A INTERNET E SEUS RECURSOS PEDAGÓGICOS

Denise Larangeira

Graduada em Letras (Português-Inglês)

Pós-graduada em Língua Inglesa

TESOL Diploma (Teaching English for Students of Other Languages

Aluna de Mestrado

Professora de Inglês

Resumo: Este é um artigo bilíngue que visa mostrar o uso da tecnologia aplicada à educação como uma alternativa que auxilia os professores com uma série de opções para complementar o uso do tradicional livro texto com atividades lúdicas de interesse dos alunos.

Palavras-chave: Tecnologia. Estudo de Inglês. Interesse.

Abstract: This is a bilingual article which aims at showing the use of technology in education as an alternative to provide teachers with a set of options in order to supplement the traditional text book with extra activities which appeal to the students.

Keywords: Technology. The study of English. Interest.

INTRODUÇÃO

A metodologia do ensino de línguas estrangeiras modernas vê o professor como uma figura multifacetada. No passado, o propósito da metodologia de ensino resumia-se em ajudar os alunos a aprender um determinado idioma através da explicação e da prática de exercícios escritos. Do professor exigia-se apenas que ele dominasse o idioma. Nos dias atuais, além desses requisitos o professor deve ser um facilitador e saber aliar a tecnologia, principalmente o computador e, mais especificamente a Internet, com o intuito de melhorar a performance dos alunos, assim como estimular o interesse pelo estudo.

É inegável que a tecnologia tem afetado o modo de aprendizagem tanto de crianças como de adolescentes. Os alunos de hoje enviam

e-mails, fazem downloads de músicas, enfim, navegam num mundo virtual que lhes é muito familiar, e sabem usar os aprelhos eletrônicos de última geração sem ao menos ler o manual de instruções. A rapidez e o excesso de informação que bombardeiam os alunos não podem e não devem ser ignorados. Em alguns casos, por exemplo, a dificuldade em memorizar o vocabulário de uma lição, uma vez que o dicionário praticamente caiu em desuso, torna-se, muitas vezes, um obstáculo para a compreensão das instruções de um exercício.

Com o objetivo de ajudar os alunos a superar suas dificuldades no aprendizado da estrutura, gramática e vocabulário, a professora Denise Larangeira desenvolveu um projeto que beneficia estudantes não importando o grau de seus conhecimentos da língua inglesa.

SEAN

Antes de falar do projeto, vamos conhecer um pouco sobre o curso de inglês do Colégio Militar. O SEAN (Seção de Ensino e Aprendizagem por Nível) é composto de sete níveis: dois iniciantes IA e IB, dois básicos BA e BB e três intermediários ITA, ITB e ITC, que normalmente correspondem ao sétimo, oitavo e nono ano do Ensino Fundamental e ao primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio respectivamente.

No início do ano letivo, os novos alunos são encaminhados ao SEAN para o teste de nivelamento. Após a avaliação, os alunos são indicados para os níveis de acordo com os seus conhecimentos. As aulas de inglês tem duração de uma hora e trinta minutos e são ministradas duas vezes por semana. As classes do SEAN costumam ser menores e os alunos raramente tem os mesmos colegas que os de suas classes nas Companhias.

PROCEDÊNCIAS DIVERSAS

As turmas no SEAN costumam ser homogêneas e os alunos, em sua maioria, acompanham sem dificuldade o andamento das aulas. Por outro lado, alguns alunos do Colégio Militar vêm de diferentes regiões do Brasil. Algumas vezes o professor de uma mesma classe tem que lidar com alunos que foram encaminhados para o nível apropriado, com outros que já viveram no exterior e portanto falam fluentemente o idioma inglês e, ainda com outros alunos que tem dificuldade em acompanhar as aulas, pois, vieram de colégios públicos ou de regiões mais remotas do Brasil onde o inglês não fazia parte do currículo.

Uma classe heterogênea pode ser estressante para o professor e entediante para alguns alunos, principalmente para aqueles que possuem um bom nível de inglês. O professor precisa desacelerar o ritmo para que todos entendam a matéria ministrada. Enquanto os mais fracos ficam atentos para acompanhar a aula, os mais capacitados conversam entre si e, não raro, perturbam o andamento da aula. Tal situação pode desmotivar os mais adiantados e desencorajar os mais fracos resultando em notas baixas ao final de bimestre.

O PROJETO

Com o intuito de ajudar os alunos a superar suas possíveis dificuldades no uso da gramática e memorização do vocabulário, assim como despertar o interesse dos alunos para praticar em casa o assunto ensinado em sala de aula, a professora Denise Larangeira desenvolveu um site de estudo de inglês para o SEAN.

Aproveitando o assunto de uma das lições do livro texto intitulada "Favorite Pastimes", a professora fez uma pesquisa para descobrir o passatempo favorito de seus alunos. A reposta foi unânime: navegar na Internet.

Não se pode negar o crescente interesse das crianças e dos adolescentes pela Internet. Vivemos em um mundo de constantes mudanças e avanços tecnológicos, e a Internet pode ser uma forte aliada no ensino e aprendizagem de inglês, uma vez que ela oferece uma gama infinita de recursos pedagógicos tanto para os professores como para os alunos. A professora decidiu então substituir o tradicional dever de casa no livro de exercícios por exercícios na Internet.

Depois de ter visitado vários sites de ensino de inglês e selecionado o material disponível, a professora deu início ao projeto intitulado

"A Internet e Seus Recursos Pedagógicos".

O projeto tem como objetivo principal auxiliar os alunos a praticar e melhorar seus conhecimentos de inglês de maneira agradável e divertida. Nas páginas do site, os alunos encontram um lista de endereços (links) com exercícios relacionados à matéria estudada em sala de aula. Para cada nível do SEAN, além de exercícios online, o site também oferece uma série de atividades lúdicas como jogos, palavras cruzadas, quizes, vídeos, música, e-books, etc. O dever de casa que outrora poderia ser considerado "maçante", está agora associado ao lazer. O livro de exercício passou a ser usado em sala de aula e o tradicional dever de casa é todo feito na Internet.

O site de inglês, "Welcome to English", que a princípio fora criado para os alunos do SEAN, passou também a ser utilizado pelos familiares dos alunos, e os comentários positivos que a professora recebeu dos pais de seus alunos nas reuniões de "Responsáveis e Mestres" foi muito gratificante.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Internet tem ganhado mais e mais espaço no cenário educacional. Quando bem utilizada, a Internet pode ser uma valiosa ferramenta para despertar o interesse dos alunos pelo estudo de inglês, bem como aumentar seus conhecimentos de forma aprazível dentro do atual contexto de ensino e aprendizagem.

A Internet permite que cada aluno siga seu ritmo próprio evitando assim embaraços, principalmente por parte dos mais tímidos, quando cometem alguns erros de pronúncia durante a correção oral de um exercício. Na privacidade do lar, em num horário que lhe seja conveniente, o aluno, além de estudar, pode também fazer uma auto-correção, auto-avaliação e repetir um exercício quantas vezes desejar. Como resultado, além de promover a auto-estima, ao fazer os exercícios online, o aluno ganha auto-confiança e melhora visivelmente o seu desempenho em sala de aula. O aluno então, sente-se mais motivado a estudar e aprender inglês, uma vez que esta atividade está diretamente associada a outra de seu interesse: surfar na Internet.

BIBLIOGRAFIA

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6.BOOTH, Diana L. Fried. Project Work. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

Denise Larangeira
Enviado por Denise Larangeira em 09/03/2014
Código do texto: T4722192
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