Como Nasceu o Poder Absolutista na Inglaterra.
Absolutismo na Inglaterra.
O poder absoluto na Inglaterra iniciou politicamente com rei Henrique VII de 1485-1509, quando foi fundada a dinastia Tudor.
A burguesia inglesa envolvida em atividades comerciais a produção do desenvolvimento das manufaturas foi a primeira defensora do poder absolutista, motivo pelo qual deu todo apoio a rei Henrique VII.
Primeiro passo, a pacificação interna do país, o que possibilitou ao rei ter mais poder, na institucionalização da monarquia.
Segundo procedimento político, a diminuição do poder do parlamento inglês, com a morte de Henrique VII e a ascensão ao poder da rainha Elisabete I, o poder absolutista ficou mais fortalecido.
Nesse momento histórico, apesar do poder estar nas mãos da nobreza, a rainha passou a colaborar ativamente com o desenvolvimento capitalista.
Um dos passos dado pela a rainha Elisabete I, iniciou a expansão colonial inglesa, o que interessou a burguesia nascente, desenvolvendo a colonização da América do Norte.
Posteriormente, dando apoio aos atos de pirataria contra navios de outras regiões, sobretudo, contra os espanhóis, possibilitando dessa forma a concentração do comercio em mãos da burguesia nascente.
Favorecendo na Revolução Comercial, concentrando poder econômico para mais tarde financiar a Revolução Industrial.
Com o falecimento da rainha Elisabete, chegou ao fim à dinastia dos Tudor, isso porque a mesma ao morrer não deixou herdeiros para o trono.
Sendo desse modo, a família real teve que recorrer a outro parente para ocupar o trono e desenvolver a política absolutista favorável a burguesia.
O seu primo o escolhido para ser o novo rei Jaime, que se tornou ao mesmo tempo rei da Escócia e da Inglaterra, recebendo naturalmente o título de Jaime I.
Instaurou se na Inglaterra a segunda dinastia, denominada do poder real dos Stuart, desenvolvendo uma política de conflito entre a nobreza e a burguesia.
A dinastia dos Stuart era muito conservadora, procurou colocar do ponto de vista jurídico o absolutismo na Inglaterra, para tal fato seria necessário retirar do cenário político a força do poder parlamentar.
Os conflitos foram permanentes, em diversos momentos históricos, sem que a Inglaterra tivesse paz, só voltou sua estabilidade política com o controle do poder pela burguesia.
Fato que aconteceu por meio da Revolução Gloriosa, quando se efetivou bem mais tarde, a transferência do poder para o parlamento de ideologia burguesa, iniciando-se a política econômica liberal, hoje determinante no mundo todo.
Autor: Edjar Dias de Vasconcelos.