A 2ª Guerra Mundial

Ao fim da 2ª Guerra, cerca de 70 milhões de pessoas perderam suas vidas: a maioria civil. Morreram 17 milhões de militares. Foi o conflito que mais se espalhou pelo globo. Como é sabido, as batalhas dessa conflito ocorreram em quatro fronts: Europa Ocidental, Europa Oriental, Norte da África e Oceano Pacífico.

Assim, o início da guerra se deu com a invasão da Polônia em 1939. Depois a Alemanha invade a URSS (1941). Antes disso, é bom lembrar que alemães e soviéticos assinaram um Pacto de Não-agressão, em 1939, que foi desrespeitado por Hitler. Por fim, com a derrota do Japão, em 2 de setembro de 1945, terminou o conflito.

Esse conflito mobilizou mais de 100 milhões de militares de setenta países. Vale lembrar que Alemanha, Japão e Itália formavam o Eixo, que era combatida pelos Aliados, que eram formados pelos EUA, União Soviética, Reino Unido e, entre outros, o Brasil. As cidades de Varsóvia, Londres e Moscou foram duramente atacadas por aviões alemães. No entanto, as principais cidades alemãs, também, foram alvo de ataques britânicos de noite e americanos de dia.

Esse conflito pode ser dividido em três fases distintas: 1ª fase - as vitórias do Eixo no período entre 1939-41, 2ª fase - o equilíbrio entre as forças no período entre 1941-43 e 3ª fase - as vitórias dos Aliados entre 1943-45. Com o fim da 2ª Guerra, a Alemanha foi dividida entre os vencedores da guerra, os EUA e a URSS, o Japão se rendeu ao ser atingido pela bomba atômica. De outro lado, o Brasil teve uma participação importante. Em 22 de agosto o País declarou guerra à Alemanha. Motivo: ataque alemão a navios mercantes e de passageiros no litoral nordestino. Em 1944, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) - com 25 mil soldados - chegou à Itália sob o comando do general Mascarenhas de Moraes para lutar ao lado dos aliados.

Como é sabido, os EUA entraram no conflito, em 1941, após o ataque à base naval de Pearl Harbor pelos japonês. De outro lado, após ser atingido pela bomba atômica dos EUA, o Japão se rendeu. O general Douglas MacArthur foi nomeado Comandante Aliado no país nipônico.

Finalmente, em 1947, o presidente estadunidense Harry Truman põe em prática a Doutrina Truman, que previa que os EUA poderiam intervir nos países ameaçados pelo avanço soviético. Tem início a Guerra Fria (1947-89), isto é, o conflito ideológico liderado pelos EUA (capitalismo) e União Soviética (socialismo).

Para ajudar a Europa se reconstruir economicamente e impedir o avanço do socialismo, os EUA puseram em prática um plano de ajuda econômica conhecido como Plano Marshall, que foi elaborado pelo secretário de Estado George Marshall durante o governo Truman. Foram investidos cerca de US$13 bilhões para recuperar economicamente o Velho Mundo. O plano vigorou até 1955. (RS – texto adaptado)

NÃO ESQUEÇA! AS TRÊS CONFERÊNCIAS

CONFERÊNCIA DE TEERÃ - ocorreu entre 28 de novembro e 1 dezembro de 1943. Reuniu Stalin, Churchill e Roosevelt. Além de lançarem bases de definições de partilhas, decidiu-se que as forças anglo-americanas interviriam na França, completando o cerco de pressão à Alemanha, juntamente com as forças orientais soviéticas, o que concretizou-se com o desembarque dos Aliados na Normandia no Dia D. Deliberou-se ainda sobre a divisão da Alemanha e as fronteiras da Polônia ao terminar a guerra, além de se formularem propostas de paz com a colaboração de todas as nações.

CONFERÊNCIA DE YALTA (ou Conferência da Crimeia) - ocorreu entre 4 e 11/1945 - foi a segunda das três conferências em tempo de guerra entre os líderes das principais nações aliadas. Reuniu - Roosevelt, Stálin e Churchill - em Yalta para decidir o fim da Segunda Guerra Mundial e a repartição das zonas de influência entre o Oeste e o Leste. Em 11 de fevereiro de 1945, eles assinam os acordos cujos objetivos são de assegurar um fim rápido à guerra e a estabilidade do mundo após a vitória final.

CONFERÊNCIA DE POTSDAM - entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945, ocorreu a Conferência de Potsdam ocorreu logo após o término da guerra. Reuniu os vencedores da guerra: Churchill, Harry Truman e Stálin. Ficou estabelecido que a Alemanha seria dividida em quatro zonas sob a administração francesa, britânica, norte-americana e soviética. Decidiu-se pelo fim do nazismo no país e, além disso, a Alemanha deveria pagar uma enorme indenização aos Aliados e devolver o porto de Dantzig a Polônia.

ERA ATÔMICA - tem início, quando os EUA despejaram duas bombas atômicas, em agosto de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), sobre as cidades japonesas de Hiroshima (06/08/45) e Nagasaki (09/08/45), com 40 mil mortos. Vale lembrar que as bombas atômicas, lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de, aproximadamente, 300 mil pessoas, vítimas imediatas das explosões ou de doenças causadas pela exposição à radiação. Maior conflito bélico da história da humanidade desencadeou uma guerra de proporções jamais imaginada. Essa guerra pôs fim à pretensão imperialista dos países do eixo. Ao lado dos aliados, o Brasil teve uma participação brilhante na Itália.

NAS QUESTÕES OBJETIVAS MARQUE UM X

1.No dia 1o de outubro de 2008, a jornalista Janet Schayan, da Revista Deutschland, escreveu: “Na noite de 3 de outubro de 1990, diante do prédio do Reichstag em Berlim, milhares de pessoas festejaram a adesão da República Democrática da Alemanha ao território da República Federal da Alemanha, reconquistando a unidade estatal da Alemanha depois de mais de quarenta anos.” A Conferência de Potsdam, em julho de 1945, dividiu a Alemanha em Oriental (de influência socialista) e Ocidental (de influência capitalista). Essa divisão acenava para o fim da “Grande Aliança” (Inglaterra, EUA e URSS) que permitira a derrota das forças nazistas e sinalizava para o início da Guerra Fria que, de uma forma ou de outra, influenciou as relações internacionais até o final da década de 80 do século XX. Em geral, a maioria dos estudiosos do período considera o ano de 1947 como marco inicial da Guerra Fria em função da(o)

(A) Doutrina do Destino Manifesto, justificativa ideológica para que os EUA avançassem sobre o Pacífico e se estendessem sobre a Ásia, fazendo desse continente uma área de influência capitalista.

(B) Doutrina Truman, oriunda do discurso do presidente americano Henry Truman, afirmando que os EUA deveriam ser o apoio dos povos livres que estavam resistindo à subjugação a regimes totalitários e esperando a ajuda estadunidense para manter suas liberdades.

(C) Diplomacia do Dólar, política de empréstimos dos EUA aos países europeus para ajudar na recuperação pós-guerra e evitar o crescimento dos movimentos da esquerda socialista.

(D) Projeto Manhattan, codinome do plano secreto dos Estados Unidos para desenvolver bombas atômicas com o objetivo de deter o expansionismo soviético no Leste europeu pós 2ª Guerra.

(E) Episódio conhecido como a crise dos mísseis de Cuba, iniciada quando os soviéticos, em resposta à instalação de mísseis nucleares na Turquia e à fracassada tentativa de invasão de Cuba pelos EUA, instalaram mísseis nucleares naquela ilha.

2."É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal do mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de Paz."

O Plano Marshall se constituiu

a) na principal meta da política externa norte-americana, que era pacificar o Extremo Oriente.

b) num projeto de ajuda industrial aos países da América Latina.

c) num importante instrumento de expansão do comunismo na Europa.

d) na definição da política externa isolacionista dos EUA, paralela à montagem do complexo industrial militar.

e) num dos meios de penetração dos capitais norte-americanos nas economias europeias.

3.O Plano Marshall, aplicado pelo governo norte-americano após a Segunda Guerra Mundial, visava à:

a) ratificação do Tratado do Atlântico Norte.

b) preservação da paz mundial com a formação da Organização das Nações Unidas (ONU).

c) concessão de apoio político e econômico aos países do Terceiro Mundo.

d) recuperação econômica da Europa para neutralizar o expansionismo soviético.

e) formulação de princípios que impediam a intervenção dos EUA nas questões internacionais.

4.Em 24 de outubro próximo passado, chefes de Estados, reunidos em Nova Iorque, comemoraram 50 anos de aniversário da Organização das Nações Unidas - ONU. O que representa esta organização?

a) A organização dos países do Ocidente para o enfrentamento com os países do Oriente.

b) A vitória da Liga das Nações, vigente durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.

c) O fim da guerra fria entre o mundo capitalista e o mundo comunista.

d) A descolonização da América e da África e os respectivos engajamentos políticos dos dois continentes.

e) Uma força internacional acima das nações, na defesa da paz mundial, dos direitos do homem e da igualdade dos povos.

5. O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:

a) a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos na Tchecoslováquia.

b) a tomada do "corredor polonês" que desembocava na cidade livre de Dantzig (atual Gdansk) pelos italianos.

c) a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich.

d) a efetivação de "Anschluss", que desmembrava a Áustria da Alemanha.

e) TSF.

6.Após a Segunda Guerra Mundial, consolidou-se uma ordem político-econômica internacional que expressou o(a):

a) conflito político e ideológico entre a União Soviética e os Estados Unidos.

b) supremacia política e militar da Europa Ocidental.

c) subordinação neocolonial dos países árabes e da América Latina.

d) liderança política mundial da China Comunista através de sua participação na ONU.

e)hegemonia econômica mundial das ex-nações imperialistas, tais como a Inglaterra e a França.

7.Sobre a ONU é preciso entender que:

(a)A ONU foi fundada, por 50 países, durante a Segunda Guerra Mundial.

(b)A ONU não foi fundada, por 50 países, depois da Segunda Guerra Mundial.

(c) Taiwan é o único país que não faze parte da ONU.

(d) A ONU foi criada após a Segunda Guerra Mundial, por 50 países, em 1945.

(e) TSF.

8.Em relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:

(a) Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas.

(b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki.

(c) de Gaulle foi o chefe do governo de Vichy.

(d) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra.

(e) a Crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.

9.Em torno de fatos relacionados com a Segunda Guerra Mundial, estabeleça a correspondência:

1. Blitzkrieg

2. Kamikaze

3. A Grande Aliança

4. As nações do Eixo

5. Nagasaki

( )Guerra relâmpago.

( )Cidade arrasada pela bomba atômica.

( )Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa.

( )Inglaterra,União Soviética e Estados Unidos.

( )Japão, Itália e Alemanha.

(a) 2, 3, 5, 4 e 1

(b) 1, 2, 5, 4 e 3

(c) 1, 5, 2, 4 e 3

(d) 1, 5, 2, 3 e 4

(e) 4, 5, 2, 3 e 1.

10.As bombas atômicas, lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de aproximadamente 300.000 pessoas, vítimas imediatas das explosões ou de doenças causadas pela exposição à radiação. Esses eventos marcaram o início de uma nova etapa histórica na corrida armamentista entre as nações, caracterizada pelo desenvolvimento de programas nucleares com finalidades bélicas. Considerando essa etapa e os efeitos das bombas atômicas, analise as afirmações abaixo.

1. As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lançadas pelos Estados Unidos, único país que possuía esse tipo de armamento ao fim da Segunda Guerra Mundial.

2. As radiações liberadas numa explosão atômica podem produzir mutações no material genético humano, que causam doenças como o câncer ou são transmitidas para a geração seguinte, caso tenham ocorrido nas células germinativas.

3. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, várias nações desenvolveram armas atômicas e, atualmente, entre as que possuem esse tipo de armamento, têm-se China, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Paquistão, Reino Unido e Rússia. Está correto o que se afirma em:

(a)1, somente.

(b)2, somente.

(c)1 e 2, somente.

(d)2 e 3, somente.

(e)1, 2 e 3.

11.Entre 1939 e 1945, o mundo esteve envolvido na Segunda Guerra Mundial. A respeito dessa guerra, considere as seguintes afirmações.

I - Caracterizou-se pela perseguição de vários grupos populacionais, sendo alguns deles vítimas de práticas sistemáticas de extermínio.

II - Trouxe o enfraquecimento geral dos países europeus e o avanço do processo de descolonização, principalmente na Ásia e na África.

III - Teve como consequência o fim da divisão ideológica mundial entre os países com sistemas políticos inspirados no liberalismo e aqueles baseados no marxismo.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.

(B) Apenas II.

(C) Apenas I e II.

(D) Apenas I e III.

(E) Apenas II e III.

12.Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.

( ) A entrada dos Estados Unidos na Guerra, em dezembro de 1941, forçou uma definição da política externa brasileira.

( ) A aproximação do Brasil e Estados Unidos permitiu a instalação de bases militares norte-americanas na Amazônia.

( ) A entrada efetiva do Brasil no conflito, ao lado das forças aliadas, ocorreu em agosto de 1942, quando navios brasileiros foram afundados por submarinos alemães.

( ) Com o alinhamento brasileiro ao lado da frente antifascista, foi enviada à Europa uma força expedicionária, que lutou na Itália nos anos de 1944 e 1945.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V – V – V – F.

(B) V – F – V – V.

(C) F – F – V – V.

(D) F – V – V – F.

(E) V – V – F – V.

13. (ADAPTADA) O pós-Segunda Guerra Mundial ficou marcado pela polarização das relações internacionais entre a URSS e os EUA, conhecida como:

a) Política da Boa Vizinhança.

b) Aliança para o Progresso.

c) Política do Dólar.

d) Guerra Fria.

e) Doutrina Truman.

14.O período entre as duas grandes guerras mundiais, de 1918 a 1939, caracterizou-se por uma intensa polarização ideológica e política. Assinale a alternativa que apresenta somente elementos vinculados a esse período:

a) New Deal; Globalização; Guerra do Vietnã.

b) Guerra do Vietnã; Revolução Cubana; Muro de Berlim.

c) Guerra Civil Espanhola; Nazifascismo; Quebra da Bolsa de Nova York.

d) Nazifascismo; New Deal; Crise dos Mísseis.

e) Doutrina Truman; República de Weimar; Revolução Sandinista.

15.Segundo Maurice Crouzet: Desde o fim das operações militares na Europa e na Ásia, as desconfianças se agravam, os mal-entendidos, as suspeitas, as acusações se acumulam de parte a parte, as oposições entre os aliados se aprofundaram e culminaram, em alguns anos, em um conflito que, em todos os domínios salvo o das armas assumiu caráter de uma verdadeira guerra, é a Guerra Fria, acompanhada de uma espetacular dissolução de alianças que caracteriza o segundo pós-guerra.

Sobre a Guerra Fria, é correto afirmar:

a) ocorreu entre 1947 e 1991 e foi caracterizada pela divisão do mundo em dois blocos políticos ideológicos antagônicos. De um lado, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas; de outro, os Estados Unidos.

b) ocorreu entre 1945 e 1968 e foi caracterizada pela divisão do mundo em dois blocos políticos ideológicos antagônicos. De um lado, os países do Primeiro Mundo; de outro, os países em desenvolvimento.

c) ocorreu após a derrota dos EUA no Vietnã, dividindo a Ásia em dois blocos: um apoiando os EUA e o outro apoiando a República Popular da China.

d) ocorreu entre 1945 e 1991 e foi caracterizada pela divisão do mundo em dois blocos políticos ideológicos antagônicos. De um lado, os EUA e seus aliados; de outro, as forças do terrorismo internacional que lutam contra os norte-americanos.

e) existe desde o fim da Segunda Guerra Mundial e opõe a Doutrina Truman ao Plano Marshall.

16.Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o Japão se manteve sob a ocupação norte-americana. Nesse período, sob a inspiração do general MacArthur, foram implementadas importantes mudanças no país. Dentre as mudanças, é INCORRETO citar:

(a) extinção da monarquia japonesa com a deposição do Imperador Hiroíto e a adoção do Parlamentarismo.

(b) redistribuição de terras, tornando os antigos arrendatários pobres em pequenos proprietários fundiários.

(c)organização da sociedade japonesa nos moldes capitalistas, após a retirada das tropas americanas em 1952.

(d)destruição dos grandes conglomerados econômicos, abrindo perspectivas para a economia de mercado.

(e)Toda são verdadeiras (TSV).

17.A obra Guernica, de Picasso, é uma representação da destruição da pequena cidade europeia de Guernica. Na época, o prefeito da cidade declaro que: "Guernica foi ferida, mas não morrerá. Da árvore brotarão novas folhas verdes em toda primavera, seus filhos a ela retornarão, suas casas serão reconstruídas, suas igrejas escutarão novamente seus hinos e preces”. (Editora Abril, HISTÓRIA DO SÉCULO XX).

Assinale a alternativa que apresenta o contexto histórico desse acontecimento:

(a)Guerra dos Trinta Anos

(b)1ª Guerra Mundial

(c)Guerra Civil Espanhola

(d)2ª Guerra Mundial

(e)Reconquista Ibérica.

18. (ADAPTADA) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista. Essa divisão europeia ficou conhecida como

A) Conferência de Estocolmo.

B) Muro de Berlim.

C) União Europeia.

D) Convenção de Ramsar.

E) Cortina de Ferro.

19. O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade. O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apresenta

A) o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado.

B) o fim da corrida armamentista e a redução dos gastos militares das grandes potências, o que se traduziu em maior estabilidade nos continentes europeu e asiático, que tinham sido palco da Guerra Fria.

C) o desengajamento das grandes potências, pois as intervenções militares em regiões assoladas por conflitos passaram a ser realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com maior envolvimento de países emergentes.

D) a plena vigência do Tratado de Não Proliferação, que afastou a possibilidade de um conflito nuclear como ameaça global, devido à crescente consciência política internacional acerca desse perigo.

E) a condição dos EUA como única superpotência, mas que se submetem às decisões da ONU no que concerne às ações militares.

20.Para a Europa, o legado da Segunda Guerra Mundial foi devastador, com uma terrível destruição em termos de vidas e de bens materiais e uma profunda crise ideológica e moral. A Grã-Bretanha sai esgotada da Guerra, perdendo sua posição hegemônica mundial. Nesse cenário, a ascensão soviética, contrabalançada pela dos Estado Unidos, aponta para novas esferas de influência e conflitos, que sinalizam para o que se denomina

(A) Guerra Fria, polarizando o mundo entre o bloco socialista e o capitalista.

(B) Guerra do Golfo, sinalizando para a cobiça de nova superpotência no Oriente.

(C) Guerra do Vietnã, demonstrando o combate norte-americano aos interesses soviéticos.

(D) Tratado de Versalhes, imputando à Alemanha as causas e despesas da Guerra.

(E) Tratado de Potsdam, no qual se decidiu que o território alemão seria partilhado pelas potências aliadas.

21.A Queda do Muro de Berlim em 1989 simbolizou:

A) O início da Guerra Fria.

B) O fim da Guerra Fria.

C) A derrota do Nazifascismo.

D) A falência do capitalismo.

22.Há 65 anos, entre os dias 6 e 9 de agosto de 1945, duas bombas atômicas devastaram as cidades japonesas de Hiroshima e Nagazaki, pondo fim à Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e dando início à era nuclear. Foi a primeira e única vez na história em que esse tipo de bomba foi usado em uma guerra. Estima-se que 140 mil pessoas tenham morrido em Hiroshima e outras 70 mil em Nagazaki, sem contar os que morreram nas décadas seguintes em decorrência de contaminação radioativa. (fonte: Folha.com 06/08/2010)

Imediatamente após o fim da Segunda Guerra, por quase 50 anos, Estados Unidos e União Soviética travaram uma disputa ideológica e estratégica que ficou conhecida como:

a)Guerra Bipolar.

b) Guerra Fria.

c) Guerra de proliferação nuclear.

d) Corrida Nuclear.

e) Paz Armada.

23.Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos da América organizaram o Plano Marshall para a Europa, com objetivo de:

a) Reunificar o Estado alemão;

b) Beneficiar em especial a URSS, possibilitando sua reestruturação econômica;

c) Recuperar economicamente os países devastados pela guerra;

d) Incentivar o comércio entre os países ricos e pobres;

e) Construir bases militares para impedir um ataque soviético.

24.Com relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:

a) A Segunda Guerra Mundial teve como consequência principal o triunfo do totalitarismo e a colonização do Continente Africano;

b) Durante a Segunda Guerra Mundial nasceram as chamadas Resistências, que foram movimentos franceses, de origem comunista, denominadas “maquis”;

c) Uma consequência da Segunda Guerra Mundial foi o aparecimento de armas nucleares e fundação da ONU em substituição à Liga das Nações;

d) Em 1942, o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial, porque assinou um pacto de aliança com a Itália;

e) O “Dia D” na Segunda Guerra Mundial significou a saída dos Estados Unidos da guerra.

25.Sobre a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) é falso afirmar que:

a) Um dos fatores que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial foi o Dia D, 6 de junho de 1944, dia em a força anglo-americana realizou o desembarque de suas tropas na Normandia;

b) A rendição do Japão, depois da explosão das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, marcou o fim da Segunda Guerra Mundial;

c) A principal consequência da Segunda Guerra Mundial foi o triunfo do totalitarismo e a colonização do Continente Africano;

d) Com o fim da Segunda Guerra Mundial teve início a denominada Guerra Fria;

e) A Segunda Guerra adquire um caráter mundial em 07 de dezembro de 1941, quando os japoneses atacam a base norte-americana de Pearl Harbour.

26.No pós-Segunda Guerra, o presidente dos EUA, Harry Truman (1945-53), passou a adotar uma doutrina nacional para combater o avanço do socialismo no mundo. As ações adotadas por Truman, para a Europa e para a América Latina, foram, respectivamente:

a) Plano Marshall e Pacto Andino.

b) Plano Colombo e Pacto Andino.

c) Plano Marshall e Tratado Interamericano de Assistência Recíproca.

d) Plano Colombo e Doutrina Monroe.

e) Plano Marshall e Doutrina Monroe.

27.O governo dos Estados Unidos declarou guerra ao Japão e aos países do eixo após o ataque japonês a Pearl Harbor no Pacífico. O episódio descrito faz parte do contexto de qual guerra?

(A) Guerra das Malvinas.

(B) Segunda Guerra Mundial.

(C) Primeira Guerra Mundial.

(D) Guerra Fria.

(E) Guerra Sino-americana.

28.Ao longo do período compreendido entre o fim do primeiro grande conflito mundial (1918) e o início da segunda guerra mundial (1939), o mundo presenciou a crise das sociedades liberais ocidentais. Surgiram, em vários países europeus, movimentos e partidos hostis ao Estado Liberal e ao socialismo marxista. Esses partidos chegaram ao poder na Itália (1922) e na Alemanha (1933). Comparando-se o fascismo italiano e o nazismo alemão, quando estavam no poder, podemos afirmar que:

A) embora hostis aos comunistas, Mussolini e Hitler aliaram-se a eles para combater o grande capital.

B) ambos utilizaram-se do marxismo como instrumento teórico no combate à grande burguesia industrial e financeira e aos grandes proprietários rurais.

C) nos dois países, o intervencionismo estatal foi barrado pela tradição secular do livre-comércio.

D) os dois Estados suprimiram os demais partidos e negaram quaisquer direitos ou liberdades ao indivíduo, totalmente subordinado ao Estado.

E) por meio do intervencionismo estatal, eles socializaram os meios de produção e extinguiram a sociedade de classes.

29. Os Estados Unidos e a União Soviética terminaram a Segunda Guerra Mundial como aliados. Sua atuação conjunta contra o eixo foi decisiva para livrar a Europa da presença nazista. Entretanto, rapidamente as relações entre ambos se deterioraram tanto, que após 1947 os especialistas começam a falar em Guerra Fria, ou seja, um confronto indireto entre as superpotências. (adaptado: Vicentino, Cláudio. História Geral e do Brasil. Vol. 3, 2011.)

Considere as assertivas abaixo:

I.O motivo mais claro do rompimento é ideológico. Capitalismo e socialismo, incompatíveis em sua forma de entender diversas esferas da vida humana, do papel do Estado aos direitos prioritários dos cidadãos, levaram ao desacordo entre os Estados Unidos e a União Soviética no que se refere às finalidades da ordem política e aos métodos de atuação dentro dela.

II. Durante o governo de Harry Truman, foi criada a Central Intelligence Agency, a CIA, (1947). Bastante atuante nos anos de Guerra Fria, combatendo o comunismo e o que considerava uma ameaça aos interesses dos Estados Unidos, e atuando também fora das fronteiras estadunidenses.

III. Com uma tentativa de diminuir a esfera de influência dos Estados Unidos, a União Soviética criou o Kominform, organismo encarregado de coordenar a ação dos partidos comunistas europeus. Era sua tarefa também, afastar da supremacia norte-americana os países que estavam sob sua influência, gerando o bloco da cortina de ferro.

IV. Em agosto de 1961, foi construído o Muro de Berlim, que se tornou símbolo de vitória da ação conjunta entre Estados Unidos e União Soviética, na Segunda Guerra Mundial.

Marque a alternativa que apresenta a assertiva CORRETA:

(A)I, II e III apenas

(B)I, II e IV apenas

(C)II, III e IV apenas

(D)I, III e IV apenas.

30.A Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945, trouxe algumas consequências para a geopolítica mundial. Sobre esta fase da história, pode-se afirmar que:

a) Houve o fortalecimento dos grandes impérios africanos e asiáticos.

b) A hegemonia europeia foi derrotada com o surgimento de duas novas potências mundiais: Estados Unidos e União Soviética.

c) As nações árabes alcançaram a hegemonia mundial após a queda do Império Russo.

d) As nações latino-americanas obtiveram suas independências das metrópoles europeias.

31. (ADAPTADO) Em 1º de setembro de 1939, Hitler invadiu a Polônia, Inglaterra e França, que de acordo com os compromissos públicos assumidos, reagiram, dando início à Segunda Guerra Mundial. Todas as alternativas estão corretas sobre a Segunda Guerra Mundial, exceto:

(A) o plano proposto pelo presidente norte-americano foi inviabilizado por diversos acordos paralelos e, principalmente, por pressão da França e da Inglaterra. As conversações resultaram no tratado de Versalhes, que considerou a Alemanha culpada pela guerra e criou uma série de determinações que visavam enfraquecê-la e desmilitarizá-la.

(B) durante 239 dias, entre setembro de 1944 e maio do ano seguinte, mais de 25 mil soldados e oficiais brasileiros estiveram na Itália combatendo o nazismo. A entrada do Brasil na guerra se deu contra o Eixo, em agosto de 1942.

(C) visados pelos nazistas, em virtude das doutrinas racistas sobre a “pureza ariana”, os judeus foram perseguidos, encarcerados e executados em massa pelas tropas de Hitler. Antes mesmo da guerra, tiveram seus bens confiscados pelo Reich, foram proibidos de exercer profissões, humilhados publicamente e confinados em bairros fechados, cercados de altos muros e de arame farpado – os guetos.

(D) no extremo-oriente, o Japão, derrotado na guerra, além dos prejuízos materiais e humanos, sofreu ainda a ocupação norte-americana (1945-1952).

(E) em dezembro de 1941, os japoneses, ambicionando a plena hegemonia no Pacífico oriental e dando seguimento ao seu expansionismo, atacaram Pearl Harbor, a maior base naval norte-americana no Pacífico sul.

32.O período entre as duas guerras mundiais (1919-1939) foi marcado por:

a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo.

b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo.

c) estagnação das economias socialista e capitalista e aliança entre os E.U.A. e a U.R.S.S. para deter o avanço fascista na Europa.

d) prosperidade das economias capitalista e socialista e aparecimento da guerra fria entre os E.U.A e a U.R.S.S.

e) coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético e surgimento do capitalismo monopolista.

33. A expressão “Plano Marshall” diz respeito

A) à aliança militar ofensiva e defensiva entre os países europeus ocidentais, após a Primeira Guerra Mundial.

B) à estratégia militar dos países aliados, durante o segundo conflito mundial, contra a Alemanha.

C) à ajuda dos Estados Unidos na reconstrução de países europeus capitalistas, após a Segunda Guerra Mundial.

D) ao acordo de divisão territorial da Alemanha, firmado entre os Estados Unidos e a União Soviética, após a Segunda Guerra Mundial.

E) ao programa precursor da organização da ONU, visando à paz mundial, na década de 50 do século XX.

34.Os anos posteriores à Segunda Guerra Mundial foram tensos entre as grandes potências mundiais. Considerando-se a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o Pacto de Varsóvia, criados nesse período, é CORRETO afirmar que

A) a OTAN visava a apaziguar os conflitos relacionados à divisão da cidade de Berlim, bem como a proteger os países sob sua influência econômica das ameaças de invasão externa e de conflitos militares.

B) ambos desenvolveram políticas que incentivaram a chamada corrida armamentista, que, durante o período da Guerra Fria, colocou o Planeta sob a ameaça de uma guerra nuclear.

C) ambos foram estabelecidos, simultaneamente, para defender os interesses dos países que disputavam, após a Segunda Guerra, uma reordenação dos espaços europeu e americano.

D) os países signatários do Pacto de Varsóvia se aliaram e, para defender seus interesses financeiros, formaram um bloco econômico, a fim de competir com a Alemanha, a Inglaterra e os Estados Unidos.

35.A situação internacional peculiar do pós-Segunda Guerra corresponde à bipolaridade americano-soviética, conhecida como

A) guerra da Coréia.

B) guerra nas Estrelas.

C) guerra no Pacífico.

D) Guerra Fria.

36.No século XX, a disputa entre os países não ocorria apenas no plano territorial, político e econômico mundial. O principal elemento em disputa era a hegemonia militar e tecnológica. Nesse sentido, os países envolveram-se em uma corrida para decidir qual das potências possuía maior quantidade de armamentos e tecnologias nucleares, bem como os melhores programas e conquistas espaciais. Essa disputa se constituiu em um dos fenômenos mais importantes e polêmicos da História Contemporânea e recebeu o nome de

a) Revolução Russa de 1917.

b) Primeira Guerra Mundial.

c) Guerra Fria.

d) Segunda Guerra Mundial.

e) Revolução Socialista.

37.Após a vitória dos Estados Unidos e da antiga União Soviética na 2ª Guerra Mundial, essas duas nações se transformam em duas grandes potências, polarizando seus interesses na formação de áreas de influência capitalistas, lideradas pelos E.U.A. e socialistas, sob a conduta soviética. O lançamento da Bomba de Hiroshima pelos E.U.A., ainda em 1945, leva à uma progressiva corrida armamentista no sentido do aprimoramento das armas nucleares. Esse contexto político mundial de bipolarização é conhecido como “Guerra Fria”. Uma de suas particularidades é:

A) o discurso apocalíptico da “destruição mútua inevitável” não era apenas retórico, pois gerações inteiras viveram sob a ameaça de guerra iminente, enquanto as superpotências treinavam seus exércitos em guerras locais

B) o discurso apocalíptico da “destruição mútua inevitável” era retórico, pois não haveria uma guerra nuclear iminente, já que as superpotências não incentivavam as disputas internas em suas áreas de influência

C) o discurso apocalíptico da “destruição mútua inevitável” era retórico, pois foi um período de paz, com as antigas colônias adotando os modelos socialista e capitalista de forma livre e pacífica

D) o discurso apocalíptico da “destruição mútua inevitável” era retórico, pois não havia o perigo de uma guerra nuclear mundial – as superpotências aceitaram a distribuição global das forças e das áreas de influência, ao fim da 2ª Guerra Mundial

E) o discurso apocalíptico da “destruição mútua inevitável” não era retórico, pois havia um perigo de guerra nuclear iminente, devido a não aceitação, pelas superpotências, da distribuição global das forças e das áreas de influência ao fim da 2ª Guerra Mundial

38.Na frente ocidental, a Segunda Guerra Mundial chegou ao final com a capitulação dos alemães, no dia 8 de maio de 1945, perante os norte-americanos e no dia seguinte perante os soviéticos. Em julho do mesmo ano foi firmado o acordo de Potsdam. (Elza Nadai. História Geral: Moderna e Contemporânea)

O Tratado de Potsdam estabelecia:

A) a criação da Organização das Nações Unidas – ONU,

B) que a União Soviética incorporaria os países bálticos: Lituânia, Letônia e Estônia;

C) que a União Soviética participaria do ataque aliado ao Japão;

D) a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte– OTAN;

E)a divisão da Alemanha e também de Berlim, em zonas de ocupação: inglesa, francesa, norte-americana e soviética.

39.É CORRETO afirmar que a ordem bipolarizada que emergiu após o término da Segunda Grande Guerra Mundial caracterizou-se

A) pela corrida armamentista desencadeada pelos blocos capitalista e socialista em razão da Guerra Fria.

B) pelo alinhamento, decidido na Conferência de Bandung, dos países afro-asiáticos ao lado das duas superpotências.

C) pelo desmantelamento das alianças militares como, por exemplo, a Organização do Tratado do Atlântico Norte e o Pacto de Varsóvia.

D) pelo fortalecimento dos laços comerciais e de investimentos financeiros dos países latino-americanos com a Inglaterra.

40.Após o término da Segunda Guerra Mundial, o lançamento do Plano Marshall - pelo governo norte-americano - constituiu manobra estratégica fundamental no interior da Guerra Fria, nascente entre EUA e a URSS, pois o Plano Marshall:

a) visava principalmente deter as ameaças sobre os países do Oriente Médio, cuja produção petrolífera era vital para as economias ocidentais.

b) assegurava a livre penetração dos capitais norte-americanos no continente europeu, inclusive nos países da Europa Oriental.

c) garantia, para os norte-americanos, o retorno a uma política isolacionista, voltada para os seus interesses internos, deixando por conta dos europeus ocidentais as tarefas da reconstrução.

d) era um instrumento decisivo, tanto econômico quanto político-ideológico, da luta contra o Perigo do avanço ainda maior do Comunismo na Europa arrasada do pós-guerra.

e) representava uma retomada, em moldes mais eficazes da tradicional política da “boa vizinhança” dos EUA em relação à América Latina, vinda dos tempos de Roosevelt.

41.O mês de agosto é relembrado pela comunidade mundial como o dia da destruição de Hiroshima e Nagasaki, pelos americanos. Dentre as inúmeras razões que levaram ao ataque dos Estados Unidos ao Japão, destaca-se o(a):

(A) avanço das tropas soviéticas sobre as regiões próximas ao Atlântico Sul que eram controladas pelo exército americano, sob o comando do general McArthur.

(B) ataque japonês à base naval norte-americana de Pearl Harbour, sediada no Havaí, ocasionando o apoio do povo norte-americano à entrada de seu país na guerra.

(C) invasão do mar territorial brasileiro pelos submarinos japoneses causando um veemente repúdio do governo brasileiro ao general von Rommel.

(D) apoio do Japão à Alemanha na invasão do território da Rússia, que estava sob o controle de tropas britânicas, apesar do pacto de neutralidade da Inglaterra.

(E) invasão de Munique por tropas russas e alemães, travando-se uma batalha de rua por rua, casa por casa, o que resultou na conquista de toda a cidade e no assassinato de milhares de judeus.

42.Dos países citados abaixo, aquele que, logo após a Segunda Guerra Mundial, foi dividido em duas repúblicas independentes foi a

A) União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

B) Alemanha.

C) Iugoslávia.

D) Polônia.

43. Identifique qual arma era mais temida pelas soldados durante a Segunda Guerra?

(A) Metralhadora.

(B) Avião.

(C) Canhão.

(D) Armas químicas.

(E) Lança-chamas.

44. Em 5 de junho de 1947, o secretário de Estado norte-americano,

George Marshall, anunciou o plano que levou seu nome. O chamado “Plano Marshall” consistia em:

(A) um plano de investimento militar na Europa Ocidental para fazer

frente ao Pacto de Varsóvia.

(B) um plano de estabilização monetária, já que a inflação que

atingiu o mundo capitalista após a Segunda Guerra ameaçava

provocar um colapso econômico sem precedentes.

(C) um plano que visava injetar dinheiro em países comunistas no

intuito de levá-los a abandonar o regime de Moscou.

(D) um plano de investimento maciço de capitais na América Latina

com o objetivo de eliminar a ameaça comunista dessa parte do

mundo.

(E) um plano de investimentos norte-americanos na recuperação da

Europa Ocidental, devastada pela Segunda Guerra.

45. Este conflito teve mais impacto na civilização do que qualquer outra guerra até então. Deflagrado, para alguns historiadores, com o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, esse conflito redesenhou a Europa, acabou com reinados e impérios e apresentou ao mundo um horror tecnológico militar jamais presenciado.

O conflito a que se faz referência no texto acima é

a) a Primeira Guerra Mundial.

b) a Segunda Guerra Mundial.

c) a Guerra do Vietnã.

d) o ataque japonês em Pearl Harbor e a consequente retaliação estadunidense com armas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagazaki.

e) nenhuma das alternativas anteriores.

46. Na manhã do dia 7 de dezembro de 1941, aviões torpedeiros sobrevoaram a baía de Pearl Harbor, no Havaí, onde era mantida uma base naval. Sem aviso prévio de guerra, bombardearam o local durante mais de duas horas. Esse ataque-surpresa, além de destruir navios daquela base, causou a morte de milhares de marinheiros. O ataque à base naval de Pearl Harbor levou o país agredido a entrar definitivamente na Segunda Guerra Mundial.

O país agressor e o país agredido são, respectivamente:

(A) Alemanha e Estados Unidos.

(B) Inglaterra e Alemanha.

(C) França e Itália.

(D) Japão e Estados Unidos.

(E) União Soviética e Japão.

47. A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi um dos eventos mais tenebrosos da história da humanidade e envolveu dois grupos distintos de países: os Aliados, liderados pelos Estados Unidos, União Soviética e Inglaterra, contra o Eixo, formado por:

a) Alemanha, França e Japão.

b) Itália, Alemanha e Império Austro-Húngaro.

c) Alemanha, Itália e Espanha.

d) Alemanha, Itália e Japão.

e) Itália, Espanha e Império Austro-Húngaro.

47. A segunda Guerra Mundial resultou de uma série de crises desde o início da década de 1930, das quais foram elementos importantes:

a) O crescimento do bloco soviético, ameaçando a Europa Ocidental.

b) O imperialismo e o nacionalismo, aumentando as tensões e levando ao poder regimes fascistas.

c) A rápida intervenção franco-inglesa na década de 1930, impedindo os avanços do nazifascismo.

d) A enérgica intervenção franco-inglesa na Guerra Civil Espanhola, impedindo a vitória do general Franco.

48. “O internacionalismo não é um princípio abstrato: constitui o reflexo político e teórico do caráter mundial da economia, do desenvolvimento mundial das forças produtivas e do impulso mundial da luta de classes. A revolução socialista começa no terreno nacional, mas não pode parar aí. A revolução proletária só pode ser mantida nos quadros nacionais sob a forma de um regime provisório, mesmo que isso dure muito tempo, como demonstra o exemplo da União Soviética.” (TROTSKI, Leon. La Revolution Trahie. p. 40-44. Apud: SEGRILLO, Angelo. O Declínio da URSS. Rio de Janeiro: Record, 2000. p. 109-110.)

A citação acima reflete o pensamento de Trotski, personagem de relevo na história da União Soviética. Com base na citação acima, analise as proposições sobre a histórica da União Soviética.

I. Trotski foi seu primeiro líder inconteste, tendo sido eleito presidente em 1922, ano da instituição da URSS, após cinco anos de guerra civil. Sua linha de pensamento apontava para o internacionalismo da revolução, ao que era contraposto por Stalin e Lenin, que defendiam o fortalecimento nacional antes da exportação do Socialismo. Após quatro anos de governo, Trotski é acusado de traição ao ideal e deposto, passando a ser duramente perseguido pela ditadura stalinista, que se implanta após sua queda. Morre no México, assassinado a mando de Stalin.

II. No período da Segunda Guerra Mundial o país era governado por Stalin. Pouco antes do início do conflito, Stalin assina o pacto nazi-soviético, que praticamente liberava a

Alemanha para a invasão da Polônia. Em 1941, entretanto, a URSS era invadida pela própria Alemanha, levando os soviéticos para o lado da Inglaterra no conflito.

III. Após a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética disputa com os Estados Unidos a supremacia econômica, política e ideológica mundial, levando os países ao que se convencionou chamar de Guerra Fria, um estado de conflito latente com conflitos beligerantes indiretos em pontos de tensão no globo. Um exemplo desses conflitos é a Guerra do Vietnã.

Assinale a alternativa correta.

A. ( ) Somente a afirmativa II é verdadeira.

B. ( ) Somente a afirmativa III é verdadeira.

C. ( ) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

D. ( ) Somente a afirmativa I é verdadeira.

E. ( ) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

49. Em 1942, os estúdios Disney produziram o desenho “Alô Amigos”, que apresenta a personagem Zé Carioca. Dois anos depois surgiu uma nova animação: The Three Caballeros, conhecida no Brasil como “Você já foi à Bahia?”. Nos desenhos citados, o Brasil e a América Latina são mostrados de forma simpática, através de estereótipos. Para entender esses desenhos e o esforço de Walt Disney, devemos considerar o seguinte contexto:

a) a Segunda Guerra Mundial e a política de boa vizinhança.

b) o avanço da Guerra Fria e o episódio da Crise dos Mísseis de Cuba.

c) a política do “Big Stick” e os resultados da diplomacia do dólar.

d) o avanço do populismo e a tentativa de Truman de barrar esta influência.

50. Leia o trecho abaixo:

“Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não formam um período homogêneo único na História do Mundo. Apesar disso, a História desse período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que dominou até a queda da

URSS: o constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial na chamada ‘Guerra Fria’.”

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 223.

Sobre o exposto pelo historiador Eric Hobsbawm, é correto afirmar:

a. ( ) A URSS citada pelo historiador foi um dos polos do mundo bipolarizado, e o seu adversário no campo político e ideológico, no período, foram os Estados Unidos.

b. ( ) Durante o período citado, ocorreram conflitos significativos, como a Guerra da Coreia e a Queda da Bastilha.

c. ( ) A Guerra Fria ainda é uma realidade, pois a Rússia se recusa a entrar para a OTAN e ainda há o perigo crescente de uma guerra entre russos e americanos.

d. ( ) O Atentado contra as torres gêmeas em Nova York, em setembro de 2001, pôs fim à Guerra Fria.

e. ( ) Uma das duas potências que emergiram como resultado da Segunda Guerra, como cita Hobsbawm, foi a Alemanha.

51. O “período entre guerras”, conhecido como o intervalo de tempo entre final da Primeira Guerra Mundial (1919) e o início da Segunda Guerra Mundial (1939), foi marcado pela disseminação do Regime Nazista e Fascista na Alemanha e na Itália, respectivamente.

Marque a questão que identifica alguns aspectos das ideologias supracitadas:

(A) Superioridade da raça ariana, regime político totalitário, nacionalismo.

(B) Regime político autoritário, nacionalismo, defesa da revolução socialista.

(C) Expansionismo, nacionalismo, defesa da revolução socialista.

(D)Defesa da revolução socialista, superioridade da raça ariana, nacionalismo.

(E) Defesa das instituições de democracia liberal e superioridade da raça ariana.

52. Ao final da Segunda Guerra Mundial, representantes do Reino Unido, EUA e URSS estabeleceram um novo mapa geopolítico da Europa. As decisões tomadas na ocasião, como a partilha de território entre vencedores do conflito, tiveram efeitos diretos e duradouros sobre povos de diversas nações. Essas decisões foram tomadas durante uma conferência, em 1945.

Assinale a alternativa que indica o nome da conferência e os respectivos líderes dos países.

A) Yalta – Churchill, Roosevelt e Gorbatchev.

B) Pacto de Varsóvia – Churchill, Roosevelt, Stalin.

C) Yalta – Churchill, Roosevelt e Stalin.

D) Yalta – Roosevelt, Stalin e Churchill.

E) OTAN – Churchill, Roosevelt e Stalin.

53. Em junho de 1947, o governo dos EUA passou a implementar um projeto de reconstrução da Europa denominado Plano Marshall. Qual dos tópicos a seguir NÃO é uma causa desse plano:

a) o temor trazido pela criação do Mercado Comum Europeu (MCE);

b) o deslocamento do controle do capitalismo da Europa para os EUA e sua crescente influência sobre os países europeus;

c) a necessidade que a Europa tinha de reunir recursos para pagar o seu principal credor, os EUA, que lhe forneceram desde alimentos até materiais bélicos durante a II Guerra Mundial;

d) a necessidade de se reconstruírem as cidades e de recuperarem a indústria e a agropecuária europeia devastadas durante a II Grande Guerra;

e) o interesse que os Estados Unidos tinham em fortalecer a ordem capitalista na Europa Ocidental e, assim, impedir a expansão do socialismo no continente.

54. “(...) Justamente agora que a nação alemã está em colapso, espezinhada por todo mundo, é que mais se faz necessária aquela confiança em si mesma. Essa confiança deve ser cultivada na juventude, desde a meninice. Toda a sua educação, todo o seu treinamento devem ser dirigidos no sentido de dar-lhe a convicção da sua superioridade. Certa da sua força e da sua habilidade, a mocidade deve readquirir a fé na invencibilidade da sua nação (...).” HITLER, Adolf. Minha Luta. São Paulo: Mestre Jou, 1962, 8a edição, p. 253 - 260.

No período entre as duas Guerras Mundiais, diversos fatores acabaram por proporcionar a escalada do nazismo na Alemanha e a chegada de Adolf Hitler à Chancelaria do Reich (1933). Lendo a primeira frase citada acima e tendo em vista a situação da Alemanha nos anos que se seguiram ao fim da 1a Grande Guerra, qual das proposições a seguir justifica, respectivamente, as expressões hitleristas “está em colapso” e “espezinhada por todo mundo” sobre a nação alemã?

(A) Referência ao caos econômico e financeiro que se segue ao término da 1a Guerra, acompanhada de desemprego e inflação descontrolada / alusão às condições impostas pelos tratados de 1919 que acabaram por alimentar os ódios revanchistas.

(B) Referência à suspensão da fundamental ajuda econômica norte-americana quando a Alemanha entrou na 1a Guerra Mundial / alusão à proibição de que a Alemanha participasse da Conferência que criou a ONU. (C) Referência à incapacidade da República de Weimar de conter o caos econômico pós 1a Guerra / alusão à ocupação militar da Alemanha pelos países da Tríplice Entente, que dividiram o país em zonas de influência.

(D) Referência aos bombardeios perpetrados pelas Forças Aliadas contra o parque industrial alemão, no ano de 1918, impossibilitando sua recuperação econômica pós 1a Guerra / alusão às rígidas imposições do Tratado de Versalhes e, também, à proibição da participação alemã na Liga das Nações.

(E) Referência ao caos econômico alemão em função da República de Weimar ter optado pela reconstrução do país nos moldes bolchevistas da URSS / alusão à reação da Liga das Nações, que proibiu a República de Weimar de bloquear e confiscar os bens dos banqueiros judeus para conter a crise econômica alemã.

55. A Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945, mexeu com os alicerces de todas as economias do mundo. O Brasil não foi exceção, até mesmo porque participou diretamente do conflito, enviando tropas para a região – a Europa. As guerras, em geral, têm a capacidade de promover mudanças econômicas e tecnológicas que podem alterar o curso de muitas nações. E o Brasil passou por processos que reorientaram a sua economia e o seu crescimento. No período final da / ou pós Segunda Guerra foram criadas a Cia. Álcalis de Minas, Volta Redonda, Petrobrás, Indústria Automobilística etc. Outros investimentos pesados se seguiram.

I. A indústria automobilística surgiu no final dos anos cinquenta, durante o governo de Juscelino, tendo São Paulo como berço, provocando, como consequência, a ampliação e a melhoria da malha rodoviária nacional, antes limitada na sua extensão e na qualidade.

II. O estabelecimento da indústria automobilística promoveu a vinda de dezenas de milhares de migrantes japoneses e coreanos para o Estado de São Paulo, os quais alavancaram o crescimento nacional.

III. A rede ferroviária nacional, dada a implantação da indústria automobilística no Brasil, sofreu ampla reformulação e expansão em face da necessidade de transporte de mercadorias 11 produzidas pelo crescimento econômico, vindo a formar uma malha ferroviária bem distribuída e integrada por todo o país.

IV. A Siderúrgica de Volta Redonda, de capital estatal, continua sendo uma empresa puramente estatal, e está situada no Estado do Espírito Santo.

Resposta: (assinale apenas uma alternativa)

a) Apenas a proposição I está correta

b) Apenas a proposição II está correta

c) Apenas a proposição III está correta

d) Apenas a proposição IV está correta

56. “Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não formam um período homogêneo único na História do Mundo. Apesar disso, a História desse período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que dominou até a queda da URSS: o constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial na chamada ‘Guerra Fria’.” HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 223.

Sobre o exposto pelo historiador Eric Hobsbawm, é correto afirmar:

a. ( ) A URSS citada pelo historiador foi um dos polos do mundo bipolarizado, e o seu adversário no campo político e ideológico, no período, foram os Estados Unidos.

b. ( ) Durante o período citado, ocorreram conflitos significativos, como a Guerra da Coreia e a Queda da Bastilha.

c. ( ) A Guerra Fria ainda é uma realidade, pois a Rússia se recusa a entrar para a OTAN e ainda há o perigo crescente de uma guerra entre russos e americanos.

d. ( ) O Atentado contra as torres gêmeas em Nova York, em setembro de 2001, pôs fim à Guerra Fria.

e. ( ) Uma das duas potências que emergiram como resultado da Segunda Guerra, como cita Hobsbawm, foi a Alemanha.

57. Após a segunda guerra mundial, países europeus atingidos pelo conflito começaram a reorganizar suas economias. Nesse período, os imigrantes eram bem vindos, pois supriam a necessidade de mão de obra na tarefa da reconstrução. Atualmente, vários países europeus sofrem com o problema do desemprego; esse fato tem gerado algumas repercussões contrárias à presença do imigrante. Sobre essas repercussões é correto afirmar que:

(a) apesar de a população europeia vivenciar o problema do desemprego conjuntural, os europeus defendem a presença dos imigrantes ilegais, sobretudo da Ásia e da África, pois são considerados como mão de obra altamente qualificada.

(b) a extinção dos grupos ultranacionalistas e extremistas, na Europa, ocorreu a partir do momento em que a União Europeia sancionou a lei que permite que imigrantes ilegais ocupem postos de trabalho nas indústrias e na área de informática.

(c) a fim de conter o aumento do número de imigrantes ilegais oriundos de países mais pobres, áreas estratégicas como o Estreito de Gibraltar, região de menor distância entre os continentes africanos e europeus, têm sido alvo de atenção especial e policiamento ostensivo. Os imigrantes ilegais presos são obrigados a retornar ao seu país de origem.

(d) as manifestações de Xenofobia, na Europa, deixaram de existir a partir do momento em que a União Europeia através, da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, respeita as diversidades linguísticas e proíbe as discriminações.

(e) a assinatura do tratado do espaço Schengen entre a Alemanha, França, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, que permitiu a entrada e a maior liberdade de circulação de imigrantes ilegais, recebeu a adesão de outros países que compõem a União Europeia.

58. (MODIFICADA) A respeito do Brasil na Segunda Guerra Mundial, não é correto afirmar:

(1) Seu caráter de guerra efetivamente mundial, praticamente sem precedentes, manifesta-se no fato de que, apesar da neutralidade de alguns países europeus e latino-americanos, todos os continentes estiveram envolvidos no conflito a partir de quatro fronts: Europa ocidental, Europa oriental, Norte da África e Pacífico.

(2) Após declarar guerra ao Eixo em 1942, a partir de 1944 o Brasil envolveu-se diretamente do conflito, enviando a Força Expedicionária Brasileira para combater, somente, as forças de Hitler na Europa.

(3) O ataque à base naval de Pearl Harbor e a Batalha de Stalingrado tornaram-se acontecimentos decisivos para o desfecho da Segunda Guerra Mundial, pois permitiram o aumento do poderio estratégico militar alemão e o consequente aniquilamento da resistência das forças aliadas no Leste Europeu.

(4) Durante a Segunda Guerra Mundial, as forças em conflito dividiram-se em dois blocos, constituídos conforme as afinidades ideológicas e as pretensões expansionistas: de um lado os países do Eixo, que incluía França, Inglaterra, EUA e URSS; de outro lado, as forças Aliadas, que reuniam Alemanha, Itália e Japão.

(5) Um desdobramento político do pós-Segunda Guerra Mundial foi a constituição de uma nova ordem internacional, caracterizada pela polarização entre o mundo capitalista, liderado pelos EUA, e o mundo socialista, comandado pela URSS, o que contribuiu para a intensificação de conflitos regionais.

59. (MODIFICADA) Leia as alternativas

I - A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) teve como uma de suas causas o confronto entre nações capitalistas: Alemanha liderando a Tríplice Aliança e a Inglaterra à frente da Tríplice Entente. Esse conflito se expressou nas questões envolvendo a partilha de terras na África à época do Neocolonialismo.

II - O período entre a Primeira e a Segunda Guerras mundiais (1918-1939) foi caracterizado por uma grande crise econômica, que teve o ápice com a falência da Bolsa de Valores de Nova YorK, em 1929. O surgimento de regimes totalitários, como o Salazarismo, o Nazismo, o Fascismo e o Franquismo também marcaram esse período.

III - Ao término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, começou uma política antagônica, chamada de Guerra Fria, entre Estados Unidos e União Soviética, países que tinham lutado juntos na Segunda Guerra.

IV - Em 22 de agosto o País declarou guerra à Alemanha, ao lado dos Aliados. Em 1944, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) - com 25 mil soldados - chegou à Itália sob o comando do general Mascarenhas de Moraes.

Responda:

(a) Todas as afirmações estão corretas.

(b) Somente as afirmações I e II estão corretas.

(c) Somente as afirmações I,II e III estão corretas.

(d) Somente as afirmações I, III e IV estão corretas.

60. (MODIFICADA)Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45) alguns acontecimentos foram importantes para os rumos que o conflito tomou. No início as Nações do Eixo contabilizaram grandes vitórias, mas principalmente da metade em diante, as Nações Aliadas começaram impor sucessivas derrotas aos inimigos. Considere as afirmativas abaixo a respeito do conflito:

(1) A Alemanha e a URSS haviam assinado um Pacto de Não-Agressão (1939), que assombrou o mundo e demonstrou os interesses de Hitler de invadir a Polônia, contudo, o acordo insólito entre nazismo e comunismo acabou com a invasão da URSS pelas tropas nazistas em 1941, na chamada Operação Barbarossa, que forçou a entrada dos soviéticos na guerra.

(2) Os Estados Unidos se mantinham longe do conflito direto e vendiam armas aos seus participantes, até que, em dezembro de 1941, o Japão, movido pela tentativa americana de intervir em favor da China, atacou a base militar norte-americana no Havaí, Pearl Harbor, fazendo com que os norte-americanos decretassem guerra aos japoneses.

(3) A Conferência de Yalta (1943) decidiu pelo desembarque de tropas aliadas na região inglesa da Normandia, o chamado Dia D. Enquanto isso, do lado soviético, após a Batalha de Stalingrado, os soviéticos passaram a expulsar os nazistas, numa das mais importantes investidas contra o exército de Hitler.

(4) Após o fim da guerra no Ocidente, o Japão e os Estados Unidos continuaram lutando na frente oriental por mais alguns dias, até que, em maio de 1945, foram lançadas duas bombas atômicas em território japonês, deixando milhões de mortos e um incontável número de doentes pelos efeitos posteriores da radiação.

As alternativas corretas são:

(A)2 e 4.

(B)3 e 1.

(C)3 e 4.

(D)2 e 3.

(E)1 e 2.

60. Os dias 06 e 09 de agosto de 2015 marcaram os 70 anos dos ataques com bombas atômicas às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, respectivamente, nos momentos finais da II Guerra Mundial.

Sobre esses ataques é correto afirmar que

(A) eram parte da ofensiva final dos países do Eixo para pressionar os Aliados a assinar o acordo de rendição.

(B) foram realizados por bombardeiros alemães e italianos em represália à ocupação da China pelos exércitos japoneses.

(C) foram uma resposta estadunidense à recusa à rendição do imperador Hirohito, mesmo após a derrota da Alemanha.

(D) encerraram séculos de disputas entre os líderes das dinastias Ashikaga e Tokugawa, o que permitiu a unificação do Japão.

(E) eram parte da estratégia soviética de intimidação dos Estados Unidos, que emergiram como potência mundial durante a guerra.

61.(INAZ) Um conflito com a magnitude da Segunda Guerra Mundial não começa sem importantes causas ou motivos. Vários fatores influenciaram o início desse conflito que começou na Europa e rapidamente se espalhou pela África e Ásia. Então podemos afirmar que:

(A) Tanto a Itália como a Alemanha já haviam superado uma grave crise no início da década de 1930. Uma das soluções tomadas pelo governo desses países, foi dar uma revigorada nas exportações.

(B) Um dos mais importantes motivos foi o surgimento na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militares e expansionistas.

(C) O marco inicial foi quando no ano de 1939, nazistas e fascistas invadiram a Polônia, De imediato, França e Inglaterra declararam guerra à Alemanha.

(D) No desenvolvimento do conflito, o período de 1939 a 1941 foi marcado pela extrema dificuldade que o eixo encontrou para controlar o norte da França, Iugoslávia e Polônia.

(E) De 1941 a 1945, os alemães continuaram a levar vantagens nas frentes de batalha, principalmente, quando o rigoroso inverno atrapalhou as pretensões do exército russo.

ATENÇÃO! AS QUESTÕES ACIMA SÃO DE IMPORTANTES UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, CADERNO DO ALUNO, ENEM, ETEC E CONCURSOS PÚBLICOS.

Filosofiaehistoriafacil
Enviado por Filosofiaehistoriafacil em 23/04/2014
Reeditado em 14/11/2023
Código do texto: T4779338
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.