COLEGIO ESTADUAL LIMA DUARTE UM SÉCULO A SERVIÇO DO POVO DE ANTONIO CARLOS
Nascida Escola de laticínios do Brasil por seu fundador Carlos Pereira Sá Fortes, o Colégio estadual Lima Duarte, cuja realidade era diferente e não havia qualquer núcleo de educação no município, o que obrigava os alunos de formação básica ir procurar aprimoramentos em outras cidades como Barbacena, Ouro Preto e Juiz de Fora dentro da própria região ou sair para Capitais como Rio de Janeiro e Belo Horizonte e São Paulo. Atravessou o século como uma escola de nível ginasial o que por ali faltava e seria o anseio antigo da comunidade local. Após passar por diversos diretores e alunos bate o ano de 2012 com as comemorações do centenario sob a direção da Sua atual diretora, Senhora Edna. Que se constitui na anfitriã. Das diversas autoridades que compareceram estavam o deputado Bonifácio Andrada, O Prefeito de Barbacena Toninho Andrada e diversos Ex-alunos e professores com a vida realizada a partir de um pontapé inicial nesse importante educandário de fortes raízes nos campos das vertentes.
No Ano de 1974, Foi inaugurado o Antigo curso cientifico,(2 grau) Uma realidade viabilizada pelo Professor Benjamin Fullin o que evitou que alunos recém-saídos do ginásio ficassem sem opção local para continuar os estudos ou tivessem que afastar de suas famílias para conclusão em local mais distantes com contratempos e gastos dispendiosos e indesejados longe da família. No ano seguinte, 1975, Sob a direção do mesmo Professor Benjamin Fulin, Um administrador incansável. foi implantado os cursos de Magistério e Técnico Agrícola com ótima aceitação pelo povo da cidade de Antônio Carlos que viu seus filhos mais uma vez galgar oportunidades melhores sem afastar de sua terra natal.
Fica o registro nessas poucas linhas sobre a chegada do progresso aonde a historia já passou. Cenário do tempo do império pela sua localização o arraial da Igreja Nova da Borda do Campo, Fundado em 1728, servia de ponto de encontro das riquezas que eram encaminhadas à coroa Portuguesa dando Em 27 de dezembro de 1948 é elevado a categoria de município, com a denominação de Antônio Carlos ,nome de um (filho ilustre da cidade, que entre outras coisas havia sido presidente(Governador) de 1926 a 1930) desmembrado de Barbacena. É formado por três povoados: Curral Novo, Campolide e Dr.Sá Fortes. no seu núcleo, destaque para a Fazenda Cimodócea foi o berço de nascimento do General Teixeira Lott que foi quem possibilitou a o Presidente Juscelino Kubitschek assumir a presidência no ano de 1955. A cidade que tem sua extensão territorial maior do que a da capital mineira Belo Horizonte contou no passado com importante centro comercial abrigando fabricas e a estrada de ferro tinha duas vertentes de transporte a primeira a Maria Fumaça e paralela a ela a RFFSA que foi privatizada. Rebuscando para os lados da Borda do Campo, há ainda ruínas dos tempos do império e o colégio das irmãs com forte influencia na educação do povo da cidade e nos dias atuais acolhe crianças com idade de 05 a 10 anos nos primeiros passos do ensino fundamental com educação de qualidade, á esquerda de quem chega da cidade temos ainda o colégio dos padres usado para reuniões com bela construção moldada ao estilo europeu. A cidade tem o tamanho e o estilo acolhedor de seus munícipes e o centenário foi acolhido com alegria por qualquer cidadão que sabe que seu filho passou ou passará por lá rumo ao progresso ou realização pessoal.