A presença marcante dos aparelhos eletrônicos no processo de aprendizagem
A presença marcante dos aparelhos eletrônicos no processo de aprendizagem
Os aparelhos eletrônicos são caracterizados como presença marcante no processo de aprendizagem, levando em consideração a realidade e os anseios dos educandos.
Falar em meios eletrônicos em uma ala de aula é constatar como a tecnologia está inserida na sociedade. Hoje, com a pedagogia renovada o educador necessita buscar o engajamento de novas mídias a fim de contribuir para uma didática mais atrativa, onde o conteúdo seja abordado através de novos patamares.
O âmbito educacional, tem uma carência em investimentos tecnológicos tanto em termos de recursos humanos quanto recursos materiais. Muitos docentes acreditam que o engajamento na tecnologia seja ruim, negativo e até mesmo inseguro; na verdade, como tudo na vida a inserção dos aparelhos eletrônicos na sala de aula, apresenta aspectos positivos e negativos.
Um dos pontos negativos da tecnologia é a falta de preparação, onde muitas vezes um professor, ou mesmo um estudante planeja uma atividade para ser exibida no PowerPoint e quando vai apresentar seu trabalho na tv pendrive da escola não consegue e o individuo se pergunta o que fiz de errado? A resposta é simples a formatação, ou a forma como salvou o documento não é compatível. Então deixo a seguinte reflexão: a tecnologia é a culpada ou faltou uma preparação, ou mesmo uma verificação prévia.
Retomando os assuntos dos aparelhos eletrônicos no ambiente escolar chego a uma conclusão, grande maioria dos adolescentes são proprietários de smart phone, tablete e celular de última geração, ao qual sou leiga até mesmo para citá-los. Então, questiono o porquê não utilizar os recursos dos discentes. Como professora de Letras, acredito que utilizar os aparelhos eletrônicos é uma forma válida e pertinente de aguçar a curiosidade dos alunos. Certa época estava lecionando Português no 8º ano e me deparei com uma situação corriqueira: a falta de coesão, coerência e erros ortográficos.
A turma fazia parte de uma escola periférica, os alunos tinham baixa renda financeira, porém todos os alunos tinham celulares e proibir o uso estava cada vez pior, desenvolvi uma atividade, onde os alunos ficavam trocando sms, a partir desta atividade consegui trabalhar várias tipologias textuais. Enfim, conceituo os aparelhos eletrônicos como um leque de aprendizagem. No qual o docente não precisa abandonar seus conhecimentos e conteúdos, apenas vejo os recursos tecnológicos como um desafio, pois o professor deve reavaliar seus métodos e planejamento para aperfeiçoar sua prática e acima de tudo contribuir para a cidadania e aprendizagem do aluno de forma problematizadora, onde resulte a inserção crítica na sociedade.