03/05/2013 21h11 - Atualizado em 04/05/2013 10h01
CATARINENSE VENCE 165 MIL ESTUDANTES EM
COMPETIÇÃO NACIONAL DE GEOGRAFIA

Viktoria Weihermann tem 16 anos e é de São Bento do Sul.
Aluna já foi finalista de olimpíadas anteriores de astronomia e física.

 

Géssica ValentiniDo G1 SC

 
 
 
 
2 comentários
Estudante de São Bento do Sul venceu competição entre 165 mil estudantes (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)Estudante de São Bento do Sul venceu competição entre 165 mil estudantes (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)

Uma estudante de São Bento do Sul, no Norte de Santa Catarina, venceu uma competição nacional de geografia. Viktoria Weihermann, de 16 anos, venceu os 165 mil concorrentes de todo o país na 'Olimpíada Viagem do Conhecimento', promovida pela National Geographic Brasil. A fase final foi no Rio de Janeiro, entre 24 e 27 de abril.

Para a adolescente de 16 anos, vencer não teve nenhum segredo, mas é consequência de estudo e persistência. Ela participa de olimpíadas de conhecimento desde os 11 anos e já foi finalista de pelo menos outras quatro, mas em áreas diferentes. "Ganhei medalha de bronze na etapa nacional da Olimpíada de Física, em 2011. Na Olimpíada de Astronomia, já recebi um ouro e três pratas. Participei também da Olimpíada de Matemática", conta.

Apesar de gostar da área de exatas, ela resolveu tentar outros desafios. "Eu adoro exatas, mas também vou bem em humanas. Então comecei a procurar outras possibilidades. Quando a professora sugeriu meu nome, aceitei na hora", diz ela.

Os pais, Werner e Magali, afirmam que a filha não precisa de incentivo para estudar, pelo contrário. "Às vezes tenho que dizer pra ela ir dormir, porque já é muito tarde e ela continua lendo", garante o pai.

Já a mãe se diz surpresa com o desempenho da filha. "Quando ela nasceu, prematura e com apenas 1,9 kg, ela foi tão guerreira que a médica disse: 'essa vai ser uma grande mulher'. Eu sempre acreditei nisso, porque a gente sempre espera o melhor dos filhos, mas tanto assim, nunca imaginei", afirmou ela, emocionada. "Muitas vezes, quando íamos viajar, perguntávamos: Viktoria, você precisa perder aula na segunda-feira, tudo bem?. Ela batia o pé e dizia que não", conta o pai.

Viktoria estuda em uma escola particular de São Bento do Sul e após a olimpíada ganhou uma bolsa de estudos para continuar estudando no local. Agora, está mais perto ou, então, ao menos mais empolgada para chegar à univerdade. A menina que gosta de matemática, física, astronomia e geografia, humanas e exatas, já decidiu o que gosta mais: quer fazer medicina.

Depois de ir à escola, a atividade que mais gosta é ler. Depois dos livros didáticos, vêm os de literatura. "De Harry Potter a Lincoln. Tenho um gosto muito diversificado", contou ela, que também gosta de revistas.

Ela admite que os amigos a consideram CDF, mas desconfia do título. "Fujo um pouco da caricatura. Não sou quieta, gosto de conversar, interagir com as pessoas. Acho que há momentos para tudo na vida. Quando estudo, gosto de estudar, mas também gosto de ler, ver filmes, viajar. Tem que ter hora pra tudo", diz ela, que ganhou como prêmio um Ipad e vários livros, além da fama na cidade. "Na cidade todos estão conhecendo, na escola, e também em Joinville, onde ela foi notícia em um jornal. As pessoas ligam para dizer que viram" complementa a mãe, orgulhosa.
                         *******

A Viki (Viktoria) é nossa vizinha, uma garota que gosta muito de ler(emprestamos vários livros à ela), estudar. De uma educação refinada e estudiosa merece este e muitos premios pelo seu conhecimento. Com certeza será uma ótima profissional de medicina.
(Maurélio Machado)