AFLIÇÕES DE PROFESSOR IV

MEDO

TODO DIA ANTES DE SAIR PRA MAIS UM DIA DE TRABALHO É COMUM A ORAÇÃO, O APELO A DEUS POR PROTEÇÃO E FORÇA.

A SALA LOTADA OU O RECURSO PÍFIO É O MENOS DIFÍCIL. DIFÍCIL MESMO É O DESCASO, O DESRESPEITO POR TODOS OS LADOS. A ESCOLA VIROU O ESPAÇO PARA EXERCITAR O DESCOMPROMISSO, A FALTA DE EDUCAÇÃO: TEMOS LIXO POR TODA A SALA, MESMO COM UM LIXEIRO NO CANTO DA SALA; ALUNOS ENTRANDO NA SALA A QUALQUER HORA QUE CHEGAR, SAINDO E RETORNANDO QUANTAS VEZES QUISER; FALANDO, ESCREVENDO OU JOGANDO AO CELULAR; USANDO FONES DE OUVIDO; SE ESTAPEANDO; BRINCANDO DE JOGO DA VELHA... DIZEM QUE TEMOS QUE NOS ADEQUAR À PRESENÇA DA TECNOLOGIA, QUE ESSA GERAÇÃO VIVE CONECTADA MESMO.

O PROFESSOR (QUE PARECERÁ DESEQUILIBRADO, ULTRAPASSADO, AUTORITÁRIO) É IMPEDIDO DE SE RECUSAR A ACEITÁ-LO EM SALA, A SECRETARIA O COLOCA EM SALA A QUALQUER MOMENTO, MESMO QUE ELE SAIA SEM PERMISSÃO, QUANTAS VEZES ACHAR NECESSÁRIO. ALEGAM QUE ELE TEM QUE VOLTAR PRA SALA, ESQUECE-SE DE ENSINÁ-LO SOBRE O RESPEITO AOS OUTROS.

HOJE TEMOS A EDUCAÇÃO DA PERMISSIVIDADE, TUDO É PERMITIDO PORQUE O ALUNO JÁ FOI PUNIDO PELA POBREZA, PELA SEPARAÇÃO DOS PAIS. ELE NÃO PODE SER PUNIDO, A VIDA JÁ O PUNIU. ENTÃO POR ISSO, NÓS, QUE SOMOS A PARTE “ADULTA” DA QUESTÃO, TEMOS QUE ENTENDER QUE ELES PODEM VIR PRA ESCOLA BATER NOS COLEGAS, XINGAR, AMEAÇAR. AFINAL, OS PAIS PRECISAM DA BOLSA FAMÍLIA E A ESCOLA PRECISA DE ALUNOS FREQUENTANDO A ESCOLA. A FREQUÊNCIA PARECE SER ÚNICA E SIMPLESMENTE O QUE IMPORTA...

E ASSIM, FREQUENTEMENTE, ELES VÃO DETERIORANDO MUROS, DEPREDANDO CADEIRAS, IMPOSSIBILITANDO NOSSO TRABALHO E ATRAPALHANDO A APRENDIZAGEM DOS POUCOS QUE QUEREM APRENDER.

E NÓS PROFESSORES, OS “ADULTOS” DA QUESTÃO, ESTAMOS CADA DIA MAIS ASSUSTADOS, DESMOTIVADOS, COM DORES NA ALMA E RECONSIDERANDO A MAIS BELA E DIGNA DAS PROFISSÕES.