VALORES SOCIAIS E A EDUCAÇÃO - REFLEXOS SOCIEDADE
“A sociedade nos precedeu e sobreviverá a nós. Nossas vidas não são mais que episódios em sua marcha majestosa pelo tempo.”
(Peter Berger, cap.4, Perspectivas Sociológicas: uma visão humanística.)
SOCIOLOGIA: OS VALORES SOCIAIS E A EDUCAÇÃO
REFLEXOS – SOCIEDADE
Acadêmica: Juliane Andréa Soares Kirch
Professor- tutor externo : Elieser Pandolfo da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (ARTO 126) – Prática do Módulo II
10/05/13
RESUMO
O presente texto pretende ser uma interpretação dos valores humanos/sociais na construção do ser humano, com o contributivo da educação.
Partiremos da noção de Sociologia, e sua origem. Corroborando com a definição de valores humanos no sentido de que estes “são fundamentos morais e espirituais da consciência humana”.
Finalizando que a escola e os educadores tem um papel muito importante na consolidação desses valores, através das suas práticas pedagógicas.
Espera-se que o trabalho possa contribuir no aprendizado e na docência em sala: utilizando-se de temas como respeito à: vida, natureza, raças, etnias, culturas e origem.
“É fundamental que o estudante adquira uma compreensão e uma percepção nítida dos valores. Tem de aprender a ter um sentido bem definido do belo e do moralmente bom.” (Albert Einsten)
Palavras-chave: sociologia, educação, valores, humanidade, sociedade.
1 INTRODUÇÃO
É preciso primeiramente compreender o que são valores dentro da sociedade. O que esses valores interferem dentro da educação e no dia a dia da sala de aula.
Foi Durkheim que primeiramente entendeu e acreditou que toda a sociedade é beneficiada com a educação. Pois o desenvolvimento de uma sociedade se alcança através do desenvolvimento do sistema de ensino e consequentemente o desenvolvimento humano.
O presente artigo busca dissertar sobre valores na educação atual e, qual o papel deles na formação do indivíduo.
2 DESENVOLVIMENTO
O homem evoluiu juntamente com a história, e nessa caminhada formou e moldou sua sociedade, muitas vezes de forma esmagadora, seletiva e discriminatória.
Certos desequilíbrios na evolução ainda persistem na atualidade, sejam eles de ordem cultural, econômica e educacional.
O homem como ser em constante evolução tem como ponto primordial os valores que regem a sociedade:
“ a vida social não é outra coisa que o meio moral, ou melhor, o conjunto de diversos meios morais que cercam o indivíduo” (id, IBID. p. 198).
Nesse sentido o sistema educacional – como também nós educadores precisamos estar atentos à evolução da sociedade e como os valores estão sendo difundidos tanto pelos pais como também pelas mídias de comunicação.
Antes de dar continuidade ao tema proposto “Os valores sociais e a Educação” faz-se necessário um breve apanhado da história da Sociologia.
Segundo Cuvillier, a sociologia nasceu à sombra das ciências naturais, sendo fruto da evolução, ou seja, mantendo-se como uma renovação profunda no desvendar o âmago do desenvolvimento humano.
O surgimento cronológico da Sociologia ocorreu logo após a Revolução Francesa buscando também distinguir-se do discurso filosófico – empregando um discurso em reação à modernidade, capitalismo, urbanização, racionalização e secularização – voltando-se para a socialização e humanização das relações na sociedade. Claro que como ciência, a Sociologia segue padrões, como em todos os ramos do conhecimento científico, observando os fenômenos sociais.
De acordo com Giannoti (in Valentim, 2010), “A sociologia estuda a sociedade, onde os seres vivos se unem por laços independentes de seus organismos”. A sociedade é vista por Conte como “o fim essencial de toda a filosofia positiva”.
Ainda nesse sentido, esta ciência estuda o comportamento humano em função do seu meio e das suas relações, é preciso compreender os valores que regem cada sociedade na sua singularidade. O que são valores? Poderíamos perguntar. O porquê de suas existências? Qual o sentido dos valores na composição humana?
Segundo a Dra. Izabel Ribeiro os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana, e todo ser humano pode e deve ter conhecimento destes. Ela afirma que a causa dos conflitos que afligem a humanidade está na negação dos valores como suporte, inspiração para o desenvolvimento integral e potencial individual e por consequência do potencial social.
Das várias visões sobre valores, o dicionário da Língua Portuguesa Houaiss, define valor humano como: qualidade humana de natureza física intelectual ou moral que desperta admiração de todos.
“A urgência de compreender melhor o inter-relacionamento dos seres humanos, assim como suas expectativas e níveis de interesse, tem levado nestes últimos anos a um aprofundamento radical nos estudos éticos e morais ressaltando deste modo uma nova e promissora perspectiva para o crescimento e educação das futuras gerações” (SA, 2001, p 47)
Outra visão que podemos citar sobre valores, segundo os PCNs os valores são partes de nossas vidas não somente quando falamos ou ouvimos, mas no momento em que tomamos decisões e agimos com fundamentação nesses valores a nós atribuídos, sejam eles morais, sociais ou humanos.
“Os valores não são conhecimentos cognitivos” (STUDIA, 2008).
De certa forma transcender a cognição, não significa agir dentro das suas convicções, ou seja, podemos falar diariamente em respeito às diferenças, mas quando nos deparamos no dia a dia, agimos de forma preconceituosa com tal diferença.
“Vivemos em uma época em que proliferam veículos de má qualidade sob o pretexto de liberdade, é praticada uma corrosão moral educacional, tudo com a complacência de muitos pais, professores e especialmente do poder público”. (Sá, 2001, p. 50)
É necessário que o ser humano na sua construção e do seu caráter não se distancie dos valores adquiridos nas suas relações familiares e consequentemente nas relações extrafamiliares.
Diante das exposições anteriores, nós educadores precisamos estar conscientes de que “grande parte da humanidade esqueceu seus valores, considerando-os em certas vezes ultrapassados e não mais satisfatórios”. Para “o estar consciente”, a Sociologia da Educação vem contribuindo de forma precisa nos encaminhamentos das relações dentro da escola e dos rumos que nossa sociedade vem trilhando.
“A educação está ligada diretamente a toda vida social, já que os homens foram responsáveis pela criação da escola”. (Durkhein, apud Poyer, pag 15, 2007).
Outro ponto que devemos levar em conta “se somos responsáveis pela criação da escola”, somos também corresponsáveis pela disseminação dos valores humanos em nossos educandos.
Para que sejamos também responsáveis pelo ensino dos valores humanos, culturais e sociais, precisamos ter claramente compreendido que a metamorfose da sociedade é constante. É necessário ocorrer uma reestruturação das “escolas”, do sistema de ensino e de suas práticas pedagógicas posicionando-se diante das mais diversas temáticas da globalização, questão ambiental, o individualismo, o consumismo, políticas públicas e outros.
Cabe a nós educadores com nossas ações pedagógicas orientar nossos educandos como reagir diante de tanta informação e tantas mudanças, ou seja, qual o seu papel na sociedade para que certas práticas não se tornem recorrentes.
Podemos citar como práticas a banalização da vida pelas mídias de comunicação, como também a pregação de que os honestos são os idiotas e que os “espertos” é que estão certos. Poderíamos citar mais, mas uma grande verdade que se propaga nos bancos escolares é de que “o educando que segue as regras, estuda, dedica-se – é o bobo da sala de aula”. Que inversão de valores tem-se atualmente?
“É tempo de entrar mais diretamente em relação com os fatos, de adquirir com seu contato o sentimento de sua diversidade e sua especificidade, a fim de diversificar os próprios problemas, de os determinar e aplicar-lhes um método que seja imediatamente apropriado à natureza especial das coisas coletivas” (id. IBID. p. 125-).
Segundo Maria Lima, o professor é um mediador de conhecimentos, e também esclarecedor, para a compreensão dos alunos de que a sociedade precisa de normas e regras para convivência com os demais indivíduos, onde essas regras vão ser construídas a partir de valores pré-estabelecidos e considerados importantes para aquela sociedade.
“A escola precisa desenvolver habilidades diversas em seus alunos, para que eles tenham mais condições de socializar-se no grupo e na sociedade”. (ARAUJO, 2010)
Esse socializar-se no grupo e na sociedade está diretamente ligado à aceitação do outro, de suas particularidades econômicas, religiosas, culturais entre outras. O papel do educador nessa socialização está nas suas práticas pedagógicas respeitando a individualidade, pois lida com seres humanos, aceitando as mudanças e a renovação pessoal e social.
“O resgate dos valores humanos é o nosso grande desafio, pois estes promovem a verdadeira prosperidade do homem, da nação e do mundo”. (RIBEIRO, 2011)
Toda a explanação discorrida no presente artigo procurou caracterizar a educação como um bem social, e nós educadores como mediadores e divulgadores desse “bem social”, oportunizando nas práticas pedagógicas, aos educandos, o contato com as diferenças, com as constantes mudanças, de forma que esse consiga conviver em grupo, respeitando o outro.
“não é qualquer escola que vai conseguir a mudança para melhor da sociedade, tem que ser uma escola que trabalha valores humanos e que tenha a participação da comunidade”. (FONTANI, 2011)
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Então conhecer sobre Sociologia possibilita aos educadores entender e promover práticas pedagógicas embasadas na concepção de que vivemos tempos de mudanças, críticos, violentos e individualistas, enfatizando que é preciso resgatar certos valores esquecidos para que ocorra efetivamente o desenvolvimento de nossa sociedade.
“Haverá um tempo em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassino de um homem”. (Leonardo da Vinci)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Pensador.info
Site: www.revistaescolaabril.com.br/historia/pratica-pedagogica/criador-sociologia-educação
DURKHEM, Coleção grandes cientistas Sociais. Editora Ática.
HAGENBUCH, W. Economia Social Rio de Janeiro, Zahar Ed, 1961.
DURKHEIM. Os pensadores Ed. Abril Cultural.
ROYER, Viviani. Sociologia da Educação. Palhoça, 2007.
COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1997.
Parâmetros Curriculares Nacionais
Site: WWW.projetovaloreshumanos.com.br. Acesso 22.03.13
Lesrégles de la méthode sociologique. Paris, 7. Alcan (Trad. Port. De Maria Isaura Pereira de Queiroz.) São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1972.
Projeto Político Pedagógico: Sigma – Brasília – DF – 2009.
PCN’s 5ª a 8ª série – volume 9
SA, Antônio Lopesde, Ética, 2001.
Projeto Educacional Franciscano: Escola Paroquial Santo Antônio – Brasília – DF, 2008.