REFERENCIAS PARA UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Pensar uma proposta pedagógica significa pensar “ um conjunto de princípios filosóficos, éticos e educacionais que devem nortear a prática social e educacional de educandos e educadores”
Quando falamos em princípios, nos referimos aos ideais maiores, fundamentados em valores nos quais acreditamos e pelos quais lutamos. A nossa trajetória como educadores, não nos permite, diante de tantas injustiças que são cometidas com as classes menos favorecidas, o afastamento de uma proposta pedagógica que postule, segundo Demerval Saviani, a igualdade essencial entre os homens, mediante:
*A luta pela cidadania plena e por uma sociedade igualitária:
*O engajamento das forças emergentes da sociedade para que estas se apropriem do conhecimento como um dos instrumentos para a superação das desigualdades sociais:
*A retomada da luta contra a seletividade, a discriminação e o rebaixamento do ensino destinado às classes populares;
*A relação dialética da educação com a sociedade, o que pressupõe compreender que a educação e o ensino não são aotônomos em relação à sociedade.Sabem-se condicionados historicamente mas reconhecem que também influenciam a história, as vezes mudando seu curso, portanto são produtos e produtores de múltiplas determinações sociais.
Outros autores como Antonio Carlos Gomes da Costa, Celestin Freinet, Anton Makarenko, Paulo Freire nos dão subsídios para fundamentar uma proposta pedagógica. Nos propõem pensar o Mundo como matéria do que-fazer cotidiano, como problema e desafio permanente à realidade,à reflexão; o Homem, como agente de transformação, fonte de iniciativa, liberdade e compromisso com as forças que movem a história da sua sociedade; o Trabalho como a relação entre o individuo, a natureza física e a sociedade em que ele vive, como uma ação educativa, onde o produto mais importante é o trabalhador consciente de seu papel de agente de sua historia, da historia de sua classe social e povo nação ao qual pertence; a Consciência Humana, como resultado da construção, na mente do homem, de uma representação de si mesmo e do mundo, do qual é parte integrante.Representar-se é desvelar o sentido de sua presença no mundo e entre os outros homens; a Educação como processo pelo qual o homem, situado no mundo e com o mundo, concretamente, torna-se sujeito de seu próprio destino não se deixando manipular pelas circunstancias que o cercam; a Liberdade como produto da ação educativa que permite ao homem participar do ato criador das normas e práticas que regulam a convivência de uns com outros. Sem liberdade não há ato educativo; a Política, como processo educativo que objetiva formar o homem comprometido com o destino de sua classe social e do seu povo nação; a História, como o tempo do homem, do fazer humano, consciente das múltiplas determinações e implicações sobre a totalidade solidária e concreta do social.
Uma proposta pedagógica com tal enfoque requer a opção por uma pedagogia critica e libertadora, que se faça presente em todos os momentos da ação educativa,como processo de construção teórico-prático que busque compreender e fortalecer as relações Homem-mundo-Conhecimento.
Nota: Este texto reflete basicamente o pensamento do grande educador mineiro Antonio Carlos Gomes da Costa, autor de vários livros, entre os quais a Pedagogia da Presença.