A ESCOLA E O MUNDO DA COMUNICAÇÃO
O mundo das comunicações, das informações e TIC'S; invadiu as salas de aula, as bibliotecas e outros espaços, antes considerados inatingíveis.Foram os alunos que trouxeram o novo, desestabilizando os processos e exigindo do educador uma nova resposta coerente e consistente aos desafios que se apresentam. Os celulares conectados a internet, as redes sociais, e outros aplicativos, surgem a cada dia de forma muito acelerada. Há a necessidade de atualização da escola e respectivamente do docente, para dinamizar o processo de ensinar e aprender na busca do enriquecimento e do desenvolvimento, e no serviço às necessidades do educando no contexto educacional para ampliar as perspectivas no âmbito formativo e instrutivo.
O uso da tecnologia em sala de aula é bastante válido no sentido que possibilita um ensino e uma aprendizagem mais criativa, autônoma, colaborativa e interativa. No entanto, a escola precisa estar preparada para utilizar essa tecnologia, não basta aparelhar o ambiente escolar, com máquinas e deixá-las sem uso adequado ou simplesmente levar os alunos para os chamados laboratórios de informática, e deixá-los navegarem na internet sem orientação.
Para o uso dessa tecnologia, precisamos adequar a prática docente, é necessária uma alfabetização tecnológica de alunos e professores, para acompanhar esta evolução, avaliando o que vai ser usado e reconhecer o que pode ou não pode ser útil para facilitar a aprendizagem dos alunos , tornando-os críticos, cooperativos , criativos.
Nesse sentido, um processo colaborativo entre personagens, recursos técnicos e cenários intervêm na aprendizagem proporcionando reflexões e propostas importantes aos educadores, para favorecer o diálogo educativo nos quais, crianças, adultos e os materiais constituem um triângulo no qual cada parte contribui para construir a compreensão e assim utilizar os conhecimentos adquiridos para responder adequadamente às demandas específicas das tarefas propostas.