Isto é necessário
Por mais que as questões psíquicas tenha se tornado aceitável para a humanidade, ainda há certa recusa quanto à necessidade de um acompanhamento ou tratamento psicológico, seja quando indicado para um adulto ou para uma criança. Recentemente tenho observado que esta mesma recusa tem se aplicado a Psicopedagogia. Em algumas conversas quando falo sobre esta atividade escuto alguns pais dizerem “Muito legal o que você faz, mas espero que meu filho nunca precise”. Por este motivo vejo a necessidade de dissertar um pouco em defesa destas áreas de atuação tão interessantes.
Consultando a história da Psicologia torna-se evidente a sua origem e muitos até hoje estudam a sua essência em nível de graduação ou mesmo em ensino médio e muitas vezes sem dificuldades ou receios. Mas ao falar diretamente em Psicologia a recusa, principalmente daquele que seria o paciente ou de seus familiares, é certa. Para aqueles que ainda não sabem a Psicologia é apenas uma parte do conteúdo da Filosofia. Pergunto-me então se uma consulta com um filósofo seria mais aceita pelas pessoas.
As pessoas que se sujeitam a um acompanhamento psicológico não são loucas, mas de alguma forma algo as incomodam e elas por si só ou mesmo as pessoas mais próximas não conseguem identificar a verdadeira causa desse incomodo e nem amenizar o sofrimento causado. O Psicólogo com uma visão analítica identifica a causa e auxilia para a amenização.
A Psicopedagogia é uma especialização que tem como base os conhecimentos da Psicologia e da Pedagogia atrelados com o único objetivo de garantir o desenvolvimento do individuo para a sua completa inserção social. Este objetivo é alcançado por meio de acompanhamento frequente. Além dos conhecimentos de psicologia e pedagogia o psicopedagogo precisa ter um conhecimento multidisciplinar, ou seja, precisa estar interado sobre outras áreas de conhecimento tais como saúde, religiosidade, comunicação, além das disciplinas base do ensino fundamental, médio, superior e profissionalizante. O psicopedagogo é um profissional qualificado para realizar um acompanhamento de qualquer individuo com dificuldades de aprendizagem causadas por questões biológicas, sociais, cognitivas e emocionais com o único intuito de garantir o desenvolvimento e a satisfação pessoal e social.
Portanto, caros colegas deixem os tabus quanto a estas áreas de atuação para trás, pois ambas são extremamente necessárias e auxiliam e muito no desenvolvimento da humanidade.