O PERFIL DO PROFESSOR NA EaD

Na EaD, o perfil do professor é potencializado e mais complexo ao mesmo tempo, isso resulta em uma dicotomia, uma vez que as tecnologias que ajuda e maximiza os recursos de ensino aprendizagem, também exige do profissional da educação uma relativa abertura aos novos saberes, ou melhor aos próprios recursos proporcionados pelas TICs, ele deve estar sempre aprendendo antes de ensinar, as tecnologias neste caso exige técnicas que venham a auxiliar o professor em sua função docente. Ser professor na modernidade não só na modalidade a distância, mas também na presencial vai muito além do ensino, passa constantemente pela aprendizagem. Resulta, portanto, em uma contínua formação, onde este profissional deve permanecer antenado com os acontecimentos ao seu redor, sendo um pesquisador sempre atento as novas tendências educacionais, buscando aliar isto a sua prática docente, sem se esquecer daquilo que de bom já se formou na epistemologia educacional e em sua vida profissional, sem visões herméticas ou dogmas de conhecimento.

Deste modo o perfil do professor da EaD, principalmente na última década, tem passado por profundas transformações, sabendo-se que o meio técnico-científico-informacional estabeleceu novas perspectivas assim como o grande Milton Santos já afirmava, é possível conectar-se de forma assíncrona e síncrona com pessoas em qualquer parte do mundo, estar a par de acontecimentos em tempo real.... isto é uma realidade vivida nos tempos hodiernos, existe portanto, “salas de aula sem paredes” onde desenvolve-se o processo tal nobre de ensino aprendizagem de maneira dialógica proporcionada por tais meios.

Ildebrand Gutemberg
Enviado por Ildebrand Gutemberg em 15/11/2013
Código do texto: T4571994
Classificação de conteúdo: seguro