Como fazer o salário durar até o final do mês? Qual cor de vestido devo usar num casamento durante o dia? Quantos salgados devo encomendar para a festa de meu filho de seis anos?
Todos os dias encaramos situações em que devemos solucionar equações a fim de obter resultados.
Se serão positivos ou negativos, dependerá do caminho escolhido para solucioná-lo.
Solucionar problemas não diz respeito somente à matemática e, a equação citada acima, é a situação-problema, a incógnita que deverá ser resolvida.
Para solucionar um problema é preciso trilhar alguns caminhos e principalmente definir qual é o problema que se quer solucionar.
À primeira vista pode parecer simples.
Eu tenho um problema, penso um pouco nele e o resolvo – ou não.
Definir um problema não é tão banal assim e requer muita atenção e discernimento.
O problema, primeiramente, deve ser analisado como um todo e a seguir, simplificado até que o cerne da questão seja encontrado.
Muitas escolas têm adotado a disciplina Resolução de Problemas em seu plano de ensino.
Através da Resolução de Problemas, o aluno aprende a aprender, a esmiuçar determinados assuntos generalizados e simplificá-los.
Aprendem a trabalhar em equipe, a buscar a ajuda e informações com pessoas, outros grupos, diversas mídias.
Tornam-se pesquisadores.
Muito mais que a simples resolução de um problema é o caminho percorrido até lá.
O que farei para resolver esse problema? Que métodos usarei? Farei entrevistas? Pesquisarei em livros? Alguém já passou por esse problema? Qual foi o desfecho? Por que quero resolver esse problema? Qual é meu objetivo geral? E mais especificamente? Minhas hipóteses estarão corretas?
Muitas são as questões em um mesmo problema e a disciplina Resolução de Problemas tornará possível não só o desfecho para a pergunta inicial, mas acima de tudo, contribuirá para despertar o pesquisador adormecido em cada estudante e quiçá, plantará a semente de formação de um futuro cientista.
Todos os dias encaramos situações em que devemos solucionar equações a fim de obter resultados.
Se serão positivos ou negativos, dependerá do caminho escolhido para solucioná-lo.
Solucionar problemas não diz respeito somente à matemática e, a equação citada acima, é a situação-problema, a incógnita que deverá ser resolvida.
Para solucionar um problema é preciso trilhar alguns caminhos e principalmente definir qual é o problema que se quer solucionar.
À primeira vista pode parecer simples.
Eu tenho um problema, penso um pouco nele e o resolvo – ou não.
Definir um problema não é tão banal assim e requer muita atenção e discernimento.
O problema, primeiramente, deve ser analisado como um todo e a seguir, simplificado até que o cerne da questão seja encontrado.
Muitas escolas têm adotado a disciplina Resolução de Problemas em seu plano de ensino.
Através da Resolução de Problemas, o aluno aprende a aprender, a esmiuçar determinados assuntos generalizados e simplificá-los.
Aprendem a trabalhar em equipe, a buscar a ajuda e informações com pessoas, outros grupos, diversas mídias.
Tornam-se pesquisadores.
Muito mais que a simples resolução de um problema é o caminho percorrido até lá.
O que farei para resolver esse problema? Que métodos usarei? Farei entrevistas? Pesquisarei em livros? Alguém já passou por esse problema? Qual foi o desfecho? Por que quero resolver esse problema? Qual é meu objetivo geral? E mais especificamente? Minhas hipóteses estarão corretas?
Muitas são as questões em um mesmo problema e a disciplina Resolução de Problemas tornará possível não só o desfecho para a pergunta inicial, mas acima de tudo, contribuirá para despertar o pesquisador adormecido em cada estudante e quiçá, plantará a semente de formação de um futuro cientista.