Aulas de inglês 6º ano/gabaritos caderno do aluno volume 3 - Escola Veridiana

GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 5 série/6 ano – Volume 3

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SITUATED LEARNING 1

PLACES IN A SCHOOL

Páginas 4 - 7

1.

a) auditorium

b) library

c) restrooms

d) teachers’ room

e) classroom

f) science lab

g) sports gym

h) canteen

i) computer lab

j) principal’s office

2.

a) Trata-se de uma planta baixa com a localização dos espaços na escola (sua infraestrutura).

b) Indicar a localização geográfica de lugares em um determinado espaço, no caso,uma escola.

(1) sports gym, (5) classroom, (6) science lab.

3.

a) classroom (palavras que justificam a resposta:

teacher’s explanations, activities, spacious

.

b) science lab (palavras

que justificam a resposta: biology, experiments, nature,science).

c) sports gym (palavras que justificam a resposta:

competition,celebrations, community.

4. Library: dictionaries, newspaper.

Computer lab: CD-ROMS, printer, mouse.

Science lab: microscope, lab coat, chemical products.

GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 5

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5.

a) gym

b) lab

Páginas 7 - 9

1. As palavras no caça-palavras são:

auditorium, canteen, library, computerlab, classroom.

2. A sequência da coluna B

é: d), a), e), c) e b).

3.

b) Amy is in the canteen.

c) Fred is in the sports gym.

d) David is in the classroom.

e) Mrs. Lane is in the principal’s office.

4.

b) snack c) chalk

d) drinking fountain e) locker

SITUATED LEARNING 2

MY SCHOOL

Páginas 10 - 12

1.

a) Silvio escreve o e-mail (no cabeçalho, temos o remetente indicado pela

preposição “from”; no final da mensag

em, temos a assinatura de Silvio).

b) Silvio escreve para Ellen (no

cabeçalho, o destinatário é marcado pela

preposição “to”; a saudação que Silvio

faz na mensagem é “Hi, Ellen”).

2.

a) Ana Rita

b) E.E. José Paulino de Souza

c) 11

d) 2,000

e) 32

f) white

g) library, sports gym, auditorium

3.

a) teacher

b) principal

c) principal’s secretary

d) librarian

e) canteen clerk

f) inspector

4. A sequência de números na lista é:

(5), (3), (2), (4), (7), (1) e (6).

5. Uma aula de inglês, porque é possível identificar, sobre a mesa, o livro English Communication

. (English. There is a book called English Communicationon his desk.)

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Páginas 13 - 14

1. As respostas podem variar. Algumas possibilidades:

teacher

ruler auditorium

principal

eraser

sports gym

principal’s secretary book science lab

canteen clerk pencil

canteen

2.

b) is (’s)

c) am (’m)

d) is (’s) – is

e) are

f) are (’re) – is (’s)

A ilustração 1 pode se referir aos itens b) ou c).

A ilustração 2 pode se referir ao item e).

3.

1. b)

2. e)

3. a)

4. c)

5. d)

4. A sequência de números é: (6), (2), (1), (3), (5), (7) e (4).

SITUATED LEARNING 3

SCHOOLS AROUND THE WORLD

Páginas 15 - 16

1. Possivelmente os alunos têm poucas referências sobre as perguntas (a) e (b). Para a pergunta a), você pode mencionar, por exemplo, que em Gana as aulas regulares no Ensino Fundamental II (dos doze aos quinze anos) duram 30 minutos e que os alunos estudam disciplinas como “Ciência agrícola” e “Habilidades vocacionais”. Mais informações em <http://edugana.wordpress.com/sintese/>. Acesso em: 3 de jul.

2009. No Japão, as aulas no Ensino Fundamental II duram 50 minutos, há aulas aos sábados duas vezes por mês e férias de verão, inverno e primavera. Mais informações em:

<http://culturajaponesa.com.br/htm/japao_sistema_educacional.html>. Acesso em: 3 de jul. de 2009. No Peru, há escolas separadas para meninos e para meninas. Os meninos devem usar o cabelo curto e as meninas, preso, além de não poderem usarmaquiagem ou unhas compridas. Algumas disciplinas no currículo escolar são:

“Educação para o trabalho” e “Indivíduo, família e relações humanas”

(mais informações no site, em espanhol: <http://destp.minedu.gob.pe/secundaria/nwdes/home.htm>.Acesso em 6 de ago. 2009. Para a questão b), você pode mencionar que, nas escolas indígenas, o ensino é prioritariamente bilíngue (feito em português e na língua da comunidade indígena local). Há trinta escolas indígenas estaduais em São Paulo, localizadas nas aldeias. Para o item c), as hipóteses dos alunos podem ser bem variadas, entre elas a falta de escolas nas comunidades mais distantes dos centros urbanos, a falta de transporte, questões culturais etc.

2. Os alunos podem mencionar a presença dos uniformes (e a diferença entre eles), dos objetos escolares (mala de escola e livros), a sala de aula como uma tenda sem paredes ou equipamento específico para

as aulas (alunos em Ghana) etc.

3.

a) 3 (palavras-chave: rural, Ghana)

b) 2 (palavras-chave: uniform, Juan)

c) 1 (palavras-chave: expressões em japonês, Akemi)

4.

a) Juan

b) Akemi

c) Akemi

d) Akemi

e) Josephine

f) Juan

5. Além da comparação física entre as escolas, os alunos podem comparar diferenças culturais (ao lembrarem das informações do te

xto de Josephine, que menciona o fato de muitas crianças não irem à escola, especialmente as meninas), ou ainda as relações pessoais e de empatia com a escola, também mencionadas nos textos.

Páginas 17 - 19

1.

a) I like it.

b) I love it!

c) I don’t like it very much.

d) I like it.

e) I love it!

2.

b) silent students

(silent classroom)

c) happy students (happy teens)

d) modern house

e) shiny shoe

3.

a) I go to school every day.

b) I don’t like my school very much.

c) I wear a very clean uniform.

d) We are very silent in class.

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4.

a) very much

b) very

c) very much

d) very

e) very

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SITUATED LEARNING 4

PRODUCING A POSTER:

MY IDEAL SCHOOL

Páginas 20 - 21

Os alunos trabalharão em grupos para produzir os pôsteres. Nesse trabalho, é importante que você ajude os alunos a:

• seguir as etapas propostas no Caderno;

• retomar as atividades estudadas até este momento (como a planta baixa estudada

na Situação de Aprendizagem 1, por exemplo);

• ter atenção para a organização do gênero;

• desenvolver o processo de elaboração do rascunho, revisão com base na correção (dos colegas e/ou do professor) e edição da versão final.

Páginas 22 - 23

1. Acolha as sugestões dos alunos. Eles podem lembrar vários gestos e expressões corporais, como, por exemplo, o dar de ombros, o sinal de pare ou de silêncio, o aceno com a cabeça em caso afirmativo, os

gestos usando os dedos da mão ou o cerrar de sobrancelhas em sinal de raiva ou confusão. Essas informações serão úteis como conhecimento prévio para a realização da atividade 2. Gestos mais violentos ou obscenos podem aparecer também; é importante monitorar e orientar a turma para que percebam a adequação ou não da linguagem em sala de aula.

2. A sequência correta é: (e), (b), (d), (a) e (c).

3. É importante acolher, em um primeiro momento, as diferentes hi

póteses dos alunos,já que a opção I don’t know(Eu não sei) pode ser usada na atividade. Em seguida, apresente as opções corretas:

a) False (na Grécia, o aceno para cima e para baixo com a cabeça significa “não”).

b) True (remeta os alunos ao tema do primeiro bimestre).

c) False (em Paris, as pessoas costumam se cumprimentam com dois beijinhos).

d) True.

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Think about it!

Página 23

Você pode ter alunos com deficiência auditiva em sua escola ou sala de aula, ou ainda alunos que tenham familiares/amigos com essa deficiência e, nesse caso, os alunos podem ter várias informações interessantespara compartilhar com os colegas. De qualquer forma, é importante mencionar a existência da Língua Brasileira de Sinais,

utilizada pelos deficientes, e que ela não é universal: em inglês, por exemplo, há uma língua de sinais americana e uma língua de sina

is britânica. Para saber mais (inclusive os sinais em Libras e em ASL

(American Sign Language), acesse:

<http://www.lifeprint.com/

>. Acesso em: 3 de jul. 2009.

<http:// www.libras.org>.

Acesso em: 3 de jul. 2009.

<http://www.crmariocovas.sp.gov.br/

ees_a.php?t=001>.

Acesso em: 3 jul. 2009