AOS MESTRES COM CARINHO
Aos mestres com carinho
Hoje é 15 de outubro, Dia do Professor. É um grande dia! Não poderíamos deixar de cumprimentar, de homenagear esses profissionais, aos quais honrosamente me incluo.
Não se pode negar que essa profissão é uma das mais importantes. É uma atividade-mãe das outras. O professor é o ator principal das mudanças educacionais de que o Brasil tanto precisa e precisa ser valorizado. Lembro-me agora do que disse uma vez Cristóvão Buarque, quando era Ministro da Educação: "O Brasil só será um bom país, quando ao nascer uma criança, o pai ou a mãe idealizar: Quando crescer vai ser professor". Pena que o Ministro foi demitido pouco tempo depois e as mudanças ficaram mais difíceis, mas isso é outra história.
Também como homenagem aos mestres, mas sobretudo como reflexão, cito um pequeno trecho de uma palestra dada no Rio de Janeiro por Antônio Nóvoa, educador português: "Os professores não são anjos nem demônios, mas pessoas que trabalham pelo crescimento e formação de outras pessoas. São profissionais que não devem renunciar à palavra, pois só ela pode libertá-los de cumplicidades e aprisionamentos. É duro e difícil, mas só assim cada um pode reconciliar-se com sua profissão e dormir em paz consigo mesmo".
Pense nisso, professor e parabéns pelo seu dia, pelo nosso dia!
João Maria de Medeiros é professor, poeta e cronista.