A SOCIOLINGUÍSTICA NA ESCOLA

A SOCIOLINGUÍSTICA NA ESCOLA

LILIAN TORRES CHAVES

“Utilizar os exemplos de falares de outras regiões do país é uma ótima dica para se fazer uma contestação dentro de sala de aula, fazendo com que o aluno reflita a respeito das diferenças que há entre oralidade e escrita”

A sociolinguística estuda o fenômeno da variação linguística que esta subjacente às línguas naturais, é o estudo da língua em seu uso real e sua relação com aspectos sociais e culturais.

Hoje, sabe-se que qualquer variedade é eficaz na comunicação, sendo fundamental para o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa e como objeto de conscientização do aluno na hora de escrever considerando a linguagem padrão e não padrão.

Com certeza, o que caracteriza o estudo da sociolinguística são elementos da linguagem que podem promover a interação social entre os membros de uma mesma comunidade linguística, ou seja, é a interação entre o uso da língua e a sociedade.

É através da língua que o sujeito é identificado socialmente, pois, saberemos sua classe social, idade, escolaridade, local de nascimento entre outros aspectos e culturais.

Por outro lado, ao usar a língua o sujeito interage com o coletivo e esta linguagem é utilizada em situações diversas podendo ser adequada para diversas finalidades da língua.

Além disso, a língua é diversificada e heterogênea é viva! Esta está em constante transformação, dessa forma, surge o estudo da sociolinguística que busca ainda investigar o fenômeno da “Variação”.

A mudança de uma língua é uma variação, mas nem toda variação resulta em mudança e já as variantes são definidas como as várias formas de se dizer a mesma coisa num mesmo contexto e com mesmo valor semântico.

É necessário para a sociolinguística entender quais são os principais fatores que motivam a variação sendo esta vista como fenômeno cultural e extralinguístico.

Ademais, o contexto situacional é responsável por uma série de variações linguísticas dependendo da situação em que se encontre o falante utiliza-se de mecanismos linguísticos diferentes para se expressar.

Com certeza, cada indivíduo possui um repertório linguístico que o torna capaz de fazer a adaptação de sua linguagem às diferentes situações vividas.

Nós professores temos a árdua tarefa de ajudar nossos alunos a reconhecerem sua competência comunicativa e a desenvolverem suas habilidades de uso da linguagem.

Mas como fazer isso? Como trazer para a sala de aula as manifestações comunicativas desse imenso país de falares tão distintos?

Penso que é preciso primeiramente o próprio educador desmistificar o preconceito linguístico que ele mesmo carrega consigo.

Utilizar os exemplos de falares de outras regiões do país é uma ótima dica para se fazer uma contestação dentro de sala de aula, fazendo com que o aluno reflita a respeito das diferenças que há entre oralidade e escrita.

Não há receitas prontas, o professor precisa conhecer as variações em suas distintas formas e levá-las de maneira didática e respeitosa para a sala de aula para não correr o risco de ser mal interpretado pelos alunos, levá-las utilizando-se de recursos diversos e de exemplos da linguagem padrão e não padrão.

Portanto, é fundamental que o professor faça a adequação dessa linguagem para que o aluno adquira uma certa maturidade comunicativa sabendo diferenciar oralidade e escrita bem como as diferentes formas e contextos de uso dessa nossa língua portuguesa de cada dia.

REFERÊNCIAS:

MARTELOTTA, M.E. (Org.) et al. Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2008.

BORTONI-RICARDO, Maria Stella. Educação em língua materna. A sociolinguística em sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.

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Pós-Graduada em Linguística Aplicada pela Faculdade Apoena - 2013. doracitorres@hotmail.com

Dados da autora

Graduada em Letras , Especialista em Novas Metodologias e Novas Abordagens para o ensino da Língua Portuguesa, Especialista em Linguística Aplicada,

Mestranda em Didática do Ensino Superior pela Universidade Tecnológica Nacional de Buenos Aires- Argentina.

Professora Medalha de Ouro, Prata e Bronze da Olimpíada de Língua Portuguesa 3ª Edição 2012 na Categoria: Artigo de Opinião..

Professora do Ensino fundamental, Médio, e da Educação de Jovens e adultos desde 2008.

Contato: doracitorres@hotmail.com

Lilian Torres
Enviado por Lilian Torres em 19/09/2013
Código do texto: T4488533
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