PARA ALÉM DA IMAGEM TRANS

Na tentativa de “entender” as diversas possibilidades de vivencia da diversidade sexual e identidade de gênero, algumas pessoas, se valem de imagens mentais, como linguagens simples que levam a um fácil entendimento do que se passa na Psiquê dessas pessoas. Talvez se analisássemos essa imagem mental para além do transsexualismo poderíamos entender também as demais possibilidades.

O transsexual é mais que o trans-homem, e a trans-mulher, esse ser também vive suas sexualidades, que podem ser tão complexas quanto a própria transsexualidade. Quero dizer com isso que diante da auto-imagem que é criada essa pessoa ainda se defronta com outras definições, em outras palavras, um trans-homem terá além de lidar com um corpo de mulher, sendo homem e entender que este homem poderá ser gay, bissexual, e ainda hétero. Igualmente uma Mulher trans ou Trans-mulher, que sendo mulher, além de ter um corpo de homem, terá ainda de lidar com o fato de que essa mulher, pode tanto ser hétero, homo ou Bi.

Lidar com o Gênero e a Identidade de Gênero como duas nuances diversas, não tem sido comum, e poucos vêem dessa forma, mas por mais que pareça complicado, complexo, e etc... Não há outra forma. Acrescento ainda a Orientação sexual. Ora que não são a mesma coisa, e é preciso que isto fique bem claro.

São conceitos difíceis muitas vezes para quem está “vendo de fora”, e igualmente podem ser para quem os vivencia, ou ainda mais. Sobremaneira porque o olhar do outro para com toda essa complexidade é ainda mais arredio, causando transtornos ainda maiores a estes muitas vezes que aos companheiros homossexuais.

No entanto, não é minha intenção bipartir a temática, ao contrário, intento aqui, visibilizar a sensibilidade com que é necessário olhar para toda o arcabouço de limitações com que se é preciso lidar, e assim evitar essa bipartição, isto porque o pior que pode ocorrer a uma minoria é se tornar ainda menor, ou se digladiar entre si, dando motivos a seus opositores, para reforçar suas teses de repúdio e discursos de ódio.

Sete Lagoas, 27 de novembro de 2013.

O TEXTO POSSUI UMA IMAGEM VISITEM O BLOG:

http://uni-versidade.blogspot.com.br/