O Renascimento
Segundo o historiador Antônio Carlos do Amaral Azevedo, o termo renascimento foi criado e instituído por Giorgio Vasari (1511-1574), escultor italiano, tradicionalmente empregado para designar, a partir do século 15, um ressurgimento da literatura e das artes por força da redescoberta de obras e autores da Antiguidade. Ficava, com o termo, caracterizada uma volta ao passado, especialmente, à cultura greco-latina, fonte por excelência do pensamento e da arte. Tal concepção e impulso eram devidos à produção e ao entusiasmo de personalidades conhecidas como humanistas. Historiadores modernos ampliaram tais concepções, atribuindo ao termo uma verdadeira ruptura com a religiosidade medieval considerada retrógrada. Não se pode esquecer que o ideal renascentista pode ser entendido com a crença ilimitada na capacidade humana de realização. A invenção da imprensa, em 1448, contribuiu para isso.
REDESCOBERTA DO HOMEM
Dessa forma, o Renascimento implicaria numa redescoberta do homem, fazendo com que o teocentrismo, que é a crença ou doutrina que vê em Deus o centro do universo, da Idade Média cedesse lugar ao antropocentrismo, isto é, que considera o homem como o centro do Universo. Reabilitava-se o paganismo em função de uma ''revelação do homem e do mundo''. Atualmente, essas concepções estão sensivelmente abaladas e a maioria dos historiadores acentua que o chamado Renascimento não é senão a passagem, lenta e gradual, da Idade Média para a época moderna.
RACIONALISMO
É bom lembrar que o racionalismo, que é a convicção que tudo pode ser explicado à luz da razão, a observação científica e o desenvolvimento das ciências vão permitir inúmeros avanços nos mais diversos ramos do conhecimento, em especial, o científico. Tem-se também a figura dos mecenas (enriquecidos com o comércio), que vão patrocinar as artes, as letras, as ciências e proteger os artistas. Caso de famílias como os Médicis, em Florença (Itália). Para essas famílias, proteger os artistas era sinal de prestígio, por isso, eles os convidam para pintar, esculpir e construir para eles.
O HUMANISMO
Humanismo foi um movimento intelectual difundido na Europa durante a Renascença e inspirado na civilização greco-romana, que valorizava um saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem e uma cultura capaz de desenvolver as potencialidades da condição humana. Os humanistas acreditam no homem e em Deus, mas se opõem ao paganismo. A Itália foi o berço do humanismo manifestado em Petrarca (1304-1374), o mais conhecido dos humanistas. O humanismo atingiu toda a Europa. No século 16, ele chegou ao seu fim.
PRINCIPAIS NOMES DO RENASCIMENTO
Na ciência, temos cientistas importantes como Galileu Galilei, Nicolau Copérnico, Johannes Kepler e Paracelso, na literatura, Luís de Camões, em Portugal, na Espanha, Miguel de Cervantes, na França, François Rabelais, na Inglaterra, Willian Shakespeare, nas artes plásticas, na Itália, Giotto, Sandro Botticelli, Michelangelo entre outros, contudo, o italiano Leonardo da Vinci (1452-1519) foi um dos mais brilhantes cientistas de seu tempo, aliás, era um estudioso completo, foi cientista, inventor, pintor (autor de Monalisa e Última Ceia) e escultor. Por último, vale lembrar que Florença (Itália) foi, de fato, o maior centro irradiador da cultura Renascentista. (RS - texto adaptado)
NÃO ESQUEÇA!
O Renascimento foi um movimento intelectual que, no século 15, difundiu a recuperação dos valores e modelos da Antiguidade greco-romana, contrapondo-os à tradição medieval ou adaptando-os a ela, e que renovou não apenas as artes plásticas, a arquitetura e as letras, mas também a organização política e econômica da sociedade. Ele teve início em Florença (1420), que foi o maior centro cultural do Renascimento, e
e estendeu-se até 1520 para outras áreas da Itália. O Renascimento marca a transição da Idade Média para a Idade Moderna. Ele se divide em três fases: trecento, quatrocento, cinquecento. Entre suas características temos o racionalismo, o antropocentrismo, o hedonismo e o individualismo.
NAS QUESTÕES OBJETIVAS MARQUE UM X
1.O Renascimento representa um fenômeno artístico e cultural que marcou a fase inicial do período convencionalmente chamado História Moderna, visto que, compreendeu basicamente os séculos XV e XVI. Partindo da Itália irradiou-se por vários países e contaminou todo o ambiente cultural do ocidente europeu. Sua origem italiana encontra-se associada
a) à imigração em massa de intelectuais e eruditos bizantinos, que fugindo da dominação turco-otomana, instalaram-se na península Itálica trazendo consigo a tradição de valorização do passado oriental, resgatando culturas milenares como a da Pérsia e do Egito, além da disseminação da enorme produção filosófico-científica árabe.
b) ao desenvolvimento econômico de cidades como Florença, Gênova, Veneza e Milão, que então controlavam o comércio no Mar Mediterrâneo, propiciando o enriquecimento e a ascensão da classe burguesa nelas dominante, entusiasta e financiadora do florescimento artístico e intelectual característico daquele período histórico.
c) ao surgimento precoce do movimento da Reforma naquele país, que ao questionar o poder e a autoridade da Igreja Romana, possibilitou a ruptura definitiva com a retrograda religiosidade medieval, implicando em uma redescoberta do homem e fazendo com que o teocentrismo então dominante cedesse lugar ao antropocentrismo.
d) ao desenvolvimento do pensamento liberal clássico que permitiu uma autonomização do pensamento político, encontrando na obra de Maquiavel o seu ponto mais elevado, com a defesa intransigente da limitação da atuação do Estado através do processo de fragmentação do poder e da sua regulamentação constitucional.
2.A civilização grega destacou-se pelo seu desenvolvimento cultural, político e econômico. A Grécia Antiga foi o berço da democracia, das olimpíadas e da filosofia. Diante das afirmações, assinale a resposta correta.
a) Os cidadãos gregos valorizavam apenas as atividades intelectuais.
b) A mão de obra escrava foi a base da economia da Grécia antiga.
c) A democracia ateniense privilegiava apenas os cidadãos, com direitos a participar da Assembleia e fazer a magistratura. Os estrangeiros não tinham os mesmos direitos e eram obrigados a pagarem impostos e prestar serviços militares.
d) As alternativas A, B e C estão corretas.
3.Com relação ao Renascimento, assinale a alternativa correta:
a) A principal característica do Renascimento foi o teocentrismo;
b) No campo da ciência, a Medicina foi a área que mais se desenvolveu, em especial pela contribuição dos textos de Hipócrates e Galeno, que contribuíram para o desenvolvimento de métodos de dissecção de cadáveres, mesmo sendo proibido pela Igreja da época;
c) O Renascimento foi um rompimento com a cultura medieval, em que a preocupação maior foi com o desenvolvimento de temas essencialmente pagãos;
d) Foi uma época marcada pela difusão do evolucionismo desenvolvido pela teoria de Adam Smith na obra A Riqueza das Nações;
e) Foi um movimento urbano, exclusivamente da classe intelectual italiana.
4.O movimento artístico e cultural que floresceu na Itália a partir do século XIV é conhecido como Renascimento ou Renascença. Pode ser caracterizado como uma tendência cultural laica que se estendeu até o século XVI. Inspirado na cultura greco-romana, rejeitava os valores feudais a ponto de considerar o período medieval a Idade das Trevas. Assinale a alternativa que NÃO tem característica(s) do Renascimento:
(A) No período renascentista, valorizava-se o ser humano como ser racional, isto é, dotado de um dom quase divino, a razão, e por isso mesmo capaz de interpretar e conhecer a natureza.
(B) No Renascimento a aproximação dos seres humanos com Deus se fazia por meio da criatividade e da genialidade, atributos que lhe davam a imagem e a semelhança do Criador, possibilitando-lhes emergir das trevas da sujeição escolástica para exercer sua verdadeira humanidade.
(C) O naturalismo, o hedonismo e o neoplatonismo são características do Renascimento. O naturalismo prega a volta à natureza; a filosofia hedonista defende o prazer individual como único bem possível; e o neoplatonismo, por sua vez, defende uma elevação espiritual, uma aproximação com Deus por meio da interiorização, da busca espiritual, em detrimento de qualquer desejo material.
(D) É característica do Renascimento a oposição ao humanismo, no sentido da valorização do ser humano, criação privilegiada de Deus. O Renascimento coadunava também, ao teocentrismo medieval, que tinha Deus como centro de todas as coisas e enxergava o ser humano como ser inferior, corrompido pelo pecado
5.Leia atentamente o texto a seguir:
O conceito de “Renascimento” significa um processo social total, estendendo-se da esfera social e econômica onde a estrutura básica da sociedade foi afectada até ao domínio da cultura, envolvendo a vida de todos os dias e as maneiras de pensar, as práticas morais e os ideais éticos quotidianos, as formas de consciência religiosa, a arte e a ciência. (HELLER, Agnes. O Homem do Renascimento. Lisboa: Editorial Presença, 1982, p. 9) Assinale a alternativa que apresenta dados INCORRETOS a respeito do conceito “Renascimento”, tal como apresentado acima.
a) Trata-se de um período em que foram resgatados valores e modelos selecionados da experiência histórica da Antiguidade Greco-romana, com o objetivo de estabelecer
uma continuidade entre está e o Renascimento.
b) O termo “Renascimento” não deve se confundir com “Humanismo”, que constitui apenas um dos aspectos do Renascimento.
c) Em termos artísticos, o Renascimento valorizou os modelos de perfeição gregos e buscou a harmonia expressa em obras de pintura, escultura e arquitetura. Entre os principais artistas do período, podemos citar Michelangelo, Leonardo da Vinci e Brunelleschi.
d) Uma das características mais marcantes do Renascimento foi a submissão à fé católica como referência determinante para a conduta humana.
e) O individualismo e a concepção humanista do Renascimento colocaram em questão o pensamento escolástico medieval, trazendo novos elementos para o debate entre fé e razão.
6.O humanismo renascentista está profundamente ligado à promoção do homem, uma perspectiva que ficou conhecida como antropocentrismo. Com relação ao antropocentrismo é correto afirmar que ele propiciou
A) a erradicação dos principais problemas da sociedade medieval, como a fome, as pestes e as guerras.
B) a redução da importância da religião na vida das sociedades europeias.
C) o fortalecimento das correntes filosóficas hedonistas que promovessem o bem-estar.
D) o entendimento de que o homem, como criatura da divindade, deveria ser o centro do pensamento filosófico.
E) a recuperação da razão e do raciocínio como valores filosóficos, os quais haviam sido perdidos ao longo da Idade
Média.
7.O Renascimento foi uma transformação cultural desencadeada na Europa de 1300 a 1600. Suas origens remontam às lentas alterações que se desenvolveram na cultura medieval desde o século XI. Qual alternativa NÃO apresenta corretamente uma característica do Renascimento?
(A) Apego aos ideais medievais.
(B) Influência da cultura clássica Greco-romana.
(C) O humanismo.
(D) O antropocentrismo.
(E) O mecenato.
8.Sobre o renascimento é correto afirmar:
(a) O Renascimento foi um movimento intelectual que, no século 15, difundiu a recuperação dos valores e modelos da Antiguidade romana.
(b) Ele teve início em 1420 em Florença.
(c) O Renascimento ficou restrito somente a Itália.
(d) O Renascimento se divide em duas fases distintas –Trecento e Quatrocento – apenas.
(e) O Renascimento foi um movimento intelectual que, no século 15, difundiu a recuperação dos valores e modelos da Antiguidade greco-romana, contrapondo-os à tradição medieval ou adaptando-os a ela, e que renovou não apenas as artes plásticas, a arquitetura, mas também a organização política e econômica da sociedade.
9.Sobre o antropocentrismo
(a) Considera-se o homem como o centro ou a medida do Universo, sendo-lhe por isso destinadas todas as coisas.
(b) Ele teve início em 1420 em Florença.
(c) Apego aos ideais medievais.
(d) O entendimento de que o homem, como criatura da divindade, deveria ser o centro do pensamento filosófico e espiritual.
(e) São corretas as alternativas B, C e D.
10.O Renascimento se divide em:
(a) Ele se divide apenas em duas fases distintas –Trecento, Quatrocento e Cinquecento.
(b) Ele se divide apenas em quatro fases distintas –Trecento, Quatrocento, Cinquencento e Sextencento – apenas.
(c) Ele se divide apenas em três fases distintas –Trecento, Quatrocento e Cinquencento – apenas.
(d) Ele teve apenas uma fase: Trecento.
(e)TSF.
11.Pietá é uma obra de arte. Ela corresponde ao:
(A) clássico romano.
(B) medieval.
(C) renascentista.
(D) barroco.
(E) romântico.
12.“Humanismo é uma palavra inventada no século XIX para descrever o programa de estudos, e seu condicionamento de pensamento e expressão, que era conhecido desde o final do século XV”. (John Hale. Dicionário do renascimento italiano. RJ: Zahar, 1988, p. 187).
De acordo com o trecho acima, e através de seus estudos históricos, é correto afirmar que o programa humanista:
a) era encabeçado por reis e papas (os mecenas), os quais auxiliavam, humanitariamente, os artistas do século XIX a compreender as formas artísticas do renascimento.
b) atrelava-se ao modo de pensar renascentista, no qual o homem e a natureza passavam a ser valorizados na construção do conhecimento mundano.
c) era marcado por uma valorização de temas naturalistas, opondo-se aos temas religiosos, e sua ligação e proximidade com a Igreja católica e a protestante do século XIX.
d) constituía-se por uma aproximação com o mundo grego e romano, valorizando o equilíbrio das formas e proporções, num exemplo de arte barroca (humanista) do século XV.
13.Maior centro cultural da Renascença
(a) Veneza.
(b) Toscana.
(c) Milão.
(d) Florença.
(e) Siena.
14.No período do Renascimento várias ideias surgiram, dentre elas:
a) Hedonismo: é a valorização do homem como ser racional. Para os renascentistas o homem era visto como a mais bela e perfeita obra da natureza.
b) Racionalismo: implica a convicção de que tudo pode ser explicado pela razão do homem, pela ciência, e na recusa em acreditar em algo que não tenha sido provado.
c) Experimentalismo: não consistia no isolamento do homem, mas refletia a possibilidade que cada um tinha de fazer opções, de manifestar-se sob diversos assuntos e de ser responsável pela condução da própria vida.
d) Racionalismo: é a valorização dos prazeres sensoriais. Esta visão se opunha à ideia medieval de associar o pecado aos bens e prazeres materiais.
e) Mecenato: os artistas renascentistas procuraram imitar a estética dos antigos gregos e romanos.
15.Marcílio Ficino, intelectual florentino, celebrava o século XV como a idade de ouro do saber, pois fizera ressurgir as artes liberais, a gramática, a poesia, a oratória, a pintura, a escultura, a música e o antigo som da lira órfica; levara a astronomia à perfeição e descobrira os instrumentos para imprimir livros. Essa conjuntura relaciona-se ao movimento histórico denominado:
(A) Iluminismo
(B) Liberalismo
(C) Cientificismo
(D) Renascimento
16. Com relação ao Renascimento europeu é correto afirmar que
a-os dogmas medievais eram valorizados.
b-Deus foi considerado a medida de todas as coisas.
c-o Tribunal do Santo Ofício deu apoio integral ao humanismo.
d-os valores da antiguidade clássica greco-romana foram recuperados.
17. “Renascimento” ou “Renascença” são termos utilizados para identificar as mudanças ocorridas na Europa, entre o século XIII e XVII. Assinale a alternativa INCORRETA, em relação ao período citado.
a) Os intelectuais humanistas que se destacaram por suas novas idéias surgiram do interior do clero.
b) Assinalam a redescoberta da cultura clássica em detrimento da cultura medieval.
c) As principais mudanças são expressas nas artes, na filosofia e na ciência.
d) Identifica a transição, na economia, do fim do feudalismo e início do capitalismo.
e) O centro do mundo, que até então era Deus, passou a ser o homem.
18. Dentro das fases do Renascimento italiano, o Quatrocento e o Cinquecento são os períodos em que os artistas melhor representaram as características do antropocentrismo. De que forma as características antropocêntricas são percebidas nesse período?
a) Através da exaltação de temas ligados à religião;
b) Pelo maior interesse dispensado pelos artistas na representação da figura humana;
c) Por evitarem qualquer abordagem a temas ligados a cultura clássica greco romana;
d) Por defenderem a continuidade do uso exclusivo do latim como língua de expressão da intelectualidade;
e) Todas estão corretas.
19. Marcílio Ficino, intelectual florentino, celebrava o século XV como a idade de ouro do saber, pois fizera ressurgir as artes liberais, a gramática, a poesia, a oratória, a pintura, a escultura, a música e o
antigo som da lira órfica; levara a astronomia à perfeição e descobrira os instrumentos para imprimir livros. Essa conjuntura relaciona-se ao movimento histórico denominado:
(A) Iluminismo
(B) Liberalismo
(C) Cientificismo
(D) Renascimento
20. Entre os séculos XIV e XVI, ricas cidades dedicavam-se ao comércio internacional (principalmente de especiarias). Exemplos disso são as cidades europeias de Florença e Roma (sede do Papado), que atraíram dezenas de artistas e homens cultos em busca da antiguidade clássica como fonte de inspiração. Trata-se do período do Renascimento Cultural. Assinale a alternativa que contém os elementos por meio dos quais podemos identificar o Renascimento:
(A)Antropocentrismo- Otimismo- Razão-Espírito investigativo- Leonardo da Vinci.
(B)Teocentrismo – Igreja- Hedonismo-Pessimismo Michelângelo.
(C)Mecenato-Fé-Inquisição-Antropocentrismo Aristóteles.
(D)Medievalismo- Vassalos-Racionalismo-Espírito dedutivo-Camões.
(E)Classicismo- Mecenas- Teologia- Espírito científico-Galileu.
21. “Houve um tempo em que a imagem religiosa era da ordem da relação com o sagrado. Depois, a partir da Renascença, ela entrou no campo da arte. Ao mesmo tempo, a laicização crescente insinuava-se em todos os domínios. A partir da revolução científica do século XVII, uma constatação progressivamente se impôs: o céu e a terra pertencem ao mesmo universo e estão sujeitos às mesmas leis.”
DELUMEAU, J. O que sobrou do paraíso?. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p.507.
Sobre a Renascença, é correto afirmar-se que foi um(a)
A) fase em que se estudava cientificamente temas como a magia, o ocultismo e a religião.
B) período em que ocorreu a intensificação das produções artísticas e científicas na Europa.
22. As principais características do Renascimento foram:
A) Teocentrismo, realismo e intensa espiritualidade.
B) Romantismo, espírito crítico em relação à política, temas de inspiração exclusivamente naturalistas.
C) Ausência de perspectiva e adoção de temas do cotidiano religioso, tendo como foco apenas os valores espirituais.
D) Uso de temas ecológicos evidenciando a preocupação com o meio ambiente, execução de variados retratos de
personalidades da época.
E) Antropocentrismo, humanismo e inspiração greco-romana.
C) época em que se privilegiava a razão como modo de melhorar o conhecimento e a sociedade.
D) movimento cultural em que se privilegiava o romantismo e a emoção em detrimento da razão.
ATENÇÃO! AS QUESTÕES ACIMA SÃO DE IMPORTANTES UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, ENEM, ETEC E CONCURSOS PÚBLICOS.