A democracia na Grécia Antiga

Os gregos tinham uma origem europeia mista formada pelos Aqueus, Dórios, Eólios e Jônios. Sua história é dividida, tradicionalmente, em quatro períodos: homérico, arcaico, clássico e helenístico. Sua religião era politeísta. Principais divindades: Zeus (senhor dos deuses), Hera (esposa de Zeus), Atena, Hermes, Dionísio e Afrodite. Os deuses moravam no Olímpio.

Culturalmente, a Grécia, ou Hélade, é o berço da civilização ocidental, da olimpíada, da filosofia, da literatura, da dramaturgia e da ideia moderna de democracia e é o país que possui mais monumentos da Antiguidade na Europa.

A democracia (palavra de origem grega que significa: demos, povo, kratos, poder) grega surgiu em Atenas a partir das reformas implantadas por Clístenes, que governou a Cidade-estado (de 510 a.C. a 490 a.C.), que assumiu três anos depois da queda dos tiranos as funções de chefe do povo. Vale lembrar que a palavra democracia surgiu há 2.500 anos na Grécia Antiga. Cada cidade-estado era independente umas das outras.

Clístenes dividiu a cidade em dez distritos eleitorais, denominados demos, criou um conselho que elaborava os projetos de lei, a assembleia popular que votava os projetos, um tribunal cujo juiz era sorteado entre 6 mil cidadãos e o ostracismo.

Outro legislador importante foi Péricles (461 a 429 a. C), que implantou três princípios importantes para a manutenção da democracia ateniense. São eles: Isonomia, que é a igualdade de todos ante a lei, a isocracia, que é a igualdade de participação no poder e finalmente a isegoria, que é a igualdade de direito e acesso à palavra nas assembleias.

Além de Péricles, outro legislador importante Sólon (594 a. C.) iniciou a reforma das estruturas social, política e econômica da polis ateniense. Tem mais, não se pode esquecer que a Grécia não era uma nação unificada.

OSTRACISMO

Para a proteção do regime democrático e preservação da liberdade, os atenienses criaram o ostracismo (ostrakón), que era o exílio temporário por dez anos determinado em plebiscito por mais de 6 mil pessoas (Eclésia). Distinguiam três regimes políticos: monarquia, aristocracia e democracia. O apogeu da cultura grega se dá no século 5 a.C., quando Atenas é governada por Péricles. Divididas por rivalidades, as cidades gregas, são dominadas por Felipe II da Macedônia no século 4 a.C. Seu filho, Alexandre, difunde a civilização helênica (grega) pelo Oriente. Os gregos chamavam-se de helenos e bárbaros quem não falava o grego.

ATENAS, CIDADANIA E DEMOCRACIA

Somente era considerado cidadão (eupátrida) filho de mãe e pai atenienses livres. Os demais segmentos sociais não tinham direitos à cidadania: mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos estavam excluídos dos direitos políticos. A cidadania não era considerada um direito, mas um dever. Era o cidadão que tinha o dever de participar da administração da cidade. O cidadão que não desempenhasse uma atividade pública era considerado inútil. Tanto o regime democrático quanto o conceito de cidadania entre os atenienses eram muito diferentes da concepção de hoje.

Em primeiro lugar, a democracia ateniense era direta, isto é, era o cidadão que discutia e votava as leis e participava da administração da cidade. Era o exercício de uma função pública que conferia mérito e reconhecimento a um cidadão, e não a riqueza ou o trabalho – considerado uma atividade inferior, pois quem trabalhava não tinha tempo para participar da vida pública. Na democracia moderna nós escolhemos os nossos representantes.

ESPARTA

A cidade-estado de Esparta era um exceção em termos de organização social na Grécia Antiga, ou seja, ela valorizava a disciplina e a formação de bons soldados. Outra coisa, meninos e meninas tinham educação muito semelhante. Por fim, eles não valorizavam a literatura, a filosofia e a formação ética do cidadão.

DECADÊNCIA GREGA

Vários fatores podem explicar a decadência da Grécia a partir do século IV a.C. No entanto, a luta constante entre as cidades-estados e a ausência de unidade política entre elas - fragmentação política - é sem dúvida o fator principal.

NAS QUESTÕES OBJETIVAS ABAIXO, MARQUE UM X

Lembre-se que ao entregar as respostas das questões abaixo, use letra Maiúscula.

1. Atenas foi considerada o berço do regime democrático no mundo antigo. Sobre o regime democrático ateniense, é CORRETO afirmar que:

a) Era baseado na eleição de representantes para as Assembleias Legislativas, que se reuniam uma vez por ano na Ágora e deliberavam sobre os mais variados assuntos.

b) Apenas os homens livres eram considerados cidadãos e participavam diretamente das decisões tomadas na Cidade-Estado.

c) Os estrangeiros e mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da Cidade-Estado.

d) Era erroneamente chamado de democrático pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo.

e) A inexistência de escravos em Atenas levava a uma participação quase total da população da Cidade-Estado na política.

2. A civilização grega atingiu extraordinário desenvolvimento. Os ideais gregos de liberdade e a crença na capacidade criadora do homem têm permanente significado. Acerca do imenso e diversificado legado cultural grego, é correto afirmar que:

a) a importância dos jogos olímpicos limitava-se aos esportes.

b) a democracia espartana era representativa.

c) a escultura helênica, embora desligada da religião, valorizava o corpo humano.

d) os atenienses valorizavam o ócio e desprezavam os negócios.

e) poemas, com narrações sobre aventuras épicas, são importantes para a compreensão do período homérico.

3. Bárbaros para os gregos:

(a)quem não falava o grego.

(b)quem não falava o grego e era meteco.

(c)quem não falava o grego e era eupátrida.

(d)bárbaros para os romanos se referia aos estrangeiros.

(e) TSF.

4.Atenas é considerada o berço do regime democrático no mundo antigo. Sobre o regime democrático podemos afirmar que:

(a)era baseada na eleição de representantes para as assembleias representativas que se reuniam anualmente.

(b)apenas os homens livres e atenienses eram considerados cidadãos e podiam participar da administração da cidade.

(c)quase todo mundo podia participar da administração da cidade. Exceto mulheres e estrangeiros apenas.

(d)TSV.

5. Sobre os gregos é possível dizer

(a) A sociedade espartana se dividia em três classes sociais: espartanos (elite), periecos (homens livres com direitos políticos) e hilotas (escravos).

(b) os espartanos não estimavam a literatura, a filosofia, a formação ética do cidadão e a educação militar.

(c) tanto o regime democrático quanto o conceito de cidadania entre os atenienses não eram muito diferentes da concepção de hoje.

(d)TSF.

6. Pode-se dizer sobre os gregos

(a) os gregos distinguiam três regimes políticos: monarquia, aristocracia e democracia.

(b) apenas era considerado cidadão (eupátrida) filho de mãe e pai atenienses livres.

(c) a Grécia não era um país unificado. A democracia surgiu em Atenas a partir das reformas de Clístenes.

(d)TSV.

7. Atenas foi considerada o berço do regime democrático no mundo antigo. Sobre o regime democrático ateniense, é CORRETO afirmar que:

a) Era baseado na eleição de representantes para as Assembleias Legislativas, que se reuniam uma vez por ano na Ágora e deliberavam sobre os mais variados assuntos.

b) Apenas os homens livres eram considerados cidadãos e participavam diretamente das decisões tomadas na Cidade-Estado.

c) Os estrangeiros e mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da Cidade-Estado.

d) Era erroneamente chamado de democrático pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo.

e) A inexistência de escravos em Atenas levava a uma participação quase total da população da Cidade-Estado na política.

8. Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar:

a) a concepção de democracia com a participação do voto universal.

b) a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.

c) a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões.

d) os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.

e) os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.

9. Comparando-se a educação ateniense com a espartana, conclui-se que:

a) Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos, o militarismo.

b) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.

c)Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.

d) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.

e)O desenvolvimento intelectual ateniense permitiu a instituição da democracia e o fim da escravidão.

10. A participação direta ou indireta dos cidadãos nas decisões políticas constitui um dos princípios da democracia. Sobre a democracia ateniense é correto afirmar que

(A) o pagamento de impostos permitia a extensão do direito de participação política aos estrangeiros.

(B) os escravos eram considerados cidadãos e tinham direito de votar e de serem votados.

(C) as mulheres, após o casamento, passavam a ser consideradas cidadãs, com direito à participação na vida política da polis.

(D) o direito à participação política era restrito aos homens livres, com mais de 18 anos, filhos de pai e mãe atenienses e que tivessem cumprido o serviço militar.

(E) os filósofos e literatos eram os únicos a gozar do direito a participação política na democracia ateniense.

11. Na Grécia, a democracia assegurava a igualdade de direitos políticos aos cidadãos. Entretanto, tal direito era exclusivo dos:

a) homens livres, adultos e nascidos na cidade de Atenas.

b) homens livres de qualquer idade nascidos na cidade de Atenas.

c) homens livres de qualquer idade nascidos no território da Grécia.

d) homens e mulheres livres nascidos no território da Grécia.

e) homens livres e guerreiros nascidos em Atenas.

12. Sobre as principais características da religião na Grécia

Antiga, assinale a alternativa incorreta:

(A) Era politeísta e contava com uma hierarquia de divindades formada por deuses, semideuses e heróis.

(B) Era formada por divindades que agiam como humanos, compartilhando os mesmos vícios, virtudes e emoções.

(C) Possuía diversos componentes das tradições orientais e elementos pré-helênicos, principalmente os Creto-Micênicos.

(D) Cada cidade da Grécia Antiga possuía um deus protetor, sendo que

alguns deuses eram associados a cidades específicas como Atenas.

(E) Apesar de suas lendas e crenças, era uma religião fundamentalmente

monoteísta, cuja divindade suprema era Zeus.

13. A educação espartana visava ao (à):

A - aprimoramento físico e ao aprimoramento da conversação;

B - formação de guerreiros hábeis também na prática da engenharia e administração;

C - formação de soldados, quanto aos rapazes, e de “boas parideiras” para as moças;

D - formação de um espírito cívico da época;

E - desenvolvimento do corpo e da mente, numa interação harmônica, objetivando o bem coletivo.

14. Os eupátridas integravam a sociedade ateniense na condição de:

A - membros da camada dirigente, aristocrática, possuidora das melhores terras.

B - descendentes de pais estrangeiros e mães atenienses.

C - membros da plebe, sem direitos políticos ou posses.

D - servos dedicados ao trabalho doméstico.

E - escravos na mais completa sujeição econômica.

15.As Cidades-Estados, na Grécia:

A - eram politicamente autônomas.

B - apresentavam organização econômica solidária.

C - estavam unidas na política de colonização do Mediterrâneo.

D - possuíam princípios religiosos antagônicos.

E - mantiveram política comercial comum.

16. Atenas foi dividida por Clístenes, no ano 508 a.C., em distritos (demos). Neles:

A - as decisões eram tomadas pelo conjunto de habitantes, independentemente do fato de serem ou não livres;

B - os cidadãos eram reconhecidos como iguais perante as leis, que derivavam de sua vontade;

C - as guerras eram preparadas por meio de uma rigorosa organização militar, que envolvia todos os moradores;

D - os estrangeiros eram plenamente aceitos e tinham direito a voz e a voto nas assembleias;

E - as divisões sociais eram estabelecidas de forma rígida e os plebeus eram excluídos das tomadas de decisão.

17. A palavra democracia originou-se na Grécia Antiga e ganhou conteúdo diferente a partir do século XIX. Ao contrário do seu significado contemporâneo, a democracia na pólis grega:

A - funcionava num quadro de restrições específicas de direitos políticos, convivendo com a escravidão, excluindo do direito de participação os estrangeiros e as mulheres;

B - abrangia o conjunto da população da cidade, reconhecendo o direito de participação de camponeses e artesãos em assembleias plebeias livremente eleitas;

C - pregava a igualdade de todas as camadas sociais perante a lei, garantindo a todos o direito de tomar a palavra na Assembleia dos cidadãos reunida na praça da cidade;

D - evitava a participação dos militares e guerreiros, considerando-os incapazes para o exército da livre discussão e para a tomada de decisões consensuais;

E - era exercida pelos cidadãos de maneira indireta, considerando que estes escolhiam seus representantes políticos por intermédio de eleições periódicas e regulares.

18. O filme Alexandre representou a vida do famoso imperador da Macedônia que constituiu um grande império, incluindo a Grécia, o Egito, a Síria, a Pérsia, indo até as fronteiras com a Índia. Alexandre foi educado pelo filósofo Aristóteles e o seu registro memorável na História deve-se, além de seus feitos militares, à difusão da cultura grega nas regiões do Oriente por ele conquistadas. Esse processo histórico-cultural, conhecido como helenismo, caracterizou-se pelo(a):

A) formação de uma nova cultura, sem elementos culturais gregos nem orientais.

B) desaparecimento das culturas orientais diante da cultura grega ou helênica.

C) conflito cultural irreconciliável entre a cultura grega e as culturas orientais.

D) desaparecimento da cultura grega diante das culturas orientais (persa e egípcia).

E) constituição de uma cultura diferenciada, com elementos gregos e orientais.

19. As discussões e as decisões políticas em Atenas ocorriam na Ágora, onde______ os tinham participação direta, uma vez que eram nativos da Ática, região que compreendia a polis. A democracia era defendida dentro desse sistema, e aqueles que a ameaçavam eram condenados ao______, ou seja, eram banidos da região.

Assinale a alternativa que apresenta os termos que preenchem, corretamente, as lacunas do enunciado.

a) metecos; ostracismo

b) cidadãos; ostracismo

c) cidadãos; escárnio

d) periecos; aprisionamento

20. Pela instituição do ostracismo em Atenas, atribuída às reformas de Clístenes, um indivíduo

considerado perigoso para o Estado podia ser banido da cidade:

A. para sempre, cassados os seus direitos civis, porém, conservando suas propriedades.

B. pelo espaço de dez anos, além do confisco de suas propriedades e perda dos direitos civis.

C. para sempre, além do confisco de suas propriedades e perda dos direitos civis.

D. durante dez anos, porém conservando suas propriedades e direitos civis.

21. Por “Helenismo”, entende-se:

a. conquista e domínio dos gregos sobre os povos ocidentais.

b. redistribuição forçada das populações conquistadas pelos gregos.

c. difusão dos costumes gregos e romanos;

d. fusão da cultura grega com a oriental e na propagação, a partir de Alexandre Magno.

e. influência exercida pelos modelos da cultura greco-romana sobre as partes plásticas do mundo ocidental.

22. (ADAPTADA) ''É belo que o homem bravo, combatendo por sua pátria, tombe na linha de frente''. Este ideal militarista predominou na cidade-estado grega de

a-Atenas.

b-Corinto.

c-Tebas.

d-Esparta.

e-NDA.

23. Para responder à questão, leia o texto:

Todos os cidadãos participavam das decisões, mas ser reconhecido como cidadão garantia uma posição extremamente privilegiada. “Em uma população de mais 300 mil habitantes, apenas 35 mil eram qualificados como cidadãos”. As mulheres, os escravos, todos aqueles cujos pais não fossem cidadãos não possuíam cidadania. Todos os cidadãos eram membros da Assembleia, que constituía o corpo soberano da cidade-estado.

Modificado de OLIVER, Martyn. História Ilustrada da Filosofia. São Paulo:

Manole, 1998, p.11.

O sistema de governo do mundo antigo descrito no texto refere-se:

(A) ao ostracismo.

(B) à tirania.

(C) à oligarquia.

(D) à democracia.

(E) à plutocracia.

24. Sobre as principais características da religião na Grécia Antiga, assinale a alternativa incorreta:

(A) Era politeísta e contava com uma hierarquia de divindades formada por deuses, semideuses e heróis.

(B) Era formada por divindades que agiam como humanos, compartilhando os mesmos vícios, virtudes e emoções.

(C) Possuía diversos componentes das tradições orientais e elementos pré-

helênicos, principalmente os Creto-Micênicos.

(D) Cada cidade da Grécia Antiga possuía um deus protetor, sendo que alguns deuses eram associados a cidades específicas como Atenas.

(E) Apesar de suas lendas e crenças, era uma religião fundamentalmente monoteísta, cuja divindade suprema era Zeus.

25. Tendo assumido a chefia do povo, três anos após a queda dos tiranos (…) começou, primeiramente, a repartir todos os atenienses em dez tribos ao invés de quatro, com a intenção de misturá-los a fim de que mais indivíduos participassem do poder (...) Em seguida, estabeleceu que

a Bulé (Conselho) teria quinhentos membros ao invés de quatrocentos. (…) Dividiu igualmente o território da cidade em trinta grupos de demos, dez reunindo os demos urbanos, dez os do litoral, dez os do interior, dando a estes grupos a denominação de tritias.

[Aristóteles, Constituição de Atenas apud Jaime Pinsky (org.),

Cem textos de história antiga]

O texto apresenta

(A) a tirania de Pisístrato.

(B) as reformas de Sólon.

(C) a reação aristocrática.

(D) a legislação de Drácon.

(E) as reformas de Clístenes.

26. Os preceitos que fundam a democracia grega clássica e a

democracia contemporânea diferem na definição de cidadão que cada uma apresenta. Ao contrário da Grécia Antiga, a nossa democracia possui características próprias que refletem a evolução do pensamento e o avanço da participação política. No tocante a mulher, sua exclusão no

contexto da democracia clássica encontra justificativa

A) no militarismo espartano, que não via com bons olhos a participação pública das mulheres.

B) na “inferioridade natural” reservada ao sexo feminino.

C) no xenofobismo, que além de excluir estrangeiros também excluía as mulheres.

D) na incapacidade intelectual e no descaso feminino em relação aos assuntos da pólis.

E) nos princípios da democracia representativa que vigoravam na Grécia Antiga.

27. “Os gregos inventaram a política (palavra que vem de polis, que, em grego, significa cidade organizada por leis e instituições) porque instituíram práticas pelas quais as decisões eram tomadas a partir de discussões e debates públicos e eram adotadas ou revogadas por voto em assembleias públicas; porque estabeleceram instituições públicas (tribunais, assembleias, separação entre autoridade do chefe da família e autoridade pública, entre autoridade político-militar e autoridade religiosa) e sobretudo porque criaram a ideia da lei e da justiça como expressões da vontade coletiva pública e não como imposição da vontade de um só ou de um grupo, em nome de divindades”. CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2002. p. 28.

O quadro exposto demonstra que:

(A) As decisões políticas referentes à cidade-estado grega (Atenas) eram tomadas pelos cidadãos.

(B) A democracia ateniense se constituiu no mais perfeito modelo de tomada de decisões políticas.

(C) A ideia de decisão entre os gregos se baseava, sobretudo, no conceito de autoridade.

(D) O poder político confundia-se com duas outras formas tradicionais de autoridade: a do chefe de família e a do sacerdote ou mago.

(E) O conceito de cidadania abrangia todos os grupos sociais, inclusive, sendo extensivo às mulheres, aos metecos e aos escravos.

28. Desde o ano de 2008, a Grécia tem enfrentado uma grave crise econômica, fato que tem atraído a atenção dos noticiários internacionais para a situação desta nação. Situada ao sul da Europa, em um arquipélago de relevo bastante acentuado, muito antes da atual crise econômica teve seu espaço ocupado por grupos que deixaram marcas significativas nas sociedades posteriores. A respeito dos gregos, na Antiguidade

Clássica, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) Na Grécia Antiga existiram diversas cidades com governos independentes, que se chamavam polis. Também conhecidas por nós como cidades-estado, as polis apresentavam diferenças entre si, mas

tinham uma base cultural comum, relacionada à língua (embora houvesse dialetos) e à religião, por exemplo.

b) As duas polis que mais se destacaram foram Atenas e Esparta. Ambas exerceram, em diferentes períodos, domínio político sobre as demais cidades-estado gregas.

c) É comum atribuir aos gregos antigos a invenção da Filosofia; dentre os maiores pensadores do período, três são os mais conhecidos: Sócrates, Platão e Aristóteles.

d) Algumas palavras que utilizamos em nosso cotidiano têm origem grega. A palavra democracia, por exemplo, deriva da língua grega e significa, de maneira geral, uma forma de governo na qual o povo

(demos em grego) exerce poder, isto é, participa de alguma forma das decisões políticas.

e) Atenas foi uma cidade-estado que ficou marcada pelo desenvolvimento da democracia na Grécia Antiga. Seu sistema político envolvia todos os cidadãos, o que, diferentemente de outros povos gregos, incluía mulheres e estrangeiros nas decisões políticas.

29. Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar:

a) a concepção de democracia com a participação do voto universal.

b) a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.

c) a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões.

d) os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.

e) os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.

30. A democracia ateniense assegurava aos cidadãos o exercício da função legislativa. Segundo os relatos de Platão, Sócrates vivenciou os dois lados do exercício da cidadania, ora como integrante da Ekklesia, ora como réu. Esse aspecto peculiar da vida política ateniense indica que

A) a democracia permitia que as distorções da vida coletiva fossem suprimidas.

B) os cidadãos podiam e deviam participar da elaboração das leis que regiam os destinos da cidade.

C) o exercício das funções que garantem a manutenção do Estado de Direito, como modelo participativo, cabe a todos na cidade.

D) a filosofia socrática apresenta-se como uma apologia à Democracia.

31. (Adaptada) A palavra democracia (demo=povo + kracia=governo) surgiu na Grécia Antiga para representar o sistema de governo inicialmente desenvolvido em Atenas. A respeito da democracia grega, assinale o que for errado.

a) Mulheres, estrangeiros e escravos não participavam das decisões políticas na democracia ateniense.

b) A partir da democracia grega se estabeleceu o conceito de isonomia, ou seja, todos os homens estão sujeitos às mesmas leis que regem a sociedade.

c) em Esparta, valorizava a disciplina e a formação de bons soldados. Meninos e meninas tinham educação muito semelhante. Eles estimavam a literatura, a filosofia e a formação ética do cidadão

d) Em Atenas foi comum o uso do ostracismo, ou seja, o banimento de todo e qualquer indivíduo que fosse considerado uma ameaça para o governo democrático.

e) Clístenes foi um dos legisladores que mais contribuiu para o avanço das reformas políticas que levaram a fundação da democracia ateniense.

32. O texto a seguir é um trecho do famoso discurso atribuído a Péricles, governante e legislador de Atenas, no século V a.C.

Vivemos sob uma forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de imitar outros. Seu nome, como tudo depende não de poucos mas da maioria, é democracia. Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil; nós, cidadãos atenienses, decidimos as questões públicas por nós mesmos, ou pelo menos nos esforçamos por compreendê-las claramente, na crença de que não é o debate que é empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação.

(TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso, Livro II. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1986 Trad. do original grego por Mário da Gama Kury.)

Considerando as informações do texto e os conhecimentos sobre a prática da vida política ateniense naquele período, assinale a alternativa correta.

(A) Durante o século V a.C., em Atenas, a aplicação dos princípios democráticos resultou na substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre.

(B) Embora o regime ateniense tenha garantido ampla participação popular, não era verdadeiramente democrático, pois negava a igualdade dos cidadãos perante a lei.

(C) Na democracia ateniense, os cidadãos participavam diretamente do processo de tomada de decisões, expressando sua vontade por voto direto em cada assunto particular.

(D) Atenas foi a única polis a desenvolver plenamente a democracia na Antiguidade, pois concedia a todos os cidadãos o direito de escolher livremente os seus representantes.

(E) Na democracia ateniense, todos os habitantes da cidade tinham direito de participar das assembleias, mas apenas os mais ricos podiam votar e assumir cargos importantes.

33. “Apesar dos protestos que reuniram milhares de pessoas, os parlamentares gregos aprovaram na noite deste domingo o orçamento de 2013 do país, prevendo uma série de cortes e outras medidas de austeridades. O orçamento foi apoiado por 167 parlamentares, enquanto 128 votaram contra. A aprovação desse orçamento era uma pré-condição

para que Atenas pudesse receber a ajuda de 31,5 bilhões de euros (mais de R$ 80 bilhões) da União Européia e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Sem ela, havia sérios riscos de que o país entrasse em um colapso financeiro. Antes e durante a votação, mais de 100 mil manifestantes se reuniram diante do Parlamento, no centro de Atenas.”

(Fonte: Estadão.com.br – Acesso: 15/11/2012)

Considerando a notícia sobre a atual crise da Grécia e a forma como se organizava política e socialmente a cidades-estados gregas na época do apogeu democrático de Atenas, assinale a alternativa correta:

a) Semelhante a atual organização política grega, pode-se dizer que na Antiguidade, Atenas tinha como sistema político o Parlamentarismo;

b) A atual democracia direta da Grécia permite afirmar que a mesma é uma herança histórica da Antiguidade;

c) A União Europeia pode ser comparada à Liga do Peloponeso da qual Atenas participava e que tinha por objetivo socorrer as cidades-estados

em dificuldades;

d) A democracia espartana na Antiguidade era indireta, enquanto a atual democracia grega é direta;

e) A democracia ateniense era direta e exclusiva para os cidadãos, sendo impedidos de participar os estrangeiros, mulheres, menores e escravos.

34. “Em todas as grandes civilizações que precederam a civilização grega, e de que ela foi tributária (assírio-babilônica, egípcia, fenícia, cretense), não se tinha visto nada de comparável em termos de comportamento social e práticas institucionais”. (Jean-Pierre Vernant, 1999.)

O autor está se referindo

(A) à escravidão.

(B) ao politeísmo.

(C) à política.

(D) à ciência.

(E) ao comércio.

35. “Apesar dos protestos que reuniram milhares de pessoas, os parlamentares gregos aprovaram na noite deste domingo o orçamento de 2013 do país, prevendo uma série de cortes e outras medidas de austeridades. O orçamento foi apoiado por 167 parlamentares, enquanto 128 votaram contra. A aprovação desse orçamento era uma pré-condição

para que Atenas pudesse receber a ajuda de 31,5 bilhões de euros (mais de R$ 80 bilhões) da União Européia e do Fundo Monetário

Internacional (FMI). Sem ela, havia sérios riscos de que o país entrasse em um colapso financeiro. Antes e durante a votação, mais de 100 mil manifestantes se reuniram diante do Parlamento, no centro de Atenas.” (Fonte: Estadão.com.br – Acesso: 15/11/2012)

Considerando a notícia sobre a atual crise da Grécia e a forma como se organizava política e socialmente a cidades-estados gregas na época do apogeu democrático de Atenas, assinale a alternativa correta:

a) Semelhante a atual organização política grega, pode-se dizer que na Antiguidade, Atenas tinha como sistema político o Parlamentarismo;

b) A atual democracia direta da Grécia permite afirmar que a mesma é uma herança histórica da Antiguidade;

c) A União Europeia pode ser comparada à Liga do Peloponeso da qual Atenas participava e que tinha por objetivo socorrer as cidades-estados

em dificuldades;

d) A democracia espartana na Antiguidade era indireta, enquanto a atual democracia grega é direta;

e) A democracia ateniense era direta e exclusiva para os cidadãos, sendo impedidos de participar os estrangeiros, mulheres, menores e escravos.

36. O exercício da cidadania na Grécia antiga estava associado

(a) à riqueza acumulada pelo cidadão, decorrente de sua atividade no comércio.

(b) aos posicionamentos do cidadão, contrários à exploração dos inferiores e de defesa da igualdade política e social de todas pessoas da polis.

(c) à coragem demonstrada pelo cidadão, desprendimento e façanha nas guerras contra seus inimigos.

(d) ao exercício do debate sobre os assuntos da polis, possível pela existência da escravidão, que era, portanto, considerada justa.

(e) ao exercício da democracia representativa, através da escolha de representantes sérios para o Congresso.

37. "Por natureza, na maior parte dos casos, há o que comanda e o que é comandado. O homem livre comanda o escravo. Estabelecemos que o escravo é útil para as necessidades da vida." (Aristóteles)

O texto, escrito no século IV a.C., indica que, no mundo grego antigo, a

(A) democracia envolvia todos os moradores das cidades e do campo, sem fazer distinções de raça ou condição social.

(B) escravidão era considerada natural e sua instituição permitiu a participação dos cidadãos na vida política.

(C) democracia e a escravidão eram consideradas incompatíveis, pois apenas com liberdade geral e irrestrita é que se pode construir uma democracia.

(D) escravidão permitia que todos os cidadãos pudessem dedicar-se apenas ao ócio, sem atuar na vida coletiva da cidade.

(E) democracia predominou, uma vez que todos eram considerados iguais e livres por natureza.

38. (ADAPTADA) A palavra democracia (demou=povo + kracia=governo) surgiu na Grécia Antiga para representar o sistema de governo inicialmente desenvolvido em Atenas. A respeito da democracia grega, assinale o que for errado.

(1) Mulheres, estrangeiros e escravos na participavam das decisões políticas na democracia ateniense.

(2) A partir da democracia grega se estabeleceu o conceito de isonomia, ou seja, todos os homens estão sujeitos às mesmas leis que regem a sociedade.

(3) O direito da livre manifestação assegurado para toda e qualquer pessoa foi outro elemento típico pela democracia grega.

(4) Em Atenas foi comum o uso do ostracismo, ou seja, o banimento de todo e qualquer indivíduo que fosse considerado uma ameaça para o governo democrático.

(5) Clístenes não foi um dos legisladores que mais contribuiu para o avanço das reformas políticas que levaram a fundação da democracia ateniense.

Considere as seguintes afirmações sobre a Grécia Antiga.

I Foi povoada, no segundo milênio antes de Cristo, pelos arianos e indo-europeus (aqueus, jônios, eólios e dórios). Sua história dividiu-se, a partir de então, em quatro períodos: Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.

II Seu território era ocupado por várias cidades autônomas, cada qual com sua própria organização social, religiosa, política e econômica. Por tais características, essas cidades, chamadas de pólis pelos gregos, são

denominadas de cidades-estado. As principais foram: Esparta, Atenas, Tebas e Corinto.

III Foi o berço da democracia, da filosofia, e nela surgiram algumas das primeiras manifestações do teatro. Além disso, o mundo grego criou padrões estéticos que até hoje influenciam a arte ocidental. Das afirmações acima,

a) apenas I está correta.

b) apenas II está correta.

c) apenas I e II estão corretas.

d) apenas II e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

39. Considere as seguintes afirmações sobre a Grécia Antiga.

I Foi povoada, no segundo milênio antes de Cristo, pelos arianos e indo-europeus (aqueus, jônios, eólios e dórios). Sua história dividiu-se, a partir de então, em quatro períodos: Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.

II Seu território era ocupado por várias cidades autônomas, cada qual com sua própria organização social, religiosa, política e econômica. Por tais características, essas cidades, chamadas de pólis pelos gregos, são

denominadas de cidades-estado. As principais foram: Esparta, Atenas, Tebas e Corinto.

III Foi o berço da democracia, da filosofia, e nela surgiram algumas das primeiras manifestações do teatro. Além disso, o mundo grego criou padrões estéticos que até hoje influenciam a arte ocidental.

Das afirmações acima,

a) apenas I está correta.

b) apenas II está correta.

c) apenas I e II estão corretas.

d) apenas II e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

40. Analise as proposições em relação à cultura, na Grécia Antiga.

I. A religião dos gregos era politeísta e seus deuses eram antropomórficos.

II. Pelos cantos atribuídos ao poeta Homero, Ilíada e Odisseia, foi possível tomar conhecimento da Guerra de Troia e seus desdobramentos.

III. A tragédia grega era uma modalidade de teatro em que os destinos humanos eram decididos ao acaso, pois os deuses não intercediam no destino do homem.

Assinale a alternativa correta.

A. ( ) Somente a afirmativa II é verdadeira.

B. ( ) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

C. ( ) Somente a afirmativa III é verdadeira.

D. ( ) Somente a afirmativa I e verdadeira.

E. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.

41.Hoje, no mundo ocidental, a maioria das pessoas se consideram democratas, o que sugere a seguinte questão: será que a experiência da Grécia Antiga tem algo a nos ensinar sobre a democracia nos nossos dias? M. I. Finley. Democracia Antiga e Moderna.

Entre os anos de 508 e 502 a.C., surgiu em Atenas a democracia.

Entre os órgãos que integravam a democracia ateniense, a Eclésia era:

a)o conselho dos quinhentos, órgão que elaborava os projetos de lei e controlava a administração.

b)o órgão que ministrava a justiça e que julgava a constitucionalidade dos atos públicos.

c)a assembleia popular soberana, aberta a todos os cidadãos, que detinha a palavra final na guerra e na paz, nos tratados, na legislação, nas finanças e nas obras públicas.

d)o conselho de anciãos, cujo papel era decisivo nos assuntos de política externa.

e)um colegiado composto por cinco magistrados que tinham a função de executar as decisões do governo democrático.

42. Sobre o período helenístico (séculos IV a II a.C.) é correto afirmar:

a) Com a rápida conquista territorial feita pelos macedônios, liderados especialmente por Alexandre Magno, houve a difusão da cultura grega do Egito até a Índia, por meio da adoção da koiné, uma variante mais simples do grego. Ocorreu a fusão entre culturas orientais e a cultura grega, além da construção de polos culturais, como Alexandria. Esse

período deixou uma influência duradoura, que se manteve também dentro dos limites do Império Romano.

b) Foi um longo período de desenvolvimento econômico, em que a agricultura foi incentivada por todos os territórios conquistados por Alexandre Magno. O objetivo desse imperador era rivalizar com o Império Romano, estabelecendo em Alexandria um governo despótico e centralizador. Nesse período, a cultura grega se expandiu do Egito até a China.

c) Foi marcado pelas conquistas de Alexandre Magno, que teve dificuldades em expandir o seu governo, por conta da resistência dos romanos e dos persas. Apesar de ter reinado por décadas, Alexandre Magno não conseguiu manter a independência grega, perdendo seus territórios para o nascente Império Romano.

d) Foi um período de decadência cultural, em que manifestações culturais gregas misturaram-se a influências de outras culturas conquistadas pelos exércitos de Alexandre Magno. Devido ao seu rápido crescimento, o império helenístico permitiu que as culturas e costumes locais se preservassem em troca de lealdade política. Isso levou ao fim da língua,

da filosofia, do teatro e da arquitetura gregas.

e) Foi uma era de violência endêmica e de escravidão dos povos conquistados por Alexandre Magno, o que explica sua breve duração. Logo após a morte de Alexandre, o império se dividiu e foi conquistado pelos persas. Dessa forma, o projeto de difusão da cultura grega foi abandonado, deixando alguns poucos monumentos e bibliotecas pelo Oriente.

43. (Adaptada) O termo ''bárbaro'' teve diferentes significados ao longo da história. Para os gregos significava os usos desse conceito, podemos afirmar que:

a) Bárbaro foi uma denominação comum a muitas civilizações para qualificar os povos que não compartilhavam dos valores destas mesmas civilizações. b) Entre os gregos do período clássico o termo foi utilizado para qualificar povos que não falavam grego.

c) Bárbaros eram os povos que os germanos classificavam como inadequados para a conquista, como os vândalos, por exemplo.

d) Gregos e romanos classificavam de bárbaros povos que viviam da caça e da coleta, como os persas, em oposição aos povos urbanos civilizados.

44. (Adaptada) O termo “bárbaro” assume diferentes significados ao longo da história humana. Portanto, pode-se dizer que bárbaro neste caso refere-se a:

a) Bárbaro foi uma denominação comum a muitas civilizações para qualificar os povos que não compartilhavam dos valores destas mesmas civilizações. b) Entre os gregos do período clássico o termo foi utilizado para qualificar povos que não falavam grego.

c) Bárbaros eram os povos que os germanos classificavam como inadequados para a conquista, como os vândalos, por exemplo.

d) Gregos e romanos classificavam de bárbaros povos que viviam da caça e da coleta, como os persas, em oposição aos povos urbanos civilizados.

45. Dentre os legados dos gregos da Antigüidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar:

a) a concepção de democracia com a participação do voto universal.

b) a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.

c) a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões.

d) os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.

e) os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.

46. Atenas foi dividida por Clístenes, no ano 508 a.C., em distritos (demos). Neles,

A) as decisões eram tomadas pelo conjunto de habitantes, independentemente do fato de serem ou não livres.

B) os cidadãos eram reconhecidos como iguais perante as leis, que derivavam de sua vontade.

C) as guerras eram preparadas por meio de uma rigorosa organização militar, que envolvia todos os moradores.

D) os estrangeiros eram plenamente aceitos e tinham direito a voz e a voto nas assembleias.

E) as divisões sociais eram estabelecidas de forma rígida e os plebeus eram excluídos das tomadas de decisão.

47. Durante a maior parte da história da humanidade, o bem-estar e o interesse dos governantes têm predominado sobre o bem-estar e o interesse dos governados. Os gregos foram os primeiros a experimentar a democracia, isto é, regime político em que os cidadãos são livres e o governo é exercido pela coletividade para atender ao bem-estar e ao interesse de todos, e não só de alguns. Aristóteles refletiu sobre essa experiência e concluiu que a finalidade da atividade política é

(A) evitar a injustiça e permitir aos cidadãos serem virtuosos e felizes.

(B) impor a todos um pensamento único para evitar a divisão da sociedade.

(C) preparar os cidadãos como bons combatentes para conquistarem outros povos.

(D) habituar os seres humanos a obedecer.

(E) agradar aos deuses.

48.Em 509 a. C., Clístenes assumiu o poder em Atenas e implantou uma série de reformas que viriam a consoli¬dar a democracia escravista naquela cidade-estado da Grécia Antiga. Dentre tais reformas, NÃO se pode apontar a

A) divisão dos cidadãos em dez tribos de acordo com o domicílio, e não mais conforme o genos.

B) criação do instituto do ostracismo para impedir a implantação de uma tirania na polis.

C) instituição de unidades militares formadas por cada tribo sob o comando dos chamados estrategos.

D) extensão dos direitos de cidadania e de participação nas decisões políticas ao grupo social dos metecos.

E) participação de todas as tribos na escolha dos magistrados e membros da Assembleia Judicia.

49. Ter Gutenberg escolhido a Bíblia como primeiro livro a ser divulgado amplamente foi um gesto revolucionário; foi colocar o sagrado em mãos profanas. Mas vai ser no século XVIII, com o Iluminismo, aprofundando algumas questões colocadas pelo Renascimento, que a leitura avança ainda mais, pois passou a traduzir para as línguas ocidentais muitas das obras clássicas até então acessíveis apenas em grego e latim, decorrendo daí uma maior popularização da tradição cultural do Ocidente e do Oriente. (Affonso Romano de Sant´Anna. Ler o mundo. S.Paulo: Global, 2011. p. 144) 11. O helenismo foi um fenômeno que traduziu a difusão de obras clássicas da cultura grega, à medida em que

(A) a expansão do império macedônico, após este haver dominado o território grego e efetivado muitas trocas culturais com essa civilização, incluiu a propagação da cultura helênica.

(B) o império romano traduziu para o latim as principais obras científicas, filosóficas e literárias da Grécia, incorporando esse legado cultural, bem como as instituições políticas dessa civilização.

(C) a biblioteca de Alexandria serviu de base para a popularização da cultura grega em todo o Ocidente, até ser destruída por um incêndio criminoso, no final da Idade Média.

(D) o governo de Atenas se empenhou em fazer circular as produções de seus pensadores e artistas, após ter vencido Esparta na Guerra do Peloponeso, vitória que selou a unificação do território grego.

(E) o Renascimento recuperou e valorizou as referências estéticas da cultura grega, fazendo ressurgir o interesse por essa civilização, do qual derivou o movimento batizado de helenismo.

50. (Adaptado) Na Grécia antiga, na cidade de Atenas, durante os séculos VI e V a. C., sob os governos de Clístenes e de Péricles, desenvolveu-se plenamente o regime político denominado:

a) Tirania

b) Aristocracia

c) Democracia

d) Monarquia

e) Oligarquia

51*. Que nome abaixo corresponde ao nome do principal deus grego que era homenageado durante os Jogos Olímpicos realizados na Grécia antiga.

(a) Apolo.

(b) Zeus.

(c) Ares.

(d) Hefesto.

(e) Hermes.

52*. A religião grega caracterizava-se pelo politeísmo. Entre as alternativas abaixo, abaixo assinale o significado de politeísmo na religião grega:

(a) crença em um só deus.

(b) crença em vários deuses que se assemelhavam aos seres humanos e, com eles, tinham virtudes e defeitos.

(c) crença somente aos deuses ligados à natureza.

(d) crença no antropomorfismo, ou seja, deuses em formas humanas.

(e) crença em seres imortais.

53*.Assinale a alternativa que corresponde ao nome do deus grego que recebia homenagens durante os Jogos Olímpicos realizados na Grécia Antiga.

(a) Apolo.

(b) Zeus

(c) Ares.

(d) Hefesto.

(e) Hermes.

54. Em 2015, o noticiário internacional deu grande destaque à Grécia, país europeu que vivia uma grave crise econômica e convocou a população para decidir, via referendo, as medidas que deveriam ser adotadas pelo governo para gerir a crise. Parte da imprensa destacou o caráter democrático de tal medida e, em muitos textos, lembrou que os gregos foram os criadores da democracia.

Assinale a alternativa que indica corretamente quais são as principais diferenças entre as concepções de democracia na Antiguidade grega e no mundo contemporâneo.

(A) Na Antiguidade grega, a democracia surgiu da necessidade de administrar países cada vez maiores; nas democracias contemporâneas, a política ajuda a administrar unidades menores, como as cidades.

(B) Na Antiguidade grega, o espaço reservado à atividade política eram os templos religiosos ou as residências das pessoas mais importantes; nas democracias contemporâneas, a atividade política se realiza no espaço público.

(C) Na Antiguidade grega, política e religião eram esferas sociais separadas; nas democracias contemporâneas, a noção de cidadania vincula-se estreitamente às concepções religiosas.

(D) Nas democracias contemporâneas, a participação política é vinculada à renda, com o voto censitário; na Grécia Antiga, apenas os proprietários de terras, homens e mulheres, tinham direito à participação política.

(E) Nas democracias contemporâneas, o direito à participação política se estende a todos os grupos sociais; na Grécia antiga, apenas os homens livres nascidos na pólis eram considerados cidadãos.

55. Grécia. Uma das civilizações mais influentes em cultura e religião. Sobre a história Grega, está CORRETO o que se afirma em:

(A) A cidade-estado, pólis, era um pequeno estado soberano que compreendia apenas a área urbana da cidade.

(B) Os meninos atenienses tinham uma educação militar rígida.

(C) A democracia ateniense era indireta: poucos cidadãos podiam participar da assembleia do povo (Eclésia), que tomava as decisões relativas aos assuntos políticos.

(D) O teatro grego desenvolveu-se a partir de canções e danças usadas nas festas em honra à deusa Atenas.

(E) Várias cidades foram governadas por homens autoritários - tiranos - que se colocavam contra a nobreza, dizendo-se defensores dos direitos do povo.

56. Não brota do individual, mas da ideia. Acima do homem como ser gregário ou como suposto eu autônomo, ergue-se o Homem como ideia. A ela aspiram os educadores gregos, bem como os poetas, artistas e filósofos. Ora, o Homem, considerando na sua ideia, significa a imagem do Homem genérico na sua validade universal e normativa. Como vimos, a essência da educação consiste na modelagem dos indivíduos pela norma da comunidade. Os gregos foram adquirindo gradualmente consciência clara do significado desse processo mediante aquela imagem do Homem, e chegaram por fim, através de um esforço continuado, a uma fundamentação, mais segura e mais profunda que a de nenhum povo da Terra, do problema da educação.

JAEGER, W. W. Paideia: a formação do homem grego. Tradução: Artur M. Pareira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 10-11.

Considerando o tema abordado no texto, avalie as afirmações seguintes.

I. A educação grega se distinguia da educação da maioria dos povos que a antecederam por considerar a razão como instrumento a serviço do próprio homem.

II. A filosofia era ensinada na Grécia e abrangia os mais diversos tipos de conhecimento, que se estendia pela matemática, astronomia, física, biologia, ética, entre outros.

III. A Grécia possuía diferentes cidades-estado com processos de ensino semelhantes e caracterizados pela igualdade de oportunidades aos diferentes segmentos da população.

IV. A educação grega foi caracterizada pela presença de diferentes pensamentos filosóficos como os de Sócrates, dos Sofistas, Platão e Aristóteles, que compartilhavam dos mesmos ideais e processo de ensino.

É correto apenas o que se afirma em

A I e II.

B II e IV.

C III e IV.

D I, II e III.

E I, III e IV.

ATENÇÃO! AS QUESTÕES ACIMA SÃO DE IMPORTANTES UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, ENEM, ETEC, CURSINHOS E CONCURSOS PÚBLICOS.