ORELHAS DO LIVRO FUNDAMENTOS DA PSIQUIATRIA. EDITORA LUMEN JURIS
ORELHAS DO LIVRO FUNDAMENTOS DA PSIQUIATRIA. EDITORA LUMEN JURIS
Texto para a segunda orelha de Fundamentos da Psiquiatria
Dr. Paulo Roberto Silveira
Formado, em 1975 — na Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade do Porto, em Portugal — e em Direito, em 1992, pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, é psiquiatra, pela PUC/RJ, pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria (SBP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Especializou-se em psicoterapia pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria (SBP) e Associação Médica Brasileira (AMB). Divide hoje o seu tempo entre o IMLAP e o consultório particular, no Rio de Janeiro, e a APAE de Lambari, MG. É também escritor, na área médica.
Texto para a quarta orelha de Fundamentos da Psiquiatria
Psiquiatria: uma obra de fôlego ilumina a série Fundamentos
Com Fundamentos da Psiquiatria, o Dr. Paulo Roberto Silveira enriquece ainda mais a série Fundamentos — inaugurada com os seus livros sobre a Medicina Legal e a Neurologia — enquanto percorre um itinerário partilhado sob a marca inconfundível de profundidade e clareza simultâneas que caracterizam a sua escrita.
Ao completar os três primeiros livros da série, no entanto, este volume lança uma luz reveladora sobre todos os que nela já foram lançados e todos que ainda virão: indica que cada um dos livros cumprirá separadamente seu papel de guia e inspirador, enquanto, simultaneamente, funcionarão todos como um organismo único de conhecimento, delineado e aprofundado em seus diferentes tópicos. O leitor que vem acompanhando a série desde o seu princípio já havia, certamente, começado a perceber essa organicidade. Mas é com o volume Fundamentos da Psiquiatria, que isto começa a se tornar evidente.
Aqui o autor como que retoma os livros anteriores, mas à luz do tema atual, a psiquiatria — ricamente examinada e consubstanciada, enquanto, simultaneamente, ilumina o conjunto — quando, por exemplo, dedica um capítulo inteiro aos estudos realizados à luz de dois casos importantes; ou na aproximação entre psiquiatria e neurologia; ou ainda estudando comparativamente as neurociências, a psiquiatria e a criminologia. Por outro lado, não se descuida de uma análise conhecedora do panorama social, profissional, legal, político e institucional no qual essas questões se inserem, a fim de, ao máximo possível, convidar o leitor para um exame da práxis psiquiátrica à luz do real. Uma obra de fôlego que, bem ao estilo do Dr. Silveira, não apenas completa generosamente as suas antecessoras — pela esclarecedora abordagem da psiquiatria — e abre generosamente o caminho para os próximos lançamentos, como cumpre o seu papel privilegiado de transmissor de conhecimento.