GESTÃO EDUCACIONAL
OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DO SÉCULO XXI
No setor educacional muitas vezes, esquecemos, de observar que a escola é uma empresa e deve ser gerida de forma organizada, e satisfazer sua clientela.
Na escola pública, onde em sua maioria, é vista de forma a seguir tudo o que pede a questão governamental, não se percebe que a escola tem autonomia para transmitir conhecimentos e avançar com as informações tecnológicas que nos rodeiam diariamente.
Dentro dos fatores educacionais, em especial da escola pública, somos apanhados com a questão de definição de cargos por questão de confiança, e não de competência, já gerando um grande desafio a toda equipe, em particular a clientela, pois sofre com maus tratos de funcionários insatisfeitos e professores descontentes com a questão salarial.
Sem contar, que o ato de ensinar em sala de aula, vai muito além do giz e do apagador, onde as escolas ainda possuem esta metodologia, pois o mundo avançou, mas a educação em si, em especial no Brasil, e num aspecto público, gera um processo totalmente demorado e pitoresco. Acaba por si, afetando a criação e até mesmo a capacidade de ensinar e aprender.
Nossos alunos estão muitas vezes mais informatizados e aptos a aprenderem com as novas tecnologias que nos são dadas diariamente. Além de uma capacidade incrível de manipulação para com estas novas ferramentas, cabendo a nós docentes, e gestores educacionais a nos aperfeiçoarmos nessas ferramentas com mais amplitude.
Como disse Sydney Finkenstein: “ Empresas que não aceitam a mudança transformam-se em empresa-zumbis, justamente porque acreditam que já fazem as coisas da melhor forma possível e, portanto não precisam mudar.”
Os desafios do século XXI, na educação, são resultados da angústia vivida da revolução industrial que acabou afetando a todos, claro que se deram conquistas, mas para uma minoria, enquanto dentro do setor educacional, sabemos que era a questão dos só os fortes sobreviveriam, isso apesar dos grandes avanços e invenções, não mudou muito, cabe ao gestor educacional, ter uma postura de dinamismo, competência, cidadania, e reconhecimento, além de saber ser inovador e querer e fazer melhorias para todos, e ajudar nas habilidades de cada um conduzindo para uma educação justa, criativa e participativa.
O bom gestor, não caminha sozinho precisa do auxílio de todos para ajudar a desenvolver um trabalho de qualidade e eficaz.
A educação não pode ser vista de maneira linear apenas, mas de maneira independente, e capaz de formar cidadãos críticos e capazes. Desenvolver participação efetiva da comunidade escolar: Pais, professores, funcionários e alunos.
Sendo assim, cabe ao gestor educacional está aberto sempre ao diálogo e saber tudo que ocorre em sua administração, gerando confiança a todos, e junto com a questão dos desafios educacionais, que são muitos, violência, problemas de aprendizagem e outros, conquistar e procurar sempre soluções viáveis para os problemas diários, que se fazem presentes numa escola, em especial da rede pública de educação.
São Paulo, Janeiro de 2014.
Escritora e educadora Tereza Cristina Gonçalves Mendes Castro ( Téka Castro).Redação escrita para o curso de Gestão Educacional - https://www.cursosonlinedaeducação.com.br/ nota do curso: 98,0