A Idade Mídia

Denise Larangeira

Graduada em Letras (Português-Inglês)

Pós-graduada em Língua Inglesa

TESOL Diploma(Teaching English for Students of Other Languages)

Prêmios literários nacionais e internacionais com obras publicadas em inglês e português

Autora de websites e blogs para o ensino de inglês

Coordenadora do Laboratório de inglês do SEAN

Professora de Inglês

Resumo: Este é um artigo bilíngue. Foi escrito em português e em inglês com o intuito de divulgar a Seção de Ensino e Aprendizagem por Nível (SEAN) do Colégio Militar também nos países de língua inglesa. O artigo visa exemplificar o uso dos recursos tecnológicos como aliado dos professores, com o objetivo de complementar os tradicionais livros texto e de exercício. Menciona, também, o esforço incansável dos chefes da seção para manter o SEAN sempre atualizado diante dos irreversíveis avanços tecnológicos das novas mídias. O artigo destaca a importância do uso do computador e da Internet como recursos poderosos para uma melhor aquisição do inglês como língua estrangeira, e o relevante papel desses recursos como facilitadores na interação entre alunos e professores em um mundo cada vez mais globalizado.

Palavras-chave: Tecnologia. Educação. Recursos de mídia.

Abstract: This is a bilingual artical. It was written in Portuguese and in English in order to make public, also in the English speaking countries, the relevant work of the Section of Teaching and Learning by Level (SEAN, in Portuguese) in the Military School. The article aims at exemplifying the use of technological resources as allies of the teachers to supplement the traditional text book and work book. It mentions the restless effort of the rulers of SEAN to catch up with the irreversible advances of the new medias. The article also highlights the undeniable importance of the computer and the Internet as powerful resources in TEFL (Teaching English as a Foreign Language), as well as the relevant role which both resources play as facilitators of the interaction between student and teacher in a globalized world.

Keywords: Technology. Education. Media resources.

INTRODUÇÃO

A tecnologia representa um papel vital no cenário de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Além de auxiliar o aprendizado, o uso da tecnologia também prepara os alunos para uma sociedade informatizada e globalizada. Independentemente das mudanças metodológicas no ensino de inglês, não se pode negar a influência benéfica do uso da tecnologia associada à educação. Por quase duas décadas, os computadores vinham sendo usados como ferramentas auxiliares no ensino e aprendizagem de inglês apenas para fins de avaliação da habilidade escrita. Com o advento da Internet, o computador passou a ser utilizado principalmente como fonte de informação, comunicação e interação. O modo como professores e alunos trabalham juntos no processo de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira mudou radicalmente a partir do surgimento da rede mundial de computadores conectadas pela Internet.

O ALUNO DO SÉCULO 21

MP3, iPhone, iPad, notebook, netbook, ultrabook, tablet, smartphone,

Internet, e-mail, redes sociais como por exemplo Orkut, My Space, Facebook, Google Plus, Twitter, Instagram, aplicativos, games online... A lista parece não ter fim. Estamos na Idade Mídia. São muitos os recursos tecnológicos aos quais os alunos estão expostos e fazem uso crescente e constante. A diversidade de entretenimento que esses recursos oferecem é ilimitada. Nossos alunos são bombardeados, dia após dia, por uma avalanche de novidades tecnológicas. O aluno do século 21 estuda e aprende de modo bastante diverso dos alunos de tempos passados, quando o professor era admirado e respeitado por ser considerado como o "detentor" do conhecimento. Ao aluno cabia conformar-se com o papel de ouvinte passivo, focado em uma única tarefa: assimilar o conhecimento transmitido pelo mestre sem a possibilidade de duvidar da veracidade do assunto ministrado.

O QUE É UMA SALA DE AULA EM UM MUNDO CONECTADO?

O aluno "multi-focado" dos dias atuais não se satisfaz mais em desempenhar uma tarefa de cada vez. O estudante do século 21 consegue, simultaneamente estudar, ouvir música, assistir televisão e manter-se conectado à Internet para enviar mensagens aos colegas pelo celular. E, por falar em celular, a maioria, senão todos, vem à aula portando seus smartphones ou tablets e, não raro, os professores precisam lembrá-los de guardar seus "brinquedos" de última geração dentro da mochila.

Então, como despertar o interesse dos alunos pelas aulas ministradas? Como motivar a interação aluno-professor sem fazer uso das tecnologias atuais? Como incentivar os alunos a ir além do conhecimento adquirido em sala de aula e aplicar esses mesmos conhecimentos em seus cotidianos? Na maioria dos colégios da rede pública de ensino, esta seria uma proposta praticamente inviável devido a precariedade de recursos. No Colégio Militar, mais precisamente no SEAN, o ensino de inglês como língua estrangeira tem disponibilizado aos professores vários recursos tecnológicos para serem utilizados em sala de aula.

SEAN

O projeto foi criado em 1993 e, desde seu início, a Seção de Ensino e Aprendizagem por Nível (SEAN) vem associando as tecnologias da época ao ensino de inglês.

Façamos agora uma breve viagem dos primórdios do SEAN aos dias atuais.

No início, havia o livro texto e a fita cassete, o quadro de giz e o retroprojetor que eram os recursos mais modernos da época. Em seguida, vieram a televisão de 27 polegadas e o aparelho de vídeo cassete com suas respectivas fitas VHS.

Con o advento do CD e CD player, as fitas cassete foram aposentadas para a alegria dos professores, pois estas eram frágeis e de curta durabilidade, enrolavam e arrebentavam com frequência e ainda careciam de praticidade: dificuldade para retornar e localizar a faixa correspondente ao exercício de áudio. O CD, ao contrário, veio possibilitar a localização e o retorno às faixas escolhidas com um simples toque nas teclas do aparelho de CD player.

Os quadros-negros (que na realidade eram verdes), de superfícies ásperas e difíceis de apagar, foram cobertos com os quadros brancos, e o giz, que durante anos foi um grande causador de alergias nos professores, foi trocado pelas canetas coloridas que deslizam suavemente nos quadros brancos e cuja tinta é facilmente removida com o apagador de flanela.

Muito recentemente o SEAN foi contemplado com um quadro interativo. Uma palestrante foi contratada para fazer as explanações básicas sobre o funcionamento do material e, alguns professores que já utilizavam recursos tecnológicos foram convidados para assistir à palestra. A utilização do quadro interativo vai certamente alavancar o ensino de inglês e despertar o interesse dos alunos por mais essa novidade. Esse novo recurso engloba as ferramentas do Power Point, Flash, Word, Vídeo e, como o próprio nome sugere, o aluno tem a seu dispor mais uma oportunidade de interagir com o trabalho desempenhado em sala de aula.

As antigas televisões de 27 polegadas foram substituídas pelas mais modernas do mercado: as de 29 polegadas. Estas, apesar de bem maiores e com melhor definição de imagem e som do que as suas antecessoras, ainda deixavam muito a desejar. Além disso, não havia aparelhos de televisão suficientes para todas as salas de aula, e as reservas tinham que ser feitas com bastante antecedência, caso o professor necessitasse utilizar um aparelho para apresentar o vídeo de uma determinada lição do livro ou simplesmente passar um filme.

As fitas VHS e os aparelhos de vídeo cassete deram lugar aos DVDs e DVD players respectivamente. Esses últimos, além de proporcionarem uma boa resolução de imagem e som sem ruídos (os irritantes "chiados" dos VHS), possuem comandos que facilitam adiantar cenas ou retornar a elas com opções de velocidade, localização imediata de uma determinada cena, bem como a opção de escolha de no mínimo quatro idiomas para áudio e legenda, com um simples toque nas teclas do controle remoto. Outra opção disponível para projeção de filmes ou slides, é o Projetor ou Data Show, que conectado a um notebook, amplia significativamente as imagens possibilitando assim uma melhor visualização, principalmente para os alunos portadores de alguma deficiência visual como por exemplo, a miopia.

Os CDs ganharam um novo aliado, o CD-ROM, que tornou-se parte integrante dos livros adotados pelo SEAN. Os CD-ROMs, com suas imagens coloridas e som digital, além de facilitar o aprendizado, o tornam bem mais interessante, pois associam a imagem ao som, recurso este inexistente nos CDs de áudio.

Os livros didáticos foram substituídos por edições atualizadas. Os antigos livros texto e de exercício foram compilados em um só volume e vieram acompanhados de e-books. Esses últimos são fortes aliados não somente dos professores, mas principalmente dos alunos, pois exibem em suas páginas eletrônicas o texto, o áudio e o vídeo integral das lições de cada unidade. Com o e-book, o professor pode exibir uma determinada página da lição a todos os alunos simultaneamente, o que facilita em muito a localização e visualização do conteúdo trabalhado no momento. O e-book é também um facilitador, pois, estando o aluno por algum motivo impossibilitado de comparecer à aula, ele poderá utilizá-lo para estudar a matéria e ficar em dia com o assunto ministrado, assim como fazer os exercícios, ouvir os diálogos e praticar o conteúdo ensinado com atividades lúdicas como caça-palavras, jogos, entre outros.

As televisões de 29 polegadas citadas anteriormente, tornaram-se obsoletas com a chegada das televisões de plasma de 50 polegadas que foram instaladas em todas as salas de aula, tornando desnecessária a até então reserva "compulsória" dos aparelhos que antes existiam em número insuficiente. As vantagens do uso das televisões de plasma em sala de aula são muitas, pois, elas possuem entradas para HDMI, USB, e VGA que possibilitam a conexão de notebooks e projetores para apresentação de slides e a conexão com a Internet.

E, por falar em Internet, torna-se desnecessário mencionar os recursos pedagógicos que esta possibilita a todos os professores e alunos com seus inúmeros websites de estudo de inglês, leitura, material didático, jogos, enfim, tratando-se de Internet, o céu é o limite.

E, por falar em limite, em breve, um outro valioso recurso estará disponível para todos os alunos e professores do SEAN: o laboratório de inglês.

Antes de terminar, é imprescindível reconhecer que todos esses recursos que tem sido disponibilizados e utilizados, apenas tornaram-se possíveis, graças à dedicação e ao empenho de todos os chefes do SEAN até então, em especial, da Major Rosane Soares.

CONCLUSÃO

Estamos na Idade Mídia, a tecnologia vem transformando o aprendizado de línguas estrangeiras, principalmente o inglês e, os cursos de idiomas precisam se dispor a fazer as mudanças necessárias para atender as necessidades e os interesses dos alunos. Estamos lidando com crianças e adolescentes da era digital, do mundo virtual onde faz-se necessária uma constante atualização por parte dos professores no tocante aos irreversíveis avanços tecnológicos. O professor deve, antes de tudo, fazer um planejamento detalhado, visando o propósito específico de cada aula, aplicando atividades lúdicas para não apenas ensinar, mas, principalmente sedimentar o assunto ministrado, incentivando a interação entre os alunos, assim como a prática da conversação de modo informal, porém contextualizado. Nos dias atuais, é crucial que haja uma forte ênfase no aprendizado significativo para que os inúmeros recursos tecnológicos possam, de um lado, ajudar os professores a trazer a "realidade" dos alunos para a sala de aula, e, por outro lado, ajudar os alunos a levar o conhecimento adquirido para além da sala de aula.

Concluindo, não se pode negar que as vantagens e os benefícios do uso do computador, da Internet e de várias outras mídias disponíveis e apropriadas ao ensino e aprendizagem de inglês, vem conquistando mais e mais espaço no cenário educacional. A Tecnologia aplicada à Educação torna o estudo e aprendizagem de inglês (matéria obrigatória do currículo) numa atividade interessante, prazerosa e motivadora para professores e alunos.

GLOSSÁRIO

CD - Digital Disk

CD-ROM - Compact Disk Read-Only Memory

DVD - Digital Video Disk

HDMI - High Definition Multimedia Interface

IWB - Interactive White Board

OHP - Over Head Projector

USB - Universal Serial Bus

VCR - Video Cassette Recorder

VGA - Video Graphic Array / Accelerator

VHS - Video Home System

BIBLIOGRAFIA

1.WHITE, Cynthia. Language Learning in Distance Education. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

2.BOSWOOD, Tim. New Ways of Using Computer in Language Teaching.

USA: Pantagraph Printing, 2000.

3.RIVERS, M. Interactive Language Teaching. Cambridge: Press Syndicate of the University of Cambridge, 1987.

4.AHMED, Kurshid. Computers, Language Learning and Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

5.WARSHAUER, Mark. Internet for English Teaching. USA: Pantagraph Printing, 2000.

6.WINDEATT, Scott. The Internet. Oxford University Press, 2000.

Denise Larangeira
Enviado por Denise Larangeira em 10/03/2014
Código do texto: T4723519
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