A SOCIOLINGUÍSTICA NA ESCOLA
A SOCIOLINGUÍSTICA NA ESCOLA
LILIAN TORRES CHAVES
“Utilizar os exemplos de falares de outras regiões do país é uma ótima dica para se fazer uma contestação dentro de sala de aula, fazendo com que o aluno reflita a respeito das diferenças que há entre oralidade e escrita”
A sociolinguística estuda o fenômeno da variação linguística que esta subjacente às línguas naturais, é o estudo da língua em seu uso real e sua relação com aspectos sociais e culturais.
Hoje, sabe-se que qualquer variedade é eficaz na comunicação, sendo fundamental para o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa e como objeto de conscientização do aluno na hora de escrever considerando a linguagem padrão e não padrão.
Com certeza, o que caracteriza o estudo da sociolinguística são elementos da linguagem que podem promover a interação social entre os membros de uma mesma comunidade linguística, ou seja, é a interação entre o uso da língua e a sociedade.
É através da língua que o sujeito é identificado socialmente, pois, saberemos sua classe social, idade, escolaridade, local de nascimento entre outros aspectos e culturais.
Por outro lado, ao usar a língua o sujeito interage com o coletivo e esta linguagem é utilizada em situações diversas podendo ser adequada para diversas finalidades da língua.
Além disso, a língua é diversificada e heterogênea é viva! Esta está em constante transformação, dessa forma, surge o estudo da sociolinguística que busca ainda investigar o fenômeno da “Variação”.
A mudança de uma língua é uma variação, mas nem toda variação resulta em mudança e já as variantes são definidas como as várias formas de se dizer a mesma coisa num mesmo contexto e com mesmo valor semântico.
É necessário para a sociolinguística entender quais são os principais fatores que motivam a variação sendo esta vista como fenômeno cultural e extralinguístico.
Ademais, o contexto situacional é responsável por uma série de variações linguísticas dependendo da situação em que se encontre o falante utiliza-se de mecanismos linguísticos diferentes para se expressar.
Com certeza, cada indivíduo possui um repertório linguístico que o torna capaz de fazer a adaptação de sua linguagem às diferentes situações vividas.
Nós professores temos a árdua tarefa de ajudar nossos alunos a reconhecerem sua competência comunicativa e a desenvolverem suas habilidades de uso da linguagem.
Mas como fazer isso? Como trazer para a sala de aula as manifestações comunicativas desse imenso país de falares tão distintos?
Penso que é preciso primeiramente o próprio educador desmistificar o preconceito linguístico que ele mesmo carrega consigo.
Utilizar os exemplos de falares de outras regiões do país é uma ótima dica para se fazer uma contestação dentro de sala de aula, fazendo com que o aluno reflita a respeito das diferenças que há entre oralidade e escrita.
Não há receitas prontas, o professor precisa conhecer as variações em suas distintas formas e levá-las de maneira didática e respeitosa para a sala de aula para não correr o risco de ser mal interpretado pelos alunos, levá-las utilizando-se de recursos diversos e de exemplos da linguagem padrão e não padrão.
Portanto, é fundamental que o professor faça a adequação dessa linguagem para que o aluno adquira uma certa maturidade comunicativa sabendo diferenciar oralidade e escrita bem como as diferentes formas e contextos de uso dessa nossa língua portuguesa de cada dia.
REFERÊNCIAS:
MARTELOTTA, M.E. (Org.) et al. Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2008.
BORTONI-RICARDO, Maria Stella. Educação em língua materna. A sociolinguística em sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.
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Pós-Graduada em Linguística Aplicada pela Faculdade Apoena - 2013. doracitorres@hotmail.com
Dados da autora
Graduada em Letras , Especialista em Novas Metodologias e Novas Abordagens para o ensino da Língua Portuguesa, Especialista em Linguística Aplicada,
Mestranda em Didática do Ensino Superior pela Universidade Tecnológica Nacional de Buenos Aires- Argentina.
Professora Medalha de Ouro, Prata e Bronze da Olimpíada de Língua Portuguesa 3ª Edição 2012 na Categoria: Artigo de Opinião..
Professora do Ensino fundamental, Médio, e da Educação de Jovens e adultos desde 2008.
Contato: doracitorres@hotmail.com