O PROFESSOR FAZ A DIFERENÇA
Nos tempos atuais, não basta repassar conteúdos simplesmente, hoje, o professor precisa competir pela atenção dos seus alunos, com o telefone celular, internet e outros apetrechos eletrônicos.
A escola ainda está presa ao modelo do século XIX, com professores do século XX e alunos do século XXI. E o que fazer para que a escola e respectivamente às aulas sejam atrativas, fora do comum, diferentes, inovadoras, que leve este aluno, a ter sua atenção para aquilo que lhe é transmitido, dentro e fora de sala?
Costuma-se acreditar que a aula, deve ser apenas um momento de transmissão de conteúdos. No entanto, a sala de aula é um campo aberto de possibilidades, relações sociais, questões e interesses variados. É um espaço dinâmico que exige a maestria de um professor para transformá-lo em um momento de conhecimento do aluno, e não somente de conteúdos para avaliações bimestrais.
A escola é o cenário da atuação do professor. Assim sendo, não podemos negar que a sala de aula seja o seu palco principal e que a apresentação da aula , um ato performático, por se tratar de uma performance que envolve diferentes sujeitos sociais. E a concretização dar-se-á pelo preparo que este professor precisa ter ao adentrar em uma sala de aula.
Precisa este profissional, está em constante atualização em relação às inovações didático-pedagógicas, buscar espaços múltiplos de formação continuada dentro ou fora da escola e também outras fontes, para desenvolver o hábito pela leitura, imprescindível na função docente.
A preparação é nitidamente percebida, pois o professor age com segurança no planejamento e nas tarefas propostas, através de metodologias inovadoras, mobilizando seus alunos no sentido de despertar o interesse pelas aulas, partindo daquilo que eles já construíram no seio de suas interações sociais.
Assim, é preciso romper com paradigmas, ter um contato mais aproximado com nossos alunos, senti-los, pois nós enquanto mediadores dessa relação entre conhecimento e alunos, socializamos o saber e o diálogo, possibilitando a compreensão da realidade dinâmica, visando a busca dessa transformação social, onde "O Professor faz a diferença".