TV e Bons Exemplos
Hoje em dia, muito se fala sobre a má qualidade das novelas, reality shows e programas exibidos nos canais de TV. Em algumas casas, assistir TV é proibido, e os pais acham que assim estão protegendo seus filhos. Acontece que, na realidade, aquilo que eles são proibidos de assistir pela TV, eles assistem através de seus iPhones, computadores e tablets, e se eles não os tem, assistirão através dos aparelhos de seus colegas de escola. Com certeza, aquilo sobre o que a criança está curiosa e que os pais se recusam a responder e esclarecê-las, elas aprenderão através de amigos ou de outra forma, nem sempre adequada ou correta.
Portanto, proibir e esconder não é a solução.
Acredito que a solução seja educar; ao assistir uma novela, por exemplo, dizer à criança: "Você vê a atitude daquele personagem? Você acha que ele está agindo certo?" E explicar que certas atitudes são erradas, pois magoam pessoas ou levam a outras consequências desastrosas. Até mesmo os atos imorais podem servir para construir um bom caráter, desde que haja orientação adequada. Quando os pais escondem dos filhos as coisas ruins da vida, estão simplesmente deixando de explicar aquilo que eles mais precisam entender e combater.
Acredito que simplesmente proibir vídeo games e brinquedos que mostram ou induzem comportamentos violentos também não é o suficiente; é preciso ensinar o motivo pelo qual um comportamento abusivo e violento é reprovável.
A internet pode ser uma ferramenta de aprendizado e interação saudáveis, desde que as atividades da criança sejam monitoradas, e que ela aprenda a identificar aproximações mal-intencionadas; crianças não são estúpidas, e aprendem rápido! Mas muitas vezes, os pais não querem explicar-lhes o que é um pedófilo, como eles agem, e o porquê de não se fornecer a estranhos dados pessoais como endereços, telefones ou fotografias de família.
Chegamos a um ponto onde é impossível retroceder; aquilo que foi criado não poderá ser destruído. A tecnologia existe, os meios de comunicação existem, as novelas não mudarão seu conteúdo para histórias inocentes onde a maioria dos personagens são bonzinhos e os vilões, sempre punidos. Temos que viver dentro deste contexto, quer gostemos, quer não. Não há como conservar a inocência de uma criança durante muito tempo, e eu acho que tentar fazer isto pode ser mais perigoso ainda!
Mas quem é o responsável por incutir bons valores nas crianças? Certamente, não é a TV, nem a Internet! São os pais, a família! Reclamar do mau conteúdo das novelas de TV, dos vídeo games e da internet, é passar a responsabilidade adiante; são os pais que devem educar seus filhos, mostrando-lhes a diferença entre o certo e o errado, preparando-os para viver da melhor forma possível dentro do mundo atual.