PENSANDO SOBRE O MITO DA CAVERNA

A ignorância é um dos piores males da humanidade. Foi ela o pivô de toda a crueldade sofrida e causada pelos seres humanos. A ignorância faz o que mostra “O Mito da Caverna” de Platão: não aceita e mata a pessoa que saiu da caverna e voltou esclarecida. Quem voltou esclarecido, como diz o Mito, tem a vontade exclusiva de ajudar a vencer a ignorância. No entanto, os habitantes da caverna não aceitam ser instruídos por quem vivia também na escuridão. Aquele que conheceu a luz do sol é visto como louco. Não obstante, o filósofo, segundo Platão, é o homem que sai da caverna e a ela retorna para educar os seus habitantes, os seus antigos companheiros.

A tarefa de educar não é fácil, porque exige sacrifício e vocação. Além disso, o filósofo não é aceito por todos os seus conhecidos.

Platão, através da alegoria da caverna, nos mostra que muitas pessoas vivem como se estivessem vendo a realidade, entrementes, estão acorrentadas. O que essas pessoas veem são apenas sombras. Todavia, há aquele que, em determinado momento, quebra suas correntes e sai para ver o mundo fora da caverna. No início, a luz do sol lhe é muito forte, mas, depois, o sol se torna familiar e necessário. Esse homem, antigo prisioneiro, após ver o mundo, sente a vontade de voltar à caverna e dizer aos conhecidos como é a realidade. Os aprisionados, porém, não aceitam a instrução e chegam a matar quem deseja somente servir.

Esse mito pode nos ensinar muito sobre educação. Educar, para Platão, significa romper as cadeias da ignorância que nos aprisionam e nos impedem de ver a vida com lucidez e nos impedem de ser livres.

O filósofo não pode ficar com medo diante da ignorância social. Ele conhece a sua missão e é convicto de que a ignorância deve ser arrostada.

Quem quiser aprofundar sobre ignorância e educação pode ler o livro VII da obra “ A República", de Platão, um excelente conteúdo que nos ajuda a pensar a respeito do mundo em que vivemos e propor caminhos para transformar o ambiente no qual estamos inseridos.

Bons estudos!

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 11/06/2013
Reeditado em 11/06/2013
Código do texto: T4335705
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.