SER COESO E COERENTE, EIS A QUESTÃO?
“O mau uso dos elementos linguísticos e estruturais fará com que o interlocutor não consiga estabelecer o sentido do texto. Sendo a coesão uma manifestação da coerência”
Um texto só caracteriza-se por sua unidade formal, material e constituintes linguísticos ao demostrarem-se integrados como um todo coeso para que não ocorram equívocos na linguagem.
Segundo Costa Val (1994) a textualidade é um conjunto de características que fazem com que um texto seja um texto e não apenas uma sequência de frases.
Beaugrande e Dresseler (1983) ainda apontam que existem sete fatores responsáveis pela textualidade de um discurso qualquer são eles: a coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, situcionalidade, informatividade e a intertextualidade.
Sem dúvida, outro fator fundamental da textualidade que é responsável pelo sentido do texto é a coerência que envolve os aspectos lógicos, semânticos e cognitivos, já a coesão é a manifestação linguística da coerência que constrói-se através de mecanismos gramaticais e lexicais.
Além disso, a coesão é um fator fundamental para o estabelecimento da unidade de sentido e temática do texto.
Mas como reconhecer em um texto a coesão? Segundo Irandé Antunes ( 20005, p.52) a continuidade que se instaura pela coesão é uma continuidade de sentido , semântica que se expressa pelas relações de reiteração , associação e conexão.
Com certeza para que essas relações se concretizem são necessários vários procedimentos e recursos.
Por outro lado, esses procedimentos se efetivam através de ações como repetição, substituição por meio de anáforas e catáforas ou por palavras semanticamente equivalentes como de associar palavras de acordo com o sentido e com a intenção na interação promovendo a ligação entre orações e períodos fazendo o uso de conectores.
Ademais, Kock e Travaglia (2006, p.41) dizem que a coesão não é apenas ocorrência de elementos linguísticos presentes no texto, ela relaciona-se em muitas situações com a coerência do texto, o bom uso dos elementos linguísticos expressam sentidos que possibilitam a realização de uma intenção comunicativa.
Penso que para o estabelecimento da coerência é fundamental conhecer os elementos linguísticos e sua relação com o contexto da situação de produção.
Portanto, em sala de aula é fundamental que o professor aborde o pensamento de que os elementos linguísticos da coesão não sejam os únicos necessários para que a coerência seja estabelecida. Haverá sempre a necessidade de conhecimento de mundo dos interlocutores.
Indiscutivelmente este conhecimento tanto formal como informal permitirá a partilha entre escritor/falante e leitor/ouvinte no entendimento do texto.
Enfim, o mau uso dos elementos linguísticos e estruturais fará com que o interlocutor não consiga estabelecer o sentido do texto. Sendo a coesão uma manifestação da coerência.
REFERÊNCIAS:
COSTA VAL, M da G.(1994). Redação e Textualidade. São Paulo, Martins Fontes.
KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L. C; Elias, V. M. 2006. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto.
ANTUNES, Irandé, Lutar com palavras: coesão e coerência, São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
______________A Situacionalidade como Elemento da Textualidade. Letras de hoje. Porto Alegre: PUC-RS, 1985.