Por que Santo Agostinho manipulou aspectos do pensamento de Plotino. Escola de Alexandria.

Escola de Alexandria.

Um grande centro de desenvolvimento das Ciências e da cultura em especial da Filosofia, fundada por Amônio Sacas 175 a 242, sendo um estivador grego, culto, estudioso e importante filósofo.

Estava preocupado em desenvolver uma grande síntese do pensamento de Platão, motivo pelo qual foi muito importante, na história da construção do pensamento filosófico.

Influenciado pelo mesmo desenvolveu a ideia que a alma é una e pertence ao corpo desenvolvendo fundamental unidade entre o mesmo, teve grandes discípulos entre eles Orígenes, Longino, Herênio e Plotino.

Ele infelizmente não deixou nada escrito, entretanto, posteriormente Plotino, resolveu desenvolver uma exuberante compilação de sua doutrina, motivo pelo qual entrou na história da Filosofia, como grande sistematizador, ficando famoso pela contribuição ao neoplatonismo.

O neoplatonismo foi um movimento filosófico de importância para o mundo ocidental, pelo seguinte motivo: Primeiro a recuperação do pensamento de Platão, o que serviu de base para reconstituição do fundamento epistemológico para o cristianismo por meio de Santo Agostinho, Plotino teve papel indispensável nesse processo histórico reconstrutivo platônico.

Foi considerado neoplatônico, ele acreditava na existência da alma, mas não na atual concepção da alma formulada posteriormente por Agostinho, negando absolutamente o corpo, a velha acepção platônica da alma.

Plotino diferentemente defendia a tese que o mal não tinha existência no mundo, existia apenas na ausência do bem. O mal um ato necessariamente humano resultado das condições históricas do homem na sua vida real.

Entretanto, o caminho para libertação do referido, teria que ser desenvolvido pela reflexão, necessariamente por meio da Filosofia no uso permanente da contemplação, o caminho epistemológico do conhecimento. O mal era, portanto, produto da ignorância humana, não visto necessariamente como pecado do corpo, conceito alterado por Agostinho.

O neoplatonismo foi o último desenvolvimento da Filosofia de Platão, melhor dizendo da Filosofia antiga, desenvolvido por Plotino. Esse fato não aconteceu exatamente na Grécia.

Atenas tinha perdido a sua referência de produção cultural do mundo. O novo centro estava no Egito na cidade de Alexandria.

Alexandria era uma grande cidade, nesse tempo, lá encontravam os maiores sábios do mundo.

Muitos povos com influências culturais diversas entre eles: egípcios, gregos, judeus e romanos.

Em referência a esse aspecto, os neoplatônicos foram influenciados por várias culturas e Filosofias, além do ceticismo e do materialismo desenvolvidos pelos epicuristas.

Plotino formulou o seu próprio trabalho. Ele nasceu na cidade de Lícope, no ano 204 entretanto, sua ascendência é grega. Durante muitos anos estudou com Amônio Sacas, na cidade de Alexandria, transformando no seu principal seguidor.

Posteriormente acompanhou o exercito do imperador Gordiano III, 224 a 244, contra os persas, foi um desastre essa expedição, mas fundamental para a Filosofia, isso porque Plotino teve contato, com o pensamento persa e indiano, voltando mais tarde para Roma, fundando logo em seguida sua escola permanecendo mais de 25 anos até seu falecimento no ano 270 depois de Cristo.

A importância de todo esse processo histórico, Plotino influenciado pelo pensamento indiano reformulou o platonismo numa perspectiva nova do conceito da alma e sua relação com o corpo, inclusive alterando também o conceito indiano.

Seu trabalho base como instrumento epistemológico serviu ao cristianismo na elaboração do fundamento da ressurreição, levando o paganismo diverso para dentro da fé cristã.

Ao chegar a Roma, foi apoiado pelo imperador Galieno anos 218 a 268 depois de Cristo, teve apoio de diversas pessoas, consideradas importantes na sua época, individuos da alta sociedade financiaram o desenvolvimento da sua academia.

Sua obra compreende 54 tratados que foram agrupados na enéada, sendo que cada parte sofre divisões de estudos: da moral, da física, do destino e da providência, da alma, da inteligência e, por fim, tratam-se do ser e do uno.

A doutrina de Plotino fundamenta em três hipóstases, ou três realidades eternas: o uno, a inteligência e a alma.

É interessante saber que o uno de Plotino não é Deus, na prática ele não tinha fé.

O uno para ele é a fonte principal que dá a vida ao ser e ao pensamento que resultam da própria existência, é de certa forma o que significava para Aristóteles o conceito de substância.

Com efeito, não existe a separação da alma com o corpo, para Plotino a alma sem o corpo não seria possível, uma vez que o corpo é a fonte da alma, manipulação forçada por Agostinho.

Uma vez que o pensamento judeu não procedia do mesmo modo, separar a alma do corpo como fez proposidamente Platão consistia numa heresia para o pensamento Judeu, sendo que biblicamente a ressurreição é da carne, a alma separada uma invenção indo europeia, herdada do pensamento indiano.

Mas o uno é uma realidade material de tal ordem que não podemos afirmar a seu respeito, nem a vida, a essência, nada é superior a fonte absoluta o que se denomina de uno, Plotino referindo a substância de todas as coisas.

O conceito da etimologia de Sacas, como se o uno fosse Deus, foi uma invenção errada de Agostinho, com o propósito de defender o erro como se fosse verdade, manipulando o conceito sabendo do erro a serviço do cristianismo. o Uno do ponto de vista da cosmologia de Alexandria, significa simplesmente o universo.

Para ele o uno é causa de tudo, de todas as formas da natureza ou essência, ele basta por si mesmo, para ele a inteligência como qualquer forma de matéria derivada do uno, a alma principio da vida nasce se do uno e volta para ele, na reconstituição da grande e única realidade, o corpo como átomo da natureza e do mesmo modo a alma.

Quando Plotino retrabalhou a Filosofia platônica já faziam cinco séculos de sua morte, ele considerava fiel alguns aspectos das ideias de Platão, mas as mesmas tinham sofridas influências do movimento aristotélico que contrariava os fundamentos centrais da Filosofia de Platão.

Como também o neoplatonismo foi influenciado pelas ideias do estoicismo a respeito da moral e da ética, por último as ideias de Epicuro sem contar outros conceitos como influências indianas, persas e egípcias.

Na verdade o neoplatonismo, não representa exatamente o que pensava Platão, do mesmo modo a escola Patrística que formulou as ideias a respeito de Deus e da alma, fundamentadas em Plotino platonizado em parte, mas também Plotino foi modificado.

As ideias da escola de Sacas e Plotino como fundamentos epistemológicos para o cristianismo, constituiram em adulterações de conceitos pela a escola Patrística.

Plotino nunca acreditou em Deus, muito menos na alma da forma que foi apresentada por Santo Agostino, realidade que separa do corpo e vai para o paraíso ou inferno, conforme a velha tradição, entretanto, o conceito de inferno significa herança egípcia herdada pelo pensamento judaico. Na verdade tudo foi um grande mimetismo nas formulações culturais, com interesses ideológicos.

Obs: Para escrever esse artigo conforme sua formulação tive que estudar e comparar as diversas escolas, em vários tempos históricos, compará-las e não foi fácil.

Estudei a escola de Platão, Aristóteles e a Alexandria, o pensamento de Sacas e como Plotino reelaborou o conceito da alma sua relação com o corpo e o uno entendendo as diversidades etimológicas.

Por último a escola Patrística, principalmente Agostinho e, como o cristianismo se desenvolveu por uma acepção da alma manipulada proposidamente por ele em referência a Plotino.

Esse trabalho levou anos de pesquisa.

Autor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 21/04/2014
Reeditado em 21/04/2014
Código do texto: T4776832
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