O Iluminismo e os pensadores /ᐠ。‿。ᐟ\
O Iluminismo foi um movimento intelectual do século XVIII que colocou a razão e a ciência no centro do debate filosófico, desafiando as formas tradicionais de autoridade, especialmente no âmbito político e religioso. Essa corrente filosófica rejeitava o dogmatismo e visava proporcionar uma visão racional do mundo, onde a humanidade poderia alcançar o progresso através do conhecimento e da liberdade intelectual.
Para os iluministas, a verdade poderia ser alcançada por meio da razão, sem a necessidade da mediação da Igreja ou das doutrinas tradicionais. As questões sobre a ordem social, a natureza humana e o Universo, que antes eram explicadas por mitos e dogmas religiosos, passaram a ser compreendidas com base no pensamento crítico e científico. O Iluminismo também estabeleceu o progresso como o destino inevitável da humanidade, acreditando que a razão seria capaz de superar a ignorância e as injustiças.
PRINCIPAIS PENSADORES DO ILUMINISMO
O movimento foi influenciado por pensadores como John Locke, Montesquieu, Voltaire e Jean-Jacques Rousseau, cujas ideias moldaram as bases do pensamento moderno e ainda influenciam a política e a filosofia contemporâneas. A burguesia intelectual da época, que buscava uma sociedade mais racional e justa, foi a grande defensora desses princípios, e suas primeiras manifestações ocorreram principalmente na Inglaterra e na Holanda. O Iluminismo também é conhecido como "Ilustração" ou "Século das Luzes", uma alusão ao papel da razão em iluminar as mentes humanas. Immanuel Kant, um dos grandes filósofos do movimento, definiu o Iluminismo como "a saída do homem de seu estado de menoridade". Para Kant, a "menoridade" era a incapacidade de usar a própria razão sem a orientação de outros, como a Igreja ou as autoridades políticas.
ORIGEM DO ILUMINISMO
O Iluminismo tem suas raízes no Renascimento, um período que também enfatizou o uso da razão, a redescoberta da ciência e a valorização do ser humano. No entanto, o Iluminismo vai além, afirmando que Deus está presente tanto na natureza quanto no homem, e que este pode encontrá-lo através da razão, dispensando a mediação religiosa. Os iluministas acreditavam que as leis naturais regulam a vida humana e as relações sociais e que os seres humanos nascem naturalmente bons e iguais. Para eles, a corrupção do ser humano é obra da sociedade, e, portanto, a transformação social deveria garantir liberdade de expressão, liberdade religiosa, igualdade perante a lei e proteção contra o abuso de poder.
ILUMINISMO NA FRANÇA
O Iluminismo teve uma influência significativa na França, onde seus ideais se opuseram às injustiças sociais, à intolerância religiosa e ao sistema de privilégios do absolutismo, que estava em decadência. As ideias iluministas foram fundamentais para a Revolução Francesa (1789-1799), com o famoso lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade", que se tornou o símbolo da luta por uma sociedade mais justa.
FORMAS DE GOVERNO E IDEIAS POLÍTICAS
Os iluministas defendiam uma série de reformas políticas para criar uma sociedade mais justa e racional. Para muitos, isso significava a adoção de uma monarquia constitucional, enquanto outros advogavam pela instalação de uma república. Montesquieu, em sua obra *O Espírito das Leis* (1751), propôs a separação dos poderes em três ramos independentes – Executivo, Legislativo e Judiciário – como forma de garantir a liberdade e evitar o abuso de poder. Voltaire, por sua vez, criticou a Igreja e defendeu a ideia de uma monarquia esclarecida, na qual o soberano governaria com base na razão e no bem-estar do povo.
O CONTRATO SOCIAL E ROUSSEAU
Jean-Jacques Rousseau, um dos mais importantes filósofos do Iluminismo, foi o precursor do socialismo e do romantismo. Em sua obra *O Contrato Social* (1762), Rousseau propôs um modelo de Estado democrático, orientado para o bem comum e baseado na vontade geral, uma ideia que influenciaria profundamente a Revolução Francesa. Rousseau também introduziu a noção do "bom selvagem", que defendia que o ser humano nasce bom e livre de vícios, sendo corrompido pelas instituições e pelas normas sociais.
A ENCICLOPÉDIA
A Enciclopédia, liderada pelos filósofos franceses Denis Diderot e Jean le Rond d'Alembert, foi uma das grandes realizações do Iluminismo. Ela teve como objetivo organizar e divulgar o conhecimento da época, abrangendo as áreas de artes, ciências, filosofia e religião. A obra pretendia ser uma ferramenta de educação e esclarecimento, rompendo com os limites impostos pela Igreja e pelas tradições.
ECONOMIA: FISIOCRACIA E LIBERALISMO
Na esfera econômica, o Iluminismo também trouxe novas ideias. A fisiocracia, defendida por pensadores como François Quesnay, via a terra como a única fonte de riqueza de uma nação. Já o liberalismo econômico, que foi impulsionado por economistas como Adam Smith, advogava pela não intervenção do Estado na economia, permitindo que o mercado se regulasse por si mesmo.
DESPOTISMO ESCLARECIDO
Alguns governantes, influenciados pelas ideias iluministas, tentaram aplicar reformas racionais e voltadas para o interesse do povo, mas sem abrir mão do poder absoluto. Esse fenômeno ficou conhecido como despotismo esclarecido, um tipo de governo em que os monarcas procuravam agir de acordo com a razão e o bem-estar dos súditos, mas sem renunciar ao controle total sobre o Estado. Exemplos de déspotas esclarecidos incluem os reis Frederico II da Prússia, Catarina II da Rússia e José II da Áustria.
MUDANÇAS
O Iluminismo foi um movimento que transformou profundamente o pensamento e as estruturas sociais e políticas do século XVIII. Ao promover a razão, a liberdade e a crítica às instituições tradicionais, ele ajudou a forjar os alicerces das sociedades modernas, influenciando não apenas a Revolução Francesa, mas também o desenvolvimento das democracias, das ciências e do pensamento filosófico nos séculos seguintes.
NAS QUESTÕES OBJETIVAS MARQUE UM X
1.Sobre o Movimento Iluminista, analise as seguintes afirmações:
I. O Iluminismo foi a corrente de pensamento dominante na Europa, principalmente na França, Inglaterra e Alemanha, no período entre as últimas décadas do século XVII e final da século XVIII.
II. Alicerçado na filosofa e na ciência, herança do Renascimento e tendo como base social as classes burguesas, os iluministas criticavam as instituições e princípios do regime feudal, do absolutismo e da intolerância
religiosa.
III. Fez a defesa da teocracia católica, frente aos abusos cometidos pela monarquia absoluta e negou as ideias de progresso e de natureza.
IV. Criticou a independência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e fez a defesa do pensamento absolutista, justificando o poder dos reis pelo direito divino.
V. Defendeu o desenvolvimento do mercantilismo e do metalismo como políticas econômicas a serem adotadas pelas Monarquias Constitucionais.
Considerando o exposto, assinale a alternativa correta.
A) As alternativas IV e I estão corretas.
B) As alternativas III e V estão corretas.
C) As alternativas III e IV estão corretas.
D) As afirmativas II e V estão corretas.
E) As afirmativas I e II estão corretas.
2.Sobre o Iluminismo, é correto afirmar que:
A) o movimento iluminista tinha como sua principal proposta a ideia de progresso, a crença inabalável na infinita capacidade humana de desvendar e dominar o mundo à sua volta.
B) John Locke, um dos principais articuladores de novas ideias políticas, inspirado em Nicolau Maquiavel, defendia que a correta organização do Estado passava necessariamente pela defesa inquestionável do Direito
divino dos Reis e pela existência de uma ordem constitucional.
C) Jean Jacques Rousseau tinha, como tema central de suas reflexões filosóficas (Do Contrato Social), a preocupação em legitimar a forma de governo republicano na América.
D) os iluministas desenvolveram também reflexões sobre a economia. Entre os principais articulistas do que ficou conhecido como liberalismo econômico, podem-se citar: Adam Smith e Emmanuel Kant.
E) a grande lacuna do movimento iluminista foi não ter influenciado a sensibilidade estética, transformando, substancialmente, o campo das artes e da arquitetura.
3.''Desde a Renascença e, sobretudo, desde o Iluminismo, a razão dominava nossa visão de mundo: a despeito de tropeços, escorregões e sobressaltos, ela se impusera destacando-se do pensamento. Com ela crescia a convicção de que a sociedade avançaria naturalmente rumo a uma maior ordem e organização, e a herança da Revolução Francesa carregou seus traços durante dois séculos.'' (MINC, Alain. A nova Idade Média. São Paulo: Ática, 1994.)A autonomia da razão é um princípio do Iluminismo, porém não é o único. Também são ideias defendidas pelos filósofos iluministas:
A) Governo democrático eleito pelo povo e liberdade de expressão com a supressão da escravidão, da propriedade e da desigualdade, assegurando uma sociedade regida por indivíduos superiores e mais esclarecidos.
B) Defesa de direitos naturais ao homem, como à vida, à felicidade, e defesa do progresso intelectual e científico pela observação e experimentação.
C) Mudanças na hierarquia religiosa da Igreja, com a ordenação de clérigos formados nas universidades laicas e conhecedores da filosofia grega e renascentista.
D) Destruição do poder da nobreza, com centralização do poder e a formação de um corpo de funcionários submetido à lógica da racionalidade, da eficiência e da lealdade ao dirigente do Estado.
E) Liberdade de comércio entre os Estados, abertura de novas rotas para os mercados do Oriente e regulamentação da produção agrícola das áreas coloniais.
4.Representava o pensamento das camadas populares, ao afirmar que a fonte do poder era o próprio povo. Em seu livro Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens, afirma que "o primeiro que concebeu a ideia de cercar uma parcela de terra e dizer 'isto é meu', e que encontrou gente suficientemente ingênua que lhe desse crédito, esse foi o autêntico fundador da sociedade civil. De quantos delitos, guerras, assassínios, desgraças e horrores teria livrado o gênero humano aquele que, arrancando as estacas e enchendo os sulcos divisórios, gritasse: 'cuidado, não deis crédito a esse trapaceiro, perecereis se esquecerdes que a terra pertence a todos'." A que filósofo iluminista refere-se o texto?
(a)Voltaire.
(b)Montesquieu.
(c)Rousseau.
(d)Diderot.
(e) D'Alembert.
5.Em O espírito das leis afirma-se: "É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha poder tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder".Essa afirmação reflete:
(a) o espírito clássico renascentista.
(b) os princípios da teoria do direito divino.
(c) o liberalismo político iluminista.
(d) a filosofia política de Richelieu.
(e) o pensamento de Luís XIV.
6.O iluminismo influenciou a:
(a)Revolução Inglesa.
(b)Revolução Francesa.
(c)Independência do Brasil.
(d)Revolução Russa.
(e)NDA.
7.O Despotismo Esclarecido, regime de governo adotado em alguns países da Europa no século XVIII, caracterizava-se por:
(a) equilibrar o poder da burguesia financeira com a nobreza feudal.
(b) impor o poder parlamentar sobre o poder monárquico.
(c) tentar conciliar os princípios do absolutismo com as ideias iluministas.
(d) difundir monarquias constitucionais em todos os reinos europeus, segundo os princípios liberais.
(e) atribuir ao povo a participação no poder político
8.(a)o iluminismo é representado pela fisiocracia, que considera a terra única fonte de riqueza de uma nação.
(b) É dele (Rousseau) a noção do bom selvagem, que representa o homem nascido bom e sem vícios, mas depois pervertido pelo meio social.
(c) O iluminismo afirma que as leis naturais regulam as relações sociais e considera os homens naturalmente bons e iguais entre si – quem os corrompe é a sociedade.
(d) Representa a visão de mundo da burguesia intelectual da época e tem suas primeiras manifestações na Inglaterra, na Holanda e no Brasil.
(e)TSV.
9.Sobre o iluminismo, é correto afirmar que:
a) defendia a doutrina de que a soberania do Estado absolutista garantiria os direitos individuais e eliminaria os resquícios feudais ainda existentes.
b) propunha a criação de monopólios estatais e a manutenção da balança de comércio favorável, para assegurar o direito de propriedade.
c) criticava o mercantilismo, a limitação ao direito à propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos.
d) acreditava na prática do entesouramento como meio adequado para eliminar as desigualdades sociais e garantir as liberdades individuais.
e) consistia na defesa da igualdade de direitos e liberdades individuais, proporcionada pela influência da Igreja Católica sobre a sociedade, através da educação.
10.O Despotismo Esclarecido, regime de governo adotado em alguns países da Europa no século XVIII, caracterizava-se por:
a) equilibrar o poder da burguesia financeira com a nobreza feudal.
b) impor o poder parlamentar sobre o poder monárquico.
c) tentar conciliar os princípios do absolutismo com as ideias iluministas.
d) difundir monarquias constitucionais em todos os reinos europeus, segundo os princípios liberais.
e) atribuir ao povo a participação no poder político.
11."A fim de que seja possível abusar de seus poderes, o Estado deve ser organizado de tal modo que cada um possa refrear a força do outro." Esta frase de Montesquieu manifesta:
(a) a submissão dos demais poderes do executivo.
(b) a superioridade do Legislativo sobre o Executivo.
(c) que o poder absoluto do governante não pode sofrer limitações.
(d)que a tripartição de poderes leva ao equilíbrio e à harmonia do Estado.
(e) a importância da organização militar para que seu país possa dominar o outro.
12.O Iluminismo foi uma filosofia nascida na Inglaterra e atingiu seu maior esplendor na França, no século XVIII, tendo por representantes Voltaire, Montesquieu, Rousseau, etc. Uma das suas CARACTERÍSTICAS foi a seguinte:
(A) Defender os ensinamentos das Igrejas Católica e Protestante.
(B) Ensinar que o homem não é livre, mas marcado pelo determinismo geográfico.
(C) Combater o absolutismo real e pregar o liberalismo político.
(D) Pregar a censura para os espetáculos de circo e de teatro.
(E) Recomendar a pena de morte como maneira de coibir a criminalidade.
13.No século XVIII, o desenvolvimento do pensamento iluminista criou, na Europa, um ambiente geral de crítica ao Antigo Regime. Em oposição aos princípios de autoridade da Igreja, da nobreza e da realeza, os iluministas afirmaram os ideais:
A) do poder absoluto e da autoridade real, únicas instituições capazes de organizar os homens a partir de um pacto social
B) da autoridade, da crença e da submissão aos princípios transcendentais que efetivamente regem os homens
C) de liberdade, de igualdade, de crença na primazia da razão, sendo o homem e suas virtudes responsáveis pelo progresso
D) de liberdade responsável, de crença na supremacia da razão iluminada pela Igreja, única instituição capaz de garantir a autoridade e o progresso
E) da razão, da cultura greco-latina, do antropocentrismo, do humanismo e da crença inabalável em uma sociedade teocrática
14. As expressões artísticas renascentistas, fundadas no estudo do homem, da natureza e do espírito crítico desdobra-se no desenvolvimento científico, notadamente na área da física, astronomia, matemática e biologia. Contrariando as antigas concepções geocêntricas defendidas pela Igreja, ganhou aceitação definitiva, na época, a teoria heliocêntrica. Na divulgação da nova concepção, destacaram
A) Nicolau Copérnico, Montaine e Thomas Morus.
B) Albrecht Dürer, Rabelais e Giordane Bruno.
C) Giordane Bruno, Galileu Galilei e Leonardo Da Vinci.
D) Nicolau Copérnico, Giordano Bruno e Galileu Galilei.
E) Galileu Galilei, Rafael Sânzio e Thomas Morus.
15. ENUMERE ABAIXO
1. Voltaire
2. Montesquieu
3. John Locke
4. Diderot
5. Rousseau
6. Fisiocracia
() Críticas ao clero.
() O Espírito das Leis
() O Contrato Social.
() Filósofo iluminista.
() Terra.
() Enciclopédia.
16. Sua principal obra, de 1748, inspirou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, elaborada durante a Revolução Francesa. Essencialmente racionalista, é caracterizada pela busca de um equilíbrio entre a autoridade do poder e a liberdade do cidadão. Um dos elementos centrais da obra é a Teoria da Tripartição dos Poderes do Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário). Trata-se da obra:
(A) O Método, de Francis Bacon.
(B) O Príncipe, de Nicolau Maquiavel.
(C) A Riqueza, das Nações de Adam Smith.
(D) O Espírito das Leis, de Charles de Montesquieu.
(E) A Filosofia na Alcova, de Voltaire.
17. (Adaptada) Considerando que o Iluminismo foi uma corrente de pensamento que representou a hegemonia intelectual da visão de mundo da burguesia européia, associe os seus pensadores com suas respectivas ideias.
(1) René Descartes
(2) Jean-Jacques Rousseau
(3) Voltaire
(4) Montesquieu
( ) Na obra Cartas Inglesas criticou a Igreja Católica e a servidão.
( ) Escreveu O Espírito das Leis, obra que apresentou a sistematização da divisão do poder em três partes (legislativo, executivo e judiciário).
( ) Na obra O Discurso do Método, concluiu: “Penso, logo existo”.
( ) Escreveu Contrato Social e Emílio. Criticava o Absolutismo e defendia a educação para a sociedade
Portanto, a numeração correta, de cima para baixo é:
(A) 1 - 2 - 3 – 4
(B) 2 - 1 - 4 – 3
(C) 3 - 4 – 1 - 2
(D) 3 - 2 - 1 - 4
(E) 4 - 3 - 1 - 2
18. Iluminismo. Linha filosófica caracterizada pelo empenho em estender a razão como crítica e guia a todos os campos da experiência humana. Nesse sentido, Kant escreveu: O Iluminismo é a saída dos homens de estado de menoridade devido a eles mesmos. Minoridade é a incapacidade de utilizar o próprio intelecto sem a orientação de outro. Essa minoridade será devida a eles mesmos se não for causada por deficiência intelectual, mas por falta de decisão e coragem para utilizar o intelecto como guia. (Abbagnano, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo, Martins Fontes, 2007, pp. 660-663. Adaptado)
Sobre a filosofia iluminista, é possível afirmar que
(A) o iluminismo está em contradição com o desenvolvimento crítico do indivíduo.
(B) seus fundamentos pressupõem uma ampla confrontação crítica da realidade.
(C) a condição de maioridade intelectual equivale ao estado de heteronomia.
(D) o intelecto humano é racional quando absorve ideias e valores irrefletidamente.
(E) maioridade equivale à absorção da ideologia no sentido marxista deste termo.
19. O SISTEMA AGRÍCOLA
Esses pensadores afirmavam que toda a riqueza provinha da agricultura. Somente aí, como dádiva da natureza, o esforço produtivo podia oferecer um excedente sobre o custo. O comércio e a indústria não propiciavam esses lucros. (...) A agricultura era, pois, a indústria básica, ou melhor, a única indústria de base.
(Fonte: A Era da Incerteza, John K. Galbraith, Pioneira, 8a edição, 1991)
Com base na leitura do texto, assinale a alternativa que identifica os defensores da tese apresentada:
a) Socialistas.
b) Fisiocratas.
c) Mercantilistas.
d) Burgueses.
e) Democratas.
20. O movimento filosófico denominado Iluminismo surgiu na Europa do século XVIII, baseando-se na crença absoluta da razão como forma
única de o homem alcançar a tão sonhada autonomia intelectual, o progresso material, o desenvolvimento das virtudes morais, bem como o aprofundamento do conhecimento científico. Ademais, os pensadores
iluministas compartilhavam a ideia de que a razão humana alçaria o homem à sublime condição de dominador absoluto da natureza.
A partir das informações contidas no texto, é possível considerar que:
(A) Os pensadores iluministas acreditavam no conhecimento religioso como forma de libertar o homem do pensamento mágico-mítico,
ascendendo, assim, ao conhecimento científico.
(B) Os pensadores iluministas depositavam total confiança na capacidade da razão como forma de contraposição ao conhecimento advindo das
concepções teocêntricas e do obscurantismo característico do senso comum.
(C) A confiança depositada pelos iluministas no papel absoluto dos desejos e das vontades humanas surgia como um contraponto à ditadura imposta
pela razão humana.
(D) Como figura proeminente do Iluminismo, o pensador francês Immanuel Kant destacou-se como combatente do pensamento filosófico científico.
(E) Os Iluministas desacreditavam por completo no poder da razão para conduzir o homem à liberdade e à felicidade.
21. (Adaptada) A Inconfidência Mineira e a Revolução Francesa, ocorridas em 1789, foram inspiradas, no plano das ideias, pela(o):
a) Iluminismo.
b) Mercantilismo.
c) Escolástica Medieval.
d) Positivismo.
e) Socialismo Utópico.
22. Todos os homens são iguais perante a lei; o que os distingue é
que uns têm muito e muitos têm pouco. Somente um novo governo
pode, concedendo igualdade e liberdade e promovendo a fraternidade, impor uma nova ordem social. No século XVIII essas afirmações identificam-se com a proposta dos
a) senhores feudais.
b) iluministas.
c) escravistas.
d) anarquistas.
e) reacionários.
23. "A autoridade do príncipe é limitada pelas leis da Natureza e do Estado. O príncipe não pode, portanto, dispor de seu poder e de seus súditos sem o consentimento da Nação e independentemente da escolha estabelecida no contrato de governo." Diderot, artigo "Autoridade política", Enciclopédia.
Tendo por base esse texto da Enciclopédia, é correto afirmar que o autor
a) pressupunha, como os demais iluministas, que os direitos de cidadania eram iguais para todos os grupos sociais.
b) propunha princípios políticos que estabeleciam leis destinadas a legitimar o poder republicano, de acordo com a vontade geral.
c) apoiava uma política de Estado submetida ao princípio da escolha do dirigente da Nação por meio do voto universal.
d) acreditava na revolução armada como único meio de se afastarem monarcas com tendências políticas absolutistas.
e) defendia, com os demais iluministas, os princípios do liberalismo político, que se contrapunham aos regimes absolutistas.
24. Os textos abaixo referem-se a pensadores cujas obras e ideias exerceram forte influência em importantes eventos ocorridos nos séculos XVII e XVIII. Leia-os e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta de qual movimento intelectual esses pensadores fizeram parte.
I. O filósofo desenvolveu em seus Dois Tratados sobre Governo a ideia de um Estado de base contratual.
Esse contrato imaginário entre o Estado e os seus cidadãos teria por objeto garantir os direitos naturais do homem, ou seja, liberdade, felicidade e prosperidade. Quando o Estado não cumpre seus
objetivos e não assegura aos cidadãos a possibilidade de defender seus direitos naturais, os cidadãos podem e devem pegar em armas contra
seu soberano para assegurar um contrato justo.
II. O filósofo propôs um sistema equilibrado de governo em que haveria a divisão de poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário). Em sua obra, O Espírito das Leis, alegava que tudo estaria perdido se o mesmo
homem ou a mesma corporação exercesse esses três poderes: o de fazer leis, o de executar e o de julgar os crimes ou as desavenças dos particulares. Afirmava que só impede o abuso do poder quando pela disposição das coisas só o poder detém o poder.
III. O economista propôs um sistema econômico cujos princípios são o respeito às leis naturais da economia, liberdade de contrato de trabalho e
liberdade de comércio e produção. Em sua obra, A Riqueza das Nações, tem-se a constituição do que se chamaria da cartilha do capitalismo liberal.
(A) Renascimento.
(B) Socialismo.
(C) Iluminismo.
(D) Reforma Religiosa.
(E) Absolutismo.
25. A obra dos filósofos iluministas, em seu conjunto, apresentava algumas características comuns, tornando-se porta-voz de mudanças econômicas, políticas e sociais. Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das proposições abaixo, sobre esse movimento, conhecido como
Iluminismo.
( ) Era contrário à tradição e ao fanatismo, defendendo que a razão era a única forma para livrar a sociedade da ignorância e da servidão.
( ) Defendia a liberdade de expressão, a igualdade jurídica entre os homens e a busca da felicidade como princípio organizador da sociedade.
( ) Apregoava a teocracia pontifícia, que justificava a dominação do homem pelo homem e era representada pela manutenção de práticas escravistas nos domínios coloniais.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) V – V – V
b) V – V – F
c) F – V – V
d) F – F – F
e) V – F – V
26. O iluminismo do século XVIII foi responsável por novas idéias e uma diferente representação do mundo e da sociedade. Considere os desdobramentos dessa afirmativa e numere a coluna da direita, relacionando-a com a da esquerda.
1. Obra de relevante importância dentre as produzidas pelos filósofos das luzes.
2. Empreendimento literário-científico que pretendeu sistematizar todo o conhecimento da época.
3. Lema central das ideias de oposição ao Antigo Regime presente na Revolução
Francesa.
4. Principal ideia das teorias iluministas acerca do desenvolvimento da história humana.
5. Defensor do Parlamentarismo.
( ) John Locke.
( ) O Contrato Social, de J.J. Rosseau.
( ) A Enciclopédia, coordenada por Diderot e D‟ Alembert.
( ) Progresso.
( ) Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna de baixo, de cima para baixo.
A) 1, 3, 2, 4, 5.
B) 3, 2, 4, 5, 1.
C) 5, 1, 2, 4, 3.
D) 2, 3, 5, 1, 4.
E) 4, 5, 2, 1, 3.
ATENÇÃO! AS QUESTÕES ACIMA SÃO DE IMPORTANTES UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, ENEM, ETEC E CONCURSOS PÚBLICOS.