Aulas mais criativas e interativas!

Colegas, professores,

Que as suas aulas sejam mais criativas e interativas!

Esse Plano de Aula foi desenvolvido com sucesso na turma do 3º ano do Ensino Médio. Mas pode ser aplicado no Ensino Fundamental. Essa experiência com o uso das TICs fora e na sala de aula tem como principal objetivo analisar a importância da utilização das novas tecnologias na formação do cidadão para atuar de forma crítica na sociedade, como também, oportunizar e analisar a inserção das novas tecnologias como prática pedagógica e metodológica no ensino de Arte.

PLANO DE AULA

Tema: Câmera, imagem e ação!

OBJETIVO GERAL: Desenvolver uma atitude crítico - reflexiva em relação aos problemas educacionais encontrados na realidade social. Desenvolver habilidades de analisar, ler imagens e se posicionar criticamente diante de uma obra de arte.

Áreas contempladas: Língua Portuguesa, Educação Artística.

Duração: 04 aulas (previstas) Série: 3º ano - Ensino Médio

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

Usar câmeras fotográficas e/ou de celulares para fins pedagógicos.

Utilizar diferentes meios como: Trabalho de campo, observações, pesquisas bibliográficas e em internet e fotos para ler as imagens

Incentivar aos alunos a produzirem seus próprios textos e slides.

Estabelecer relações entre as fotografias e as imagens no contexto em que estão inseridas.

Reconhecer a importância da ética no uso da internet e das informações adquiridas através de pesquisas.

Sequência didática

1ª e 2ª aulas:

Apresentar fotos e imagens diversas através do data show.

Apresentar diferentes formas de expressão artísticas,como as artes plásticas e a literatura

Apresentação de alguns capítulos do Livro Lendo Imagens de Alberto Manguel

Discussão mediada entre os alunos acerca da imagem e do tema apresentado a cada grupo:

Grupo 1- A imagem como narrativa - Grupo 2 - A imagem como ausência

Grupo 3- A imagem como enigma - Grupo 4- A imagem como testemunho

Encaminhamentos para o trabalho de campo: Ida do professor e alunos para a Rodoviária local:

Explicar o trabalho sobre a observação do tema de cada grupo em relação ao que irão fotografar

Propor aos grupos que com suas câmeras fotográficas leiam e fotografem as imagens dos painéis da Rodoviária local de acordo o tema de cada grupo.

3ª aula

Os grupos na Sala de Informática

Orientar para a produção dos textos e também para os slides com a utilização do power point

Passar as fotos para o computador. A proposta é para que cada grupo faça relação entre as fotos, as imagens do Livro Lendo Imagens e o tema. Exemplo: Grupo 1- A imagem como narrativa...

Perceber que a interpretação do texto imagético se situa em relação ao contexto inserido e a interação do leitor.

Produzir texto verbal e imagético para os cartazes e slides tomando por base as fotos e o tema do seu grupo.

4ª aula

Proposta de apresentação em grupo dos textos, cartazes e slides.

AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO

Recursos:

Livro Lendo Imagens de Alberto Manguel, Painel da Rodoviária da nossa cidade: Feira de Santana- Bahia, Câmera digital, computador, data show, pen drive, papel metro, piloto, cola, tesoura, revistas.

Avaliação

Através da participação e contribuição dos alunos nas discussões e atividades propostas como também nas apresentações das produções.

Referências:

MANGUEL, ALBERTO, Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

http://www.artenaescola.org.br/midiateca/imagens2/Alfredo_Volpi_Passaro_de_papelao

http://www.releituras.com/machadodeassis_bio.asp

ARTIGO: Leitura e pós-modernidade revista@presencapedagogica.com.br

celiaceli simoes
Enviado por celiaceli simoes em 17/03/2014
Reeditado em 30/10/2014
Código do texto: T4732257
Classificação de conteúdo: seguro