RESPOSTAS INGLÊS 6º ANO VOLUME 2 - 2018

GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 5 série/6 ano – Volume 2

Tema 1

SITUATED LEARNING 1

PLACES IN A SCHOOL

Páginas 4 - 7

Atividade 1

a) auditorium

b) library

c) restrooms

d) teachers’ room

e) classroom

f) science lab

g) sports gym

h) canteen

i) computer lab

j) principal’s office

Atividade 2. Página 8

a) Trata-se de uma planta baixa com a localização dos espaços na escola (sua infraestrutura).

b) Indicar a localização geográfica de lugares em um determinado espaço, no caso,uma escola.

c)

(1) sports gym, (5) classroom, (6) science lab.

Atividade 3. Página 8

a) classroom (palavras que justificam a resposta:

teacher’s explanations, activities, spacious

.

b) science lab (palavras

que justificam a resposta: biology, experiments, nature,science).

c) sports gym (palavras que justificam a resposta:

competition,celebrations, community.

Atividade 4. Página 9

Library: dictionaries, newspaper.

Computer lab: CD-ROMS, printer, mouse.

Science lab: microscope, lab coat, chemical products.

Atividade 5. Página 9

a) gym

b) lab

HOMEWORK:FOCUS ON LANGUAGE 1

Atividade 1. Página 9

As palavras no (caça-palavras) são:

auditorium, canteen, library, computerlab, classroom.

Atividade 2. Página 10

A sequência da coluna B

é: d), a), e), c) e b).

Atividade 3. Página 10

b) Amy is in the canteen.

c) Fred is in the sports gym.

d) David is in the classroom.

e) Mrs. Lane is in the principal’s office.

Atividade 4. Página 10-11

b) snack

c) chalk

d) drinking fountain

e) locker

SITUATED LEARNING 2

MY SCHOOL

Atividade 1. Página 12

a) Silvio escreve o e-mail (no cabeçalho, temos o remetente indicado pela preposição “from”; no final da mensagem, temos a assinatura de Silvio).

b) Silvio escreve para Ellen (no cabeçalho, o destinatário é marcado pela

preposição “to”; a saudação que Silvio faz na mensagem é “Hi, Ellen”).

Atividade 2. Página 12 - 13

a) Ana Rita

b) E.E. José Paulino de Souza

c) 11

d) 2,000

e) 32

f) white

g) library, sports gym, auditorium

Atividade 3. página 13 - 14

a) teacher

b) principal

c) principal’s secretary

d) librarian

e) canteen clerk

f) inspector

Atividade 4. Página 14

A sequência de números na lista é:

(5), (3), (2), (4), (7), (1) e (6).

Atividade 5. Página 14

Uma aula de inglês, porque é possível identificar, sobre a mesa, o livro English Communication.

Atividade 5. Página 14

(English. There is a book called English Communicationon his desk-Existe um livro de inglês, comunicação de inglês sobre a carteira dele)

HOMEWORK:FOCUS ON LANGUAGE 2

Atividade 1.Página 15

As respostas podem variar. Algumas possibilidades:

teacher -principal - principal’s secretary - canteen clerk

ruler - eraser - book - pencil

sports gym - auditorium - science lab - canteen

principal’s secretary book science lab

Atividade 2. Página 15

b) is (’s)

c) am (’m)

d) is (’s) – is

e) are

f) are (’re) – is (’s)

A ilustração 1 pode se referir aos itens b) ou c).

A ilustração 2 pode se referir ao item e).

Atividade 3. Página 16

1. b)

2. e)

3. a)

4. c)

5. d)

Atividade 4 Página 16

A sequência de números é: (6), (2), (1), (3), (5), (7) e (4).

SITUATED LEARNING 3

SCHOOLS AROUND THE WORLD

Atividade 1 Página 17

1. Possivelmente os alunos têm poucas referências sobre as perguntas (a) e (b). Para a pergunta a), você pode mencionar, por exemplo, que em Gana as aulas regulares no Ensino Fundamental II (dos doze aos quinze anos) duram 30 minutos e que os alunos estudam disciplinas como “Ciência agrícola” e “Habilidades vocacionais”. Mais informações em <http://edugana.wordpress.com/sintese/>. Acesso em: 3 de jul.

2009. No Japão, as aulas no Ensino Fundamental II duram 50 minutos, há aulas aos sábados duas vezes por mês e férias de verão, inverno e primavera. Mais informações em:

<http://culturajaponesa.com.br/htm/japao_sistema_educacional.html>. Acesso em: 3 de jul. de 2009. No Peru, há escolas separadas para meninos e para meninas. Os meninos devem usar o cabelo curto e as meninas, preso, além de não poderem usarmaquiagem ou unhas compridas. Algumas disciplinas no currículo escolar são:

“Educação para o trabalho” e “Indivíduo, família e relações humanas”

(mais informações no site, em espanhol: <http://destp.minedu.gob.pe/secundaria/nwdes/home.htm>.Acesso em 6 de ago. 2009. Para a questão b), você pode mencionar que, nas escolas indígenas, o ensino é prioritariamente bilíngue (feito em português e na língua da comunidade indígena local). Há trinta escolas indígenas estaduais em São Paulo, localizadas nas aldeias. Para o item c), as hipóteses dos alunos podem ser bem variadas, entre elas a falta de escolas nas comunidades mais distantes dos centros urbanos, a falta de transporte, questões culturais etc.

Atividade 2. Página 17

Os alunos podem mencionar a presença dos uniformes (e a diferença entre eles), dos objetos escolares (mala de escola e livros), a sala de aula como uma tenda sem paredes ou equipamento específico para

as aulas (alunos em Ghana)

Atividade 3. Página 18

a) 3 (palavras-chave: rural, Ghana)

b) 2 (palavras-chave: uniform, Juan)

c) 1 (palavras-chave: expressões em japonês, Akemi)

Atividade 4. Página 18

a) Juan

b) Akemi

c) Akemi

d) Akemi

e) Josephine

f) Juan

Atividade 5. Página 18

Além da comparação física entre as escolas, os alunos podem comparar diferenças culturais (ao lembrarem das informações do texto de Josephine, que menciona o fato de muitas crianças não irem à escola, especialmente as meninas), ou ainda as relações pessoais e de empatia com a escola, também mencionadas nos textos.

HOMEWORK:FOCUS ON LANGUAGE 3

Atividade 1. Página 19

a) I like it.

b) I love it!

c) I don’t like it very much.

d) I like it.

e) I love it!

Atividade 2. Página 19

b) silent students

(silent classroom)

c) happy students (happy teens)

d) modern house

e) shiny shoe

Atividade 3. Página 21

a) I go to school every day.

b) I don’t like my school very much.

c) I wear a very clean uniform.

d) We are very silent in class.

Atividade 4. Página 21

a) very much

b) very

c) very much

d) very

e) very

SITUATED LEARNING 4

PRODUCING A POSTER:

MY IDEAL SCHOOL

Páginas 22 - 23

Os alunos trabalharão em grupos para produzir os pôsteres. Nesse trabalho, é importante que você ajude os alunos a:

• seguir as etapas propostas no Caderno;

• retomar as atividades estudadas até este momento (como a planta baixa estudada

na Situação de Aprendizagem 1, por exemplo);

• ter atenção para a organização do gênero;

• desenvolver o processo de elaboração do rascunho, revisão com base na correção (dos colegas e/ou do professor) e edição da versão final.

RESPOSTAS INGLÊS 6º ANO VOLUME 2 TEMA 2

SITUATED LEARNING 5

WHERE WE LIVE

Atividade 1. Página 25

a) bedsit b) apartment c) two-story house d) cottage e) terraced

house

Atividade 2. Página 25 - 26

a) Louise lives in an apartment. b) Sam lives in a bedsit. c) Jane

and Markus live in a terraced house.

Atividade 3. Página 26

a) old (trecho relevante do texto: 60 years old

b) expensive (trecho relevante do texto: only 25 pounds)

c) quiet (trecho relevante do texto: I need silence )

d) big/large/spacious (trecho relevante do texto: only one

bedroom)

e) beautiful/nice (trecho relevante do texto: I love it, specially the

colors)

HOMEWORK FOCUS ON LANGUAGE 5

Atividade 1 Página 26

a) a comfortable wooden house

b) a cozy white house

c) a large brick house

d) a tall building e) an expensive apartment

Atividade 2. Página 27

Na sequência (da esquerda para direita, de cima para baixo), temos: tenements – suburbs – condominium – clapboard houses Nota: Na segunda imagem (tenements), as expressões-chave são very small apartments e escape stairs. Na terceira imagem (suburbs), a expressão-chave é big houses, a lot of space and trees. Na quarta imagem (condominium), a expressão-chave é owners of the apartments (proprietários dos apartamentos). Na última imagem (clapboard houses), a palavra-chave é planking (grupo de tábuas, assoalho)

Atividade 3. Página 28

b) but

c) so

d) and

e) but/so

Atividade 4. Página 28

A sequência é:

(d), (e), (b), (c) e (a).

SITUATED LEARNING 6

MY PLACE

Atividade 1. Página 29

a) anúncio classificado imobiliário (an ad)

b) em um jornal (nos classificados de imóveis) / in the newspaper classifieds)

c) leitor que procura um imóvel para alugar (a person who wants to

rent a place to live)

Atividade 2. Página 29

a) (4) b) (7) c) (3) d) (1) e) (10) f) (5) g) (9) h) (6) i) (2)

j) (8) k) (11)

Atividade 3. Página 30

A sequência de verbos é: (is), (is), (are), (is), (are) e (are).

Atividade 4. Página 30

a) in b) next to c) on d) under e) on

HOMEWORK ON LANGUAGE 6

Atividade 1. página 31

Complete the questions using is or are . Then match questions and

answers.

Atividade 1. página 31

QUESTIONS ANSWERS

a) Are (c)

b) is (b)

c) are (e)

d) Is (a)

e) is (d).

Atividade 2. Página 31

a) fridge

b) bunk

c) coffee

d) shower

e) chair

Atividade 3. Página32

b) on c) next to

d) under e) on

Atividade 4. Página 32

b) microwave oven

c) dresser

d) armchair

e) flush

SITUATED LEARNING 7

HOUSES AROUND THE WORLD

Atividade 1. Página 33

a) a narrow boat

b) an igloo c) a trailer Nota: as casas-barco são moradias típicas na Holanda, em função da grande quantidade de canais existentes. Já os iglus são associados ao povo inuíte (antigamente chamado de esquimó), morador de regiões árticas no Canadá.

c) Os trailers não pertencem a nenhuma cultura ou país específico, podendo ser opção de moradia por diversas razões.

Atividade 2. Página 33

a) igloo (ilustração

b) trailer (ilustração c)

c) narrow boat (ilustração a)

Atividade 3. Página 34

Name: Levi Coutier William Sandville Mark Falkers

City/country :Inuit village near Resolute Bay, Canada

Saint Louis. Missouri Amsterdam, Netherlands

Where does he/she live?

In a wooden house In a trailer On a narrow boat

Does he/she like it?

Yes Yes So so (not really)

Rooms, bedrooms, a bathroom, kitchen, living room

No information A bedroom, a living room, a kitchen, a bathroom

Adjectives used to describe the home

Small kitchen, comfortable, wonderful large sofas

Practical, modern Not easy, expensive, uncomfortable, tiny, not big, fun, small.

Atividade 4 Página 34

Respostas pessoais. O objetivo da atividade é fazer os alunos perceberem que há vários tipos de moradias, muitas vezes diferentes do que tradicionalmente nos acostumamos a ver, e que é importante valorizar o espaço de moradia de todos.

HOMEWORK: FOCUS ON LANGUAGE 7

Atividade 1 Página 34

b) laundry

c) bathroom

d) living room

e) backyard

Atividade 2 Página 34

b) live

c) camping

d) Central heating

e) adapt

Atividade 3 Página 35

b) carpeted floor

c) attic

d) roof

e) tiles

Atividade 4.Página 35

A sequência é:

(4),

(1),

(5),

(2),

(3),

(6)

(7).

SITUATED LEARNING 8

HOME SWEET HOME

Página 36

Os alunos trabalharão em grupos de quatro ou cinco para produzir a planta baixa de uma moradia ideal (de acordo com diferentes necessidades familiares), acompanhada de legenda que identifica os cômodos e os móveis. Neste trabalho, é importante que você ajude os alunos a:

• seguir as etapas propostas no Caderno; • retomar as atividades estudadas até este momento (como a planta baixa de uma casa na Situação de Aprendizagem 2, por exemplo); • ter atenção para a organização do gênero e das legendas; • desenvolver o processo de elaboração do rascunho, revisão com base na correção (dos colegas e/ou do professor) e edição da versão final.

Using body language for communication

Atividade 1.Página 40 Acolha as sugestões dos alunos. Eles podem lembrar vários gestos e expressões corporais, como, por exemplo, o dar de ombros, o sinal de pare ou de silêncio, o aceno com a cabeça em caso afirmativo, os

gestos usando os dedos da mão ou o cerrar de sobrancelhas em sinal de raiva ou confusão. Essas informações serão úteis como conhecimento prévio para a realização da atividade 2. Gestos mais violentos ou obscenos podem aparecer também; é importante monitorar e orientar a turma para que percebam a adequação ou não da linguagem em sala de aula.

Atividade 2. Página 40

A sequência correta é: (e), (b), (d), (a) e (c).

Atividade 3.Página 41

É importante acolher, em um primeiro momento, as diferentes hipóteses dos alunos,já que a opção I don’t know(Eu não sei) pode ser usada na atividade. Em seguida, apresente as opções corretas:

a) False (na Grécia, o aceno para cima e para baixo com a cabeça significa “não”).

b) True (remeta os alunos ao tema do primeiro bimestre).

c) False (em Paris, as pessoas costumam se cumprimentam com dois beijinhos).

d) True.