O pensamento de Tales de Mileto e a Cosmologia grega.
O pensamento de Tales de Mileto e a Cosmologia grega.
Tales de Mileto é considerado o primeiro pensador oficial do pensamento ocidental pode, portanto, verificar a importância do seu pensamento para o mundo ocidental.
Homem inteligente e muito reflexivo, profundamente distraído, conta a tradição, que em uma ocasião, olhando para o infinito na tentativa de compreender o universo, procurando analisar a origem da matéria distraidamente caiu em um buraco.
Sendo posteriormente denominado de lunático, o que na prática não corresponde com a verdade, seu objetivo era entender a natureza do universo.
Relata-se que Tales era tão observador da natureza que conseguiu formular estudos profundos no entendimento do mundo meteorológico, prevendo com exatidão temperaturas, climas e chuvas, orientando a prática do desenvolvimento da agricultura.
Mas a sua grande importância relaciona-se com o desenvolvimento de uma cosmologia crítica. Na verdade ele sempre ilustrou as relações contraditórias entre o mundo acadêmico e a vida prática das coisas.
O grande gênio nasceu na Ásia Menor, na antiga colônia grega, cidade de Mileto. É considerado pela historiografia como filósofo da Physis.
Sempre esteve preocupado com a origem da matéria, o que se denomina de natureza da substância mater, o princípio pelo qual tudo foi formado a matéria, existe um fundamento para o surgimento e a evolução de todas as coisas, era exatamente a preocupação de Tales de Mileto.
Portanto, ele buscava por meio da Física o fundamento indispensável à compreensão essencial da matéria, o princípio único da origem de tudo que se refere ao mundo natural das coisas.
Naturalmente que não existe sequer fragmento do trabalho elaborado por Tales, o seu magnífico trabalho poderá ser conhecido a partir das obras de exuberantes pensadores, entre eles por intermédio da metafísica de Aristóteles.
De acordo com alguns pesquisadores Tales foi comerciante ficando rico e com sua vida resolvida economicamente pode dedicar com eficiência aos seus estudos.
Com dinheiro viajou para diversas partes do mundo em observação a natureza, conheceu o Egito e a Babilônia, relacionando com grandes astrônomos e matemáticos.
Passou dedicar-se aos estudos da Matemática, estabelecendo os fundamentos da Geometria, atribuem-se a Tales diversas descobertas matemáticas, desenvolveu a formulação do círculo e do triângulo isósceles.
Ele demonstrou o cálculo da altura de uma pirâmide, fundamentado no cumprimento da sombra, chegou prever ocorrência de eclipses no dia 28 de maio de 585 antes da nossa era.
Aristóteles considerou como o verdadeiro fundador da Filosofia e ao mesmo tempo da Física, a sua maior realização como matemático, foi a sua afirmação que o principio criador de todas as formas da matéria, o átomo mater encontrava-se nas moléculas da água.
Edjar Dias de Vasconcelos.