Tecnologias estrangeiras usadas no Brasil?
Gostaria de falar sobre as tecnologias estrangeiras usadas no Brasil.
No Brasil, pra todo lado que olhamos, vemos produtos e marcas estrangeiras: carros, caminhões, bicicletas. Refrigerantes, alimentos em geral, roupas, materiais de escritório, computadores, rádios, tvs, geladeiras, e um sem número de outras coisas. Percebemos que no Brasil consumimos muitos produtos industrializados e caros que vêm do estrangeiro, ou que são produzidos por essas empresas estrangeiras multi-nacionais aqui dentro do Brasil mesmo.
Ter tudo isso é muito bom, pois a tecnologia que eles trazem é muito útil, e faz o nosso país crescer. Porém, uma boa parte do nosso dinheiro brasileiro acaba saindo do país para pagar aos estrangeiros o direito de usar as suas tecnologia e marcas.
O nosso país deveria investir muito mais dinheiro em centros avançados de tecnologia e de educação, para podermos construir e criar nossas próprias tecnologias avançadas, e não precisar mais pagar os estrangeiros pelas suas tecnologias.
Os Estados Unidos, Alemanha, Japão e Coréia do Sul, que são grandes referências de tecnologia do mundo recebem investimentos em tecnologia principalmente de duas fontes: O primeiro é o governo, que investe em escolas, faculdades, centros de tecnologia e treinamento profissional.
O segundo são as grandes empresas nacionais: No Japão temos como exemplo a Sony e a Nintendo. Na Alemanha a BMW e a Volkswagen. Nos Estados Unidos o Google e a Microsoft. Na Coréia do Sul temos a Samsung e a Hyundai. E esses são só alguns pequenos exemplos.
Essas empresas gastam bilhões de dólares todos os anos em pesquisa e desenvolvimento, e também pelos governos, para desenvolver novas tecnologias e vende-las aos outros países.
Infelizmente no Brasil, é o governo quem tem que arcar com quase todos custos do nosso avanço tecnológico (e tem feito um modesto trabalho nas últimas décadas). Quem lutou muito por avanços na educação foram os professores, funcionários e estudantes, que lutaram por uma educação mais digna, e pelo não-sucateamento das escolas e universidades propostas pelos governos de direita (PSDB e outros piores).
O Brasil não tem grandes empresas de tecnologia, pois infelizmente, a grande maioria das empresas de tecnologia que existem por aqui são multi-nacionais estrangeiras. Nós compramos sua tecnologia, trabalhamos para elas, e ainda temos que pagar caro pra usufruir de seus produtos. A maior parte do dinheiro ganho por estas indústrias multi-nacionais estabelecidas no Brasil vai para seu país de origem, onde geralmente acontece o gasto com pesquisa e desenvolvimento. Após um novo produto ser desenvolvido lá fora, novamente o brasileiro precisa comprá-lo para produzí-lo em nosso país. É um ciclo vicioso sem fim ao qual o Brasil está inserido.
Vivendo em uma sociedade capitalista, não é fácil de perceber que com o passar dos anos, nosso país vai falir se continuar com esse esquema, pois cada vez o nosso dinheiro sai mais, e entra menos. Nós brasileiros comuns temos que lutar, trabalhar e investir cada dia mais em tecnologias brasileiras.
Cada brasileiro poderia ajudar comprando sempre produtos nacionais ao invés dos importados, para ajudar a industria nacional a crescer e desenvolver novos e melhores produtos.
Votar em políticos que priorizam a educação acima de tudo também é de grande valia.
E você, concorda que o Brasil precisa construir novos centros de tecnologia e investir mais na educação?
Comente! ;D