A 1ª GUERRA (1914-1918)
NESTE MÊS, DE JULHO, DE 2014, COMPLETA 100 ANOS DO INÍCIO DA GRANDE GUERRA. ELA MUDOU PARA SEMPRE O DESTINO DA HUMANIDADE. NOVAS ARMAS FORAM UTILIZADAS, ALIÁS, FRUTO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. CERCA DE 10 MILHÕES DE PESSOAS PERDERAM SUAS VIDAS. ASSIM É FUNDAMENTAL SABER OS MOTIVOS QUE LEVARAM AO GRANDE CONFLITO E SEUS RESULTADOS CATASTRÓFICOS. PARA MUITOS HISTORIADORES, O SÉCULO 20 TEM INÍCIO COM ESSA GUERRA
A PRIMEIRA Guerra Mundial tem início em 28 de julho de 1914 e terminou em novembro de 1918. Entre os principais fatores que levaram à guerra, podemos citar o clima de rivalidade franco-alemã, a disputa pelo domínio dos mares entre Alemanha e o Reino Unido e a luta da Rússia para conseguir uma saída para o mar Mediterrâneo. Ela foi mundial porque envolveu os continentes europeu, asiático, africano e todos os oceanos.
A causa imediata dessa guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando da Áustria, em 1914, pelo estudante sérvio Gavrilo Princip, de 19 anos. Outra causa fundamental para o conflito foi o choque de imperialismo entre as grandes potências europeias. Segundo a historiadora Elza Nadai, "a 1ª Guerra Mundial foi um marco decisivo na organização do mundo como o conhecemos atualmente. Isso porque, ao mesmo tempo em que ela delimitou a decadência da Europa como centro hegemônico (em especial a Inglaterra), marcou também o surgimento dos EUA como potência mundial". Nesse conflito foram usadas novas armas. Aviões, canhões, metralhadoras, submarinos e armas químicas.
Política de Rivalidade
Da rivalidade entre as grandes potências, Inglaterra, França, Rússia, Áustria, e mais tarde os EUA, surgiu a política de alianças. A política de aliança era formada por dois grupos distintos, a Tríplice Aliança – formada pela Alemanha, Itália e Império Austro-húngaro e Tríplice Entente – formada pela França, Reino Unido e Rússia. Esse se desenvolveu em três fases: guerra de movimento (1914), guerra de trincheira (1915-17) e ofensiva (1918). Vale lembrar que a Itália, diante de suas ambições territoriais, mudou de lado e apoiou a Entente. Após o torpedeamento de vários navios cargueiros brasileiros por submarinos alemães, o Brasil declarou guerra à Alemanha em 1917. Dessa foram, o Brasil passou a patrulhar o Atlântico, enviou equipes médicas para socorrer os feridos na França e uma divisão naval.
Resultados da guerra
A imposição do Tratado de Versalhes à Alemanha, crise do capitalismo liberal, surgimento do nazismo na Alemanha e fascismo na Itália, ascensão dos EUA como potência mundial, Revolução Russa de 1917, reestruturação do mapa político da Europa, 2ª Guerra Mundial e criação da Liga das Nações ou Sociedade das Nações (em 1919), cujo objetivo era zelar pela paz mundial. É bom lembrar que 9 milhões de pessoas perderam suas vidas no conflito, entre civis e militares. Não se pode esquecer, também, que a industrialização brasileira foi beneficiada por essa guerra. (Prof. Ricardo Santos)
O BREVE SÉCULO XX
Para o historiador britânico Eric Hobsbawm, o período de 1914 - início da 1ª Guerra - até 1991 - fim da URSS (União Soviética) apresenta uma unidade histórica que permite identificá-lo como "o breve século XX".
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: OS CARTAZES DE GUERRA E A VIDA NAS TRINCHEIRAS
Para os historiadores, o século XX teve início com a Primeira Guerra Mundial. Ela foi um conflito que teve início em agosto de 1914 e terminou em novembro de 1918, com a derrota da Alemanha. Entre os principais fatores que levaram à guerra, podemos citar o clima de rivalidade franco-alemã, a disputa pelo domínio dos mares entre Alemanha e o Reino Unido, a questão das minorias eslavas e a luta da Rússia para conseguir uma saída para o mar Mediterrâneo. Ela foi mundial porque envolveu os continentes europeu, asiático, africano e todos os oceanos. De um lado, a Tríplice Aliança - Itália, Alemanha, Áustria-Hungria, do outro, a Tríplice Entente formada pela França, Inglaterra e Rússia. Vale lembrar que a Itália, diante de suas ambições territoriais, mudou de lado e passou a apoiar a Entente.
A 1ª Guerra mudou o mundo decisivamente. A Europa entrou em decadência como centro hegemônico (caso da Inglaterra), os EUA surgem como potência mundial. Não se pode esquecer que nessa luta armada foram usadas novas armas, entre elas aviões, canhões, metralhadoras, granadas, submarinos e armas químicas. Normalmente, divide-se esse conflito em três fases: guerra de movimento (1914), guerra de trincheira (1915-17) e ofensiva (1918). A Alemanha foi derrotada e considerada a única culpada pelo conflito.
Quanto às imagens, tanto nos cartazes alemães e ingleses, elas exaltam os mesmos sentimentos, o heroísmo patriota dos soldados. O ideal nacionalista. Assim, os Estados Nacionais se utilizam dos símbolos para reforçar e transmitir a ideia do dever para com a pátria e que seus filhos devem lutar em sua defesa. Ou seja, as imagens veiculam a ideia de dever, honra e virtude para com a pátria, que está em perigo. É um chamamento, que deve ser atendido. Esses símbolos de propaganda política foram amplamente explorados e utilizados pelos países da Entente, Inglaterra, França, Rússia e pelos Aliados, Alemanha e Áustria. Ou seja, os envolvidos na 1ª Guerra (1914-18).
"O poder simbólico é um poder de construção da realidade que estabelece uma ordem (...). Os símbolos são instrumentos por excelência da integração social: enquanto instrumentos de conhecimento e comunicação (cf. a análise durkheiminiana da festa), eles tornam possível o consensus acerca do mundo social que contribui fundamentalmente para a reprodução da ordem social: a integração lógica é a condição dá integração moral". (BOURDIEU, 1998: 9 e 10).
O objetivo desses cartazes era de aglutinar os indivíduos em torno de uma idéia. Portanto, eles legitimam e reforçam o conceito de pátria. Para isso, incutem na cabeça de seus cidadãos elementos simbólicos, cuja função é cooptá-los a lutar em defesa de seu país. São eles: identidade cultural, idéia de nação, língua e costumes, que são identificados pela maioria da população. Através da ideologia , a classe dominante impõe um sistema de idéias e valores, logo, as diferenças desaparecem e cria-se uma homogeneidade entre os vários seguimentos da população, mesmo que elas sejam artificiais.
Ao contrário das guerras anteriores, esse conflito se caracterizou pela movimentação rápida. Nas trincheiras é que as condições de sobrevivência dos soldados se tornaram terríveis. Na verdade, elas eram um inferno. Após a leitura dos depoimentos, que são documentos históricos, dos soldados, vemos o quão difícil e desgastante era nelas, eles viviam sob constante ataque do inimigo, enfrentavam o frio, a chuva, a neve e o barro. Além de ratos, piolhos e a fome. Isso sem contar na montanha de corpos malcheirosos em avançado estado de decomposição.
''Quando chovia, o que é comum na região, os túneis inundavam. E os soldados tinham de lutar, comer e dormir por semanas com os uniformes encharcados. (...) Para completar, os vivos sofriam com os piolhos, enquanto os ratos se alimentavam dos cadáveres''. (HILLS, 1991: 7).
Por fim, no front, o dia-a-dia dos soldados era: uma convivência involuntária com pedaços de corpos (de soldados mortos) espalhados pelo solo, o medo real de ser atingido por um disparo de metralhadora, o tédio e a monotonia, o medo da escuridão noturna, o pavor de ser atingido por uma arma química que provocava cegueira e dor e a sujeira. Isso sem contar uma das armas mais temidas pelos soldados: o lança-chamas. Ele foi desenvolvido para projetar líquido inflamado a fim de causar destruição pelo fogo. ''Se o companheiro morresse, seu cadáver poderia ficar por ali, ao lado do soldado apodrecendo e fedendo, coberto de moscas. Imagine isso: você ver o cadáver de seu colega se deteriorando, os vermes devorando os olhos e perfurando os ossos, a carne em putrefação''. (SCHMIT, 2008: 475).
REFERÊNCIAS
BOURDIEU. Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1998.
HILLS. Ken. A primeira guerra mundial. São Paulo, Ática, 1991.
SCHMIT. Mario Furley. Nova História Crítica. São Paulo, Nova Geração, 2008
ATENÇÃO! CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DE SEUS TRABALHOS!
Entregue as respostas numa folha de caderno universitário (Folha Grande). Exemplo: 1A. Use letra maiúscula. Dê uma à outra resposta, deixe espaço de duas (2) linhas. Você pode colocar as respostas no mesmo lado da folha. Sua escrita deverá ser legível. Identifique o seu trabalho, por exemplo, ''Revolta da Vacina''. Não esqueça o seu nome, o número e a série. Lembre-se: cada questão tem uma resposta. Não esqueça o prazo de entrega. Não descuide da Estética de seu trabalho (apresentação). Um detalhe importante: trabalho sem nome será desconsiderado. Não rasure.
ATIVIDADES
NAS QUESTÕES OBJETIVAS ABAIXO, MARQUE UM X
Lembre-se que ao entregar as respostas das questões abaixo, use letra Maiúscula. Dê uma à outra resposta, deixe espaço de duas (2) linhas. Você pode colocar as respostas no mesmo lado da folha.
1.O fim da Primeira Grande Guerra Mundial foi, na verdade, o ponto de partida para outros conflitos, semeados após o Tratado de Versalhes. A Europa mergulhou num clima de tensão, ladeado pelo nacionalismo que acabou por promover o fantasma do nazifascismo. Dentre os fatos que antecederam a Segunda Guerra Mundial podemos afirmar, EXCETO, que:
(a) o Japão promoveu uma campanha ultranacionalista para compensar sua limitada posição econômica internacional, invadindo a Manchúria.
(b) a ineficácia da Liga das Nações não conseguia manter a paz mundial, e nem evitar a expansão dos regimes totalitários pela Europa.
(c) a Guerra Civil Espanhola contribuiu para que os alemães e italianos, associados a Francisco Franco, testassem novos armamentos contra a República Socialista que se instalara na Espanha.
(d) o Pacto Germano-Soviético dava aos alemães o direito sobre a Polônia, Finlândia e Tchecoslováquia, enquanto os russos teriam controle total sobre o petróleo do Oriente Médio.
(e) os tratados firmados no período entreguerras, entre Itália, Alemanha e Japão, contribuíram para a formação do Eixo Roma – Berlim – Tóquio.
2.Os Tratados de Paz assinados ao fim da Primeira Guerra Mundial "aglutinaram vários povos num só Estado, outorgaram a alguns o status de 'povos estatais' e lhes confiaram o governo, supuseram silenciosamente que os outros povos nacionalmente compactos (como os eslovacos na Tchecoslováquia ou os croatas e eslovenos na Iugoslávia) chegassem a ser parceiros no governo, o que naturalmente não aconteceu e, com igual arbitrariedade, criaram com os povos que sobraram um terceiro grupo de nacionalidades chamadas minorias, acrescentando assim aos muitos encargos dos novos Estados o problema de observar regulamentos especiais, impostos de fora, para uma parte de sua população. (...) Os Estados recém-criados, por sua vez, que haviam recebido a independência com a promessa de plena soberania nacional, acatada em igualdade de condições com as nações ocidentais, olhavam os Tratados das Minorias como óbvia quebra de promessa e como prova de discriminação." (Hannah Arendt, AS ORIGENS DO TOTALITARISMO)
A alternativa mais condizente com o texto é:
a) os Tratados de Paz depois da Primeira Guerra conseguiram satisfazer os vários povos do Leste europeu. O que perturbou a convivência harmoniosa foi o movimento de refugiados das revoluções comunistas.
b) o surgimento de novos Estados-nações se fez respeitando as tradições e instituições dos povos antes reunidos nos impérios que desapareceram com a Primeira Guerra Mundial.
c) os Tratados de Paz e os Tratados das Minorias restabeleceram, no mundo contemporâneo, o sistema de dominação característico da Idade Média.
d) apesar dos Tratados de Paz estabelecidos depois da Primeira Guerra terem tido algumas características arbitrárias em relação aos novos Estados-nações do Leste europeu, o desenvolvimento histórico destas regiões demonstra que foi possível uma convivência harmoniosa e gradativamente ocorreu a integração entre as minorias e as maiorias nacionais.
e)depois da Primeira Guerra, os Tratados de Paz estabelecidos solaparam a soberania e estabeleceram condicionamentos aos novos Estados do Leste europeu através dos Tratados das Minorias, o que criou condições de conflitos entre diferentes povos reunidos em um mesmo Estado.
3.Na América Latina, o processo de industrialização teve início no intervalo entre as duas grandes Guerras Mundiais. Leia as afirmativas abaixo.
I – A dificuldade de importação de produtos manufaturados durante a Primeira Guerra (1914-1918) e a recessão econômica que atingiu os principais mercados mundiais na década de 1930 produziram o contexto político-econômico que explica o surgimento dos primeiros parques industriais.
II – Esse modelo de industrialização recebeu o nome de substituição de exportações.
III – O surto industrial das primeiras décadas do século XX ocorreu apenas em alguns poucos países latino-americanos, entre os quais se destacam Brasil, Argentina e México.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa III está correta.
d) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
e) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
4.A obra Guernica, de Picasso, é uma representação da destruição da pequena cidade europeia de Guernica. Na época, o prefeito da cidade declaro que: "Guernica foi ferida, mas não morrerá. Da árvore brotarão novas folhas verdes em toda primavera, seus filhos a ela retornarão, suas casas serão reconstruídas, suas igrejas escutarão novamente seus hinos e preces”. (Editora Abril, HISTÓRIA DO SÉCULO XX).
Assinale a alternativa que apresenta o contexto histórico desse acontecimento:
(a)Guerra dos Trinta Anos
(b)1ª Guerra Mundial
(c)Guerra Civil Espanhola
(d)2ª Guerra Mundial
(e)Reconquista Ibérica
5.A partir da Primeira Guerra Mundial, a economia dos Estados Unidos apresentou um nível de crescimento bastante acelerado, tendo em vista que o conflito havia abalado profundamente a economia das antigas potências europeias. A Alemanha estava arrasada em função de ter sido derrotada e passou a arcar com uma pesada dívida de guerra, enquanto países como França e Reino Unido, mesmo sendo nações vencedoras, haviam gasto em demasia com um conflito de proporções gigantescas. Já a economia norte-americana vivia uma prosperidade incomum, pois controlava 42% da produção industrial do Planeta e se tornou credora de 11 bilhões de dólares. Porém, tal crescimento apresentava uma dura contradição, cujo preço a ser pago veio com a crise que se iniciou em 1929.
Assinale a opção correta a respeito dos efeitos da crise de 1929 no mundo.
a) Os efeitos da Crise de 1929 no continente Europeu fortaleceram os setores que combatiam a democracia parlamentar e pregavam o estabelecimento de regimes totalitários.
b) O presidente Franklin Delano Roosevelt implantou o New Deal, programa inspirado nas ideias de Adam Smith, que defendia o fim da interferência do Estado na economia.
c) Essa crise afetou economicamente os países da América Latina, que continuaram dependentes da importação de matéria-prima.
d) No Brasil a repercussão da crise atingiu a economia cafeeira, mas o aspecto político não sofreu alterações significativas, mantendo no poder as oligarquias mineira e paulista.
e) Nos Estados Unidos, o setor agrário sofreu intervenção governamental, pois o governo incentivou a produção agrícola como forma de garantir as exportações.
6.As repercussões da Primeira Guerra Mundial foram profundas em todo o mundo conforme se lê a seguir. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
(A) A guerra alterou a crença no progresso humano, modificou costumes e sensibilidades, depois da experiência da guerra, muitas pessoas passaram a defender o recurso da violência.
(B) Os Estados Unidos foram o único país cujo único prejuízo foi as vidas ceifadas, pois sua economia, garantida pelo liberalismo, somente cresceu no entreguerras.
(C) Após tal catástrofe mundial, defender o ideal liberal passou a ser quase um anacronismo, o que favoreceu o surgimento de regimes totalitários.
(D) O tratado de Versalhes foi bastante duro com a Alemanha; suas colônias passaram para as mãos dos aliados e seu exército foi reduzido.
(E) As nações europeias enfraqueceram-se profundamente, devido aos profundos custos da guerra e à desorganização geopolítica como saldo.
7.No processo da Primeira Guerra Mundial, a existência de blocos hostis levou à formação da Tríplice Aliança e da Tríplice Entente. Dessa forma, as disputas internacionais demonstraram que o choque de interesses entre as nações, bem como as ambições distintas, levaram à eclosão do conflito.
Assinale a alternativa que contém informações acerca das consequências da I Guerra Mundial.
(A) No balanço do conflito, houve a projeção dos Estados Unidos em contrapartida ao declínio dos países europeus no cenário internacional.
(B) Com a I Guerra Mundial, as calamidades mundiais foram solucionadas, o que confirmou a ideia de progresso contínuo para os diferentes povos do planeta.
(C) A partir do final do conflito, os avanços contínuos da tecnologia e a capacidade humana de produzir foram socializados pelo mundo.
(D) Como o conflito concentrou-se exclusivamente na Europa, felizmente as perdas humanas foram mínimas.
(E) Como a principal consequência da I Guerra foi assegurar o equilíbrio econômico mundial, esse fato, por sua vez, permitiu o pagamento das dívidas entre os países.
8.A crescente disputa imperialista e o progressivo nacionalismo foram em grande parte os responsáveis pela eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), um confronto que envolveu vários países como Alemanha, Império Austro-Húngaro, Itália, Inglaterra, França e Rússia, que dividiram-se em dois blocos denominados:
A) Eixo e Aliados
B) Tríplice Aliança e Tríplice Entente
C) Bloco capitalista e Bloco comunista
D) Tríplice Aliança e Eixo
E) Tríplice Entente e Eixo.
9.Entre as causas apontadas para a eclosão da Primeira Guerra Mundial podemos apontar:
(A) os conflitos geopolíticos entre os Impérios Alemão e Inglês pelo controle da região balcânica
(B) as disputas pela região do Marrocos entre França e Inglaterra
(C) os nacionalismos históricos que levaram à fragmentação do Império Russo
(D) as negociações político-militares do Tratado de Versalhes
(E) a formação de alianças militares antagônicas – Tríplice Aliança e Tríplice Entente.
10.Vários historiadores afirmam que determinados fatos históricos deram início ao Século XX, pois provocaram mudanças econômicas, sociais, políticas e culturais radicais. Estes fatos seriam (a)(o)
(A) independência da Índia, da China, e do Vietnã.
(B) explosão da bomba atômica em Hiroxima e Nagasaki.
(C) invenção do computador e as suas aplicações militares.
(D) fim da União Soviética e a Globalização.
(E) Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa.
11.Entre 1914 e 1918, ocorreu a Primeira Guerra Mundial. Sobre esse conflito é CORRETO afirmar que
A) trata-se de uma guerra deflagrada devido à invasão da Polônia pelas tropas de Hitler.
B) trata-se de um conflito cuja causa única foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, em 1914.
C) trata-se de um conflito que deve ser compreendido levando-se em consideração, entre outros fatores, os movimentos nacionalistas e as disputas econômicas entre as potências europeias.
D) foi um conflito entre países que faziam parte do Eixo, formado por Alemanha, Japão e Itália, e países da Tríplice Aliança, formada pela Inglaterra, EUA e França.
E) foi um conflito que resultou em milhares de mortos e no fortalecimento do Império Austro-Húngaro.
12. A Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) envolveu vários países, mas representou, principalmente, o confronto entre grandes potências. Para compreender as razões da eclosão deste primeiro conflito mundial é preciso ter em mente que ele foi uma guerra imperialista, onde as rivalidades políticas expressavam a competição econômica entre as potências. Sobre a Primeira Guerra Mundial é falso afirmar:
a) Um dos principais motivos que levaram a Rússia à guerra estava a sua provável perda de influência nos Bálcãs;
b) Um dos fatores da Primeira Guerra Mundial foi a rivalidade industrial entre a Alemanha e a Inglaterra, pelo fato de que a Alemanha dominava grande parte dos mercados de consumo até então pertencentes à Inglaterra;
c) Em 1919, com o fim da Primeira Guerra Mundial, foi assinado o Tratado de Versalhes. Esse tratado foi um conjunto de decisões estabelecidas por alguns países, cujo objetivo principal era impor duras condições à Alemanha derrotada na guerra;
d) Estados Unidos tinha uma economia muito fraca nessa época, mas havia percebido que teria significativas vantagens comerciais, para tanto teve que se envolver na guerra desde o início, enviando um grande número de soldados para os campos de batalha;
e) A tática seguida pelos alemães no início do conflito era conhecida como Plano Schlieffen. Esse plano partia da crença de que a guerra seria de curta duração. A estratégia de operações militares previa a violação do território belga e do noroeste da França, passando a oeste de Paris. Segundo as previsões do plano, os franceses seriam então derrotados num período máximo de 40 dias. Após a derrota francesa, os alemães atacariam os russos.
13.Assinale a opção que apresenta corretamente dois fatores relacionados com as causas da Primeira Guerra Mundial:
A) O Imperialismo e o incidente de Sarajevo.
B) Política de Alianças e a crise de 1929.
C) A ascensão do fascismo e o Pan-eslavismo.
D) O Tratado de Versalhes e a Política das Nacionalidades.
E) O Ludismo e a Partilha Afro-asiática.
14.Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918)
I. De um lado, França, Grã-Bretanha e Rússia; de outro, Alemanha, Itália e Áustria – foram esses os principais antagonistas da Primeira Guerra Mundial.
II. Ao responsabilizar a Alemanha pela Primeira Guerra Mundial, o Tratado de Versalhes aprofundou o sentimento nacionalista alemão.
III. O Brasil participou ativamente na Primeira Guerra Mundial. Tropas enviadas por Venceslau Brás lutaram ao lado da França nos campos de batalha da Europa.
Responda assim:
a) corretas I e II apenas;
b) corretas II e III apenas;
c) corretas I e III apenas;
d) corretas I, II e III;
e) erradas I, II e III.
15.Qual a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial?
(A) Ofereceu o Estado do Pará para instalação de base militar para os Estados Unidos.
(B) Enviou pracinhas para combater na Itália já que era aliado da Tríplice Aliança.
(C) A participação foi tímida, enviou alguns pilotos, ofereceu navios militares e apoio médico.
(D) A partir de 1945, o Presidente Getúlio Vargas exigiu o alistamento dos jovens no exército.
(E) Instalação de bases navais para os Estados Unidos no Estado do Rio Grande do Norte.
16.No que diz respeito à Primeira Guerra Mundial, assinale a opção correta.
A) Ao declararem a instauração da Primeira Guerra Mundial, os líderes das nações incitaram grandes insurreições populares.
B) O início súbito da Primeira Guerra Mundial surpreendeu as potências políticas e econômicas, pois havia décadas que pairava paz entre elas, que não detinham preparativos militares ou de planos de batalha.
C) O assassinato do príncipe herdeiro da Áustria-Hungria por um jovem nacionalista sérvio foi o estopim que levou ao conflito.
D) Em respeito às convenções de Haia e de Genebra, firmadas no início do século XX, as populações civis foram protegidas contra a Primeira Guerra Mundial.
E) A Primeira Guerra Mundial resultou do fracasso de um sistema de alianças que impedia às potências políticas se alinharem umas às outras.
17.Países que formavam a Tríplice Entente na 1ª Guerra
(a)França, Reino Unido e Alemanha.
(b) Japão, Brasil e China.
(c) Alemanha, Inglaterra e França.
(d)Itália, Rússia e França.
(e)França, Reino Unido e Rússia.
18.Qual dos acontecimentos a seguir está associado à Primeira Guerra Mundial?
a) A explosão das bombas de Hiroshima e Nagasaki.
b) A oposição entre os países aliados e os países do Eixo.
c) A existência de duas alianças político militares: Tríplice Entente e Tríplice Aliança.
d) A Política da Boa Vizinhança, patrocinada pelo governo norte-americano, durante a gestão do presidente Roosevelt.
e) A existência de campos de concentração em alguns países ocupados pelas tropas alemãs, visando a escravização e eliminação de cidadãos por terem crenças e etnias distintas daquelas apregoadas como ideais pelo nazistas.
19.A Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) envolveu vários países, mas representou, principalmente, o confronto entre grandes potências. Para compreender as razões da eclosão deste primeiro conflito mundial é preciso ter em mente que ele foi uma guerra imperialista, onde as rivalidades políticas expressavam a competição econômica entre as potências. Sobre a Primeira Guerra Mundial é falso afirmar:
a) Um dos principais motivos que levaram a Rússia à guerra estava a sua provável perda de influência nos Bálcãs;
b) Um dos fatores da Primeira Guerra Mundial foi a rivalidade industrial entre a Alemanha e a Inglaterra, pelo fato de que a Alemanha dominava grande parte dos mercados de consumo até então pertencentes à Inglaterra;
c) Em 1919, com o fim da Primeira Guerra Mundial, foi assinado o Tratado de Versalhes. Esse tratado foi um conjunto de decisões estabelecidas por alguns países, cujo objetivo principal era impor duras condições à Alemanha derrotada na guerra;
d) Estados Unidos tinha uma economia muito fraca nessa época, mas havia percebido que teria significativas vantagens comerciais, para tanto teve que se envolver na guerra desde o início, enviando um grande número de soldados para os campos de batalha;
e) A tática seguida pelos alemães no início do conflito era conhecida como Plano Schlieffen. Esse plano partia da crença de que a guerra seria de curta duração. A estratégia de operações militares previa a violação do território belga e do noroeste da França, passando a oeste de Paris. Segundo as previsões do plano, os franceses seriam então derrotados num período máximo de 40 dias. Após a derrota francesa, os alemães atacariam os russos.
20.A política das alianças, que antecedeu à Primeira Grande Guerra, indicava
A) a intensa rivalidade que confrontava os países europeus e a busca de estratégias de fortalecimento entre si.
B) a união dos países industrializados contra os exportadores de produtos agrícolas.
C) a cordialidade como o caminho para a solução dos conflitos entre países vizinhos.
D) o respeito às características nacionalistas, a exemplo do que acontecia na península Balcânica.
E) o temor do avanço da produção industrial da Rússia sobre o mercado europeu.
21.Podemos considerar como o estopim para o início da Primeira Grande Guerra:
a) O fim da Guerra Franco-Prussiana.
b) A formação das Tríplices Alianças
c) Os conflitos imperialistas.
d) O assassinato de Francisco Ferdinando.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
22.Na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Tríplice Aliança lutou contra a Tríplice Entente. Os países que formaram a Tríplice Aliança foram
a) Rússia, França e Inglaterra.
b) Alemanha, Inglaterra e França.
c) Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália.
d) Itália, Rússia e França.
e) Inglaterra, Espanha e Rússia.
23.O período entre as duas grandes guerras mundiais, de 1918 a 1939, caracterizou-se por uma intensa polarização ideológica e política. Assinale a alternativa que apresenta somente elementos vinculados a esse período:
a) New Deal; Globalização; Guerra do Vietnã.
b) Guerra do Vietnã; Revolução Cubana; Muro de Berlim.
c) Guerra Civil Espanhola; Nazifascismo; Quebra da Bolsa de Nova York.
d) Nazifascismo; New Deal; Crise dos Mísseis.
e) Doutrina Truman; República de Weimar; Revolução Sandinista.
24. Este conflito teve mais impacto na civilização do que qualquer outra guerra até então. Deflagrado, para alguns historiadores, com o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, esse conflito redesenhou a Europa, acabou com reinados e impérios e apresentou ao mundo um horror tecnológico militar jamais presenciado. O conflito a que se faz referência no texto acima é
a) a Primeira Guerra Mundial.
b) a Segunda Guerra Mundial.
c) a Guerra do Vietnã.
d) o ataque japonês em Pearl Harbor e a consequente retaliação estadunidense com armas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagazaki.
e) nenhuma das alternativas anteriores.
25. A crescente disputa imperialista e o progressivo nacionalismo foram em grande parte os responsáveis pela eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), um confronto que envolveu vários países como Alemanha, Império Austro-Húngaro, Itália, Inglaterra, França e Rússia, que dividiram-se em dois blocos denominados:
A) Eixo e Aliados
B) Tríplice Aliança e Tríplice Entente
C) Bloco capitalista e Bloco comunista
D) Tríplice Aliança e Eixo
E) Tríplice Entente e Eixo
26.Identifique a primeira fase da 1ª Guerra:
(a) guerra de trincheira.
(b) guerra de confronto.
(c) guerra de movimento.
(d) guerra de defesa.
(e) guerra de ofensiva.
27. A respeito da Itália na 1ª Guerra pode-se dizer:
(a) Lutou ao lado Tríplice Aliança – formada pela Alemanha, Itália e Império Austro-húngaro.
(b) Lutou ao lado Tríplice Entente – formada pela Alemanha, Itália e Império Austro-húngaro.
(c) Adotou uma posição ambígua. Num momento apoiou a tríplice aliança e depois mudou de lado.
(d) Tríplice Entente – formada pela França, Reino Unido e Rússia.
(e) TSF.
28. Qual o objetivo do Plano Dawes:
(a) Um acordo entre os países vitoriosos na Primeira Guerra Mundial e a Áustria, referente ao pagamento de indenizações.
(b) Um acordo entre os países vitoriosos na Primeira Guerra Mundial e a Turquia, referente a indenizações.
(c) Um acordo em que 65 países se comprometiam a renunciar à guerra e a apoiarem a Liga das Nações.
(d) Um acordo entre os EUA e Hungria estabelecendo a perda por parte desta de vários de seus territórios.
(e) Um plano negociado por um comitê aliado com os alemães, reescalonando o pagamento das reparações devidas pela Alemanha aos vitoriosos da Primeira Guerra Mundial.
29. A Europa de 1914 já não era a mesma. Se a guerra ainda não explodira, todos a previam. Sobre este clima inseguro de 1914, é correto afirmar que:
a) era o momento da luta armada entre os EUA e a Rússia, o qual criou problemas políticos que explodiram na Primeira Grande Guerra Mundial (1914-1918).
b) desenha-se o cenário de política da boa vizinhança, que pregava uma guerra velada (ou fria) entre todos os povos da Europa de 1914. O fracasso desta política levou este continente à Primeira Grande Guerra Mundial.
c) trata-se do período da guerra fria, no qual os EUA e a Rússia dividiram a Europa em dois grandes blocos econômicos: o capitalista, liderado pelos americanos, e o comunista, sob o comando dos russos.
d) trata-se da Europa um pouco ante s da Primeira Guerra Mundial, quando as grandes nações se militarizavam e disputavam território e poder econômico.
30. Por que a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial?
a) Porque a Rússia passava por uma revolução socialista.
b) Porque o Czar Nicolau II morre.
c) Porque a Rússia foi derrotada pelos alemães.
d) Porque a Rússia rompe com os aliados Inglaterra e Áustria.
31.Qual é a função da Liga das Nações?
a) Garantir a independência e a integridade territorial dos pequenos e grandes Estados (paz e segurança).
b) Garantir a independência e a integridade territorial dos países vencedores da Primeira Guerra Mundial(paz e segurança).
c) Garantir a independência e a integridade territorial dos grandes Estados (paz e segurança).
d) Garantir o cumprimento do Tratado Versalhes pela Alemanha.
32. O que é Imperialismo?
a) Política de ocupação territorial e econômica praticada pelas potências capitalistas do Ocidente.
b) Política de dominação econômica desenvolvida a partir da exploração da mão de obra dos países periféricos.
c) Política de dominação econômica a partir da exploração da mão de obra e da matéria-prima.
d) Política de ocupação territorial e econômica praticada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
33. Sobre a 1ª Guerra pode-se concluir:
(a) marca a decadência da Europa.
(b) marca o surgimento dos EUA com potência mundial.
(c) marca o uso de novas armas.
(d) a 1ª Guerra pode ser entendida como o resultado da rivalidade econômica entre os países europeus.
(e) TSV.
34. A expansão neocolonialista europeia do final do século XIX resultou, entre outras consequências:
a) na divisão geopolítica do mundo em dois blocos antagônicos (capitalista e socialista) e na aceleração da corrida armamentista;
b) no surgimento do bloco dos países do Terceiro Mundo e no enfraquecimento do papel desempenhado pelo Império japonês na Ordem Mundial até então existente;
c) na partilha da Ásia e da África e na intensificação dos conflitos imperialistas que desembocaram na Primeira Guerra Mundial;
d) na diminuição da produção industrial das potências do Velho Mundo e na elevação dos índices de desemprego nesse setor da economia;
e) na pacificação dos conflitos nacionais e tribais, travados nos países africanos e asiáticos e no surgimento da Organização das Nações.
35.Podem ser apontados como motivos da Primeira Guerra Mundial, ocorrida entre 1914 e 1918,
(A) o nacionalismo europeu e a disputa por territórios entre as potências europeias.
(B) o crescimento industrial alemão e a invasão da Polônia pelos nazifascistas.
(C) o enfraquecimento econômico inglês e a ameaça russa aos interesses franceses.
(D) a resistência europeia ao domínio francês e o progresso tecnológico europeu.
(E) a corrida armamentista europeia e o revanchismo francês contra a Inglaterra.
36. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi responsável por uma importante consequência econômica para o Brasil. Assinale-a:
a) a queima expressiva de sacas de café, forma encontrada para estabilizar o preço internacional do produto:
b) um aumento expressivo do comércio com o Oriente (especialmente China e Índia), em função das dificuldades de manutenção das trocas com os europeus;
c) forte aumento da ação intervencionista do Estado, como prova a assinatura do Convênio de Taubaté;
d) o desenvolvimento de um “surto de substituição de importações”, já que o comércio internacional ficou bastante prejudicado pelo conflito;
e) uma série de falências e concordatas de bancos e empresas industriais, pela perda de mercados no exterior e aumento da onda inflacionária em nosso país.
37. Identifique qual arma era mais temida pelas soldados durante a 1ª Guerra?
(A) Metralhadora.
(B) Avião.
(C) Canhão.
(D) Submarino.
(E) Lança-chamas.
38. Depois da 1ª. Guerra Mundial, houve a assinatura do Tratado de Versalhes e o desejo de que a paz caminhasse pelo mundo, sem disputas e competições. No entanto, o Tratado de Versalhes:
A) provocou insatisfações no povo alemão, descontente com regras e cobranças dos vencedores.
B) influenciou o poder dos norte-americanos interessados na fundação do Mercado Comum Europeu.
C) apresentou ideias equilibradas para cessar as intrigas, mas não contou com o apoio dos franceses.
D) foi o único tratado assinado pelos países participantes da guerra, devido à extensão dos seus objetivos.
E) contou com a adesão de todas as nações europeias, deixando pequenas tensões entre ingleses e franceses.
39. Este conflito teve mais impacto na civilização do que qualquer outra guerra até então. Deflagrado, para alguns historiadores, com o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, esse conflito redesenhou a Europa, acabou com reinados e impérios e apresentou ao mundo um horror tecnológico militar jamais presenciado.
O conflito a que se faz referência no texto acima é
a) a Primeira Guerra Mundial.
b) a Segunda Guerra Mundial.
c) a Guerra do Vietnã.
d) o ataque japonês em Pearl Harbor e a consequente
retaliação estadunidense com armas atômicas nas cidades
japonesas de Hiroshima e Nagazaki.
e) nenhuma das alternativas anteriores.
40. Uma paz punitiva
“Impôs-se à Alemanha uma paz punitiva justificada pelo argumento de que o Estado era o único responsável pela guerra e todas as suas conseqüências [...], para mantê-la permanentemente enfraquecida. Isso foi conseguido não tanto por perdas territoriais. [...] essa paz punitiva foi, na realidade assegurada privando-se a Alemanha de toda uma marinha e força aérea efetivas; limitando-se seu exército a 100 mil homens; impondo-se reparações teoricamente infinitas; [...] privando-se a Alemanha de todas as suas antigas colônias no ultramar”.
(HOBSBAWM, Eric. J. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo. Companhia das Letras, 1995).
O acontecimento histórico que impôs à Alemanha uma paz “punitiva”, à qual o texto se refere foi o Tratado de Versalhes.
Considere as seguintes afirmações referentes ao assunto.
( ) A elevação dos investimentos internos, na Alemanha, após a assinatura do Tratado de Versalhes teve como consequência a redução do nível de desemprego, notadamente no início da década de trinta.
( ) O Tratado de Versalhes foi assinado entre a Alemanha e os vencedores da Segunda Guerra Mundial, e a expressão "paz punitiva" decorreu das severas condições impostas aos alemães sem possibilidade de negociação.
( ) O Tratado de Versalhes, assinado depois da Primeira Guerra Mundial, pôs fim ao ódio racial e ao clima de revanchismo na Europa, e a Inglaterra garantiu a sua supremacia no capitalismo internacional.
( ) O Tratado de Versalhes, assinado pela Alemanha e pelos países vencedores da Primeira Guerra Mundial, criaram na Alemanha um clima de ressentimento que alimentou a ascensão nazista.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
(A) V – V – V – F.
(B) V – F – V – F.
(C) V – V – F – V.
(D) F – F – F – V.
(E) F – V – V – V.
41. Sobre a Primeira Guerra Mundial, podem ser apontadas como sendo uma de suas causas remotas:
a) A tríplice Aliança entre Alemanha, Rússia e o Imperador Sérvio, bem como o interesse japonês pelas possessões inglesas no Extremo Oriente.
b) O ataque a Pearl Harbour, o assassinato do kaiser Guilherme II, e os tratados de liquidação entre a França e a Inglaterra.
c) A formação da tríplice Entente pelos EUA, Itália e o Império Austríaco, bem como a cobiça de Bismark pelos domínios europeus na África.
d) A tentativa de conquista da Manchúria pelo Japão, a ocupação da Renania pelos alemães e a invasão da Etiópia pela Itália.
e) A rivalidade econômica entre a Inglaterra e a Alemanha, o Plano da Grande Sérvia e o militarismo.
42. "Descobrir as origens da Primeira Guerra Mundial não equivale a descobrir 'o agressor'. Ele repousa na natureza de uma situação internacional em processo de deterioração progressiva, que escapava cada vez mais ao controle dos governos." Eric Hobsbawm. A era dos impérios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008, p. 431.
A “deterioração progressiva” da “situação internacional” pode ser exemplificada, entre outros fatores,
(A) pelo fracasso europeu na busca de fontes energéticas e pela decorrente diminuição dos níveis de industrialização nas potências europeias.
(B) pela intervenção militar dos países ricos da Europa nos conflitos do Oriente Médio e pelo apoio norte-americano a Israel.
(C) pelo avanço do socialismo na União Soviética e pelo agravamento das tensões diplomáticas entre os países do Ocidente.
(D) pela gradual divisão das potências europeias em dois blocos opostos e pelos conflitos coloniais que envolviam alguns desses países.
(E) pela disputa de fronteira entre Alemanha e França e pelo rápido aumento do apoio popular às propostas nazifascistas.
43. Durante a Primeira Guerra, identifique o nome do presidente brasileiro que declarou guerra aos países da tríplice aliança:
(a) Marechal Deodoro da Fonseca.
(b) Luiz Inácio Lula da Silva.
(c) Adolf Hitler.
(d) Getúlio Vargas.
(e) Venceslau Brás.
44. Entre os historiadores, cunhou-se a expressão “Breve Século XX” para delimitar e periodizar as principais características dos anos 1900. Segundo esses historiadores, o século XX, como um conjunto com características próprias e diferentes do século anterior, teve início em 1914, com a eclosão da I Guerra Mundial, e terminou em 1991, com a queda da União Soviética. Tendo em vista essa interpretação, pode-se afirmar que a 1ª Guerra Mundial representou a origem desse período porque:
I) Foi justamente nos países derrotados na I Guerra que emergiram os regimes nazista e fascista, que mais tarde causariam a II Guerra Mundial.
II) Foi durante esse conflito que eclodiu a revolução socialista na Rússia, formando a União Soviética, país que disputaria a hegemonia mundial num conflito conhecido como Guerra Fria.
III) Foi a partir da I Guerra Mundial que começou a despontar a hegemonia dos Estados Unidos como potência mundial, posição que eles consolidaram em 1991, com a queda da União Soviética.
45.“Impôs-se à Alemanha uma paz punitiva, justificada pelo argumento de que o Estado era o único responsável pela guerra e todas as suas consequências (...)”. HOBSBAWM, Eric J., Era dos extremos: o breve século XX: 1914 – 1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
O fragmento acima refere-se:
I - aos desdobramentos do Tratado de Potsdam, assinados após o término da 2ª Guerra.
II - à realidade mundial resultante da Guerra Fria.
III - aos resultados da Guerra Franco-Prussiana de 1870.
IV - ao processo de reunificação da Alemanha, imposto pela ONU em 1990.
V - às imposições estabelecidas à Alemanha após a 1ª Guerra Mundial.
Estão CORRETAS as afirmações contidas em:
A) I e II, apenas
B) I, II e III
C) III, apenas
D) I e III, apenas
E) II e III, apenas
46. A economia de qualquer país divide-se, geralmente, em setores primário, secundário e terciário. Com a Primeira Guerra, que setor da economia brasileira se favoreceu:
(a) Setor primário – setor relacionado à extração de recursos da natureza.
(b) Setor Secundário – setor que transforma matérias-primas em produtos industrializados.
(c) Setor Terciário – setor relacionado aos serviços.
(d) Somente as alternativas A e C são falsas, porém a alternativa B é a única correta.
47. "Foi em 1914 que acabou o século XIX (...) De 1815 a 1914, a Europa (...) desfrutara um século de paz (...) Nesse século, a burguesia pôde consolidar o seu poder (...) E o imperialismo colonialista ia bem, obrigado, na África e Ásia. A guerra de 1914 caiu como uma bomba NESTE PARAÍSO."
Entre as alternativas abaixo, a melhor que aponta uma das causas para a Primeira Guerra Mundial é:
a) a luta pelas terras conquistadas na América e a manutenção do tráfico de escravos.
b) a disputa de mercados mundiais pelas nações europeias imperialistas como a Inglaterra, Alemanha e França e a opressão aos movimentos nacionalistas na região balcânica.
c) a difusão do movimento socialista em países como a Inglaterra e França com o advento da Revolução Russa.
d) a disputa dos mercados consumidores europeus pelas nações independentes da África e da Ásia.
e) a luta dos americanos e brasileiros pelo controle dos mercados fornecedores de matérias primas japoneses e africanos.
48. Até a Primeira Guerra Mundial (1914 -1918), a Europa era o centro cultural e econômico do mundo. Após a Guerra, o eixo econômico mundial passou para os Estados Unidos que despontaram como uma potência econômica e militar. Essa mudança pode ser atribuída ao fato de que:
A) os Estados Unidos só entraram na guerra após a saída da Rússia, em 1917; ajudaram a definir a vitória e saíram como uma economia fortalecida e poucas perdas militares.
B) os Estados Unidos passaram a comprar toda a produção industrial dos países europeus.
C) os Estados Unidos tiveram muitas batalhas no seu território e mostraram superioridade militar.
D) os Estados Unidos desenvolveram tecnologia militar, inclusive a bomba atômica.
E) os países europeus se tornaram dependentes da tecnologia americana.
49. Leia as seguintes proposições sobre as condições para a eclosão da Guerra de 1914-1918.
I –A privilegiada situação econômica do Império Russo, entre o final do século XIX e o início do século XX, motivou a investida britânica sobre o seu território, tendo em vista o avançado desenvolvimento do capitalismo naquele país.
II –A busca de novos mercados e fontes produtoras de matérias-primas se acirraria nas décadas finais do século XIX, principalmente no que diz respeito à partilha dos territórios da África e ao controle dos países asiáticos.
III –As alterações no desenvolvimento do capitalismo, entre o final do século XIX e o início do século XX, respondem, em parte, pela criação de uma predisposição internacional para o conflito.
Sobre as proposições acima, pode-se afirmar que
a)apenas I está correta.
b)apenas I e II estão corretas.
c)apenas I e III estão corretas.
d)apenas II e III estão corretas.
e)I, II e III estão corretas.
50. A 1ª Guerra Mundial decorreu da disputa pela hegemonia mundial entre os principais países imperialistas, agrupados em duas alianças: Tríplice Aliança e Tríplice Entente. O fim do conflito não eliminou as divergências mas, sim, agravou-as, provocando o(a)
a) guerra russo-japonesa pela conquista da Mandchúria.
b) emergência do nazismo na Alemanha e do fascismo na Itália.
c) criação da ONU e da OTAN e guerra na Coréia.
d) agravamento da questão social e organização da Associação Internacional dos Trabalhadores.
e) guerra hispano-americana pela independência de Cuba e anexação de Porto Rico e Filipinas pelos EUA.
51. A expansão neocolonialista europeia do final do século XIX resultou, entre outras consequências:
(a) na divisão geopolítica do mundo em dois blocos antagônicos (capitalista e socialista) e na aceleração da corrida armamentista;
(b) no surgimento do bloco dos países do Terceiro Mundo e no enfraquecimento do papel desempenhado pelo Império japonês na Ordem Mundial até então existente;
(c) na partilha da Ásia e da África e na intensificação dos conflitos imperialistas que desembocaram na Primeira Guerra Mundial;
(d) na diminuição da produção industrial das potências do Velho Mundo e na elevação dos índices de desemprego nesse setor da economia;
(e) na pacificação dos conflitos nacionais e tribais, travados nos países africanos e asiáticos e no surgimento da Organização das Nações.
52. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) afetou o Brasil de diversas maneiras. Houve aumento dos preços e do desemprego e queda nas exportações de café. Em 1917, greves de operários ocorreram em vários estados e foram duramente reprimidas. As operações militares na Europa também reduziram de forma significativa as importações brasileiras, estimulando certo desenvolvimento da indústria nacional. Em 1917, o Brasil declarou guerra à Alemanha e enviou à Europa um grupo médico e uma divisão naval. Sobre as greves operárias ocorridas no Brasil em 1917, é correto afirmar que, do ponto de vista ideológico, os trabalhadores foram fortemente influenciados pelo
a) Socialismo Utópico.
b) Liberalismo Econômico.
c) Iluminismo.
d) Anarquismo.
e) Fascismo italiano
ATENÇÃO! AS QUESTÕES ACIMA SÃO DE IMPORTANTES UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, CADERNO DO ALUNO, ENEM, ETEC E CONCURSOS PÚBLICOS.