AFLIÇÕES DE PROFESSOR III
TRECHO
OS JOVENS DO INTERIOR E PRINCIPALMENTE DA ZONA RURAL, SÃO AINDA MAIS AFETADOS PELA "DOENÇA DAS NOTAS". MUITAS VEZES ESTÁ EM SALA DE AULA JÁ É UMA LUTA E PARA ALGUNS, SÓ ISSO BASTA. PRESTAR VESTIBULAR É OBJETIVO DE POUCOS, TERMINAR O ENSINO MÉDIO É O PONTO FINAL DOS ESTUDOS DA MAIORIA, PRINCIPALMENTE PARA OS JOVENS DO SEXO MASCULINO, QUE ENCONTRAM NO “TRECHO” – COMO É CHAMADA A MIGRAÇÃO DE MÃO DE OBRA NORDESTINA PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL EM TODO O PAÍS, QUE AUMENTOU MUITO EM TEMPOS DE PAC E COPA DE 2014 -UMA POSSIBILIDADE DE GANHAR DINHEIRO. ESSES JOVENS RETORNAM A SALA DE AULA, DEPOIS DE MUITO TEMPO, EM BUSCA DA CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO E GANHAM O MUNDO A ESPERA DE ALGO MELHOR.
MAS COMO ENCONTRAR ALGO MELHOR SEM ESTUDO NEM EXPERIÊNCIA?
OS CANTEIROS DE OBRA BRASIL A FORA ESTÃO CHEIOS DE MÃO DE OBRA DESQUALIFICADA, EM GRANDE PARTE, SEMIANALFABETA. POR AQUI É COMUM CURSOS RELÂMPAGOS DO ENSINO MÉDIO, VOLTADOS PARA ESSES TRABALHADORES QUE PRECISAM DE CERTIFICADO ÀS PRESSAS. ESSA É UMA REALIDADE PREOCUPANTE, QUE TIPO DE PROFISSIONAIS ESTÃO ERGUENDO CASAS, HOTÉIS, ESTÁDIOS?
CADA DIA É MAIS COMUM A CHEGADA E PARTIDA DE PEÕES.
ALGUNS SAEM DE OBRA EM OBRA, VINDO PARA CASA À CADA SEIS MESES, OUTROS VOLTAM COM ALGUM DINHEIRO NO BOLSO E POUCO ENTUSIASMO.
E ESSES JOVENS, DE UMA FORMA OU DE OUTRA, FICAM CADA VEZ MAIS LONGE DE CONSEGUIR ENCONTRAR NO ESTUDO O CAMINHO PARA COSEGUIREM UM FUTURO MELHOR.