente, como o economista Eduardo Gianetti explica o processo de globalização. Ele a entende como um tripé de forças interdependentes. São elas: a crescente interligação e interdependência dos mercados físicos e financeiros, em escala planetária, áreas de livre comércio e blocos econômicos integrados como o Mercosul, a União Européia e o Nafta e a terceira revolução tecnológica - difusão e transmissão de informações e inteligência artificial. (RS)

Não Esqueça!

Cortina de Ferro é o nome que se dá a política isolacionista da URSS pós-2ª Guerra. Foi o 1º ministro inglês Winston Churchill, que popularizou essa expressão. Os soviéticos estabeleceram barreiras comerciais e uma censura rígida que separaram a União Soviética e os países satélites da Europa Oriental do resto do mundo. Em1993, a Tchecoslováquia dividiu-se em República Tcheca e Eslováquia.

NAS QUESTÕES OBJETIVAS MARQUE UM X

1.O ano de 1989 representou o ápice da crise do socialismo real. Considerando os desdobramentos dos acontecimentos desse ano, é correto afirmar que:

(a) Na China, se iniciou um processo de reforma do Estado que possibilitou a democratização das estruturas de poder pela adoção do pluripartidarismo de eleições livres e da abertura da imprensa.

(b) Na Tchecoslováquia, na Hungria e na Romênia, iniciaram-se movimentos pela reforma do Estado em direção à construção de um novo socialismo, mais humanista e pluralista.

(c) Na Polônia, na Hungria, na Tchecoslováquia e Romênia, os governos foram derrubados e reformas políticas e econômicas liberalizantes começaram a ser adotadas.

(d) Redução dos salários dos trabalhadores e dos encargos sociais para garantir o aumento da competitividade econômica no mercado internacional.

2. A nova ordem internacional vem gradativamente se estruturando a partir do final da década de 80 e início da década de 90. Assinale a alternativa que não faz parte das configurações atuais.

(a) A hegemonia dos países com capacidade econômica produtiva apoiada no desenvolvimento tecnológico.

(b) A concentração de renda gerada pelo capitalismo beneficiou apenas uma pequena parcela da população.

(c) O surgimento de movimento nacionalista com características separatistas em várias regiões européias.

(d) O crescimento, em alguns países, da imigração proveniente das áreas capitalistas sem recursos ou de antigos países socialistas, que estimula movimentos de xenofobia.

(e) A eliminação das diferenças sociais e concretização de bases igualitárias na maior parte das áreas européias e americanas.

3.São características da Globalização:

a) A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.

b) O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.

c) A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.

d) A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.

e) A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.

4. Com o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, tinha início uma guerra nova e diferente: a Guerra Fria. NÃO está relacionado com a Guerra Fria o que se afirma em:"

A)Cortina de Ferro" foi o termo usado para se referir à influência dos Estados Unidos da América sobre os países socialistas do leste europeu.

B)A Paz Armada ou Corrida Armamentista.

C)Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas áreas de ocupação entre os países vencedores.

D)A Corrida Espacial ou Corrida Aeroespacial.

E)Os EUA lideraram uma forte política de combate ao comunismo em seu território e no mundo.

5. Ao longo da História, algumas construções se tornaram célebres como, por exemplo, o Muro de Berlim. Construído em 1961, foi desativado em 1989 e depois disso foi derrubado pela população. Após vinte anos deste episódio, conhecido como “Queda do muro”, ainda há muito o que refletir sobre sua importância para a sociedade. Leia a seguir uma notícia publicada naquela ocasião: Berlim Oriental ficou paralisada ontem porque muitas pessoas foram passear do outro lado do Muro de Berlim. Desde que o governo da Alemanha Oriental anunciou anteontem a liberação das fronteiras e do muro, milhares de pessoas se concentraram em frente aos portões para atravessá-lo. (Folha de S. Paulo, 11.11.1989.)

Sobre o episódio mencionado no trecho anterior, é válido afirmar que

(A) muitas pessoas, sobretudo de origem judaica, queriam atravessar o Muro de Berlim para fugir do regime nazista, mantido após a Segunda Guerra Mundial.

(B) a passagem das pessoas pelo Muro de Berlim simbolizava a reunificação da Alemanha, após anos de separação entre os regimes socialista e capitalista.

(C) o governo da Alemanha Oriental liberou a passagem das pessoas pelo Muro de Berlim, visando ao aumento da mão-de-obra industrial e comercial no país.

(D) o Muro de Berlim foi desativado pelo governo da Alemanha Oriental para dar lugar à construção de um muro mais moderno e que permanece até hoje.

(E) milhares de trabalhadores dos países pobres e emergentes procuraram entrar na Alemanha Oriental, em busca de empregos e de melhores salários.

6. A criação de Blocos Econômicos é um dos maiores desafios do mundo globalizado atual. A Europa, sem dúvida, vem se destacando nesse processo: depois do passo decisivo dado pela implantação do euro, agora vem ocorrendo a incorporação de vários países do Leste Europeu. Sobre o Bloco Europeu, é válido afirmar que se trata de

(A) uma União Aduaneira ou Alfandegária (com redução das tarifas de exportação e impostos entre os países-membros).

(B) uma Zona de Livre-Comércio (com aumento de taxas de importação e exportação e adoção de um governo unificado entre os países-membros).

(C) um Mercado Comum (com associação comercial e monetária integral, redução de taxas alfandegárias, mas sem livre circulação de pessoas entre os países-membros).

(D) uma União Econômica e Monetária (com adoção de moeda única, eliminação das taxas alfandegárias e com livre circulação de mercadorias, capitais e pessoas entre os países-membros).

(E) uma Unificação Política e Socioeconômica (com adoção de moeda única, eliminação das fronteiras internas e criação de uma política militar expansionista entre os países-membros).

7. Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o mundo se polarizou em função das diferenças entre os sistemas capitalista e socialista, dando origem à chamada “Guerra Fria”, que teve seu término ao final da década de 80. Entre os fatos que marcaram seu período de existência e de decadência, pode-se citar:

(A) A construção do Muro de Berlim, expressando a divisão não apenas da Alemanha, mas de toda a Europa, entre regiões inseridas nos dois blocos rivais, e a sua queda, simbolizando a emergência de um mundo multipolar

política e economicamente.

(B) A política de não-interferência nos países do Terceiro Mundo, deixando que a própria população nativa optasse pelo sistema a ser adotado, e os acordos de desarmamento dos dois líderes dos blocos rivais a partir da década de 70.

(C) A atuação das superpotências dominantes, Estados Unidos e União Soviética, em conflitos localizados no Extremo Oriente, e o prosseguimento da corrida espacial valorizando o nacionalismo e estimulando a participação de novos países.

(D) A militarização do continente europeu, com a instalação de mísseis pelas organizações representantes de cada bloco, e o compromisso, por parte dos Estados Unidos, de respeito à soberania do regime socialista cubano.

(E) A manutenção do colonialismo no continente africano e em vastas regiões da Ásia, e as transformações implantadas por Mikhail Gorbatchev, na União Soviética, por meio da glasnost.

8. No dia 9 de novembro de 1989 termina simbolicamente a chamada “Guerra Fria” quando milhares de manifestantes saem às ruas e:

[A] Apoiam a criação da CEI.

[B] Derrubam o Muro de Berlim.

[C] Exigem o afastamento de Honeckes.

[D] Reunificam as duas Alemanhas.

9.Em novembro de 2009, comemorou-se de várias formas os 20 anos da queda do muro de Berlim. Em relação a este tema, é correto afirmar que:

a) A sua construção foi motivada para conter a emigração de alemães orientais, em grande número, para o lado

capitalista, especialmente de trabalhadores com alta qualificação profissional.

b) Tratava-se de uma divisão simbólica entre dois blocos ideológicos, o socialismo e o capitalismo, separados por uma profunda e irreconciliável divisão no campo das ideias, comparada, por isso, a um muro.

c) O muro de Berlim foi levantado na capital alemã por determinação de Adolf Hitler, como demonstração de

força do nazismo, para separar os judeus dos alemães.

d) Foi construída por determinação das forças que compunham a OTAN, especialmente a Alemanha Oriental, tendo sido um resultado da guerra fria.

10.Processo pelo qual diversos países são afetados por interferências internacionais devido injunções e intercâmbios culturais e político-econômicos. Nesse sentido, podemos identificar como elementos facilitadores e particulares, o grande avanço dos meios de comunicação e transporte, a ação neocolonialista de empresas transnacionais, a internacionalização dos mercados e do capital, a pressão política no sentido de forçar a abdicação de medidas protecionistas e os graves problemas de desemprego, miséria e exclusão.

O contexto capitalista destacado acima é o do(da)

a). Liberalismo Clássico e da Terceira Revolução Industrial.

b). Globalização e do Neoliberalismo.

c). Neocapitalismo de orientação Keynesiana e do Bem-Estar Social.

d). Capitalismo Monopolista e do Neocolonialismo.

e). Novo Imperialismo Global e do Capitalismo Concorrencial.

11. O processo de globalização está associado a mudanças de natureza distinta no mundo como um todo. Todas as alternativas apresentam modificações decorrentes desse processo, EXCETO:

a) A maior segurança em relação à melhoria dos padrões sociais.

b) Formação de grandes blocos econômicos regionais.

c) Rápida movimentação de capitais internacionais por todo o mundo.

d) Redução do poder do Estado na proposição de políticas econômicas internas.

e) As informações chegam com maior agilidade com a introdução das novas tecnologias.

12. A globalização é uma palavra com muitos significados e definições. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que não corresponde a uma característica atribuída à globalização:

(A) Aumento da presença de empresas transnacionais que produzem bens reconhecidos e vendidos em muitos países.

(B) Nova divisão internacional do trabalho, que consiste na especialização produtiva em determinados países ou regiões e na intensificação das trocas de componentes e insumos para a produção.

(C) Padronização do marketing global, que permite que as empresas padronizem marcas, formulações, embalagens e distribuição dos produtos visando atingir aos mercados globais.

(D) Padronização da produção, que permite que um produto possa ter componentes fabricados em diversos locais do mundo, aproveitando as vantagens comparativas de cada um deles – mão de obra, logística e custos aduaneiros, entre outros.

(E) Democratização como condição básica para ampliar os mercados globais, pois os países com maior volume de comércio exterior são também os mais democráticos.

13. A partir da década de 1970, iniciou-se uma nova reorganização das forças produtivas, em termos internacionais. Trata-se da chamada globalização, um processo amplo, com dimensões econômicas, políticas e culturais.

Analise as afirmações com relação aos desdobramentos da globalização.

I. A expansão tecnológica não foi restrita e não se encerrou com a Revolução Industrial. Na sociedade capitalista atual, ela ainda é vista como um dos fatores que dividem o mundo entre “desenvolvido” e “subdesenvolvido”.

II. As associações de países de uma mesma região geográfica, os blocos econômicos, perdem importância, pois cada país pode estabelecer, individualmente, relações político-econômicas para atuar no mercado internacional.

III. Milhares de trabalhadores, no mundo inteiro, estão sendo substituídos por máquinas ou por operários multifuncionais, ocasionando o chamado “desemprego estrutural”, produto da revolução tecnológica e das novas formas de organização do trabalho.

IV. O desenvolvimento tecnológico trouxe inovações importantes para a sociedade como os avanços na medicina, nas telecomunicações, nos transportes e nos bens de consumo. Tais avanços se refletem sempre em conquistas sociais, pois os resultados da integração dos mercados são os mesmos de continente para continente, de país para país.

Quais estão corretas?

a) Apenas a I e a II.

b) Apenas a I e a III.

c) Apenas a II e a IV.

d) Apenas a I, a II e a III.

e) Apenas a I, a III e a IV.

14. Na nova ordem mundial, as relações econômicas e sociais são regidas pela lógica capitalista. Nessa nova configuração, o Estado-nação perde sua força em virtude do crescimento de organizações supra-nacionais e de empresas transnacionais. Consequentemente, cria-se a necessidade da associação das nações entre si e, na tentativa de fortalecerem suas economias, formam grandes blocos que estabelecem outras formas de

relações sociais, culturais, políticas e econômicas entre os países membros. A nova ordem mundial visa a reorganizar as relações internacionais da seguinte forma: países ricos (centrais e desenvolvidos, que se encontram no hemisfério norte) e países pobres (periféricos, subdesenvolvidos, que se localizam no hemisfério sul).

VESENTINI, José W. Novas geopolíticas. São Paulo: Contexto, 2011 (Adaptado).

O texto acima demonstra:

(A) A desigualdade entre os países, impondo uma ruptura clara e direta entre um mundo pobre (dependente) e um mundo rico (administrador e

poderoso).

(B) A nova ordem mundial, caracterizada mais pelo confronto político-ideológico que pelo confronto econômico.

(C) A competitividade dos países subdesenvolvidos no mercado internacional, em especial, no mercado norte-americano.

(D) A existência de somente um ator ou agente no cenário internacional, controlador das relações econômicas e político-militares: o Estado nacional.

(E) Uma das características da nova ordem mundial é ter proporcionado, em curto espaço de tempo, a igualdade socioeconômica entre os países.

15. “Duas grandes guerras e uma depressão mundial de permeio

debilitaram o sistema em quase toda parte, exceto nos Estados Unidos… Se, por omissão, permitirmos que a livre iniciativa desapareça nos outros países do mundo, a própria existência de nossa democracia ficará gravemente ameaçada”. Essa mensagem, do presidente H. S. Truman

(1947), pode ser considerada como um manifesto para

(A) neutralizar a opinião pública com relação à gravidade da crise de 1929.

(B) convencer o Congresso a ajudar os países sem capitalismo.

(C) justificar o início da política da Guerra Fria.

(D) obter o apoio dos eleitores para mudar a Constituição.

(E) alertar sobre os perigos enfrentados pelo capitalismo no país.

16. A chamada Guerra Fria caracterizou-se

a) pela emergência de regimes liberal-democráticos na Europa do Leste.

b) pela bipolarização do poder internacional conduzida pela URSS e pelos EUA.

c) pela expansão dos regimes comunistas na América Latina.

d) pela articulação de países Ocidentais, como França e Espanha, com a esfera de poder soviética.

e) pelo fim dos conflitos internacionais, devido ao risco de uma guerra nuclear.

17. Entre 1945 e 1991, o mundo esteve dividido entre as duas potências vencedoras da II Guerra Mundial, a União Soviética e os Estados Unidos, uma com economia planificada e a outra seguindo o modelo liberal.

Durante esse período, as duas potências viveram momentos de tensão, muitas vezes estiveram envolvidas em conflitos de maneira indireta e, não raro, estiveram à beira da guerra.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a denominação que recebe esse período histórico.

a) Guerra Fria.

b) Guerra Global.

c) Guerra Suja.

d) Guerra Total.

18. A política intervencionista dos Estados Unidos na América Latina ficou explícita no governo do presidente Theodore Roosevelt (1901 – 1909). “Fale suave, mas tenha nas mãos um grande porrete” afirmava Roosevelt ao lançar a doutrina que garantia aos Estados Unidos o direito de intervir militarmente em países do continente americano todas as vezes que os seus interesses estivessem ameaçados.

Essa política externa dos Estados Unidos ficou conhecida como

A) Doutrina Monroe.

B) Destino Manifesto.

C) New Deal.

D) Big Stick.

E) Doutrina Truman.

19. Por todo o globo terrestre, a burguesia busca satisfazer a

necessidade de um escoamento cada vez mais amplo para seus produtos. Ela precisa se implantar e se expandir por toda parte, estabelecer vínculos onde quer que seja. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto do partido comunista. São Paulo: Penguin Classics/ Companhia das Letras, 2012, p. 47.

Atualmente, como é chamado esse fenômeno de expansão do

capitalismo evocado por Marx?

(a) Fundamentalismo

(b) Globalização

(c) Proletarização

(d) Aburguesação

(e) Monetarização

20. Competições, concorrências, vencedores, vencidos, ricos, pobres, abandonados à própria sorte: termos que exprimem as modalidades e os resultados do funcionamento de um sistema mundial assimilado então ao desenvolvimento do capitalismo. Nunca na história da humanidade houve tamanha concentração e diferença no interior da comunidade humana.

(Oliver Dolfus, Geopolítica do sistema-mundo)

O fenômeno descrito revela

A - o fluxo de informações.

B - a Revolução Industrial.

C - a formação dos blocos econômicos.

D - os efeitos da globalização.

E - o fluxo de mercadorias.

21. Sobre o processo de globalização, é incorreto afirmar:

A) o fenômeno da globalização pode ser entendido como uma

intensificação dos fluxos de mercadorias e serviços, capitais

e tecnologias, informações e pessoas.

B) a globalização somente se viabilizou em função dos incríveis avanços tecnológicos da Revolução Técnico-científica, ainda em curso.

C) ao mesmo tempo que a globalização se desenvolve em escala mundial, ocorre também em escala regional.

D) em uma economia globalizada e cada vez mais competitiva,

a constituição de blocos econômicos visa dar resposta à constante necessidade de lucros e de acumulação de capitais.

E) a globalização é um processo ideal para garantir o acesso a

bens e serviços para toda a população.

22. Sobre o processo de globalização, é incorreto afirmar:

A) o fenômeno da globalização pode ser entendido como uma intensificação dos fluxos de mercadorias e serviços, capitais e tecnologias, informações e pessoas.

B) a globalização somente se viabilizou em função dos incríveis avanços tecnológicos da Revolução Técnico-científica, ainda em curso.

C) ao mesmo tempo que a globalização se desenvolve em escala mundial, ocorre também em escala regional.

D) em uma economia globalizada e cada vez mais competitiva, a constituição de blocos econômicos visa dar resposta à constante necessidade de lucros e de acumulação de capitais.

E) a globalização é um processo ideal para garantir o acesso a bens e serviços para toda a população.

23. Um dos fenômenos mais discutidos da atualidade é a “Globalização”, a qual impacta de forma negativa:

A) Nos países subdesenvolvidos, aumentando o crescimento populacional.

B) No desenvolvimento econômico dos países industrializados desenvolvidos.

C) Nos países subdesenvolvidos, provocando o fenômeno da “exclusão social”.

D) Na mão de obra desqualificada, desacelerando o fluxo migratório.

24. Em 9 de novembro é derrubado o Muro de Berlim. O governo [da Alemanha Oriental] não tinha condições de mantê-lo, a menos que partisse para uma repressão sangrenta. [...] Em apenas 3 dias, pelo menos 2 milhões de alemães-orientais passaram para Berlim Ocidental. [...] Já no lado ocidental, os alemães-orientais formavam filas enormes diante das discotecas e de lojas pornôs [...]. Embora não tivessem dinheiro suficiente para comprar, as pessoas olhavam tudo como se fosse um grande parque de diversões. (Fonte José Arbex)

A partir do texto, pode-se afirmar que a queda do Muro de Berlim, em 1989, indica

(a) a falência do modelo soviético em atender as demandas da população quanto à liberdade individual e ao consumo de bens e serviços.

(b) as grandes realizações do modelo socialista na saúde e educação, capazes de manter as massas distantes dos apelos do mundo do consumo de bens privados, próprios da economia capitalista.

(c) o resultado do cerco militar das potências capitalistas e, consequentemente, o esgotamento do sistema socialista de atender às demandas das populações dos países do Leste Europeu.

(d) o vigor do modelo socialista adotado pela Alemanha Oriental, o qual repetia o padrão soviético, porém era mais brando quanto à livre organização da sociedade e à liberdade de imprensa.

(e) a crise do capitalismo dos países da Europa Ocidental e dos Estados Unidos, com o esgotamento do Estado do Bem-Estar Social e a retração da sociedade de consumo.

25. (Modificada) Por todo o globo terrestre, a burguesia busca satisfazer a

necessidade de um escoamento cada vez mais amplo para seus produtos. Ela precisa se implantar e se expandir por toda parte, estabelecer vínculos onde quer que seja. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto do partido comunista. São Paulo: Penguin Classics/ Companhia das Letras, 2012, p. 47. Atualmente, como é chamado esse fenômeno de expansão do capitalismo evocado por Marx?

(a) Fundamentalismo

(b) Mundialização

(c) Proletarização

(d) Aburguesação

(e) Monetarização

ATENÇÃO! AS QUESTÕES ACIMA SÃO DE IMPORTANTES UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, ENEM, ETEC E CONCURSOS PÚBLICOS.