Resumo do Artigo: Às contribuições do Pibid: Escola e Prática Docente:
3_ Artigo: Às contribuições do Pibid: Escola e Prática Docente:
O artigo foi produzido em parte pela experiência do PIBID e também com uma reflexão
critica da educação como explicação e fundamentação do porque que o sistema é falho ,onde ele
poderia ser melhorado e como chegaríamos à um patamar superior,primeiro se precisaria de uma
valorização e uma modificação no padrão e forma de conceber à educação das políticas públicas e
à forma que os professores são formados e e condicionados e o proposito da educação universal à
importância e o caminho para à construção de um conhecimento mais elaborado e critico capaz de
mudar às gerações seguintes e produzir uma visão de mundo e do conhecimento mais humana e
mais abrangente ,na publicação foram mesclados esses elementos com à experiência de dois
bolsistas,para mostrar os desafios e problemáticas e caminhos imediatos para um saber efetivo e
uma pratica educativa que mostre resultados positivos no futuro. onde não teriamos apenas
profissionais bem formados mas também professores e filósofos capazes de pensar novas teorias e
expandir o conhecimento ensinado como um tipo de memorização e apenas o saber dominante seria
representado e os demais colocados como eletivos e pouco importantes
Lógico que para isso acontecer deve ser um trabalho árduo de todos que trabalham na educação
e levariam anos para resultados efetivos .mas uma mudança ideológica e política e econômica
poderia redefinir uma educação que se alicerce nas propostas de um projeto de redefinição e postura
contra-hegemônica e de não interferência apenas do caráter privado,um projeto que mantivesse à
educação como bem gratuito e universal e de qualidade e instrumento de lutas e pressões para o
desenvolvimento social contínuo e que os grandes objetivos de uma educaçaõ revolucionária
pudessem ser alcançados.