Os fundamentos das ideias pedagógicas e políticas de Dermeval Saviani.
Os fundamentos das ideias pedagógicas e políticas de Dermeval Saviani.
Os fundamentos das ideias pedagógicas e políticas de Dermeval Saviani.
A história das suas ideias nasce como objeto de estudo do seu doutorado, expondo como tese em um magnífico livro, formulando a evolução de cada tempo histórico das suas ideias elaboradas pedagogicamente.
Na elaboração do fundamento de cada corrente pedagógica em acordo com as ideologias vigentes, os momentos políticos em análises como foi sendo desenvolvido o pensamento pedagógico no Brasil na sua evolução política.
Fundamentos epistemológicos, as principais concepções educacionais, traduzindo as tendências em referência ao ensino sistemático, compreendido às ideias pedagógicas como lógicas racionais a cognição da aprendizagem em seus tempos históricos.
O que se pode dizer sinteticamente, a elaboração do eminente professor, deixa objetivamente transparente a sua preocupação com a direção política em que as ideias pedagógicas vão seguindo didaticamente.
A perspectiva ideológica de cada tendência à etimologia na acepção e direção do pensamento distingue se politicamente as etapas da própria formação do pensamento político brasileiro.
A formulação torna-se objetiva respeitando naturalmente a forma evolutiva do período da história da construção do pensamento político como substrato da Pedagogia.
Pode-se dizer historicamente o primeiro instante corresponde ao período da educação colonial, que se desenvolveu em três etapas: o período compreendido por heroísmo, não exuberantemente fundamental.
Posteriormente o segundo momento, a educação essencialmente desenvolvida pelos padres jesuítas, em seguida a fase entendida como pombalina.
Quanto ao ato pedagógico formulado pela ação da força dentro da tradição, a mais veemente imposição cultural sem lógica construtiva, dentro do espírito de um país ainda não constituído como nação.
Nessa perspectiva que se deve ser entendida a direção educacional como ação imperativa fundamenta-se ao contexto da expansão colonial.
Os procedimentos pedagógicos, considerado os elementos políticos e religiosos, nos quais fundamenta o princípio lógico da possessão, o exercício do pleno domínio da colônia.
O processo educacional submete ao preceito verbal desenvolvido dentro da quase totalidade de uma realidade analfabeta, tarefa fundamental e difícil para a metrópole.
O segundo momento do referido caminho epistemológico, passa pela modernização da escola, quando o Estado português está de certa maneira subjugado a política econômica inglesa.
Inicia se um período relativo da modernização, para o devido tempo histórico da colonização com certa democratização, isso pós-dependência inglesa.
Após em sua análise, a mudança de direção do foco ideológico e político em referência a economia política, com relativa direção aos interesses de classes sociais.
O que aconteceu exatamente nesse momento, a nobreza necessariamente ficou subjugada a burguesia, sendo que a referida transformou-se em indicador do processo pedagógico cognitivo.
Historicamente a nova classe social com influência do cristianismo com herança judaica, o resultado surgiu em decorrência da ascensão da burguesia como ativação material ao Reino de Portugal.
Nesse momento a universidade sofre reformas acadêmicas, como resultado da nova revolução comercial decorrente do mercantilismo português.
Em recorrências aos fatores anteriores, o mercantilismo capital adquirido, possibilitando à revolução industrial as suas consequências tecnológicas do novo modelo em ação, levou tardiamente uma educação iluminista.
Em seguida as influências da revolução francesa, com seus preceitos ideológicos como resultados derivados da Filosofia política liberal em crescimento na Europa e no mundo, particularmente nos Estados Unidos.
Foi exatamente nesse momento que aconteceram as mudanças significativamente, a direção de outros agentes históricos, visão de povo como soberano, o surgimento das burguesias nacionais nas antigas colônias.
Exatamente por esse entendimento, surgem os valores republicanos em consonância com os projetos nacionais na perspectiva do Estado Nação.
A proposta de independência influenciou diretamente ao projeto pedagógico político, na instrução da escola pública.
Sendo naturalmente a lógica racional do domínio das atividades pedagógicas, a grande habilidade intelectual, exigida pedagogicamente, tão somente a memória, o mecanismo de assimilar e decorar, o aluno ainda não visto como sujeito.
Mas o livro, sempre teve papel preponderante, como função pedagógica de transferência de conhecimento, sem o qual nenhum processo pedagógico funcionaria com eficiência, a educação essencialmente escolástica.
Atualmente surgem as diversidades de ideias pedagógicas e métodos, territórios transformados em países e com as necessidades das mudanças radicais rumo aos melhores desenvolvimentos econômicos e humanos.
Ultimamente o aparecimento das denominadas pedagogias novas transformadoras de conteúdos críticos e suas diversas tendências, são complexas seus conteúdos ideológicos, localizam se em um novo momento histórico, construção de uma economia globalizada com maior justiça social, a Pedagogia como instrumento fundamental.
Edjar Dias de Vasconcelos.