A independência dos EUA

Antes da Independência, os EUA eram formado por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto histórico do século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos.

A COLONIZAÇÃO DOS EUA

Para entendermos melhor o processo de independência norte-americano é importante conhecermos um pouco sobre a colonização deste território. Os ingleses começaram a colonizar a região no século XVII. A colônia recebeu dois tipos de colonização com diferenças acentuadas:

COLÔNIAS DO NORTE - região colonizada por protestantes europeus, principalmente ingleses, que fugiam das perseguições religiosas. Chegaram na América do Norte com o objetivo de transformar a região num próspero lugar para a habitação de suas famílias. Também chamada de Nova Inglaterra, a região sofreu uma colonização de povoamento com as seguintes características : mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o consumo do mercado interno.

COLÔNIAS DO SUL - colônias como a Virginia, Carolina do Norte e do Sul e Geórgia sofreram uma colonização de exploração. Eram exploradas pela Inglaterra e tinham que seguir o Pacto Colonial. Eram baseadas no latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para a exportação para a metrópole e monocultura.

A GUERRA DOS SETE ANOS

Essa guerra ocorreu entre a Inglaterra e a França entre os anos de 1756 e 1763. Foi uma guerra pela posse de territórios na América do Norte e a Inglaterra saiu vencedora. Mesmo assim, a metrópole resolveu cobrar os prejuízos das batalhas dos colonos que habitavam, principalmente, as colônias do norte. Com o aumento das taxas e impostos metropolitanos, os colonos fizeram protestos e manifestações contra a Inglaterra.

INGLATERRA AUMENTA TAXAS E IMPOSTOS

A Inglaterra resolveu aumentar vários impostos e taxas, além de criar novas leis que tiravam a liberdade dos norte-americanos. Dentre estas leis podemos citar:

1)Lei do Chá - estabeleceu o monopólio do comércio de chá a uma companhia inglesa.

2)Lei do Selo - instituiu que todo produto que circulasse na colônia deveria ter um selo vendido pelos ingleses.

3)Lei do Açúcar - estabeleceu que os colonos só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas Inglesas.

Atenção!

Estas taxas e impostos geraram muita revolta nas colônias. Um dos acontecimentos de protesto mais conhecidos foi a Festa do Chá de Boston ( The Boston Tea Party ). Vários colonos invadiram, a noite, um navio inglês, carregado de chá, vestidos de índios e jogaram o carregamento no mar. Essa ação gerou uma forte reação da metrópole, que exigiu dos colonos o ressarcimento dos prejuízos, além de colocar soldados ingleses cercando a cidade.

O 1º CONGRESSO DA FILADÉLFIA

Os colonos do norte resolveram promover, no ano de 1774, um congresso para tomarem medidas diante de tudo que estava acontecendo. Este congresso não tinha caráter separatista, pois pretendia apenas retomar a situação anterior. Queriam o fim das medidas restritivas impostas pela metrópole e maior participação na vida política da colônia.

Porém, o rei inglês George III não aceitou as propostas do congresso, muito pelo contrário, adotou mais medidas controladoras e restritivas como, por exemplo, as Leis Intoleráveis. Uma destas leis, conhecida como Lei do Aquartelamento, dizia que todo colono norte-americano era obrigado a fornecer moradia, alimento e transporte para os soldados ingleses. As Leis Intoleráveis geraram muita revolta na colônia, influenciando diretamente no processo de independência.

O 2º CONGRESSO DA FILADÉLFIA

Em 1776, os colonos se reuniram no segundo congresso com o objetivo maior de conquistar a independência. Durante o congresso, Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Porém, a Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra. A Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.

Por meio do Tratado de Paris, em 3 de setembro de 1783, a Grã-Bretanha reconheceu formalmente a Independência dos EUA.

A CONSTITUIÇÃO DOS EUA

Em 1787, ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos com fortes características iluministas. Garantia a propriedade privada (interesse da burguesia), manteve a escravidão, optou pelo sistema de república federativa e defendia os direitos e garantias individuais do cidadão. (Fonte:www.sohistoria.com.br)

SAIBA MAIS

Pelo Pacto Colonial, as Treze Colônias estavam sob o monopólio político da metrópole inglesa. ''Os Estados Unidos teve origem com Trezes Colônias inglesas na América, isto a partir do século XVII. Num período de dois séculos, foi reunido mais de 2 milhões de habitantes. Entre as

colônias do Norte e do Sul havia grandes diferenças por causa do

tipo de colonização. Nas colônias do norte ocorreu o que

chamamos de Povoamento, com uma a estrutura administrativa

baseada em ocupação de pequenas propriedades e colonos livres

e uma relativa autonomia em relação a colônia por conta da

Negligência Salutar; nas do sul, era o oposto: grandes fazendas

de produtos tropicais, cultivados por escravos africanos e era

obrigadas a seguir o Pacto Colonial, o que chamamos de

Exploração. Mesmo com essas diferenças,e como conseqüência,

os vários conflitos resultantes, não impediu a formação de uma

nação soberana e unificada.

O crescimento do comércio colonial sobre tudo no Norte

começou a preocupar a Inglaterra, isto induziu a uma mudança

na política colonial. Outro dado importante que contribuiu para a

mudança: foi a Guerra do Sete Anos (1756-1763), entre ingleses e franceses. Como a Inglaterra venceu, ela se apossou de grande

parte do território colonial francês.

Ao mesmo tempo, o Parlamento inglês decidiu aumentar as taxas e os direitos da Coroa na América, para assim pagar parte dos custos da guerra. Esta medida tinha como objetivo também punir os colonos, porque durante a guerra, eles aproveitaram para fazer negócios com os franceses no Canadá e nas Antilhas e ainda cederam homens e recursos materiais aos inimigos. No ano de 1765 George Grenville, primeiro-ministro inglês, decidiu instituir algumas leis, que na verdade passavam a impor o pacto colonial nas regiões onde havia negligência por

porte do governo metropolitano. Neste contexto podemos destacar

a Lei do Selo (1765). Que dentre outras coisas estabelecia que

fossem colocados selos em documentos legais, contratos

comerciais, jornais e até em baralhos. Esta lei desagradou muito

aos colonos, que protestaram, e fizeram uma reunião em Nova

York, em 1765, o Congresso da Lei do Selo, que, mesmo

afirmando serem fieis a Coroa, decidiram boicotar o comercio

inglês. Havia problemas não só de ordem econômica, mas

também intelectual, pois a elite norte-americana e muitos dos

colonos estavam sendo influenciados pelos ideais iluministas, e

repudiava por completo todo tipo de exploração. Sendo

considerado um, entre os muitos fatores que ocasionaram a

independência dos Estados Unidos''.

NAS QUESTÕES OBJETIVAS MARQUE UM X

1. Sobre a Constituição dos EUA

a- manteve a propriedade privada e república parlamentar.

b-manteve a república federativa e não manteve a escravidão.

c- inspirou-se no Iluminismo e manteve a propriedade privada.

d- teve influência do Iluminismo - caracterizado pela centralidade da ciência e da racionalidade crítica no questionamento filosófico, o que implica recusa a todas as formas de dogmatismo, especialmente o das doutrinas políticas e religiosas tradicionais – optou pela república federativa, defendeu a propriedade privada e defendeu os direitos e as garantias individuais do cidadão.

e- TSF.

2. A Declaração de Independência das 13 Colônias Inglesas da América do Norte, em 4 de julho de 1776, da qual Thomas Jefferson foi relator, consagrou, em seu texto, o princípio do (a)

a) direito de reação à tirania, inspirado em Locke.

b) negação do contrato social, nos termos expostos por Rousseau.

c) separação da Igreja do Estado, conforme o pensamento de Mably.

d) ilustração monárquica, defendido por Diderot.

e) utilitarismo, preconizado por Benthan, Mill e William James.

3. Sobre o processo de Independência dos Estados Unidos, é correto afirmar que

a) as leis do Parlamento inglês, reforçando o controle comercial-tributário da metrópole, contribuíram para convencer os colonos da necessidade de separação.

b) a situação das colônias americanas tornou-se muito difícil quando a monarquia francesa resolveu dar apoio militar ao reino inglês.

c) os colonos perceberam a inevitabilidade da independência logo que realizaram o Primeiro Congresso Continental de Filadélfia.

d) as ideias liberais de John Locke inspiraram o pensamento de Jefferson e outros líderes, mas pouco influenciaram a Declaração da Independência.

e) os colonos encontraram no Iluminismo o suporte ideológico para defenderem a igualdade social e recusarem qualquer influência religiosa.

4. As disputas entre França e Inglaterra mantiveram-se fora do continente europeu. A Guerra dos Sete Anos (1756-1763) é um desses momentos que teve por origem a(s):

a) áreas na América do Norte, principalmente a leste do Mississipi.

b) áreas na América do Sul - as Guianas;

c) intolerância religiosa praticada pelos colonos ingleses;

d) autonomia das Treze Colônias Inglesas não reconhecida pela França;

e) solução para o impasse do trono irlandês sob tutela de Elizabeth I desde a morte de Mary Stuart desaprovada pelo governo francês.

5. Cremos, como verdades evidentes por si próprias, que todos os homens nasceram iguais e que receberam do seu Criador alguns direitos inalienáveis [que seria injusto retirar], como a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Thomas Jefferson

O fragmento de texto acima integra um importante documento da História da humanidade, e inspirou muitos combates pela liberdade na Europa e nas Américas. Esse documento é,

a) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

b) A Declaração das Nações Unidas.

c) A Doutrina Monroe.

d) A Declaração de Independência dos E.U.A.

e) A Declaração de Libertação dos Escravos.

6.Leia o texto a seguir e extraia a ideia central:

"São verdades incontestáveis para nós: todos os homens nascem iguais; o Criador lhes conferiu certos direitos inalienáveis, entre os quais os de vida, o de liberdade e o de buscar a felicidade; para assegurar esses direitos se constituíram homens-governo cujos poderes justos emanam do consentimento dos governados; sempre que qualquer forma de governo tenda a destruir esses fins, assiste ao povo o direito de mudá-la ou aboli-la, instituindo um novo governo cujos princípios básicos e organização de poderes obedeçam às normas que lhes pareçam mais próprias para promover a segurança e a felicidade gerais."

(Trecho da "Declaração de Independência dos Estados Unidos da América", Ministro das Relações Exteriores, EUA.)

A ideia central do texto é:

a) A forma de governo estabelecida pelo povo deve ser preservada a qualquer preço.

b) A realização dos direitos naturais independem da forma, dos princípios e da organização do governo.

c) Cabe ao povo determinar as regras sob as quais será governado.

d) Todos os homens têm direitos e deveres.

e) Cabe aos homens-governo estabelecer as regras para o povo.

7. Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados. Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo

foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais

tarde, em 1789, na França.

Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar.

Revolução Chinesa. São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações).

Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e

da Revolução Francesa, assinale a opção correta.

a- A independência dos EUA e a Revolução Francesa integravam

o mesmo contexto histórico, mas se baseavam em princípios e

ideais opostos.

b-O processo revolucionário francês identificou-se com o movimento de independência norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido.

c-Tanto nos EUA quanto na França, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais à dignidade humana.

d-Por ter sido pioneira, a Revolução Francesa exerceu forte influência no desencadeamento da independência norte-americana.

e-Ao romper o Pacto Colonial, a Revolução Francesa abriu o

caminho para as independências das colônias ibéricas situadas

na América.

8. A respeito da Independência dos Estados Unidos da América, é CORRETO afirmar que ela

A) derivou de um processo de negociação pacífica entre a Grã-Bretanha e suas treze colônias da América do Norte, instalou uma república na qual todos os cidadãos adultos tinham direito a voto e manteve a escravidão.

B) derivou de um processo de negociação pacífica entre a Grã-Bretanha e suas

treze colônias da América do Norte, instalou uma república na qual só os

grandes proprietários tinham direito a voto e manteve a escravidão.

C) derivou de uma guerra entre a Grã-Bretanha e suas treze colônias da América do Norte, instalou uma monarquia constitucional que imitava o regime britânico e eliminou a escravidão.

D) derivou de uma guerra entre a Grã-Bretanha e suas treze colônias da América do Norte, instalou uma república na qual boa parte dos cidadãos adultos tinha direito a voto e manteve a escravidão.

9."Tinha que haver uma luta. Talvez não fosse necessária uma guerra... O país se chamava Estados Unidos, mas só no nome, não na realidade. Os Estados do Sul e os do Norte trabalhavam de maneira diferente, pensavam diferente, viviam diferente. (HUBERMAN, Leo. História da Riqueza dos EUA, Ed. São Paulo: 1983).

O texto identifica nominalmente o histórico conflito e as principais diferenças entre Norte e Sul, representados na alternativa:

a) Guerra de Secessão, norte livre cambista e sul protecionista.

b) Guerra de Secessão, norte escravista e sul abolicionista.

c) Guerra de Independência dos EUA, norte agrário e sul industrial.

d) Guerra de Independência dos EUA, norte latifundiário e sul minifundiário.

e) Guerra de Secessão, norte subdesenvolvido e Sul desenvolvido.

10. Para se separar da Grã-Bretanha, na guerra de independência, entre 1776 e 1783, as Treze Colônias tiveram ajuda de dois países europeus. Identifique-os:

a-França e Itália.

b-China e Itália.

c-Inglaterra e China.

d-Portugal e Holanda.

e-Espanha e França.

11."Tinha que haver uma luta. Talvez não fosse necessária uma guerra... O país se chamava Estados Unidos, mas só no nome, não na realidade. Os Estados do Sul e os do Norte trabalhavam de maneira diferente, pensavam diferente, viviam diferente. (HUBERMAN, Leo. História da Riqueza dos EUA, Ed. São Paulo: 1983).

O texto identifica nominalmente o histórico conflito e as principais diferenças entre Norte e Sul, representados na alternativa:

a) Guerra de Secessão, norte livre cambista e sul protecionista.

b) Guerra de Secessão, norte escravista e sul abolicionista.

c) Guerra de Independência dos EUA, norte agrário e sul industrial.

d) Guerra de Independência dos EUA, norte latifundiário e sul minifundiário.

e) Guerra de Secessão, norte subdesenvolvido e Sul desenvolvido.

12. A independência dos Estados Unidos da América foi o primeiro grande indicador histórico da ruína do Antigo Regime. Durante esse processo de independência,

a) a criação da Lei do Selo foi uma consequência do esforço inglês em fortalecer o pacto colonial e levou os colonos americanos a efetuar um boicote comercial à Inglaterra.

b) a “marcha para o oeste” despertou os sentimentos expansionistas e nacionalistas dos colonos americanos, incentivando os movimentos de independência.

c) o Primeiro e o Segundo Congresso Continental da Filadélfia

resultaram na suspensão dos tributos impostos por Townshend, exceto o que se referia ao comércio do chá.

d) os colonos americanos receberam apoio militar da Holanda e

da Espanha nas lutas pela emancipação.

e) Thomas Jefferson exerceu um papel importante, tendo sido

nomeado comandante das tropas americanas na guerra e se tornando o primeiro presidente.

13. Da Independência dos Estados Unidos (1776), da Revolução Francesa (1789) e do processo de independência na América Ibérica (1808-1824), pode-se dizer que todos esses movimentos

a) decidiram implementar a abolição do trabalho escravo e da propriedade privada.

b) tiveram início devido à pressão popular radical e terminaram sob o peso de execuções em massa.

c) conseguiram, com o apoio da burguesia ilustrada, viabilizar a revolução industrial.

d) adotaram idéias democráticas e defenderam a superioridade do homem comum.

e) sofreram influência das idéias ilustradas, mas variaram no encaminhamento das soluções políticas.

14. (ADAPTADA) Leia com atenção as características apresentadas abaixo:

''COLÔNIAS DO NORTE E CENTRO''

Pequena propriedade

Mercado interno forte

Trabalho livre familiar

''COLÔNIAS DO SUL''

Grande propriedade

Economia exportadora

Escravismo

Analisando-se as informações acima, conclui-se que tratam da (o) (s):

a) Treze colônias inglesas da América do Norte.

b) Colonização portuguesa no Brasil.

c) Colônias francesas das Antilhas.

d) Cabidos e vice-reinos espanhóis da América Latina.

e) Proposta mercantilista de ocupação das colônias americanas.

15. Leia este trecho da declaração de independência dos Estados Unidos da América:

Cremos como verdades evidentes por si próprias que todos os homens nasceram iguais, que receberam de seu criador alguns direitos inalienáveis. (...) que é para assegurar esses direitos que os governos foram instituídos entre os homens e seu justo poder advém somente do consentimento dos governados.

Assinale a alternativa que indica o regime de governo implantado nas colônias inglesas da América do Norte, logo após a independência.

a) monarquia parlamentarista.

b) república parlamentarista.

c) república ditatorial.

d) monarquia absolutista.

e) república federativa.

"A 23 de agosto de 1775, o rei Jorge III declarou os colonos oficialmente rebeldes e advertiu que seriam punidos como traidores. Os políticos americanos mais radicais aproveitaram a oportunidade para romper claramente com a Grã-Bretanha e selecionaram uma comissão para esboçar uma declaração de independência que cortaria formalmente os laços com a metrópole. O principal redator desse documento foi um virginiano de 33 anos chamado Thomas Jefferson. Advogado e intelectual brilhante, Jefferson encheu sua declaração com os ideais igualitários e humanitários da filosofia iluminista. Após sete dias de debates, ela foi adotada pelo Congresso com uma única alteração importante: Jefferson, embora dono de escravos, incluíra uma denúncia do tráfico escravagista. O Congresso resolveu tirá-la em deferência aos delegados do sul, onde a sociedade se baseava amplamente no trabalho escravo". (Ventos revolucionários, in História em revista, tradução e adaptação para a língua portuguesa de Pedro Paulo Poppovic Consultores, Rio de Janeiro, Abril Livros, 1992.) A partir do texto acima, identifique quem foi Thomas Jefferson e os ideais iluministas presentes na Declaração de Independência das 13 Colônias?

ATENÇÃO! AS QUESTÕES ACIMA SÃO DE IMPORTANTES UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, ENEM, ETEC E CONCURSOS PÚBLICOS.

Filosofiaehistoriafacil
Enviado por Filosofiaehistoriafacil em 26/04/2014
Reeditado em 14/11/2023
Código do texto: T4783745
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.