Democracia
Porque já não se resolvem os problemas deste século com fórmulas do século XVIII, impõ-se uma renovação de estruturas, de métodos e de processos de ação política. Caso contrário,não se terá dasdo o passo à frente em prol dos interesses coletivos.
Já não é a mesma, nem pode ser, nesta segunda metade do século XX, a técnica constitucional: deve ela traduzir, nas Constituições, a experiência do passado, a realidade do presente e as aspirações do futuro.
O Brasil é um país amadurecido para a conquista dos seus destinos e não poderá os homens desta geração esbanjar sua inteligência no mimetismo jurífico e político, buscando em outros povos e épocas as soluções, que só durarão tendo fundas suas raízes na conjuntura nacional.
A recompensa de se dar ao Brasil uma Constituição Democrática e amoldada às realidades nacionais será o maior bem a que possam aspirar os brasileiros: a LIBERDADE.
O drama político hodierno, em todo mundo, reside, principalmente, na angústia de tornar compatível a coexistênciadestas idéias, aparentemente antitéticas, que confluem para a pessoa humana: a liberdade e autoridade.
Cremos que os problemas fundamentais do homem brasileiro são problemas básicos do homem da visão científico-tecnológica do mundo contemporâneo. Importa descobrir e analisar a forma destes problemas para a consciência nacional, bem como a significação das respostas já dadas a estes problemas, bem como abrir-se a um processo inventivo criador de pesquisa sobre a nova civilização humana que está em via de accesso de se revelar como forma nova do homem de se descobrir no tempo.
Formou-se já uma consciência de direitos sociais a serem assegurados pelos governos democráticos tanto cocmo os direitos individuais, para ser social, e continua sendo, na simplicidade da pura expressão consagrada pela História, o governo do povo pelo povo, porém, política e socialmente.
Uma compreensão mais recente, porém, se impõe: Democracica, hoje, inclui um elemento novo, que é o Desenvolvimento como expressão de solidariedade social.
Neste virar decisivo da História da humanidade, é urgente a ação solidária no sentido do desenvolvimento integral do homem. Realizar,conhecer e possuir mais para ser mais, é a aspiração dos homens de nossos dias. Nem é já simples crescimento econômico o desenvolvimento. Para ser autêntico, deverá ser ele integral, ou seja, promover todos os homens e o homem todo: não se pode aceitar que o econômico se separe do humano, nem o desenvolvimento poderá ser afastado das civilizações em que se inclui. Trata-se do homem, de cada homem, de cada grupo de homens, até chegar-se mesmo a humanidade inteira, bem como da sociedade mesma de que é o homem membro. Herdeiro das gerações passadas o beneficiário do trabalho de seus contemporâneos, tem cada homem deveres e obrigações para com todos, nem poderá desinteressar-se dos que virão depois aumentar o círculo da família humana.
Já não é a mesma, nem pode ser, nesta segunda metade do século XX, a técnica constitucional: deve ela traduzir, nas Constituições, a experiência do passado, a realidade do presente e as aspirações do futuro.
O Brasil é um país amadurecido para a conquista dos seus destinos e não poderá os homens desta geração esbanjar sua inteligência no mimetismo jurífico e político, buscando em outros povos e épocas as soluções, que só durarão tendo fundas suas raízes na conjuntura nacional.
A recompensa de se dar ao Brasil uma Constituição Democrática e amoldada às realidades nacionais será o maior bem a que possam aspirar os brasileiros: a LIBERDADE.
O drama político hodierno, em todo mundo, reside, principalmente, na angústia de tornar compatível a coexistênciadestas idéias, aparentemente antitéticas, que confluem para a pessoa humana: a liberdade e autoridade.
Cremos que os problemas fundamentais do homem brasileiro são problemas básicos do homem da visão científico-tecnológica do mundo contemporâneo. Importa descobrir e analisar a forma destes problemas para a consciência nacional, bem como a significação das respostas já dadas a estes problemas, bem como abrir-se a um processo inventivo criador de pesquisa sobre a nova civilização humana que está em via de accesso de se revelar como forma nova do homem de se descobrir no tempo.
Formou-se já uma consciência de direitos sociais a serem assegurados pelos governos democráticos tanto cocmo os direitos individuais, para ser social, e continua sendo, na simplicidade da pura expressão consagrada pela História, o governo do povo pelo povo, porém, política e socialmente.
Uma compreensão mais recente, porém, se impõe: Democracica, hoje, inclui um elemento novo, que é o Desenvolvimento como expressão de solidariedade social.
Neste virar decisivo da História da humanidade, é urgente a ação solidária no sentido do desenvolvimento integral do homem. Realizar,conhecer e possuir mais para ser mais, é a aspiração dos homens de nossos dias. Nem é já simples crescimento econômico o desenvolvimento. Para ser autêntico, deverá ser ele integral, ou seja, promover todos os homens e o homem todo: não se pode aceitar que o econômico se separe do humano, nem o desenvolvimento poderá ser afastado das civilizações em que se inclui. Trata-se do homem, de cada homem, de cada grupo de homens, até chegar-se mesmo a humanidade inteira, bem como da sociedade mesma de que é o homem membro. Herdeiro das gerações passadas o beneficiário do trabalho de seus contemporâneos, tem cada homem deveres e obrigações para com todos, nem poderá desinteressar-se dos que virão depois aumentar o círculo da família humana.
Roberto Gonçalves
Escritor
Escritor