No atos da história se compõem as autoridades de Nero,Alexandre, e outros personagens que não caberiam aqui, são lembrados pelas batalhas,pelo traço de liderança,mas a vivência diz outra coisa.
Em minha busca por uma questão de educação inclusiva melhor em nosso país,pesquisei e sei bem que muitos "heróis" ou "bandidos", tiveram algum transtorno,ou dificuldade de aprendizagem, e que em termos físicos, muitos por serem grandes personalidades,líderes não foram banidos,como se fez na Grécia, no culto à beleza, e perfeição corpórea,outras civilizações,deixavam morrer pessoas com deficiências físicas,ou que achavam que eram alguns com baixo nível intelectual, deixados de lado, em lagos congelados.
Aqui,mesmo no Brasil,por uma situação de cultura, existe uma tribo indígena, que enterra crianças com necessidades especiais, vivas. Cruel aos nossos olhares,mas é uma cultura que não se deixou influenciar pelo homem branco,nesses quinhentos anos de descoberta do Brasil.
Mas,voltando ao tema, como é díficil a situação, crianças são jogadas nas escolas,mal preparo de docentes, e infelizmente uma minoria se preocupa com isso.
Muitas coisas ainda se deve mudar de modo estrutural e governamental nas escolas, não adianta se colocar alunos com necessidades especiais, e não se ter um investimento maior para a situação.É cruel,vermos um aluno com necessidades físicas, numa escola em que o banheiro ao menos não está preparado para a adaptação inclusiva, ou uma quadra desportiva.
Não existe apoio da gestão da saúde, infelizmente a educação inclusiva em nosso país está como a saúde e a educação pública, de mal a pior.
No sentido de Cuba, li no Diário de Cuba, a questão que a educação inclusiva é vista com outros olhos, temos mais que lutar para que isso ocorra aqui no Brasil.
A situação, é bem crítica, suscinta de desafios dos educadores e de pais, aproveitando que sou mãe de um menino que tem TDAH,transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, contas coisas busco para auxiliá-lo, e sei de outros pais que também vão atrás de uma situação melhor para seus filhos,mas quantos outros,despejam seus filhos sem se preocuparem se irão entender ou não a aprendizagem.
É umprocesso longo,desafiador, e que traz a tona a questão,temos que nos envolver mais, temos que pedir mais aos nossos governantes por esta situação.
Assim,peço que todos lutem e vejam a questão de educação inclusiva na sugestão dos seguintes filmes:
COMO ESTRELAS NA TERRA, TODA CRIANÇA É ESPECIAL (DISLEXIA)

CASTELOS DE GELO                                                    (deficiência sensorial)

FORREST GUMP O   contador de Histórias -                     (Deficiência Mental)

NASCIDO EM 4 DE JULHO                                            (deficiência física)

O OITAVO DIA                                                          (sindrome de down)

PERFUME DE MULHER                                                 (deficiencia visual)

RAIN MAN                                                                 ( autismo)

AMARGO REGRESSO                                                   (deficiencia fisica)

Mary and Max                                                           (Síndrome de Asperger)

MEU NOME É RÁDIO                                                  (Deficiência Mental)

-  Black                     ( surdocegueira)

- Meu nome é Jonas  (Deficiência Auditiva)

- A prova                  (Deficiência Intelectual)
 Os sinos de Anya - dislexia e deficiência visual

Temple Gardin - Sindrome de Asperger (espectro autista)

Uma viagem inesperada - autismo
 
O milagre de Anne Sulivan _ deficiência auditiva
 
Do luto à Luta - documentário Sindrome de Down

 
Tereza Cristina G Castro, escritora e educadora, formada em Química.
Teka Mendes Castro
Enviado por Teka Mendes Castro em 06/12/2013
Reeditado em 06/12/2013
Código do texto: T4601583
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